Bolinho de Atum com Abóbora e Ricota

Tipos de abóbora: 25 receitas com variedades diferentes

Quem gosta de cozinha – seja preparando receitas, seja comendo – sabe que a palavra abóbora se refere a vários vegetais, já que existem alguns tipos de abóbora. Por isso, quando a gente ouve falar de receita de abóbora, a primeira coisa a fazer é pensar em qual tipo de abóbora vai nela – até porque existem variedades que funcionam mais em receitas doces, enquanto outras são campeãs nas receitas salgadas.

Os tipos de abóbora mais populares são:

Para ajudar você a pegar o jeito dos diferentes tipos de abóbora, aqui vai uma lista de receitas deliciosas para você incluir no cardápio. Vamos lá!


Receitas com abóbora

Agora que conhecemos diversos tipos de abóbora, que tal aprendermos receitas feitas com algumas das abóboras listadas acima? Vamos lá!

Torta de Abobrinha

1. Espetinho Brasileiro com Farofa: essa receita não especifica o tipo de abóbora que deve ser usada – sendo assim, você pode preparar com a abóbora de sua preferência e explorar uma infinidade de sabores! É feita com carne-seca, abóbora e queijo coalho.
2. Doce de Abóbora Cremoso: e que tal aproveitar os tipos de abóbora que possuem um sabor mais doce e preparar essa receita deliciosa? Ela é feita com abóbora moranga e NESTLÉ Creme de Leite.
3. Bolinho de Atum com Abóbora e Ricota: feita com atum, ricota, abóbora cabotiá, Farelo de Aveia NESTLÉ, sal e fubá para empanar, essa receita de petisco é de dar água na boca!
4. Torta de Abobrinha: quem poderia imaginar que a abobrinha cairia tão bem em uma torta? Para preparar essa receita, você vai precisar de abobrinha, MAGGI Fondor, queijo parmesão e queijo prato.
5. Abóbora Cremosa com Carne-seca: feita com abóbora cabotiá, carne-seca, NESTLÉ Creme de Leite, MAGGI Fondor e óleo, essa receita é super fácil de fazer e desmancha na boca!
6. Bolinhos de Abóbora com Canela: mais uma receita que não explicita o tipo de abóbora que deve ser usado, deixando a sua imaginação tomar conta da cozinha! Feita com abóbora, açúcar, farinha de trigo, fermento em pó, canela em pó e MOÇA de Colher.
7. Abóbora Cadabra: essa é uma deliciosa receita de Purê Misto de Abóbora e Batata temperado com MAGGI Fondor que fica uma delícia e cai super bem como opção de acompanhamento para alguma outra receita!
8. Canelones de Abóbora ao Molho Cremoso: para os fãs de massa, essa receita com certeza vai te deixar com água na boca! Feitos com massa para lasanha, abóbora, NESTLÉ Creme de Leite Light e queijo parmesão, esses canelones são uma delícia!
9. Bolinho de Abóbora Assado com Queijo: e que tal uma receita de bolinho de abóbora com queijo como uma opção de aperitivo para servir aos amigos ou mesmo para curtir sozinho? Feito com MAGGI MEU SEGREDO Tomates e Ervas, abóbora cozida, queijo mozarela, farinha de rosca e farinha de trigo.
10. Abóbora Divina: feita com abóbora japonesa, açúcar, Leite MOÇA, Leite Líquido NINHO Forti+ Integral e ovos, essa receita é surpreendente de tão gostosa!
11. Abobrinhas Relâmpago: como o nome sugere, essa é uma receita super rápida e fácil de fazer, além de ser uma delícia! Para preparar essa receita, você vai precisar de abobrinha, manteiga, cebola, tomate e MAGGI Caldo de Galinha.
12. Arrumadinho de Vegetais com Ovos: e que tal combinar o sabor da abobrinha com o de outros vegetais e ovos? Feita com abobrinha, chuchu, couve, brócolis e ovo, essa receita é perfeita para o almoço de domingo.
13. Palito de Abobrinha, Parmesão e Molho de Iogurte: mais uma receita de petiscos para você curtir na companhia de amigos, família ou mesmo sozinhos! Feito com abobrinha, ovo, MAGGI Fondor, Iogurte NESTLÉ Natural Integral e mostarda Dijon.
14. Pudim Leve de Abóbora com Coco: e que tal uma receita de doce diferente para servir aos seus convidados? Para preparar esse pudim você vai precisar de abóbora cabotiá, leite de coco, Leite MOÇA Light, canela, noz-moscada e cravo e de uma saborosa calda de caramelo.
15. Escondidinho de Abóbora com Shitake: com dúvida do que fazer para o jantar com aquela pessoa especial? Que tal experimentar essa receita de escondidinho feita com NATURE´S HEART Bebida Vegetal de Amêndoas, abóbora-cabotiá e shitake?
16. Quibebe Saboroso com Linguiça: para quem gosta de testar seus dotes culinários com receitas mais diferentonas, essa aqui é uma boa pedida! Feita com abóbora, linguiça defumada, abóbora, MAGGI Caldo Bacon e coentro picado.
17. Refogado de Abóbora e Vagem: agora, se você quer fazer uma receita mais simples e que não requer muitos ingredientes, essa aqui é a opção perfeita! Feita com MAGGI Tempero e Sabor Legumes e, é claro, abóbora e vagem.
18. Doce de Abóbora com Requeijão e Gengibre: mais uma receita de doce para você provar, no entanto, essa aqui é um pouco diferente. Feita com abóbora, Requeijão NESTLÉ, cravo-da-índia e gengibre ralado, fica uma delícia!
19. Enformado de Ovos com Legumes: e que tal experimentar essa receita que combina diversos sabores em um só? Feita com tomate, abóbora e ervilha com ovos e MAGGI MEU SEGREDO Tomates e Ervas, é super fácil de fazer.
20. Sopa Rápida de Abóbora: em dias frios, nada como uma sopinha de jantar para aquecer o coração, não é? Pois então, experimente essa receita feita com MAGGI Sopa de Carne com Conchinhas, abóbora e cebolinha-verde.
21. Camarão na Mini Moranga Nutren Senior: essa é uma receita com um ar mais sofisticado, ideal para aquele jantar a dois em que você quer impressionar. Feita com camarão, mandioca cozida, NUTREN Senior Sem Sabor Zero Lactose e mini abóbora.
22. Coquetel de Camarão Quente: apesar do nome, essa receita não é um coquetel, podendo ser servida como opção de prato principal para o jantar! Feita com abóbora, gengibre e camarão e MAGGI MEU SEGREDO 7 Vegetais.
23. Carne-Seca na Moranga: essa receita é ótima para servir aos amigos e família, ainda mais porque é muito gostosa! Para prepará-la, você vai precisar de abóbora moranga, carne-seca cremosa, queijo coalho, tomates, salsa e NESTLÉ® Creme de Leite.
24. Camarão na Moranga com Creme de Leite Nestlé: mais uma receita com moranga. Para preparar essa receita, você vai precisar de camarão, NESTLÉ Requeijão Tradicional Cremoso, tomate, leite de coco, salsa, cebolinha-verde, e, é claro, abóbora moranga. Fica uma delícia!
25. Taça Meio a Meio de Abóbora: agora, depois de uma refeição deliciosa, sempre sobra espaço para a sobremesa, não é? A recomendação então é essa receita feita com abóbora, ricota, Requeijão NESTLÉ, cravo-da-índia e adoçante granular.


