Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Aprenda como cozinhar ovo e use esse segredo em 20 receitas

O ovo é considerado um alimento completo pelos especialistas em nutrição e vai bem com salada, farofa, cuscuz e muito mais

PUBLICADO: 16/06/2021

Uma das comidas mais simples de se fazer é ovo cozido. É só colocar na água fervente e está tudo certo. Será mesmo? Essa é uma receita super fácil, mas se você já colocou um ovo para cozinhar na expectativa de comê-lo com a gema bem consistente e ao descascar encontrou uma gema mole, significa que – por mais simples que seja – você ainda não aprendeu os segredinhos de como cozinhar ovo, nem as várias formas de prepará-lo.

Fazer um ovo cozido vai ficar ainda mais fácil e prático quando revelarmos todas as dicas para ele ficar com a gema do jeitinho que você quer e não estourar na hora do cozimento. Vamos também mostrar as diferentes maneiras de cozinhá-lo, além da tradicional água fervente no fogo. São informações preciosas para deixar esse alimento no ponto certo para comer com salada, farofa, cuscuz, bacalhau e uma variedade incrível de receitas.


Benefícios do ovo

Ovo cozido é bom demais. É um alimento gostoso e super saudável, considerado pelos especialistas como um dos mais completos em nutrientes. São muitos os benefícios do ovo na dieta alimentar, todos confirmados em estudos e pesquisas.

A polêmica dos benefícios do ovo sempre girou em torno do teor de colesterol. Mas as pesquisas já confirmaram que o fato de inserir colesterol na dieta não significa aumentar essa taxa no sangue. Isso depende da genética e da sua saúde. Não adianta nada se entupir de comidas industrializadas, não fazer um exercício sequer e depois culpar o ovo pelo seu colesterol alterado.


Conheça alguns dos nutrientes existentes no ovo:

Vitamina A, B e D, proteínas, fósforo é um mineral que age na saúde óssea e cumpre a função de manter o bom funcionamento do metabolismo).,

Selênio (também é um mineral e está incubido de atuar no sistema imunológico) e

Colina (que age diretamente no sistema nervoso central).


Aprenda a cozinhar um ovo

Agora que já falamos sobre os benefícios do ovo, chegou a hora de descobrir as formas de cozinhá-lo. A primeira delas é a tradicional, daquele jeitinho que a mamãe te ensinou: no fogo com água fervente. Mas até esse método tem seus segredos. Além disso, também é possível cozinhar ovos no micro-ondas e na panela de pressão.

Como cozinhar ovo da forma tradicional

Instruções:

1. Coloque os ovos em uma panela com água fria, de forma que eles fiquem com pelo menos 3 cm de água acima deles.
2. Com a panela coberta por uma tampa, leve os ovos ao fogo alto para ferver.
3. Após ferver até formar bolhas, retire a panela do fogo e mantenha-a fechada por cerca de 10 a 12 minutos.
4. Depois disso, jogue a água quente fora e coloque água fria até os ovos esfriarem.

Dica para não rachar e vazar: Sempre use água fria para iniciar o cozimento do ovo. Colocá-los em água quente vai fazer a casca rachar e vazar a clara. Outra dica é colocar uma pitada de sal na água para selar a casca e evitar vazamentos na hora de cozinhar.

Como cozinhar ovo com gema mole

Instruções:

1. O procedimento é basicamente o mesmo descrito acima, a diferença é que eles ficarão menos tempo no fogo. Use uma porção pequena de ovos, apenas dois.
2. Coloque os ovos numa panela, cubra-os com água e coloque uma pitada de sal. Tampe a panela e leve ao fogo.
3. Desligue o fogo logo depois que a água levantar fervura. Espere três minutos antes de tirar a água quente e colocar fria para esfriar os ovos.
Dica: Coma o ovo com a gema mole com torradas.

Como cozinhar ovo no micro-ondas

Instruções:

1. Pegue um recipiente próprio para micro-ondas, unte com manteiga e depois cubra o fundo com papel manteiga.
2. Espalhe sal no recipiente já untado e coberto com papel manteiga.
3. Quebre o ovo dentro da vasilha e perfure a gema usando uma faca de cozinha.
4. Use papel-filme para cobrir o recipiente, de forma que fique bem preso às laterais para o ovo cozinhar bem.
5. Deixe no micro-ondas em potência média por 30 segundos e, caso não cozinhe o suficiente, coloque por mais 10 segundos até ficar pronto.
6. Aguarde mais 30 segundos depois de tirar do micro-ondas para tirar o papel-filme.
Dica de segurança: O furo na gema antes de colocar o ovo para cozinhar no micro-ondas não é por acaso. A gema tem uma membrana bem fininha, mas forte o bastante para criar uma pressão após aquecida e explodir. Furar a gema evita que isso aconteça e provoque um acidente na cozinha. E lembre: nunca use papel alumínio no micro-ondas, porque pode causar um incêndio.

