Purê de Batata Cremoso combina com o quê?
Um bom bife! Carnes são a companhia ideal para aquele purê de batatas bem quentinho, que derrete na boca. O acompanhamento possui uma receita simples, com ingredientes baratos e que rendem bastante. Você pode incrementar a receita com molhos e temperos, que tornam o sabor ainda mais irresistível.
Tudo sobre a receita de Purê de Batata Cremoso
Origem, história e curiosidades
Batata
De fácil adaptação, a batata pode ser plantada em vários tipos de solos e em diversas condições climáticas. O tubérculo da família das Solanaceae tem como origem a América do Sul, especialmente a região dos Andes, cultivado pelos Incas há milênios.
Os europeus conheceram-na com as Grandes Navegações, trazida pelos espanhóis. Ao longo do tempo, alguns países – como a Alemanha, a Inglaterra e a França – adotaram a batata como base da sua alimentação, sendo a principal fonte de energia e nutrientes de muitas famílias durante períodos difíceis, como guerras ou grandes secas.
Na França, ela começou a se popularizar no século XVIII, em grande parte devido à curiosidade do boticário Antoine-Augustin Parmentier, que estava interessado nas propriedades nutritivas da pomme de terre (“maçã da terra”, nome francês do tubérculo traduzido literalmente) e pediu autorização do rei Luís XVI para que a Guarda Real protegesse as extensas plantações do alimento em Paris. Isso fez com que as pessoas associassem a batata a algo precioso, digno da realeza. Com o tempo, ela se tornou popular em todas as classes sociais.
A batata é uma ótima fonte de nutrientes, já que é repleta de vitaminas, sais minerais e carboidratos. Existem vários tipos de batatas ao redor do mundo, desde a batata inglesa, a mais popular aqui no Brasil, até a batata-doce, batata baroa e batata yacon, somando mais 4,2 mil variedades.
Geralmente, ela é consumida assada, cozida ou frita, e serve de acompanhamento para muitas refeições ou como base de pratos. Alguns dos maiores produtores de batata do globo são Estados Unidos, Alemanha, China, Polônia e Índia.
Purê de batata
O purê de batata tem várias origens e receitas, as primeiras datando da metade do século XVIII. Na Inglaterra e na França, por exemplo, as batatas são descascadas, maceradas e misturadas a uma base láctea, enquanto outras receitas incluem a casca do tubérculo, com um resultado mais rústico.
A ideia é que as batatas sejam “farinhentas”, pois a mistura com o leite e a manteiga tornam a consistência mais firme e menos líquida. Outros ingredientes que normalmente aparecem nas receitas são queijo, cebola (crocante ou caramelizada), noz-moscada, ervas e até mesmo pedaços de bacon.
Existem variações francesas que incluem gema de ovo ou uma maior quantidade de manteiga. Há também o aligot, uma receita de purê com bastante queijo, que possui uma textura bem mais elástica e borrachuda, além de um sabor lácteo mais acentuado.
Outro receita menos conhecida, mas que também pode ser apreciada, é a chamada “Aloo Bharta”, uma variação indiana que acrescenta óleos, sementes ou pastas à base de mostarda, coentro, pimenta e cebola picada, trazendo outros sabores para a receita.
Variações da receita
Há diversas formas de se fazer purê de batatas, seja adicionando novos e intensos sabores à receita ou até utilizando-o como base para outros pratos. Confira algumas das receitas que selecionamos para você:
Dicas especiais e complementares
Para deixar as batatas bem amassadas, você pode comprar um utensílio específico para isso (o famoso espremedor de batatas) ou usar um garfo (vai demorar um pouco mais até o purê ficar lisinho, mas também funciona);
O segredo de sua cremosidade é uma boa base láctea, como leite, creme de leite ou requeijão;
Para obter um purê mais homogêneo, amasse as batatas enquanto elas ainda estiverem quentes;
Se quiser dar mais sabor ao purê, faça um molho à parte para misturá-lo apenas no prato, como molho de carne ou de vegetais.
Dica
Se desejar, substitua metade das batatas pela mesma quantidade de cenoura.
Dica de Ingrediente
Armazene as batatas em um local fresco e escuro para prolongar sua durabilidade.
Dica Alimentar
Experimente diferentes tipos de batatas, como a batata-doce, a batata branca ou a batata rosa, em diversas preparações como purês, assadas ou cozidas.





Fiz esse esse delicioso purê cremoso e acrescentei molho de carne moída e queijo. Ficou uma maravilha ?