Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Açafrão-da-terra: veja 20 receitas com esse tempero antioxidante

Confira 20 receitas deliciosas para preparar com açafrão-da-terra e deixar suas refeições mais coloridas!

O açafrão-da-terra, também conhecido comercialmente como cúrcuma, é muito usado como um corante natural para colorir pratos, além de dar um toque de sabor. É um tempero que, no geral, pode ser adicionado a qualquer prato.

A cúrcuma tem propriedades antioxidantes incríveis, que ajudam no combate a doenças. Para que você consiga aproveitar ao máximo os benefícios que essa especiaria pode oferecer, veja 20 receitas com açafrão-da-terra para as mais diversas ocasiões.


Receitas com açafrão-da-terra

Creme de Abóbora

1. Pasta de Castanhas com Chips de Batata-doce: a pasta de castanhas-do-pará e suco de limão é um ótimo acompanhamento para os chips de batata-doce temperados com açafrão-da-terra.
2. Creme de Abóbora: para fazer um delicioso creme de abóbora cheio de vitamina A, você precisa de temperos como cúrcuma, cebolinha e cebola, além, claro, dos pedaços de abóbora.
3. Patê Tortillada de Aspargos e Presunto Cru: um patê que pode ser servido com torradas ou o que preferir. Além de aspargos cozidos e pedaços de presunto cru, ele leva creme de leite, batata e açafrão-da-terra.
4. Carpaccio Enroladinho ao Creme de Mostarda Dijon e Alcaparras: o creme de mostarda é feito com creme de leite, mostarda Dijon, cúrcuma e alcaparras. Já o carpaccio é feito com rosbife de lagarto enrolado em palitos de Grissini de parmesão.
5. Molico® Dourado - Golden Milk: esse creme é feito com várias especiarias, como cardamomo, gengibre e canela. Um prato bem aromático, ideal para os dias mais frios.
6. Fondue de Frutos do Mar: essa receita possui três tipos de molhos para acompanhar o fondue de frutos do mar – os molhos de picles e mostarda, iogurte e manjericão, e limão. Enquanto o fondue leva peixes, camarão, vinho branco e shimeji.
7. Risoto de Legumes com Cúrcuma: o risoto é uma boa pedida para os fins de semana ou para os dias em que a família vem visitar. Esse leva açafrão-da-terra, então, em vez de branco, fica com uma cor amarelada.
8. Mini Kaftas com Molho de Iogurte e Pepino: as kaftas são uma espécie de bolinhos de carne. Para fazer essas pequenas kaftas, você precisa de carne moída, canela, cúrcuma e pimentas.
9. Bobotie: o bobotie é um prato típico da África do Sul que tem uma base de carne e uma cobertura de ovos. Seu bolo de carne apresenta carne moída temperada com açafrão-da-terra, geleia de damasco e outros temperos, além de uvas-passas e cravo. Sua cobertura é feita com ovos temperados.
10. Berinjela Recheada Servida com Vinagrete de Hortelã: essa receita leva muitos ingredientes, mas ainda assim é fácil de fazer. A berinjela é recheada com frango, ricota e pasta de gergelim, servida com um vinagrete de hortelã.
11. Omelete Sem Ovo: parece loucura, mas você pode fazer um omelete sem ovo! Para substituir os produtos de origem animal, a receita leva grão-de-bico, aveia em flocos e fermento.
12. Hambúrguer de Grãos e Vegetais: esse prato pode ser consumido por quem não come carne. Além do hambúrguer temperado com açafrão-da-terra, a receita ensina a fazer cogumelos refogados, pão sem glúten e “maionese” de mandioquinha.
13. Empadão Goiano: um empadão serve para qualquer ocasião, seja para um lanche da tarde caprichado ou uma refeição completa. O recheio é feito de linguiça, lombo de porco e frango, além de guariroba.
14. Pão de Micro-ondas: rápido e fácil de fazer! Essa receita simples pode ser a queridinha dos cafés da manhã. Para fazer esse pão, você precisa de iogurte natural, aveia, farinha de trigo, clara e açafrão-da-terra.
15. Pão de Queijo Sem Ovo: esse pão de queijo fica mais coradinho porque leva açafrão-da-terra, além dos ingredientes tradicionais, como polvilho doce e queijo meia cura.
16. Muffin Sem Glúten de Aveia com Abobrinha: a massa leve do muffin sem glúten leva ingredientes como leite, farelo de aveia, farinha de arroz e sementes de linhaça. Um bolinho ideal para lanches e cafés.
17. Crumble de Salmão: o crocante dessa receita é feito com cereal, aveia e castanhas-de-caju, e fica sobre uma base de salmão, shimeji e brócolis embebidos em iogurte, molho shoyu e mostarda.
18. Lanche com Nesfit® no Potinho: para fazer um lanche completo e rápido, você só precisa de abóbora cozida, ricota, cereal, couve e temperos. Uma ótima receita para os dias em que você não tem tempo para preparar uma refeição mais farta.
19. Petisco Mix Crocante: o mix de petiscos é uma ótima sugestão para eventos familiares. Amendoins, castanhas-de-caju e sementes de girassol são temperadas com açafrão-da-terra, pimenta-do-reino e outros temperos.
20. Tajine de Cordeiro com Cuscuz: o tajine é um cozido ou guisado originário da África, que nessa receita leva carne de cordeiro, ameixas secas, damascos e abóbora. Ele é acompanhado por um cuscuz marroquino com iogurte natural.

Para ver receitas interessantes com os mais variados ingredientes, explore o site Receitas Nestlé e encontre milhares de pratos, doces e salgados, para diversas ocasiões.


Perguntas frequentes

  • Onde encontrar açafrão-da-terra?

    O açafrão-da-terra em pó, também conhecido como cúrcuma, pode ser encontrado em supermercados e lojas de especiarias.

  • Como usar açafrão-da-terra?

    Você pode adicionar açafrão-da-terra às receitas que quiser, como cremes, sopas, fondues e massas. Algumas pessoas adicionam esse tempero a chás, por causa de seu poder antioxidante.

  • O que é açafrão-da-terra?

    Também chamado de cúrcuma, o açafrão-da-terra é uma planta herbácea, muito parecida com o gengibre, que é utilizada como tempero, principalmente em sua versão em pó.

pixel