Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Abobrinha: 48 receitas, de saladas a massas

Aproveite todas as dicas e faça de saladas a lasanhas para surpreender na cozinha

As receitas com abobrinhas, além de ficarem muito gostosas, são super nutritivas. De saladas a massas, são vários os pratos que podem ser preparados com esse vegetal rico em fibras, vitaminas A, C e E e minerais. Mas, antes de preparar os pratos, lave bem as abobrinhas e, se preferir, deixe de molho em uma solução de água com vinagre para completar a higienização.

Separamos 48 receitas com abobrinha que vão te surpreender! Aproveite todas as dicas e sirva sempre uma comida leve e saudável.


Receitas cremosas com abobrinha

Receitas de Abobrinha: Panqueca Integral com Recheio de Abobrinha e Cogumelos

1. Patê de Ricota com Abobrinha: a ricota e o peito de peru defumado misturados à abobrinha ralada fazem esse patê ficar delicioso e nutritivo. É uma receita muito fácil de fazer e fica pronta em apenas 10 minutos. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador, decorar com cebolinha-verde e servir com torradas.

2. Creme de Abobrinha com Cebolinha: é uma sopa cremosa para ser servida bem quentinha. Muito saborosa, é feita com azeite, cebola, alho, abobrinha, ricota, leite líquido e creme de leite. Depois de cozidos, os ingredientes são batidos no liquidificador e aquecidos com o creme de leite. A decoração do prato fica por conta da cebolinha-verde.

3. Patê Cremoso de Frango: a abobrinha ralada é refogada rapidamente, enquanto o filé de frango deve ser cortado em pedaços muito pequenos. Junte os dois com a ricota amassada, o molho de soja e o leite, e o patê estará pronto para servir em sanduíches.

4. Tortilha Cremosa de Legumes: é uma refeição muito saborosa, feita com azeite, cebola ralada, abobrinha, cenoura, caldo em pó de legumes, batatas, farinha de trigo, ovo e noz-moscada. Uma dica para a tortilha ganhar o formato ideal: faça uma bolinha pequena e amasse-a com as mãos.

5. Panqueca Integral com Recheio de Abobrinha e Cogumelos: feita com leite líquido, aveia em flocos, farinha de trigo integral, cogumelos picados e creme de leite, essa panqueca fica deliciosa e muito saudável. O segredo é usar o creme de leite no recheio, para o prato ficar úmido e com uma textura maravilhosa.


Receitas de abobrinha com carne

Receitas de Abobrinha: Espetinhos de Carne com Legumes

6. Papinha de Abóbora e Abobrinha com Carne e Acelga: as papinhas são super importantes na dieta das crianças, pelos nutrientes que contêm. Essa receita, por exemplo, garante saúde e sabor. Muito fácil, é feita com carne moída e Mucilon Cereal Infantil Arroz e Aveia. Após cozida, amasse com um garfo, misture o Mucilon e finalize com azeite.

7. Picanha na Grelha: o churrasco vai ficar incrível e ganhará a leveza de vegetais. As abobrinhas serão grelhadas na mesma grelha em que está sendo preparada a carne. A receita também tem shitake, mini cebolas e batatas bolinhas.

8. Escondidinho de Carne com Abobrinha e Purê de Batata e Cenoura: a abobrinha ralada entra no prato como uma das estrelas principais. A delícia se completa com tomates, pimenta-do-reino e salsa. O purê de batata e cenoura fazem desse escondidinho um prato delicioso.

9. Panqueca de Quinoa com Filé Mignon e Molho de Abóbora Sem Glúten: deliciosa, feita com filé mignon, abobrinha, mostarda, molho de tomate, abóbora e iogurte grego light. A abobrinha ralada entra no recheio.

10. Espetinhos de Carne com Legumes: esses espetinhos são especiais e deliciosos. Tempere a carne e a intercale com a abobrinha, o tomate e a cebola, até terminar o espaço do espeto. Asse os espetinhos com abobrinha no forno, para ficarem super nutritivos.


Receitas de massas com abobrinha

Receitas de Abobrinha: Quiche de Abobrinha

11. Torta de Abobrinha: o recheio dessa massa feita com abobrinha é perfeito para quem quer servir um prato balanceado no almoço ou jantar. A massa é simples e só precisa de farinha de trigo, leite e manteiga, com um tempero especial para se unir ao recheio – que leva também queijo prato e queijo parmesão.

12. Penne ao Funghi e Abobrinha: esse é aquele típico prato rápido e gostoso. Em meia-hora a receita fica pronta, sem precisar de muito esforço para ter uma refeição completa. A massa cozinha rapidinho e para o molho será preciso funghi seco, azeite, cebola, abobrinhas, tomates, vinho branco, creme de leite e tomilho para polvilhar.

