Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

20 receitas de suflê para deixar seu jantar ainda mais sofisticado

Aprenda a fazer suflê, famoso prato da culinária francesa, e traga um ar de sofisticação para suas refeições.

Criado no século XIX em Paris, esse prato delicioso é famoso pela leveza, consequência da sua consistência aerada, e cai muito bem em várias situações. Um suflê, por exemplo, pode muito bem acompanhar uma Salada de Folhas com Atum quando a opção é fazer uma refeição mais leve.

Apesar da piada de que ninguém pode fazer movimentos bruscos ou barulho perto de um suflê para ele não murchar, esse prato é mais fácil de preparar do que parece. Para ajudar quem quer dar aquele toque de sofisticação a uma refeição sem ter muito trabalho, a gente separou aqui 20 receitas de suflê para todos os gostos, além de uma dica para o seu suflê não murchar.

 

Receitas de suflê de legumes e verduras

Receitas de suflê: Suflê rápido de cenoura

1. Suflê de Espinafre: essa deliciosa receita cujo espinafre é o ingrediente principal também leva manteiga e o caldo de legumes Maggi e leva menos de uma hora para ficar pronta.

2. Suflê Rápido de Cenoura: como o nome sugere, essa deliciosa receita de suflê de cenoura fica pronta rapidinho: são apenas 45 minutos para você poder servir.

3. Suflê Rápido Cremoso: mais uma receita de suflê rápida de fazer; são apenas 35 minutos. Com espinafre, noz moscada, creme de leite e queijo parmesão, ela pode ser um ótimo prato principal para o seu jantar.

4. Suflê de Couve-flor e Escarola: gostoso, saudável e fácil de fazer. Essa receita que rende 10 porções é perfeita para quando temos a mesa cheia.

5. Suflê de Legumes na Airfryer: pronto em meia hora e super fofinho, esse suflê é feito usando a praticidade da Airfryer, que garante que ele fique dourado e lindo.

6. Suflê de Abobrinha: repleta de especiarias, essa receita de suflê de abobrinha é uma explosão de sabores e uma opção mais leve para os amantes da culinária francesa.

7. Suflê de Mandioquinha: a clássica receita de suflê, porém com um toque brasileiro. Essa receita de suflê de mandioquinha é adequada para qualquer ocasião.

 

Receitas de suflê doces

Receitas de suflê: Suflê de chocolate com creme de baunilha

8. Suflê de Chocolate com Creme de Baunilha: o doce do creme de baunilha e o leve amargor do Chocolate em pó 50% são uma boa pedida para aqueles que gostam de sobremesas adocicadas, mas sem exagerar na dose.

9. Suflê de Limão: uma receita de suflê gelado e que não leva farinha de trigo. Ótima pedida para quem não pode ou não quer comer glúten, ou para quem quer simplesmente variar na hora da sobremesa.

10. Suflê Romeu e Julieta Sem Glúten: ideal não apenas para quem é intolerante, mas também para quem evita o glúten na dieta. Essa receita de suflê combina como sobremesa para almoço e jantar, mas também é uma ótima opção para o café da tarde.

11. Suflê Romeu e Julieta: aqui o creme de goiabada e o requeijão se unem em uma combinação de dar água na boca.

12. Suflê de Chocolate e Pera: nessa receita, a pera serve tanto de decoração como de incremento no sabor pois, ao ser colocada no centro da fôrma, dá ao prato um charme único. Ideal para quem quer surpreender nos almoços de domingo em família.

13. Suflê de Café com Creme de Baunilha: com um sabor suave fruto da junção entre o café e o creme de baunilha, essa receita de suflê é perfeita para o café da manhã ou lanche da tarde.

14. Suflê de Chocolate Classic: como o nome já diz, esse é um clássico entre as receitas de suflê. É uma opção simples e prática para quem quer fazer uma sobremesa e surpreender aquela pessoa amada ou simplesmente trazer um ar mais sofisticado ao seu jantar.

15. Suflê de Chocolate Branco com Limão: quem diria que chocolate branco e limão seriam uma combinação tão perfeita, não é? Essa receita de suflê que recebe o Sorvete Mega Trufa Branco como acompanhamento é uma ótima pedida para qualquer ocasião.

 

Mais receitas de suflê

Receitas de suflê: Suflê de queijo

16. Suflê de Pão 1, 2, 3: provavelmente a receita mais fácil dessa lista, pois leva apenas 4 ingredientes, sendo que o pão é o principal. Aqui o suflê, apesar de simples, não perde nada em sabor.

17. Suflê de Carne: carne moída, pimentão, couve e tomate. Com essa mistura, é praticamente impossível que o resultado não seja delicioso. Além disso, ele é tão completo que pode ser tranquilamente o prato principal em um jantar, por exemplo.

18. Suflê Maggi: receita de suflê que leva creme de galinha e queijo mozarela, tendo um sabor suave e delicioso.

19. Suflê de Queijo: outra receita de suflê em que o queijo é o ingrediente principal. Ótima para ser apreciada em qualquer refeição do dia, esse suflês muito simples de fazer fica pronto em menos de uma hora.

20. Suflê de Queijo 1, 2, 3: como o nome sugere, leva apenas três ingredientes: creme de leite, queijo e ovo. É recomendada para aqueles que ainda são iniciantes no preparo de suflês e não querem se arriscar com receitas mais complexas.

 

O que fazer para o suflê não murchar?

Uma coisa que ajuda a não deixar o suflê murchar é saber por que ele infla. O segredo é a água. Sim! Ao ser aquecida, a água presente nos ingredientes da massa forma um vapor que faz a massa crescer. Por isso, é importante acompanhar o suflê no forno (sem abrir) e não deixá-lo secar. Outro ponto importante é seguir o tempo e a temperatura de forno indicados na receita.

 

Acompanhamentos para suflê

Agora que aprendemos algumas receitas de suflê, por que não pensar também no que fazer de acompanhamento e transformar o seu jantar em um momento ainda mais especial? O suflê salgado acompanha muito bem o Arroz Branco, enquanto que o suflê doce é ótimo de comer junto de um delicioso sorvete, e melhor ainda se esse sorvete for caseiro. Pensando nisso, recomendamos também dar uma olhada em nossa foodlist de Receitas de Sorvete.

No site Receitas Nestlé você encontra além dessas, muitas outras receitas deliciosas que trarão um diferencial e um ar sofisticado para o seu jantar. Acesse-o e confira.

 

Perguntas frequentes

  • O que é um suflê?

    O suflê (do francês "soufflé" que significa “um sopro”) é uma iguaria de origem francesa que leva creme de farinha de trigo ou amido de milho, pode ser doce ou salgada, contendo uma infinidade de opções de sabores para se preparar.

  • Como evitar que o suflê murche?

    O ideal é que se observe constantemente o suflê para que ele não cozinhe nem demais e nem de menos. Quando ele estiver pronto, deixe-o por alguns minutos no forno desligado e ainda quente, dessa forma ele não irá murchar.

    Referências

    http://sabores.anhembi.br/2016/02/05/conheca-a-historia-e-os-segredos-do-sufle/

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?