Salpicão de Frango Tradicional

Receita de Salpicão de Frango Tradicional, delicioso e cremoso, feito com frango, milho, MAGGI Fondor e NESTLÉ Creme de Leite

Receita criada por: Receitas Nestlé

Dificuldade Fácil
Porções 6
Total 20 min

Ingredientes

    • 2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
    • 2 batatas cozidas e picadas
    • 1 xícara (chá) de milho
    • 1 xícara (chá) de ervilha
    • 2 cenouras raladas
    • meia xícara (chá) de salsão picado
    • 1 maçã, sem sementes, picada
    • meia xícara (chá) de uvas-passas
    • 3 colheres (sopa) de azeite
    • 1 caixinha de NESTLÉ® Creme de Leite
    • 1 colher (sopa) de MAGGI® Fondor

Modo de Preparo

O que fazer com essa receita?

Dúvidas comuns sobre Salpicão de Frango

  • O que servir com Salpicão de Frango?

    Arroz básico e soltinho. E, apesar de já ter frango na receita, você também pode acompanhar o prato com um belo peru assado no forno, como a gente faz no Natal. Lembre-se de que o salpicão deve ser servido frio.

  • Como fazer Salpicão de Frango para várias pessoas?

    Pegue a receita e duplique, triplique ou quadruplique. Vai depender de quantas pessoas vão comer. Tente começar a preparar a receita antes para ela ter tempo de esfriar na geladeira antes de ser servida, assim além de conservá-la, você também garante que todos os sabores se misturem bem.

  • Quais proteínas combinam com Salpicão?

    O frango já é uma boa fonte de proteína, mas é possível incluir outros ingredientes que aumentem essa dosagem. Os itens mais comuns para isso são presunto, filé de porco, lombo, bacalhau e atum. Repolho, queijo e lentilha também combinam muito bem.

  • Posso usar maionese no salpicão?

    Pode sim, mas nesse caso é preciso muito cuidado com a receita. Deixe para inserir a maionese na hora de servir, para não correr o risco do salpicão estragar.

Salpicão de Frango Tradicional combina com...

Com quase tudo! Isso porque o Salpicão de Frango Tradicional é a típica receita coringa para prato de entrada de quase qualquer refeição. Com um sabor leve, mas marcante, também pode servir de acompanhamento para o prato principal de um almoço, um jantar ou um churrasco.

No Natal e Revéillon, o salpicão já é sucesso quase certo de público e de crítica. E como já é, por si só, uma refeição bem completa em termos de proteína e fibras, combina muito bem com um arroz branco, simples e soltinho.


Tudo sobre a receita de Salpicão de Frango Tradicional

Origem, história e curiosidades

“Salpicar” um pouco de cenoura, batata palha, frango desfiado, milho verde, ervilha, maçã, uvas passas e formar um prato nutritivo e delicioso… Sim, a origem do nome “salpicão” é o verbo “salpicar”. Parece óbvio depois que a gente descobre, não é? Segundo alguns, a receita teve origem na Espanha no século XVI. De lá, passou para Portugal e, depois, para o Brasil.

Na Europa, o prato consiste em fritar as sobras de carne de boi bem picadinhas na banha de porco com uma tempero de cebola, sal e pimenta. Já por aqui, a gente adaptou a receita para o nosso clima mais quente. Trocamos a carne vermelha, por frango e transformamos o salpicão num prato frio, que aparece nas mesas com tudo no verão. Não é à toa que ele é presença certa nas festas de fim de ano, que aqui caem no quente mês de dezembro.

Frango é nutrição
O frango é uma carne branca e magra muito consumida no Brasil e faz parte de várias receitas da nossa cultura. Além de saborosa, a ave ainda possui muitos nutrientes, entre eles complexo B, sais minerais e ferro. É um bom substituto da carne vermelha na dieta, porque é uma fonte de proteínas com menos colesterol e um teor de gordura mais baixo.


Variações da receita

O Salpicão de Frango Tradicional é uma receita clássica, mas como todo bom clássico, ela admite variações. Basta acrescentar trocar alguns ingredientes, acrescentar outros, e você terá uma variação igualmente gostosa. Algumas ideias:


Dicas especiais e complementares

Sai a batata cozida e entra a batata palha
A batata palha está em qualquer variação da receita de salpicão. Ela pode até substituir a batata cozida na receita. Mas diferentemente da batata cozida, que já entra no prato de imediato, a palha só é acrescentada pertinho da hora de comer, do contrário ela ficará murcha Ela também serve para decorar o prato, ficando na parte de cima como uma cobertura.

Sirva como aperitivo
O Salpicão de Frango Tradicional é quase sempre uma entrada ou um acompanhamento para o prato principal. Mas ele pode ser servido como aperitivo numa festinha com os amigos, por exemplo. A dica é servir porções individuais dentro de cestinhas de massa folhada. Vai ficar um aperitivo pra lá de elegante.

Use creme de leite
O segredo por trás da versatilidade do Salpicão Tradicional de Frango é o sabor agridoce da mistura de verduras, frango, maçã e uvas passas. Mas, para a textura ficar super cremosa, a dica é usar Creme de Leite NESTLÉ. Este é outro ponto forte da receita.