Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Mousse de Limão

Receita de Mousse de Limão delicioso feito com Leite MOÇA e limão

  • Total: 135min
    Preparação: 10min
    Cozimento: 5min
    Espera: 120min
  • 9 pessoas já marcaram como feita
  • Dificuldade: Fácil
  • Porções: 6

Ingredientes

  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395 g
  • meia xícara (chá) de suco de limão
  • raspas da casca de 1 limão
  • 3 claras
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Em um recipiente, misture o Leite MOÇA, o suco e metade das raspas de limão até obter um creme consistente.

Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar.

Transfira para uma batedeira e bata por 5 minutos ou até dobrar de volume.

Misture com o creme de limão e incorpore delicadamente.

Coloque em taças individuais e decore com as raspas de limão restantes.

Leve à geladeira para firmar, por cerca de 2 horas.

Utensílios

  • Utensilio Geladeira
  • Utensilio Batedeira
Marcar como já feita

Maravilha!
Continue cozinhando com Receitas Nestlé! Esta receita foi adicionada à sua lista de receitas cozinhadas.

Veja os comentários

Maida

25.12.2021
Receita prática, excelente para fazer com as crianças. Quero agradecer em especial as informações adicionais ao final, amamos aprender a história da sobremesa e do limão. Ótima ideia!

Chefe Receitas Nestlé

27.12.2021
Que felicidade em ler o seu comentário e saber que aprovou nossa receita! Nosso site está recheado com delícias incríveis como essa, aproveite! Um Feliz Natal a você Maida, Ho ho ho! 🎅🌲🌟

Laura

05.10.2021
Muito boa façam em casa, é uma sobremesa delíciosa

Chefe Receitas Nestlé

27.12.2021
Que bom que gostou! Nosso site está recheado com receitas maravilhosas como essa, aproveite!

Mousse de Limão combina com...

Aquele lanche delicioso em uma tarde quente! Normalmente servido gelado, a temperatura e a refrescância de uma fruta cítrica como o limão fazem uma combinação perfeita. Ainda dá pra usar a receita do mousse em outros pratos deliciosos, como na Luna de Chocolate ou como recheio de uma torta, por exemplo.

É a sobremesa perfeita depois de um bom almoço em família, já que é uma receita que agrada a gregos e troianos! E o bom é que você nem precisa ser um super chefe de cozinha: basta prestar atenção na receita, respeitar as proporções e usar ingredientes de qualidade.


Tudo sobre a receita de Mousse de Limão


Origem, história e curiosidades

A receita que apresentamos aqui é a do mousse de limão, mas a origem de tudo é o mousse de chocolate. A partir dele, foram surgindo as variações com diversos sabores e aromas, como por exemplo, Mousse de Maracujá, Mousse de Morango, Mousse de Café, Mousse de Manga e até mesmo Mousse de Goiaba!

Mas o fato é que a origem do mousse não é exatamente um consenso, já que receitas semelhantes podem ser encontradas em diversas culturas. O que sabemos é que esse creme delicioso que estamos habituados a comer em reuniões familiares atualmente surgiu na França, por volta do início do século XVII. Cozinheiros espanhóis apresentaram aos franceses uma iguaria nova, até então desconhecida por eles: o chocolate.

Em francês, mousse significa “espuma” e se tornou sinônimo de uma sobremesa que se apresenta de maneira leve na boca, sem tanta densidade – diferente do nosso tão brasileiro pavê, por exemplo.

O início do século XX foi um divisor de águas para o doce, pois foi quando o mousse de chocolate passou a ser uma das receitas mais populares da França. Qualquer restaurante, dos menorzinhos até os maiores e de chefs renomados, tinha a iguaria em seu cardápio. Já as variações da receita começaram a surgir em meados da década de 1970, em Nova York.

Aroma tropical
Curiosamente, quanto ao limão, existem vários tipos e origens. O que é chamado de “limão verdadeiro” é a fruta que conhecemos como limão-siciliano, enquanto o tipo mais comum no Brasil é o limão-taiti, na verdade uma espécie de lima cítrica. Para fazer a receita de mousse de limão, pode ser usado o suco de ambos, sem problema algum.

Para contextualizar, contamos aqui um pouco da história do surgimentos de ambos!

O limão-siciliano tem esse nome por ter se popularizado na região da Sicília, no sul da Itália; mas a origem da fruta é o sudeste asiático. Ele foi trazido da Pérsia pelos árabes, tornando-se muito popular na Europa.

Já o taiti ganhou destaque em 1742, quando se tornou aliado importante da marinha britânica para combater uma doença que acometia os tripulantes de navios que passavam muito tempo longe da terra: o escorbuto. Curiosamente, a comprovação científica de que o limão era realmente eficaz no combate à doença só veio séculos depois, com a descoberta do ácido ascórbico, ou vitamina C, muito presente na fruta.

Atualmente, aqui no Brasil, o nosso limão-taiti é muito utilizado pela indústria alimentícia, especialmente na produção de suco concentrado, que utiliza até 50% do fruto. Ele é rico em pectina e fibras, além de vitamina C. Sua casca é utilizada em chás e medicamentos fitoterápicos, já que seu óleo essencial preserva muitas de suas propriedades.


Variações da receita

Se você é do tipo que gosta de inovar, que tal sair do tradicional e experimentar algumas receitas diferentes do mousse de limão?

Dúvidas comuns sobre Mousse de Limão

  • Posso colocar a mousse de limão no congelador?

    Receitas de mousse que contenham gelatina em sua receita não podem ser congeladas, pois o processo altera sua estrutura e consistência. No caso do mousse de limão sem gelatina em sua receita, é possível congelá-lo por até 3 meses sem prejuízos.

  • Minha mousse de limão ficou mole! O que eu faço?

    Você pode ter usado suco demais. Portanto, tente acrescentar um pouco mais de Leite MOÇA®, mas tome muito cuidado, pois a consistência da mousse depende do equilíbrio dos ingredientes. Outro ponto importante é aguardar o tempo de geladeira indicado, pois o tempo de resfriamento é fundamental para firmar sua consistência.

  • Qual o segredo da mousse de limão perfeita?

    Equilíbrio é tudo. Em confeitaria, a proporção correta dos ingredientes é fundamental para que a receita saia perfeita, seja no sabor, seja na consistência. Usar uma quantidade maior ou menor de ingredientes pode desbalancear a mousse. Também é importante se atentar ao tempo de batedeira, já que o creme precisa ficar bem aerado, o que faz com que a textura fique perfeita, bem leve.

pixel