Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Berinjela: 20 receitas para ter um cardápio gostoso e saudável

Preparar receitas com berinjela é fácil e ainda vai garantir uma dieta rica em nutrientes

Berinjela à milanesa, lasanha, patê, sopa, risoto e até hambúrguer. Escolha o prato favorito, acrescente berinjela: o resultado será uma variedade de receitas muito saborosas e saudáveis.

A berinjela é rica em nutrientes como fibras, carboidratos, potássio, minerais, vitamina C e antioxidantes que protegem o corpo; além disso, a berinjela pode reduzir o risco de doenças cardíacas, controla o açúcar no sangue e ajuda a perder peso.

Veja nossas dicas e prepare pratos que vão agradar desde amantes da carne, até veganos e vegetarianos.


1. Berinjela à Milanesa de Forno

Ingredientes

  • 2 berinjelas médias em rodelas
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 2 ovos batidos
  • meia xícara (chá) de farinha de rosca
  • 1 sachê de Maggi® Meu Segredo® Tomates e Ervas

Modo de preparo

1. Em uma peneira, coloque as rodelas de berinjela e polvilhe uma pitada de sal. Deixe por cerca de 20 minutos. Seque as rodelas e reserve.
2. Em um recipiente, misture os ovos e a pimenta-do-reino.
3. Passe as rodelas de berinjela nessa mistura e em seguida na farinha de rosca com o Maggi Meu Segredo.
4. Em uma assadeira levemente untada com azeite, disponha as rodelas, cubra-as com um fio de azeite e leve ao forno alto (220°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo, ou até ficarem crocantes e macias.
5. Sirva.


Receitas com berinjela para fazer em menos de 1 hora

Receitas de Berinjela: Berinjela Recheada

2. Frango com Molho de Berinjela: o molho dessa receita é delicioso. Depois de preparar os filés de frango e cozinhar a berinjela com o pimentão, é só colocar a mostarda, o molho inglês, o ketchup, o creme de leite e o sal, e despejar sobre os filés. Sirva polvilhado com o manjericão.
3. Sopa de Tomate com Trigo em Grãos e Berinjela Grelhada: antes de tudo, é importante saber que a berinjela vai precisar ficar de molho por 20 minutos, para só depois ser grelhada. Após ficar pronta, ela será servida junto à sopa como se fosse croutons (ou pão frito). Para o prato ficar bem decorado, coloque folhinhas de manjericão fresco.
4. Risoto de Berinjela: é uma refeição completa para ser servida no almoço ou jantar. O arroz, lavado e escorrido, é refogado com cebola e manteiga, para dar mais sabor. A berinjela será adicionada antes do fim do cozimento do arroz. Depois disso, basta adicionar salsa e queijo ralado, e servir essa delícia.
5. Berinjela à Italiana: nessa receita fácil e rápida, a berinjela fica escondidinha embaixo do queijo mozarela, que se derrete sobre o vegetal. O extrato de tomate, o orégano e a cebola completam o sabor desse prato que vai render 4 porções.
6. Berinjela Recheada: deliciosa, essa receita é feita com berinjela, proteína de soja, azeite, cebola, alho, tomate, cebolinha-verde, manjericão, queijo branco e orégano. Para tudo ficar perfeito, a berinjela deve ser cortada ao meio no sentido do comprimento e cozinhar em água fervente por apenas 3 minutos.


Receitas de lasanhas com berinjela

Receitas de Berinjela: Lasanha de Vegetais à Bolonhesa

7. Lasanha de Berinjela na Airfryer: é muito prática essa receita. Só precisa ter berinjela, molho de tomate, creme de leite, mozarela e queijo parmesão ralado, mas é preciso que a airfryer tenha o cesto sem furos. No cesto, faça camadas de molho de tomate, berinjela, creme de leite e mozarela. Caso sua fritadeira não tenha o cesto sem furos, utilize um recipiente que caiba dentro dela.
8. Moussaká (Lasanha de Berinjela): as berinjelas grelhadas com molho à bolonhesa ficam com um sabor surpreendente. O creme de leite dá a textura macia que faz a lasanha desmanchar na boca. E o queijo parmesão derretido completa essa delícia. A receita serve até 8 porções.
9. Lasanha Vegana de Berinjela: os veganos podem variar o cardápio e sair do básico com essa receita de lasanha de berinjela. O prato é feito com Bebida Nesfit de Aveia, molho branco e molho de tomate. A noz-moscada e a pimenta-do-reino dão um sabor picante e marcante à lasanha.
10. Lasanha com Recheio de Legumes: é mais um prato delicioso feito com berinjela, cebola, abobrinha, pimentões, azeite, alho, tomate, manjericão, massa para lasanha e creme de leite. Os queijos mozarela e parmesão se fundem ao molho, fazendo dessa receita uma experiência saborosa e especial.
11. Lasanha de Vegetais à Bolonhesa: para quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite, essa receita é perfeita. Ela é preparada com creme de leite zero lactose. A abobrinha e a berinjela são cozinhadas à parte, e a carne é refogada e preparada com cebola, tomates, pimenta-do-reino e sal. Depois, é só montar as camadas, colocar no forno e, em seguida, saborear essa delícia.