13. Pizza Sem Glúten Com Recheio de Abobrinha, Peito de Peru e Requeijão: dieta balanceada pode, sim, ter pizza no cardápio – e essa receita é ideal para isso! Use a massa pronta para a pizza e, para o recheio, abobrinha grelhada, molho de tomate, peito de peru, azeitonas, cebolas e requeijão.

14. Quiche de Abobrinha: deliciosa, feita com farinha de trigo, creme de leite, queijo parmesão e queijo suiço. As abobrinhas raladas compõem o recheio. Se preferir, substitua o queijo tipo suíço por queijo prato. Com qualquer um, a receita vai ficar saborosíssima.

15. Rolinhos de Panqueca: esses rolinhos maravilhosos são feitos com Cereal Neston 3 Cereais e recheados com cenoura, abobrinha, manga, palmito e requeijão. Com a massa e o recheio já prontos, distribua as tiras de legumes e de manga em um único sentido sobre as massas e enrole-as bem apertadas. Corte em pedaços individuais e sirva.


Receitas com abobrinha para substituir massas

Receitas de Abobrinha: Espaguete de Abobrinha Molico

16. Lasanha de Abobrinha com Molho Branco: a abobrinha laminada substitui o macarrão para preparar esta lasanha. A receita também tem farinha de biju, que será usada na montagem. Prepara o molho, e aí é só montar as camadas para formar a lasanha. Asse em forno pré-aquecido e sirva em seguida, ainda quente.

17. Espaguete de Abobrinha Molico: é uma receita super saborosa, feita com leite em pó zero lactose, abobrinha laminada em formato de macarrão e um molho de creme vegetal que deixará o prato com uma textura maravilhosa.

18. Macarrão de Abóbora e Abobrinha: o macarrão feito de abóbora é super saudável. É só cortar a abóbora em tiras finas e refogar com alho, cebola e azeite; depois, acrescente a abobrinha e a pimenta-do-reino até cozinhar. Finalize com manjericão e sirva.

19. Lasanha de Abobrinha: a abobrinha fará o papel da massa da lasanha. Fatie a abobrinha e grelhe. Prepare a carne moída com os temperos indicados e depois é só montar: uma camada de abobrinha, outra de molho e mais uma de queijo, até terminar. Leve ao forno até gratinar e sirva.

20. Macarrão de Abobrinha com Manjericão: a abobrinha laminada e cortada em tiras, em formato de macarrão, é temperada com manjericão. Dá para fazer as tiras de abobrinha usando um ralador de legumes, passando-as no ralo grosso no sentido do comprimento. Para finalizar o prato, use queijo parmesão e queijo branco ralados, para deixar o sabor ainda mais espetacular.


Receitas de saladas com abobrinha

Receitas de Abobrinha: Salada de Abobrinha com Hortelã

21. Salada de Cenoura e Abobrinha: super saborosa, essa receita é feita com queijo emmental e molho à base de curry e gergelim. Corte as abobrinhas e as cenouras em tiras, no sentido comprido, e bem fininhas. Elas são cozidas no vapor, mas o processo é muito rápido: quando estiverem macias, já podem ser tiradas do fogo. Na hora de servir, cubra com o molho.

22. Salada com Antepasto de Abobrinha e Berinjela: abobrinha e berinjela combinam muito. E, nessa salada, elas ganham o sabor da cebola, pimentão, alface, agrião e radicchio. Sirva a salada acompanhada do pão italiano e lascas de queijo parmesão.

23. Salada de Cevadinha com Lentilha, Abobrinha Grelhada e Pesto de Agrião: com todos esses ingredientes já dá para saber que é uma salada completa e altamente nutritiva. As abobrinhas serão cortadas em rodelas e grelhadas para compor o prato.

24. Salada de Abobrinha com Hortelã: deliciosa, é feita com abobrinha, hortelã, castanha-de-caju e queijo branco, acompanhada de molho de limão-siciliano, vinagre balsâmico e mel. Sirva com filé de frango grelhado cortado em cubos.

25. Salada de Conchas e Palmito: entre os ingredientes desta salada estão o conchiglioni – aquele macarrão tipo concha –, abobrinha, salsa, palmitos, iogurte natural, mostarda e azeite. Deixe o macarrão “al dente”. As abobrinhas precisarão ir ao fogo por 5 minutos. Em seguida, misture os ingredientes e adicione o molho: fica maravilhosa.


