Manual do Pudim Perfeito: dicas, truques e receitas!

Que atire a primeira pedra quem nunca se deliciou com um Pudim de Leite Condensado Moça nas festas de fim de ano, ou experimentou um Brigadeirão Nescau em uma data comemorativa. Podemos ver que essa iguaria é bastante famosa no Brasil – onde chegou trazida pelos portugueses.

Essa sobremesa é tão característica do nosso país que até ganhou um dia em sua homenagem – e tudo sobre essa data você encontra no nosso artigo Dia do Pudim.

Fazer um pudim perfeito pode não parecer fácil, mas não é bem assim. Até quem não tem muita habilidade na cozinha pode conseguir. Basta seguir alguns truques que esse prato deixa de ser complicado. Se você é daqueles que têm receio de tentar preparar um pudim, tudo isso muda aqui, com esse artigo: aprenda a fazer um pudim de qualidade com nossas dicas e receitas infalíveis.


Receitas de pudim

1. Pudim com Leite Moça

pudim de leite moca

Pudim de Leite Condensado Moça

Ingredientes

  • Calda
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • meia xícara (chá) de água quente
  • Pudim
  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395 g
  • 2 medidas (da lata) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
  • 3 ovos

Modo de preparo

Calda

1. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim e despeje na fôrma reservada.
2. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos.
3. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas.
4. Desenforme e sirva a seguir.


Mais receitas de pudim com Leite Moça

2. Mini Pudim de Leite Moça
3. Pudim de Leite Moça Zero Lactose
4. Pudim de Leite Moça na Airfryer
5. Mini Pudim de Micro-ondas
6. Pudim de Leite Moça Light
7. Pudim Cremoso com Crocante de Amêndoas

Receitas de brigadeirão

8. Brigadeirão Moça
9. Brigadeirão Nescau
10. Brigadeirão Especial
11. Brigadeirão Branco Moça
12. Brigadeirão de Micro-Ondas
13. Brigadeirão na Airfryer
14. Brigadeirão de Caneca Ninho

Receitas de pudim de pão

15. Pudim de Pão
16. Pudim de Pão de Mel
17. Pudim de Pão com Frutas Secas e Nestlé Classic

Receitas de pudim com frutas

18. Pudim de Laranja
19. Pudim de Framboesa e Morango
20. Pudim de Coco de Colher
21. Pudim de Coco
22. Pudim de Laranja e Coco
23. Pudim de Banana Caramelada

Receitas de pudim com café

24. Pudim de Café
25. Mini Pudim de Café com Crocante de Avelã
26. Pudim de Café Crocante
27. Mini Pudim de Lungo de Colher

Receitas de pudim de chocolate

28. Pudim de Chocolate
29. Pudim Prestígio
30. Pudim de Chocolate Meio Amargo Moça

Receitas de pudim com Leite Ninho

31. Pudim de Leite Ninho
32. Pudim de Leite Moça e Ninho

Receitas de bolo-pudim

33. Bolo Pudim Delícia
34. Bolo Pudim de Laranja
35. Bolo-Pudim de Cenoura e Chocolate

Mais receitas desse doce tradicionalíssimo do Brasil você encontra aqui.


Dicas para um pudim perfeito

Mais complexas do que as do bolo, as receitas de pudim costumam ter várias etapas. Por isso, separamos dicas incríveis para cada uma delas; então, siga nosso manual para superar esse desafio gastronômico.

A “simples” massa
Como muita gente sabe – ou não –, o pudim tradicional é uma sobremesa feita com ovos, leite e outros ingredientes. Para garantir um resultado final impecável, componentes de qualidade são essenciais. Assim, escolha marcas confiáveis e conhecidas, que vão elevar o sabor do seu prato.

Já em relação aos ovos, há um truque para saber se eles estão bons para uso: coloque o ovo na água. Se ele afundar, quer dizer que está bom, mas se boiar… Melhor não estragar sua massa com ele.

E para quem não gosta de pudim com cheiro de ovo, temos um macete: bata a massa por pelo menos um minuto no liquidificador, para que fique bem homogênea e perca esse cheirinho característico. Outra dica é peneirar as gemas antes de colocá-las na massa, pois a membrana que envolve essa parte do ovo possui um odor bem forte. Eliminando a membrana, eliminamos o problema.

O banho-maria
Passo um concluído: você já tem uma massa deliciosa – e sem cheiro de ovo – para o seu pudim. Agora vem uma parte que deixa muita gente com dúvida: o banho-maria. Muita gente sente vontade de deixar essa parte para lá a fim de poupar tempo ou trabalho na cozinha, mas é melhor não: é ela que mantém a cremosidade da iguaria. Então, vamos lá:

1. Cubra a fôrma com papel alumínio, para que não se forme uma crosta ressecada na sua linda sobremesa;
2. Coloque a fôrma em uma assadeira com ⅔ de água – a água deve ficar na altura da massa;
3. Caso a água seque antes do pudim ficar pronto, encha a assadeira com água quente novamente, na mesma proporção de antes.

