Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

21 receitas de saladas que podem ser feitas com brócolis

O brócolis combina muito bem com diversas saladas. Veja aqui algumas das opções.

Sabia que você pode acrescentar brócolis nas saladas mesmo que ele não esteja na lista de ingredientes da receita? Adicionar esse vegetal à refeição funciona como um reforço na sua nutrição – porque ele é rico em vitaminas, proteínas, carboidratos, e, é claro, sabor.

Mas, antes de conhecer as saladas que combinam com brócolis, que tal aprender um jeito fácil, rápido e prático de preparar esse vegetal? Aproveite essa dica e acrescente brócolis nas 20 receitas que listamos para você se alimentar bem todos os dias.


Receita de brócolis

Ingredientes

  • 1 maço de brócolis
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 e meia colher (sopa) de sal
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 sachê de Maggi Natusabor Salsinha, Orégano, Cebolinha

Modo de preparo

  • Em uma panela, cozinhe o brócolis na água com meia colher (sopa) de sal por cerca de 5 minutos, ou até ficarem al dente.
  • Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure o alho, junte o Maggi Natusabor, acrescente o brócolis e misture bem. Adicione à receita de sua preferência.

Salada simples com brócolis

Receitas de salada: Salada simples com brócolis, salada com molho de laranja

2. Salada de Legumes Assada: os ingredientes dessa salada ficam muito macios, porque são assados no forno com azeite e molho shoyu. É uma receita super prática de fazer: basta misturar todos os ingredientes em uma assadeira pequena, cobrir com papel-alumínio e levar ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Nem precisa cozinhar o brócolis para adicionar à salada, pois ele vai assar junto dos outros vegetais.
3. Salada com Molho de Laranja: fácil e rápida de fazer, essa salada ganha muito mais cor e sabor com brócolis cozido. A hortelã traz refrescância, já a laranja acrescenta o toque cítrico – que combina muito bem com saladas simples.
4. Salada Felicidade: essa salada com alface, beterraba, cenoura e erva-doce fica ainda mais gostosa com brócolis. O molho delicioso é feito com creme de leite, mostarda, sal, salsa, cebolinha e dill – uma planta com aroma picante e fresco.
5. Salada Mista com Molho Vinagrete: churrasco. Essa é a palavra que vem à mente quando ouvimos falar em vinagrete. Então essa salada é perfeita para acompanhar o churrasco de domingo com a família. Só não se esqueça do brócolis, que é acompanhado da alface, do agrião, da batata, do tomate e do ovo cozido.
6. Salada Refrescante e Colorida: o brócolis cai muito bem nessa salada colorida. Cozinhe-o no vapor, de maneira que fique al dente, e adicione-o aos outros ingredientes que compõem a salada, que possui o frescor da alface e as cores da cenoura e da beterraba.


Salada de macarrão com brócolis

Receitas de salada: Salada de macarrão com brócolis, salada de nhoque dourado com rúcula, tomates, erva doce e lentilhas

7. Salada de Macarrão com Atum e Molho de Iogurte: um prato completo que fica ainda mais gostoso com brócolis. O almoço é reforçado com a adição de ervilha, atum, cenoura, tomate-cereja, mussarela de búfala e alface-romana. O macarrão, junto com todos esses ingredientes nutritivos, vai te dar energia para o resto do dia.
8. Salada de Macarrão Parafuso: esse macarrão acompanhado de presunto e queijo, combinados com o azedinho da azeitona, orégano e cebolinha, fica perfeito. Para finalizar, o brócolis deixa o prato ainda mais rico em nutrientes e sabor.
9. Salada de Macarrão Vapt-Vupt: essa é uma receita super nutritiva e gostosa, que pode ser feita em poucos minutos. Essencial para os dias em que o tempo está curto e não dá para ficar horas no fogão. O macarrão instantâneo fica pronto em 3 minutinhos; depois, é só adicionar os demais ingredientes e incrementar com o brócolis.
10. Salada de macarrão: a combinação de macarrão gravatinha, peito de peru, tomate-cereja e brócolis cozido deixa sua refeição super saudável. Pode ser servido no almoço ou jantar – e tanta nutrição vai te deixar saciado o dia inteiro.
11. Salada de macarrão ao Pesto de Rúcula: essa receita tem a união perfeita das vitaminas da cenoura com o potássio do pepino. Aí, é só adicionar as fibras do brócolis e a proteína do macarrão. Está pronta uma refeição deliciosa e ótima para te dar energia. O molho de rúcula de iogurte natural dá o toque de cremosidade perfeito para o macarrão.
12. Salada de Nhoque Dourado com Rúcula, Tomates, Erva-doce e Lentilhas: nessa receita caseira de dar água na boca, o nhoque é combinado com rúcula, tomate-cereja e lentilha. Ainda há o pesto de ricota defumada, as amêndoas e o brócolis, que finalizam o prato com perfeição.