Receitas de sopa com abobrinha

Receitas de Abobrinha: Sopa do Campo

26. Sopa Caseira de Arroz e Abobrinha: os dias frios pedem uma sopa quente e recheada de nutrientes – e essa sopa com abobrinha garante tudo isso. Nela também entram manteiga, cebola, alho, tomate, caldo de galinha, arroz e queijo parmesão ralado. Sirva com fatias de pão integral.

27. Sopa de Abobrinha e Cará: nesta receita, além da abobrinha e do cará, você vai usar manteiga, salsa, macarrão ave maria e queijo parmesão ralado. Deixe para juntar o queijo no momento de servir.

28. Sopa Aconchego: é uma sopa que fica pronta em pouco tempo e mesmo assim tem um sabor impressionante. Basta cozinhar 1 envelope de Sopa de Galinha com Fidelini e depois adicionar, cenoura, abobrinha e cheiro verde. Deixe cozinhar mais um pouco e sirva.

29. Sopa do Campo: é mais uma receita para aquecer os dias frios sem precisar ficar horas na cozinha. Dessa vez, use 1 envelope de Sopa de Galinha com Arroz, junte a abobrinha cozida e mexa até iniciar fervura. Deixe cozinhar por 5 minutos e está pronta para servir.

30. Sopa Provençal: feita com alho-poró, abobrinha, batata, salsão e requeijão, é uma sopa muito nutritiva. E uma boa notícia é que ela pode ser feita tanto no fogo convencional como no microondas – mas use um recipiente com bordas altas, para não derramar. A potência deve ser alta para o cozimento.


Receitas de abobrinha para entradas e petiscos

Receitas de Abobrinha: Palito de Abobrinha, Parmesão e Molho de Iogurte

31. Abobrinha Recheada: para uma entrada perfeita ou um petisco de arrasar, essa receita de abobrinha recheada é infalível. Deliciosa, é feita com ricota, castanhas-do-pará, castanhas-de-caju, nozes, creme de leite e tempero sabor legumes. Decore com cebolinha-verde e sirva.

32. Abobrinha Recheada com Maggi: é mais uma opção formidável para servir de entrada. As abobrinhas vão servir como base e também comporão o recheio. Cebola, alho, tomate e rúcula chegam deixando a receita ainda mais deliciosa. Para quem adora um prato levemente picante, a pimenta-do-reino é o segredo. A mozarela ralada vai acrescentar sabor e gratinar.

33. Palito de Abobrinha, Parmesão e Molho de Iogurte: esse petisco fica delicioso e crocante. Corte as abobrinhas em forma de palitos, passe em um ovo batido com tempero e, em seguida, no queijo parmesão ralado. Os palitos serão assados no forno para ficar gostoso e saudável, e o molho vai deixar a receita ainda mais incrível.

34. Carpaccio Rápido de Abobrinha: para quem precisa de uma receita que fique pronta em 10 minutos, essa é perfeita. Faça o molho com tomate, cebola, orégano, suco de limão, azeite e água; corte as abobrinhas em rodelas e faça lascas com o queijo parmesão; depois, monte uma camada com abobrinha e outra com molho, cubra com queijo parmesão e está pronto. Se preferir, coloque na geladeira até o momento de servir.

35. Abobrinha Recheada 1,2,3: com a abobrinha cortada, retire a polpa para formar barquinhas. A polpa será aproveitada no recheio, que ganha os sabores do peito de peru, creme de leite e queijo minas. O preparo será assado em forno pré-aquecido e servido logo em seguida.

36. Abobrinha Recheada com Carne Cremosa: a polpa da abobrinha será grelhada com azeite, pimenta-do-reino e sal. O recheio é preparado com contrafilé cortado em cubos, ervilhas e champignons. A cebolinha-verde dá frescor e um aroma super agradável ao prato, além de servir para decorar.

37. Enroladinho de Abobrinha: o peito de peru e o queijo branco formam o recheio da abobrinha cortada em fatias finas. O molho de tomate caseiro vai cobrir a receita e deixá-la muito mais gostosa. Quando montado, o prato vai ao forno por 15 minutos e depois é só servir.


Receitas com abobrinha para a hora do lanche

Receitas de Abobrinha: Muffin Sem Glúten de Aveia com Abobrinha

38. Muffin Sem Glúten de Aveia com Abobrinha: essa é uma receita super diferente e deliciosa, feita com farelo de aveia orgânica e leite líquido. O preparo é muito fácil: misture os ingredientes e bata, coloque em forminhas de cupcake e asse em forno pré-aquecido.

39. Bolinho Cremoso de Cacau e Abobrinha: delicioso, feito com aveia em flocos finos, abobrinha, cacau em pó, açúcar demerara, óleo, essência de baunilha, fermento em pó e cardamomo. Bata os ingredientes em um liquidificador e despeje em forminhas de petit gateau médias. Asse em forno pré-aquecido. A dica é desenformar quando o bolinho ainda estiver morno, para não correr o risco de quebrar.

