Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Receitas com batata-doce: 18 pratos deliciosos e práticos

Quer impressionar todo mundo com bolos não apenas gostosos, mas lindos de encher os olhos? Confira ótimas práticas e receitas

A batata-doce é uma raiz rica em nutrientes, que vem em uma variedade de cores. Rica em fibras e antioxidantes, protegem seu corpo dos danos dos radicais livres e promovem intestino e cérebro saudáveis. Todas as variedades de batata-doce também são ricas em betacaroteno, que é convertido em vitamina A e traz enormes benefícios para a visão e o sistema imunológico.

Apesar de serem tubérculos, assim como as batatas salgadas, são linhagens razoavelmente distintas. Versáteis, as batatas-doces podem ser preparadas de diversas maneiras. Aqui, você encontra 18 receitas com batata-doce, tanto doces quanto salgadas.

Pão de Batata Doce Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • meia xícara (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral morno
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 xícara (chá) de batata-doce cozida e amassada
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture o fermento e o açúcar com metade do Leite NINHO morno até dissolver. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até começar a espumar.
2. Em um recipiente grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a batata-doce e misture bem. Abra um buraco no centro e junte o fermento dissolvido.
3. Acrescente 1 ovo, misture e acrescente o restante do Leite morno aos poucos, misturando bem com as mãos.
4. Assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, junte a manteiga e amasse bem, sovando a massa.
5. Modele uma bola, volte a massa para um recipiente e cubra com um pano de prato. Deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente, ou até dobrar de tamanho.
6. Assim que tiver crescido, transfira a massa para uma superfície limpa e modele 10 pãezinhos, colocando em uma forma retangular (30 cm x 40 cm). Cubra com o pano de prato e deixe crescer por mais 40 minutos.
7. Pincele 1 ovo batido sobre os pãezinhos e leve para assar em forno médio-alto (200°C) preaquecido, por cerca de 30 minutos, até crescer e dourar.

Mais receitas com batata-doce:

1. Bolo de Batata-doce: Este bolo de batata-doce é feito com ovos, açúcar, leite de coco, Leite MOÇA, batata-doce, farinha de trigo, fermento em pó e coco fresco.
2. Batata-doce Frita: Esta é uma alternativa à batata-frita convencional, em uma versão mais leve.
3. Bacalhau ao Forno com Batata-doce e Couve: Postas de bacalhau, batata-doce, couve, ovos e MAGGI MEU SEGREDO Cheiro Verde. Uma receita mais rústica, com pedaços grandes de batata-doce, ovos cozidos e bacalhau.
4. Pão de Queijo de Batata-doce com Ninho Origem Vegetal: Uma receita vegetariana, com leite em pó NINHO Origem Vegetal e usando batata-doce como base.
5. Bolo de Batata-doce e Amendoim Sem Açúcar: Receita ideal para diabéticos, com Leite Líquido NINHO Forti+ Integral, batata-doce cozida, amendoim sem sal, farinha de trigo e fermento em pó.
6. Batata-doce com Carne Cremosa: A batata-doce é usada como recipiente para este recheio cremoso de carne temperada com MAGGI Grill, ervilha, champignon e Requeijão NESTLÉ, coberto com queijo parmesão e levado ao forno. Delícia!
7. Torta de Frango com Batata-doce Sem Glúten: Esta torta de frango com massa de batata-doce ainda leva azeite, cebola, alho, tomate, pimenta-do-reino, salsa, azeite e fermento em pó. No lugar da farinha de trigo, utilize NESTLÉ Aveia em Flocos.
8. Escondidinho de Cogumelos e Batata-doce: O escondidinho usa a batata-doce (misturada à Bebida de Arroz NESFIT Integral) como base para o creme que cobre um preparado de cogumelos shimeji e shitake, molho de soja (shoyu) e cebolinha-verde.
9. Batata-doce Recheada com Frango Cremoso: Assim como na receita com carne, esta versão com recheio de frango usa a batata-doce. Pronta em meia hora.