Pronto, esses são os passos para arrasar nessa parte do preparo desse quitute.

Pudim com ou sem furinhos, eis a questão
Como o dilema da bolacha ou biscoito, o pudim com ou sem furinhos é outro assunto que divide a nação brasileira. Mas como o importante é saborear a sobremesa, vamos ensinar você a fazer esses dois tipos, para agradar a gregos e troianos:

  • Time com furinho: bata a massa em alta velocidade e potência – no liquidificador, de preferência –, para que mais ar seja incorporado à ela. Asse em fogo alto (220ºC);
  • Time sem furinho: misture os ingredientes manualmente, com um fuê, de maneira lenta e suave, sem bater muito. Asse em fogo médio (180ºC).

Se ainda tiver alguma dúvida sobre esse assunto, entre no nosso artigo de Pudim – Com ou Sem furinhos e assista ao vídeo explicativo.

A calda de caramelo
Outro passo que requer atenção no preparo do pudim é fazer a calda de caramelo, porque você já sabe, né? É só deixar o açúcar um minuto a mais no fogo que o caramelo queima e deixa a calda amarga, destruindo nossos doces sonhos. Então, vamos aprender a arrasar nessa etapa.

Para fazer outras caldas com esse ingrediente, veja nosso artigo de Como Fazer os Diferentes Pontos de Calda de Açúcar.

A hora do vamos ver: como desenformar o pudim
Depois de ter seguido todas as nossas dicas, preparado uma massa perfeita, arrasado no banho-maria e ter feito uma calda caramelada de dar inveja, falta o gran finale: saber desenformar o pudim. Não importa se o gosto está maravilhoso ou se foi assado com perfeição, um pudim quebrado não é legal.

Para evitar essa vergonha gastronômica, aqui vai um passso a passo :

1. Espere o pudim esfriar antes de desenformar, para que ele não esteja tão molenga na hora de virar;
2. Passe uma faca sem ponta nas bordas e laterais do pudim, para soltá-lo da fôrma;
3. Aqueça a fôrma no fogo por alguns minutos, para que a calda amoleça e solte do fundo;
4. Incline um pouco o recipiente e coloque uma faca na lateral, empurrando levemente o pudim, para que entre ar naquela região e facilite a retirada;
5. Vire o pudim – com delicadeza – em um prato com bordas altas.

Para não errar mais no último passo de qualquer iguaria feita dentro de uma fôrma, veja nosso artigo de Como Desenformar Bolos, Tortas e Pudins.

E no site Receitas Nestlé disponibilizamos mais de quatro mil receitas para você surpreender seus amigos e familiares com pratos salgados e sobremesas de dar água na boca. No site você também tem acesso a programas, artigos e dicas desse universo gastronômico, então aproveite todas essas informações à sua disposição e solte o grande chef que existe em você.


Perguntas frequentes

  • O pudim é brasileiro?

    O pudim é uma das tantas sobremesas que chegou ao Brasil no período colonial e logo conquistou nossos corações – e estômagos. Apesar de ter vindo de Portugal, a variação de Leite Moça – uma das mais gostosas e a mais tradicional por aqui – é totalmente brasileira.

  • Como fazer pudim sem furinhos?

    Para fazer um pudim com ou sem furinhos, preste atenção na temperatura do forno e no preparo da massa. Se gosta dos controversos furinhos, asse em fogo alto (220ºC) e bata a massa no liquidificador; caso não goste, asse em fogo médio (180ºC) e bata a massa suavemente com um fuê (batedor manual).

  • Como fazer pudim de chocolate?

    A forma mais simples de preparar um delicioso pudim de chocolate é acrescentar uma xícara de Chocolate em Pó Nestlé Dois Frades à receita do Pudim de Leite Condensado Moça tradicional.

  • Como desenformar pudim?

    Com muita paciência. Siga nossas dicas para não destruir essa sobremesa deliciosa no último passo: espere o pudim esfriar antes de desenformar, passe uma faca sem ponta nas laterais – para soltá-lo da fôrma – e aqueça o recipiente por alguns minutos para derreter a calda caramelada.

Fontes:

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Reportagens/Comida/noticia/2014/10/os-7-segredos-do-pudim-perfeito.html

https://blog.tudogostoso.com.br/dicas-de-cozinha/erros-na-hora-de-fazer-pudim/

https://www.guiadasemana.com.br/receitas/galeria/dicas-para-fazer-o-pudim-perfeito