Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

24 receitas de bolos deliciosos e práticos

Quer comer aquele bolo delicioso e fofinho? Aprenda conosco a fazer a receita mais básica e outras dicas que vão adocicar seu dia

PUBLICADO: 20/07/2021

Um bolinho fofinho é perfeito para acompanhar uma boa xícara de café ou chocolate quente nos dias mais frios, não é? Existe uma infinidade de receitas mega elaboradas e saborosas, mas que tal aprender uma mais básica, que é rápida de fazer, mas traz muito sabor? Trouxemos aqui a base de um bom bolo em uma lista com 24 sugestões de receitas deliciosas e tão práticas quanto! Preparados?

Bolo Inglês

Trata-se de uma receita de bolo mais simples, mas que traz alguns elementos que carregam muito sabor!

Ingredientes

  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395 g
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 4 ovos
  • 1 colher (sopa) de raspas da casca de laranja
  • 1 pitada de sal
  • 1 e ½ xícara (chá) de fécula de batata
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • x½ xícara (chá) de vinho tinto seco

Modo de Preparo

1. Em uma batedeira, bata o Leite MOÇA e o óleo por cerca de 5 minutos.
2. Junte os ovos um a um, as raspas de laranja e o sal.
3. Desligue a batedeira e acrescente aos poucos a fécula, a farinha de trigo e o fermento, peneirados juntos, alternando com o vinho.
4. Distribua em duas fôrmas para bolo inglês pequenas (9 x 25 x 7 cm), untadas e enfarinhadas.
5. Asse em forno médio (180ºC) preaquecido, por aproximadamente 45 minutos.
6. Sirva frio.

Agora que você aprendeu a fazer uma receita de bolo básica, que tal se aventurar com outras bem saborosas que estão disponíveis no Receitas Nestlé? Para te ajudar, separamos algumas delas por categorias!


Bolos simples e de rápido preparo

Clássicos deliciosos para servir para as visitas em um café da tarde

Bolo de fuba

2. Bolo de Fubá de Liquidificador: a farinha de milho é um ingrediente muito especial, pois além de trazer cor e texturas diferentes para seu bolinho, também traz muito sabor! Nessa receita, dá para acrescentar queijo parmesão, em uma mistura ainda mais gostosa, de dar água na boca!
3. Bolo de Pão de Ló: uma receita que não vai tomar mais de 40 minutos do seu tempo, com ingredientes fáceis de encontrar e que resultam em um bolo fofinho, cheio de ar e que derrete na boca!
4. Bolo Fácil de Iogurte: que tal trazer a refrescância do iogurte para dentro de sua receita de bolo? A cremosidade do iogurte natural traz outra consistência para o bolo, que ainda conta com um toque cítrico de limão para enriquecer ainda mais seu sabor.


Bolos de caneca

Receitas práticas e rápidas ao alcance da sua mão

Bolo de chocolate com banana de caneca

5. Bolo de Chocolate com Banana de Caneca: em apenas 5 minutos você resolve essa receita, que envolve principalmente bananas, achocolatado em pó, farinha de arroz e coco. Sabor delicioso e prático, em uma receita feita especialmente para micro-ondas.
6. Bolo de Caneca com Banana e Neston: o sabor da banana é potencializado pelo Neston, um preparado rico em cereais repleto de nutrientes! Ah, uma dica: quanto mais maduras as bananas estiverem, mais saboroso será seu bolo de caneca!
7. Bolinho de Caneca de Leite Ninho com Maçã: essa leva um tempinho maior, cerca de 10 minutos, mas o resultado final vale muito a pena. Leite Ninho já é muito gostoso e com maçã ainda… Delícia! A receita leva fermento, por isso o tempo de cozimento é um pouco maior, para dar tempo do bolo crescer. Atenção: respeite as quantidades apresentadas na receita, já que como o bolo cresce, ele pode transbordar da caneca!
8. Bolo Moça de Caneca de Micro-ondas: Leite Moça é irresistível e cai bem em qualquer receita doce, imagine em um bolo? Aqui tem uma receita bem rápida e simples, mas super saborosa, que não vai tomar mais que 15 minutinhos para ficar pronta!


Bolo de Pote

Para matar sua fome em qualquer lugar

Bolo no pote de leite ninho com morango

9. Bolo no Pote de Leite Ninho com Morango: uma receita deliciosa com morango e Leite Ninho, combinação que tem tudo para ser deliciosa. Um dos truques do bolo de pote é a hora da montagem e da finalização. Para hidratar o bolinho e torná-lo ainda mais saboroso, o segredo aqui é acrescentar suco de laranja!
10. Bolo Aromático no Pote: Uma receita de bolo de pote repleta de aromas, que faz a gente desejar dar logo uma garfada! Aqui, o cítrico do abacaxi se une às nozes e ao requeijão, para formar um bolo delicioso, cremoso e com sabor complexo, mas bem prático de fazer!
11. Bolo de Pote de Brigadeiro com KitKat Passion Fruit: existem diversos sabores de KitKat no mercado que podem te ajudar a enriquecer os sabores de uma receita – e o de maracujá cai como uma luva para essa receita de bolo de pote de brigadeiro.
12. Bolo de Pote de Chocolate com KitKat Coconut: outra combinação deliciosa é chocolate com coco. Para esse bolo de pote, quem te ajuda na missão é o saboroso KitKat Coconut.


