Salpicão de Frango Tradicional combina com o quê?
Com quase tudo! Isso porque o Salpicão de Frango Tradicional é a típica receita coringa para prato de entrada de quase qualquer refeição. Com um sabor leve, mas marcante, também pode servir de acompanhamento para o prato principal de um almoço, um jantar ou um churrasco.
No Natal e Revéillon, o salpicão já é sucesso quase certo de público e de crítica. E como já é, por si só, uma refeição bem completa em termos de proteína e fibras, combina muito bem com um arroz branco, simples e soltinho.
Tudo sobre a receita de Salpicão de Frango Tradicional
Origem, história e curiosidades
“Salpicar” um pouco de cenoura, batata palha, frango desfiado, milho verde, ervilha, maçã, uvas passas e formar um prato nutritivo e delicioso… Sim, a origem do nome “salpicão” é o verbo “salpicar”. Parece óbvio depois que a gente descobre, não é? Segundo alguns, a receita teve origem na Espanha no século XVI. De lá, passou para Portugal e, depois, para o Brasil.
Na Europa, o prato consiste em fritar as sobras de carne de boi bem picadinhas na banha de porco com uma tempero de cebola, sal e pimenta. Já por aqui, a gente adaptou a receita para o nosso clima mais quente. Trocamos a carne vermelha por frango e transformamos o salpicão num prato frio, que aparece nas mesas com tudo no verão. Não é à toa que ele é presença certa nas festas de fim de ano, que aqui caem no quente mês de dezembro.
Frango é nutrição
O frango é uma carne branca e magra muito consumida no Brasil e faz parte de várias receitas da nossa cultura. Além de saborosa, a ave ainda possui muitos nutrientes, entre eles complexo B, sais minerais e ferro. É um bom substituto da carne vermelha na dieta, porque é uma fonte de proteínas com menos colesterol e um teor de gordura mais baixo.
Variações da receita
O Salpicão de Frango Tradicional é uma receita clássica, mas como todo bom clássico, ela admite variações. Basta trocar alguns ingredientes, acrescentar outros, e você terá uma variação igualmente gostosa. Algumas ideias:
-
Salpicão de Atum, para os amantes do peixe e da castanha de caju;
-
Salpicão de Peru, para quem segue preferindo ave, mas quer um sabor mais forte;
-
Salpicão de Verão, uma receita ainda mais leve e refrescante;
-
Salpicão Fácil de Bacalhau, para quem quer sofisticação.
Dicas especiais e complementares
Sai a batata cozida e entra a batata palha
A batata palha está em qualquer variação da receita de salpicão. Ela pode até substituir a batata cozida na receita. Mas diferentemente da batata cozida, que já entra no prato de imediato, a palha só é acrescentada pertinho da hora de comer, do contrário ela ficará murcha Ela também serve para decorar o prato, ficando na parte de cima como uma cobertura.
Sirva como aperitivo
O Salpicão de Frango Tradicional é quase sempre uma entrada ou um acompanhamento para o prato principal. Mas ele pode ser servido como aperitivo numa festinha com os amigos, por exemplo. A dica é servir porções individuais dentro de cestinhas de massa folhada. Vai ficar um aperitivo pra lá de elegante.
Use creme de leite
O segredo por trás da versatilidade do Salpicão Tradicional de Frango é o sabor agridoce da mistura de verduras, frango, maçã e uvas passas. Mas, para a textura ficar super cremosa, a dica é usar Creme de Leite NESTLÉ. Este é outro ponto forte da receita.
Misturando os ingredientes
Ao misturar os ingredientes, faça movimentos suaves para não desmanchar os pedaços de frango e batata.
Servindo o salpicão
Para uma apresentação mais sofisticada, sirva o salpicão em taças individuais, decorando com folhas de salsão.
Alteração de produto
Se preferir, troque o MAGGI Caldo Pó Galinha por MAGGI Fondor ou MAGGI Meu Segredo 7 Vegetais.
Dica de Ingrediente
Armazene as batatas em um local fresco e escuro para prolongar sua durabilidade.
Descongele o frango na geladeira e nunca à temperatura ambiente para evitar a proliferação de bactérias.
Armazene o azeite de oliva em um local escuro e fresco para preservar sua qualidade. Evite expor o azeite à luz e ao calor, pois isso pode acelerar sua oxidação.
Dica Alimentar
Experimente diferentes tipos de batatas, como a batata-doce, a batata branca ou a batata rosa, em diversas preparações como purês, assadas ou cozidas.
Experimente assar o frango com pele para obter uma carne mais suculenta, depois retire a pele antes de consumir, se preferir reduzir a ingestão de gordura.
Utilize o azeite de oliva extra virgem em saladas e pratos frios para aproveitar seu sabor e benefícios nutricionais. Para cozinhar, prefira o azeite de oliva comum, que tem um ponto de fumaça mais alto.
SUSTENTABILIDADE
Você sabia que 97% das embalagens dos produtos Nestlé já são produzidas para serem recicladas? Para mais informações e dicas sobre sustentabilidade, acesse nosso site.