Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

23 receitas de empadão para provar todos os sabores do prato

O empadão é um prato delicioso que combina massa crocante e recheio cremoso, tanto que as receitas de empadão conquistam diversos paladares.

Quer preparar uma refeição completa com um só prato? Aposte na receita de empadão, que pode ser saboreada sozinha ou com acompanhamentos simples, como uma saladinha ou um Arroz Básico.

Com massa crocante e recheio cremoso, a receita de empadão pode ser servida em qualquer ocasião. Nutritivo e versátil, o recheio de empadão é bastante variado, indo do frango à carne de charque. Além disso, existem também opções com legumes e verduras para agradar os vegetarianos.

Abaixo, veja como preparar uma massa de empadão simples. Depois, confira diversas receitas de empadão deliciosas e diferentes recheios para esse prato.


Massa de empadão simples

Ingredientes

  • 200 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Meia colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de água

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture todos os ingredientes e junte a água morna aos poucos.
2. Amasse bem com as mãos até obter uma massa lisa e maleável.
3. Cubra com plástico-filme e deixe descansar por 1 hora.


Receitas de empadão para todas as horas

Empadão Integral de Carne Moída

1. Empadão Goiano: o recheio desse empadão é bem caprichado, pois leva linguiça, lombo de porco e frango. Todos esses ingredientes ganham ainda o reforço de azeitonas verdes, ovos, queijo meia cura e guariroba.
2. Empadão Goiano com Carne Bovina: o empadão goiano também fica uma delícia com carne bovina, seja alcatra ou patinho. Desfie a carne e adicione à receita na mesma quantidade. Sirva acompanhado de uma Salada Rápida e crie uma refeição equilibrada.
3. Empadão de Frango da Maria com Maggi Meu Segredo: aqui, a massa do empadão é preparada com leite, então fica mais macia. No recheio, o cheiro-verde, as azeitonas e os tomates deixam o frango muito mais saboroso. Para a massa ficar bem douradinha, pincele gema de ovo.
4. Empadão de Frango com Palmito: adicione rodelas de palmito para experimentar uma nova versão do tradicional empadão de frango, que pode ser servida com uma Salada de Alface com Tomate e Queijo.
5. Empadão Cremoso com Chester: essa é uma receita especial para o Natal, mas que pode ser feita em outras ocasiões. O recheio leva creme de leite, o que o deixa com uma textura incrível.
6. Empadão Cremoso com Peru: outra ave muito apreciada no Natal é o peru. Por isso, uma dica é substituir o chester pelo peru desfiado para criar mais uma versão dessa receita de empadão tão gostosa.
7. Empadão de Presunto e Queijo: essa receita de empadão leva presunto, queijo minas e queijo parmesão, sendo uma ótima opção para um almoço entre amigos.
8. Empadão com Queijo: se você queria fazer a receita anterior, mas descobriu que só tem o queijo, dobre a quantidade desse ingrediente e transforme o empadão misto em um delicioso empadão de queijo.
9. Empadão Integral de Carne Moída: completa e deliciosa, essa receita de empadão de carne moída leva tomate, cenoura, farinha de trigo integral, aveia em flocos e outros ingredientes nutritivos.
10. Empadão de Carne Moída: você também pode fazer a receita anterior sem a farinha de trigo integral, somente com a tradicional. Para isso, você deve ficar de olho na quantidade para não errar o ponto da massa. E se quiser incrementar o recheio, adicione milho-verde e palmito.
11. Empadão de Carne-seca: esse prato é uma variação do empadão de carne moída. É só seguir a receita tradicional e substituir a carne moída por carne-seca desfiada. Antes de adicionar a carne-seca, é importante ver se ela precisa ser dessalgada.
12. Empadão de Carne de Charque: a dica para fazer essa receita de empadão é substituir a carne moída por carne de charque dessalgada e desfiada, que deixa o prato com um sabor único.


Receitas de empadão com recheios de torta

13. Empadão Bauru: para fazer esse prato, basta seguir a receita de massa de empadão simples e juntar ao recheio da Torta Bauru, que é delicioso e prático. O queijo muçarela e o presunto completam o sabor da receita.
14. Empadão Caipira: o recheio desse empadão é igual ao da Torta Caipira, que leva couve-manteiga e linguiça calabresa.
15. Empadão Prático: o nome já diz tudo. Para fazer essa delícia, é só combinar a massa de empadão simples com o recheio da Torta Prática, que tem palmito, muçarela e tomates.
16. Empadão de Legumes: essa receita é perfeita para os vegetarianos, porque não leva carne, mas também conquista os carnívoros por causa do seu sabor único. Aproveite o recheio da Torta de Legumes para preparar essa receita de empadão espetacular.
17. Empadão de Camarão: a carne macia do camarão deixa o recheio do empadão suculento. Assim como na Torta de Camarão, azeitona, palmito e tomates deixam tudo mais gostoso e nutritivo, enquanto o leite líquido deixa o recheio bem molhadinho e consistente.
18. Empadão de Frango com Queijo: pegue todas as dicas de como preparar o recheio desse empadão na receita de Torta de Frango com Queijo. Já a massa é aquela simples indicada lá em cima.
19. Empadão de Carne Cremosa: todo mundo ama um empadão com recheio cremoso, que contrasta muito bem com a massa crocante. Para o recheio do empadão ficar assim, a dica é usar requeijão, leite líquido e polpa de tomate. O passo a passo desse recheio está na receita de Torta de Carne Cremosa.
20. Empadão de Carne de Panela: nessa receita de empadão, a carne de panela fica muito macia, desmanchando na boca. É uma versão da Torta de Carne de Panela que deixa todo mundo com água na boca.
21. Empadão das Estrelas: cream cheese é o ingrediente perfeito para fazer um recheio de empadão cremoso e saboroso. Nessa receita de empadão, assim como na Torta das Estrelas, ele complementa o salame e as azeitonas verdes.
22. Empadão Madalena: o recheio de carne moída, tomate e azeitonas verdes da Torta Madalena fica delicioso também no empadão.
23. Empadão de Palmito e Alho-poró: outro recheio para empadão vegetariano que todo mundo vai querer experimentar. Para fazer essa receita, é só usar o recheio da Torta de Palmito e Alho-Poró.

Viu como é fácil preparar uma receita de empadão deliciosa? Veja mais opções no site Receitas Nestlé, que possui mais de quatro mil variações de pratos doces e salgados para você aproveitar.


Perguntas frequentes

  • Posso congelar o empadão?

    Sim. Para isso, você deve embalar o empadão, já assado e frio, e levá-lo ao congelador por até 3 meses. Para descongelar, leve-o ao forno baixo (150°C) até aquecer.

  • Como montar o empadão?

    Abra metade da massa e forre o fundo e as bordas da fôrma. Coloque o recheio. Abra o restante da massa sobre uma superfície e cubra o empadão, fechando bem as bordas. Pincele com gema e asse em forno médio.

  • Como preparar recheio de empadão?

    Os recheios para empadão são muito variados, podendo levar frango, carne bovina, carne suína, camarão, legumes, queijo e presunto.

  • O que fazer se a massa do empadão ficar grudenta?

    Adicione um pouco de farinha de trigo peneirada, aos poucos, e vá sovando a massa até ela ficar lisinha.

pixel