Bolos com chocolate

Afinal, quem resiste a eles?

bolo pao de mel

13. Bolo Pão de Mel: a mistura de chocolate meio-amargo, cacau em pó e café traz um sabor bem diferente a esse bolo, inspirada na clássica receita de pão de mel. Trata-se de uma preparação bem rápida, de pouco mais de meia hora. Aquele bolinho ideal para servir em um brunch ou chá no fim da tarde.
14. Bolo de Chocolate Simples: aqui não tem segredo. Aquela receita básica que faz muito sucesso em qualquer ocasião.
15. Bolo Nescau: quem nunca comeu um bolo de Nescau quando era criança? Uma receita rápida e fácil de fazer. Aqui, ensinamos também a fazer uma calda rápida, também à base de Nescau, que potencializa ainda mais o sabor!
16. Bolo da Vovó: uma mistura saborosa que também faz sucesso é o chocolate aliado à banana. Nessa receita que vai lembrar sua infância, ensinamos um jeito rápido de fazer um bolo com essa combinação irresistível!
17. Bolo Frapê: uma receita que vai te lembrar o bolo mesclado, unindo chocolate e baunilha, pronto para derreter na boca.
18. Bolo Galak: chocolate branco vale? Claro que sim! A receita conta com o sabor de Galak aliado à cremosidade do creme de leite, resultando em um bolo saboroso e bem molhadinho!


Bolos com frutas e outros vegetais

Muito mais sabor para sua receita

bolo de limao

19. Bolo de Limão: as frutas cítricas são ótimas em sobremesas, pois acabam quebrando um pouco do excesso do doce, transformando-as em pratos com sabor equilibrado. Então, que tal um bolo com uma cobertura deliciosa de creme de limão? Tem tudo para dar certo!
20. Bolo de Milho-verde com Leite Condensado: Uma receita para quem quiser se aventurar um pouquinho mais, debulhando as espigas de milho para fazer um prato surpreendente. A cremosidade do milho tirado direto da fonte, aliada ao leite condensado, traz o sabor das festas juninas direto para sua mesa.
21. Bolo de Coco com Nescau: o coco traz um sabor único e refrescante para suas receitas e neste bolo se une ao Nescau para tornar o resultado ainda mais delicioso!
22. Bolo de Cenoura com Brigadeiro: um clássico da infância. Um bolo bem úmido com uma calda densa de chocolate bem quente. Tem coisa melhor? Nessa receita, ainda tem chocolate granulado para salpicar por cima, adicionando mais texturas ao bolo!
23. Bolo de Abacaxi: o abacaxi cai muito bem em receita de bolo: além do sabor, deixa a massa ainda mais molhadinha. Seguindo tudo à risca, é só sucesso!
24. Bolo de Nozes com Maçã-verde: a maçã-verde traz outros aromas e sabores para seu bolo, que terá como base as castanhas e farelo de aveia. A presença de cereais e oleaginosas na receita a torna mais nutritiva – e também mais suculenta. Um bolo gostoso e bonito!

Gostou da nossa lista? Por aqui em Receitas Nestlé tem muito mais! Nossas foodlists estão com tudo, e tem também receitas de bolo sem açúcar e mais outras para você fazer e comer em casa.


Perguntas Frequentes

  • Quais são os cuidados que eu preciso ter com os ingredientes antes de fazer um bolo?

    Lembre sempre de peneirar todos os ingredientes secos da receita. O objetivo é tornar eles mais finos, dessa maneira eles são distribuídos de maneira mais uniforme e se unirão mais facilmente a outros elementos da receita. Os ovos e as gorduras sempre devem estar à temperatura ambiente, pois incorporam mais ar, dando estrutura e leveza à massa. Outra dica importante é pesar e medir todos os ingredientes. Bolo é confeitaria e, em confeitaria, a proporção é fundamental para que sua receita saia da maneira mais perfeita possível!

  • Devo bater as claras antes de misturá-las aos outros ingredientes da receita do bolo? Por quê?

    As claras em neve contribuem para a leveza da massa e sempre devem ser incorporadas com delicadeza, para que não percam o ar. Esse ar é o responsável por deixar o bolo fofinho, com espaço para que elementos como o fermento possam agir e, assim, crescer de maneira uniforme.

  • Para que untar as assadeiras de um bolo?

    As assadeiras sempre devem ser untadas (manteiga, óleo) e polvilhadas (farinha de trigo, amido de milho, fécula de batata, chocolate em pó etc). Importante sempre usar o tamanho de forma indicado na receita. Se a forma for muito pequena, a massa vai crescer sem ter assado por completo; se a forma for maior, o bolo vai ficar fininho demais.

  • O que acontece se eu assar um bolo em uma temperatura muito alta ou abaixo da indicada na receita?

    Se o bolo for assado em uma temperatura muito alta, a massa cresce muito rápido, mas não forma a estrutura que dá sustentação (as bordas ficam altas e o meio afundado). Se a temperatura for muito baixa, a massa não cresce de forma correta e fica "solada". Dica importante: O forno não deve ser aberto antes da primeira metade do tempo total de cozimento, pois a diferença de temperatura faz o bolo murchar.

  • Como sei se o bolo está pronto para sair do forno?

    É simples! Basta espetar um palito na parte mais alta e central da massa: se o mesmo sair limpo, é sinal que o bolo está assado. Ah, antes de tirá-lo do forno, o ideal é desligá-lo, abrir a porta e deixá-lo alguns minutos assim, para que esfrie gradualmente.

  • Qual é o melhor jeito de desenformar um bolo sem que ele se desmanche?

    Passe uma faca sem ponta, ou espátula, em toda a lateral. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, a massa pode quebrar ou esfarelar; e se já estiver completamente frio, é mais difícil de soltar. Em formas trabalhadas, com formatos ou desenhos mais específicos, não é possível passar a faca nas laterais, portanto sempre devem ser sempre muito bem untadas e polvilhadas antes de levá-las ao forno.