Saladas variadas com brocólis

Receitas de salada: Saladas variadas com brócolis, salada com figo e bolinhas de ricota

13. Salada com Antepasto de Abobrinha e Berinjela: para fazer essa iguaria, misture em uma assadeira média a abobrinha, as berinjelas, o pimentão, as cebolas, o Maggi Meu Segredo, o azeite, o louro e o brócolis. Fica delicioso.
14. Salada de Abobrinha, Mozarela de Búfala e Molho de Limão: essa receita é perfeita para quem não abre mão de uma alimentação saudável. O brócolis adicionado ao prato complementa a textura cremosa e o sabor suave e levemente adocicado da mozarela de búfala.
15. Salada com Figo e Bolinhas de Ricota: figo é a cara da sofisticação. Ele traz requinte e um sabor suavemente adocicado à sua salada, mas não interfere no gosto dos demais ingredientes. Já o brócolis cozido combina muito bem com a alface-roxa e a rúcula. E, para finalizar essa salada incrível, use ricota e Iogurte Grego Tradicional.
16. Salada de Cenoura e Abobrinha: outro ingrediente requintado, que deixa a salada sofisticada, é o queijo emmental. Para o prato ficar completo, insira o brócolis cozido no vapor, porque a sofisticação pode estar aliada a uma boa nutrição.
17. Salada com Camarão Grelhado: camarão é um crustáceo delicioso e rico em nutrientes, como o ômega-3. Nessa salada, ele ganha o sabor adocicado da manga, que é fonte de fibras, e a refrescância da alface, rica em vitaminas A e C. Para adicionar ainda mais nutrientes à salada, é só enriquecê-la com uma boa porção de brócolis cozido. Use a receita indicada no início deste artigo e aproveite sua iguaria.
18. Salada de Frango e Legumes: o franguinho transforma a salada em uma refeição completa – especialmente nesse caso, em que também são usados batata, vagem, cenoura, ervilha e maçã. Faça o brócolis no vapor e adicione à receita, para que ela fique ainda mais especial, nutritiva e saborosa.
19. Salada Nutritiva: o frango também aparece nessa receita, combinado com os nutrientes da linhaça e as proteínas do croûtons de pão integral. O verde da alface lisa e da rúcula se fortalece com os brócolis adicionados à receita. O molho fica por conta do creme de leite e do queijo parmesão.
20. Salada De Abóbora Com Carne Assada E Vinagrete De Vegetais: uma receita completíssima, nessa iguaria a carne traz mais nutrientes e o brócolis cozido combina perfeitamente com o pimentão, as azeitonas e a vagem.
21. Salada Morna de Legumes: a mistura agridoce do açúcar mascavo com os demais ingredientes ganha ainda mais força com o vinagre balsâmico e o azeite. Coloque o brócolis para assar no forno junto com os outros vegetais, mas deixe a rúcula para o momento de servir a salada.

Com essa lista recheada de opções, é só montar o cardápio da semana e fazer uma salada por dia. Das mais simples até as mais sofisticadas, você vai querer saboreá-las todos os dias.

O brócolis vai bem em qualquer salada e acrescenta muito sabor ao prato. No site Receitas Nestlé existem mais de 4 mil variações de receitas doces e salgadas para você aproveitar.


Perguntas frequentes

  • Qual é o tempo do cozimento do brócolis no vapor?

    Coloque os floretes de brócolis num cesto, encaixe na panela com água fervente e deixe cozinhar por 15 minutos, ou até que fiquem macios.

  • Posso cozinhar brócolis na panela de pressão?

    Sim. Coloque o brócolis em pedaços na panela e acrescente água, sal e azeite. Deixe cozinhar por 10 minutos – contados a partir de quando a panela pegar pressão.

  • O brócolis amarelou, ainda posso comer?

    Sim. Se o brócolis amarelou, é porque ele já passou do ponto e houve uma redução de nutrientes. Mas você ainda pode aproveitar e comê-los antes que estraguem.

  • Quais são os nutrientes do brócolis?

    O brócolis é rico em fibras, cálcio, ácido fólico e outras vitaminas e minerais essenciais para a saúde.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?