Quais são os tipos de abóbora

A abóbora é um fruto classificado como hortícola e possui cerca de 40 variedades individuais, que diferem em cores, cheiros, texturas, formatos, sabores e tamanhos. Vejamos alguns desses tipos:

Abóbora Seca

Também conhecida como abóbora de pescoço, esse tipo de abóbora é uma das mais pesadas, podendo pesar até 15kg. Sua aparência é a de uma casca verde-escuro, com listras num tom de laranja claro. Possui sabor doce e uma textura úmida por dentro, muito usada na preparação de doces, saladas e pães.

Abóbora Paulista

Essa variedade de abóbora é provavelmente uma das mais versáteis, pois pode ser consumida praticamente inteira (casca, folhas, flores, sementes e, é claro, o seu interior) e é também extremamente nutritiva, contendo altos níveis de ferro em sua composição. Essa variedade de abóbora possui uma casca mais mole, sendo fácil de manusear e ideal para o preparo de diversas receitas, como saladas, bolos, sopas, entre outras.

Moranga

A moranga é um tipo de abóbora diferente por conta do seu cabo, que é grosso e sem ranhuras – ao contrário da abóbora “comum”, cujo cabo possui ranhuras e é mais alargado. É rica em diversos nutrientes, como a vitamina A, a vitamina C, fibras e potássio, sendo ideal para incluir em sua dieta e perfeita para o preparo de diversas receitas.