Receitas com berinjela para servir como entrada ou aperitivo

Receitas de Berinjela: Berinjela Recheada servida com Vinagrete de Hortelã

12. Berinjela Recheada servida com Vinagrete de Hortelã: as berinjelas são recheadas com frango cortado em cubos, ricota amassada e pasta de gergelim. O vinagrete é o básico, preparado com cebola, tomate, hortelã fresca, vinagre e azeite. Fica deliciosa e muito bonita para servir como entrada.
13. Mini-Hamburguer de Berinjela com Creme de Batata-doce (Speed Burguer): uma receita para os veganos e vegetarianos aproveitarem à vontade. Esses mini-hambúrgueres são deliciosos, feitos com berinjela, cevadinha, aveia em flocos e creme de batata-doce.
14. Rolinhos de Berinjela com Recheio Cremoso de Ricota e Nozes: a dica para os rolinhos ficarem perfeitos é fazer fatias não muito grossas, para conseguir enrolar mais facilmente. O requeijão light será o responsável pela cremosidade e as nozes vão dar a crocância do prato. E, se preferir, substitua as nozes por castanhas de caju.
15. Berinjela Sauté: essa é uma receita fácil e rápida para não ter muito trabalho. Pegue 3 berinjelas e doure com óleo; adicione o tempero e, quando as berinjelas estiverem macias, retire do fogo e sirva. São apenas 3 ingredientes, 3 passos a seguir e 15 minutos para a receita ficar pronta. Se quiser deixar o prato crocante, acrescente meia xícara de chá de castanha de caju picada.
16. Antepasto Fácil: delicioso, é feito com berinjela, pimentão e cebola em tirinhas assadas e curtidas no molho de vinagre e castanha de caju. Essa entrada fica magnífica quando servida com pão italiano ou ciabatta, acompanhada de rúcula picada.


Receitas de patês e pastas com berinjela

Receitas de Berinjela: Pasta de Berinjelas

17. Patê de Berinjela e Azeitona: após cozinhar a berinjela, bata no liquidificador com vinagre , azeitonas pretas sem caroço e creme de leite. Adicione salsa e deixe na geladeira. Sirva com torradas ou biscoitos salgados: vai ficar delicioso com esses acompanhamentos.
18. Patê de Caponata Siciliana: é um patê de berinjela, feito com tomate, azeitona, alcaparra, amêndoas, raspas de limão siciliano, manjericão e creme de leite. Coloque um pouco de pimenta-do-reino para ficar com um sabor picante. A dica é servir com pão italiano.
19. Babaganoush: é uma receita bem diferente. O preparo das berinjelas é direto na chama de uma das bocas do fogão para ir queimando a casca; em seguida, é preciso tirar a polpa e passar em uma peneira; depois, bata no liquidificador junto com os demais ingredientes indicados na receita até virar uma pasta. Pode servir com torradas ou bolachas.
20. Pasta de Berinjelas: essa pasta é espetacular. Feita com berinjela, azeite, cebola, especiarias, tomate, coentro e iogurte natural integral, ela pode ser servida com pão sírio, que também é um delícia.

São tantas as opções para fazer com berinjela, que agora não tem mais desculpa para deixar de colocar esse vegetal na lista de compras. E se você gostou de todas essas receitas, saiba que tem muito mais no site Receitas Nestlé: são mais de 4 mil opções de pratos doces e salgados para variar o cardápio todos os dias.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios da berinjela?

    A berinjela é rica em nutrientes como fibras, carboidratos, potássio, minerais, vitamina C e antioxidantes que protegem o corpo. Além disso, a berinjela pode reduzir o risco de doenças cardíacas, controla o açúcar no sangue e ajuda a perder peso.

  • 2. Preciso deixar a berinjela de molho?

    Em algumas receitas é preciso deixar a berinjela de molho com sal por alguns minutos, para tirar o gosto amargo.

  • 3. O que fazer para a berinjela não ficar escura?

    Para a berinjela não ficar escura, corte em cubos pequenos e coloque de molho com sal por cerca de 20 minutos.

  • 4. Como preparar berinjela à milanesa?

    Corte a berinjela em rodelas e passe em um mistura feita com ovos e pimenta-do-reino. Em seguida, passe a berinjela na farinha de rosca. Coloque para assar no forno em um recipiente untado com azeite.

  • Fontes

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/desmistificando_duvidas_sobre_alimenta%C3%A7%C3%A3o_nutricao.pdf

    https://sistemas.ifgoiano.edu.br/sgcursos/uploads/anexos_6/2018-03-26-02-04-24Marta%20Jubieli.pdf

    https://www.scielo.br/j/rbfar/a/N5YfB7kQGvXcWvnWZJWgVzs/?lang=pt

pixel