Coxinha de Batata-doce com Frango

Ingredientes

Recheio da Coxinha

  • 1 colher (chá) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 tomate pequeno, sem sementes, picado
  • meia xícara (chá) de frango cozido e desfiado
  • meia colher (chá) de sal
  • meia colher (chá) de tomilho fresco

Massa da Coxinha

  • 250 g de batata-doce cozida e amassada
  • meia colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de fécula de batata
  • 4 colheres (sopa) de Leite em pó MOLICO® Desnatado

Modo de preparo

Recheio da Coxinha

1. Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Junte o tomate e refogue até murchar. Acrescente o frango, o sal, o tomilho e misture bem.
2. Reserve.

Massa da Coxinha

3. Em uma panela, coloque a batata-doce, o sal, a fécula de batata e o Leite MOLICO e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até formar uma massa homogênea.
4. Reserve.

Montagem da Coxinha

5. Unte as mãos com um pouco de azeite e abra pequenas porções da Massa na palma, recheando com o frango reservado.
6. Modele no formato de coxinha e coloque em uma assadeira untada com azeite.
7. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Outras receitas com batata-doce:

1. Doce de Batata-doce: O doce famoso por conta do jogo de palavras, agora ao alcance de sua mão. O leite condensado e a manteiga ajudam a dar mais cremosidade à batata-doce.
2. Rosti de Batata-doce Recheado com Frango Cremoso: Rosti é uma receita tradicional da culinária suíça, que consiste em uma batata – crua ou cozida – ralada e frita em manteiga, no formato de panqueca aberta. Completa esta receita um recheio composto por um delicioso frango cremoso.
3. Salada de Batata-doce Rústica, Frango Grelhado, Feijão Branco e Molho de Abacate: Uma salada ideal para fazer uma refeição leve, é repleta de nutrientes essenciais para uma boa rotina alimentar.
4. Nhoque de Batata-doce e Molico Vegetal com Molho de Tomate: A receita leva batata-doce, farinha de trigo, MOLICO Origem Vegetal, sal, noz-moscada, pimenta, azeite, cebola, açúcar e salsa.
5. Coxinha Assada de Batata-doce: Ao invés de fritar em óleo numa frigideira funda, esta é uma versão da coxinha que é assada em forno. A massa de batata-doce dá outra consistência e sabores à receita.
6. Brownie de Batata-doce: Receita de Brownie de Batata-doce feita com Cacau em Pó Nestlé DOIS FRADES, Aveia Flocos Grossos Orgânica NESTLÉ e batata-doce.
7. Mini-Hambúrguer de Berinjela com Creme de Batata-doce: Uma receita vegana, apenas com elementos vegetais. A batata-doce ajuda a trazer cremosidade ao prato, que conta com um hambúrguer feito à base de berinjela.

Curtiu nossas receitas com batata-doce? Então, acesse o site Receitas Nestlé e conheça muitas outras, para todos os gostos e com os mais variados ingredientes.


Perguntas Frequentes

  • Qual é a origem da batata?

    Cultivada há milênios pelos incas, na América do Sul, ela ganhou popularidade ao ser levada para a Europa no século XVI, servindo como a base da alimentação de muitas culturas, especialmente na Inglaterra, Alemanha e França.

  • Quais são os tipos de batata-doce?

    Há batatas-doces com várias colorações diferentes. A mais comum é a com casca roxa, mas a de casca branca também é bastante consumida. Também há tipos com a casca laranja, que contém mais betacaroteno (vitamina A) que as outras variações.

  • Quais são os principais nutrientes da batata-doce?

    Geralmente, esses tubérculos são ricos em vitaminas A e C, manganês, cobre e fibras. É uma fonte saudável de carboidratos, geralmente consumida por atletas e pessoas com rotina pesada de exercícios físicos, por proporcionar a energia adequada para o desenvolvimento da massa muscular.

  • Como escolher e conservar uma batata-doce?

    Prefira batata-doce rija e firme ao toque, sem rachaduras, manchas ou pequenas pintas. Escolha as que têm pelo menos dez centímetros de diâmetro, pois as mais pequenas têm muito pouco aproveitamento. Sempre guarde em local fresco e seco, nunca na geladeira.

    Referências

    https://www.fiel.pt/pt/catalogo/raizes-exoticas-e-tuberculos/batata-doce-laranja/ https://www.healthline.com/nutrition/sweet-potato-benefits

pixel