40. Bolo de Abobrinha Nesfit: esse bolo vai ficar com a massa molhadinha e muito saborosa, por causa do molho incrível que será adicionado. A receita ainda leva canela, açúcar mascavo, nozes e uvas-passas. As abobrinhas são raladas para fazer parte do preparo.

41. Hambúrguer de Lentilha e Abobrinha: mais uma receita para ninguém precisar ficar horas na cozinha: é só misturar lentilha cozida, abobrinha ralada, cebola, cebolinha, alho, aveia flocos finos, ovo e sal a gosto. Modele os hambúrgueres com as mãos e coloque para assar no forno. Vai ficar delicioso e nutritivo.

42. Hambúrguer Tradicional Saudável: é feito com carne moída, farelo de aveia orgânica e cebola. A abobrinha deve ser ralada no ralo fino. A receita vai render 12 hambúrgueres deliciosos, que serão assados no forno. Pode ser servido como sanduíche nos lanches, ou virar um ótimo prato principal acompanhado de salada.


Receitas com abobrinha surpreendentes

Receitas de Abobrinha: Risoto de Abobrinha

43. Abobrinhas Relâmpago: falou em receita rápida e fácil, o segredo é fazer uma abobrinha relâmpago. Basta raspar as abobrinhas e cortá-las em cubos, refogar por 3 minutos com cebola e manteiga, adicionar tomates e deixar cozinhar até o vegetal ficar macio e estar pronto para servir.

44. Abobrinha à Moda: esse prato é praticamente uma lasanha, pois é feito em camadas. As abobrinhas, junto com a polpa de tomate, o queijo parmesão e o queijo prato formarão uma camada; a mistura dos queijos com a farinha de rosca, outra camada. É uma receita gostosa e fácil de fazer.

45. Risoto de Abobrinha: esse risoto é super prático e gostoso. Feito com arroz arbóreo, abobrinha, caldo de legumes, iogurte natural integral e queijo parmesão, fica pronto em apenas 30 minutos. As abobrinhas devem ser raladas no ralo grosso.

46. Legumes Especiais: as abobrinhas irão se misturar à berinjela, cebolas e pimentões. Juntos, todos os ingredientes serão refogados com azeite, cozinhados e depois servidos ainda quentes. Geralmente os legumes soltam água suficiente para o cozimento. Mas, se perceber que está ficando seco e os vegetais ainda não cozinharam, pingue um pouco de água quente.

47. Arroz de Forno com Abobrinha: as abobrinhas cortadas em rodelas, além de deixarem a receita deliciosa, ainda dão beleza e charme ao prato. Após a montagem, polvilhe queijo parmesão ralado e coloque no forno para dourar.

48. Farofa Úmida de Abobrinha: deliciosa, é feita com margarina light, cebola, abobrinha, caldo de legumes, ovos, manjericão, salsa e farinha de mandioca. Decore com uma folhinha de manjericão ou hortelã e sirva. O almoço vai ficar incrível com essa receita.

Com todas essas receitas seu cardápio vai ficar variado, tendo sempre a abobrinha como parte de uma dieta saudável e gostosa. Gostou? Acesse o site Receitas Nestlé, que lá tem mais de 4 mil formas de preparar pratos deliciosos para fazer o ano todo.


Perguntas frequentes

  • 1. Como usar a abobrinha nas receitas?

    A abobrinha é um vegetal que diversifica o cardápio. O vegetal pode entrar em receitas como saladas, sopas, bolos, panquecas, lasanhas e até substituir a massa de alguns pratos feitos à base de macarrão. Algumas entradas e aperitivos também ficam deliciosos com a abobrinha.

  • 2. Como preparar a abobrinha?

    A abobrinha não precisa ser descascada para usar nas receitas. Apenas lave o vegetal e siga as indicações para saber se ela será grelhada, assada no forno, ou refogada.

  • 3. Qual o benefício da abobrinha?

    A abobrinha é um vegetal que tem pouca caloria, o que a faz ser ideal para compor dietas balanceadas. É rica em fibras, vitaminas A, C e E, cálcio, zinco, cobre e manganês.

  • 4. Posso comer abobrinha crua?

    A abobrinha pode ser consumida crua, especialmente nas saladas – mas é preciso lavar e higienizar bem o vegetal. Se preferir, deixe de molho com água e vinagre por alguns minutos, antes de consumir.

    Fontes

    https://www.asbran.org.br/noticias/alem-de-outros-beneficios-a-abobora-ajuda-na-perda-de-peso

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?