Como cozinhar ovo na panela de pressã

Instruções:

1. Use uma cesta para vapor dentro da panela, de modo que a água fique abaixo dela.
2. Coloque os ovos na panela e feche para pegar a pressão, certificando-se de que a válvula de vapor esteja na posição "selada".
3. Deixe cozinhar por 3 minutos. Mas preste atenção: você só deve começar a contar esse tempo após a panela pegar pressão total – o que leva de cinco a dez minutos.
4. Depois que tirar do fogo, deixe a pressão sair da panela naturalmente por cerca de cinco minutos e depois libere você mesmo a pressão.
5. Tire a água quente e coloque os ovos em água fria.
Dica de cozimento: Não coloque muitos ovos na panela para eles não ficarem empilhados e racharem na hora do cozimento.


Como descascar um ovo cozido sem estresse

Tem horas que a parte mais difícil de fazer um ovo cozido é descascá-lo. A casca não sai toda de uma vez e arranca pedacinhos, deixando o ovo feio, sem condições de uma bela apresentação na mesa. Resolver isso é fácil: existem duas maneiras de descascar o ovo sem esse estresse.

Uma delas é colocar os ovos cozidos em um recipiente com água gelada por mais ou menos uma hora. Depois é só "lavar" em água corrente e descascar em seguida. A outra forma é usar um truque na hora de levá-los ao fogo: coloque uma pitada de sal e uma colher de vinagre (ou bicarbonato de sódio) dentro da água quando for cozinhar os ovos no fogão.


Receitas com ovo cozido

Se você acha que as únicas formas de fazer ovo cozido são as já mencionadas neste artigo, engana-se. O ovo pode ser quebrado dentro da panela com as receitas escolhidas e ter seu cozimento realizado no mesmo momento em que o 'prato' está no fogo. Veja algumas opções:

Caçarola de Hortaliças e Ovos

Ovo cozido combina com...

Muitas receitas! O ovo cozido fica delicioso com cuscuz, saladas, farofas, feijão e muito mais. É uma variedade de delícias para deixar qualquer um com água na boca. Separamos alguns pratos deliciosos com esse ingrediente tão versátil:

Viradinho Zás-Trás

Salada de Batata com Ovo

Ovo cozido vai bem na farofa

Brasileiro ama farofa. Com feijoada e churrasco, então, todo mundo quer. O ovo cozido vai bem demais na farofa, e ainda dá aquele toque decorativo na hora de montar a mesa. Separamos para você as melhores receitas de ovo cozido com farofa:

Farofa de Banana com Couve

Gostou de conhecer as várias formas de cozinhar ovo e da nossa lista de receitas? No site Receitas Nestlé existem mais de 4 mil variações de pratos doces e salgados para você deixar o cardápio rico.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais são os benefícios de comer ovo cozido?

    O ovo cozido é considerado um alimento completo em nutrientes. Ele ajuda na prevenção de doenças e fortalece ossos e músculos. Também faz bem ao sistema imunológico e atrasa o envelhecimento.

  • 2. Qual é a diferença entre ovo branco e marrom?

    A cor é a única diferença e isso só ocorre por causa da genética. Em relação aos nutrientes, são idênticos.

  • 3. Posso comer ovo todo dia?

    Pode. O ovo deve ser incluído em uma dieta balanceada e traz muita nutrição.

  • 4. Comer ovo todo dia eleva a taxa de colesterol no sangue?

    Não. Embora o ovo tenha colesterol em sua composição, isso não faz com que a taxa no sangue se eleve. Para evitar alterações no colesterol, é importante uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos.


Fontes:

https://www.eggs.ca/eggs101/

https://pt.wikihow.com/Fazer-Ovo-Cozido-no-Micro-ondas

https://www.simplyrecipes.com/recipes/easy_peel_hard_boiled_eggs_in_the_pressure_cooker/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ovo_(alimento)#Composi%C3%A7%C3%A3o_nutritiva_m%C3%A9dia

https://www.healthline.com/nutrition/10-proven-health-benefits-of-eggs