Abóbora Manteiga

Esse é um tipo de abóbora muito bonito e, acima de tudo, delicioso. Possui uma casca lisa e alaranjada, com um interior também liso e da mesma cor, num tom mais intenso. Possui uma textura cremosa e um sabor bem neutro, sendo ideal para o preparo das mais diversas receitas, tanto doces como salgadas.

Abóbora Hokkaido

Esse tipo de abóbora, também chamada de abóbora kuri, tem origem asiática e se destaca dentre os outros tipos de abóbora por conta de seu sabor doce e textura aveludada. Costuma ser usada no preparo de nhoques, porém cai muito bem também em sopas e outras receitas que exploram a sua cremosidade.

Rica em diversos nutrientes, tais como betacaroteno, vitaminas do complexo B, vitamina A e luteína, a abóbora hokkaido pode ser considerada como um super alimento, sendo perfeita para incluir em seu cardápio!

Abobrinha

Pode ser óbvio para alguns e chocante para outros, mas a abobrinha é um tipo de abóbora! Podendo ser consumida quase que por completo, suas flores costumam ser fritas e servidas em diversos pratos da culinária asiática; enquanto seu fruto, sendo muito versátil, pode ser usado no preparo de uma infinidade de receitas.

Abóbora Halloween

Quem está por dentro do Dia das Bruxas com certeza conhece esse tipo de abóbora! Popular por sua cor, textura e sabores distintos, a abóbora halloween possui uma forte cor alaranjada, casca lisa de formato arredondado e um sabor doce, podendo ser usada para o preparo de tortas e outros tipos de receitas doces e salgadas.

Abóbora Espaguete

Também chamada de abobrinha bavette, essa variedade de abóbora possui origem japonesa. Com um formato quase cilíndrico, a casca dessa abóbora tem uma cor amarelada intensa, um interior cor creme e uma textura que lembra um espaguete – o que dá origem ao nome. Muito querida por quem faz dieta, esse tipo de abóbora possui baixas calorias e é usada como uma opção “fit” de macarrão.

Abóbora Gigante

Também conhecida como abóbora menina, essa abóbora é popular devido ao seu tamanho, que pode variar de acordo com o solo em que ela cresce. Fora isso, seu sabor costuma variar entre o doce e o neutro, podendo ser usada no preparo de diversas receitas, sejam elas doces ou salgadas.

Abóbora Cabotiá

Originária do Japão e muito popular na culinária brasileira, essa variedade de abóbora possui um sabor aveludado e uma textura densa e um pouco mais seca – o que pode dificultar um pouco o seu manuseio. Devido ao seu sabor aveludado, ela costuma ser usada no preparo de receitas salgadas, de forma a acentuar o sabor dos outros ingredientes.

Abóbora Bolota

Essa variedade de abóbora é uma das mais diferentonas, pois possui um formato muito semelhante ao de um caju e uma coloração externa que varia entre o verde escuro, o verde claro e o laranja. Com um sabor único, a abóbora bolota costuma ser usada no preparo de sopas ou cremes – ou simplesmente assada.

Aproveite para desafiar os seus dotes culinários preparando essas e outras receitas que podem ser encontradas no site Receitas Nestlé! Acesse e confira!


Perguntas frequentes

  • Qual a abóbora mais saborosa?

    Isso vai depender da preferência de cada um. No entanto, dizem que a abóbora mais saborosa é a cabotiá, devido ao seu sabor aveludado e a sua versatilidade, podendo ser usada no preparo de uma variedade de receitas.

  • Como descascar a abóbora cabotiá?

    A forma mais fácil de descascar a abóbora cabotiá é após amolecer sua casca. Para isso, você pode deixar a abóbora alguns minutos no forno e, assim que a casca amolecer, removê-la com cuidado usando as mãos.

  • Abóbora é uma fruta?

    Há uma discussão para decidir se a abóbora é ou não uma fruta. No entanto, devemos ter em mente que ela é na verdade um fruto, classificado como hortícola – ou seja, é da mesma família da melancia, do melão, do chuchu e do pepino, mas não é uma fruta.

    Fontes

    https://www.thespruce.com/guide-to-best-types-of-pumpkins-4092354

    https://www.marthastewart.com/2124321/pumpkin-varieties

    https://acozinhaquefala.com.br/abobora-tipos-de-aboboras/