Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

20 receitas com carne suína para um almoço suculento

Aprenda como fazer carne de porco e outras receitas perfeitas para o seu dia a dia. Além de deliciosa, essa carne é super acessível.

Que a carne suína é uma das proteínas mais saborosas, isso todos nós sabemos. Quem não ama uma bisteca suína suculenta ou um lombo bem assado?

A verdade é que, além de saborosa e prática, essa carne é acessível, sendo presença garantida na casa de muitos brasileiros. A carne suína pode ser feita na panela de pressão, frita, assada ou grelhada: o importante é explorar todas as possibilidades.

Se você quer variar nas receitas de carne suína ou inovar no cardápio do dia a dia, este artigo é perfeito para você! Separamos 20 receitas deliciosas para te inspirar na cozinha.

 

Receitas com carne suína

Independente da refeição, a carne suína deixa as refeições mais gostosas e sem dúvida é uma opção saudável. Para te auxiliar na compra da carne, te apresentamos a linha Carne Suína Sadia, que é uma ótima escolha trazendo a qualidade que você já conhece e confia. São vários cortes separados com todo cuidado para você.

Confira algumas receitas com carne suína para você fazer com seu produto Sadia.

Receitas com carne suína: Strogonoff Suíno

1. Bife Suíno à Milanesa: delicioso e crocante, esse bife feito com o Coxão Mole Suíno Sadia é ótimo para mudar o almoço do dia a dia.
2. Macarrão com Pedaços de Lombinho ao Molho Branco: o macarrão ao molho branco já é gostoso, mas nessa versão com o Lombo em Cubos Sadia fica perfeito.
3. Iscas de Lombo Crocantes: seja como entrada ou petisco, essas iscas crocantes são deliciosas. A dica é adicionar o Lombo Fatiado Sadia apenas quando o óleo estiver bem quente, para que a crosta fique crocante e não muito gordurosa.
4. Bisteca de Domingo: uma receita rápida para o dia a dia, que leva Bisteca Sadia, Maggi Toque de Limão, azeite, alecrim, batatas, alho e cebola no forno.
5. Costelinha Suína de Pressão: em 30 minutos, você tem esse prato completo com Tira de Costela Suína Sadia, vinho branco, pimentão vermelho e batata.
6. Bife à Role de Alcatra Suína: outro prato completo e delicioso é o bife à rolê. Nessa receita, a Alcatra Suína Sadia fica ainda mais suculenta.
7. Picadinho de Coxão Mole Suíno com Legumes: esse picadinho é uma opção rápida, sem deixar os legumes de lado. Ele leva cenoura, tomate, cebola, pimentão verde e batata.
8. Lombo Dourado: quer fazer um jantar especial? Esse lombo dourado no forno é ideal. O Lombo Suíno Sadia ainda pode ser acompanhado por um delicioso molho de damasco.
9. Strogonoff Suíno: um prato que não tem erro, e todos vão curtir uma receita de strogonoff com carne suína. Com o Filé Mignon Suíno em Tiras Sadia, é prático de fazer e fica super macio.
10. Escondidinho de Lombo Suíno: nessa variação com carne suína da receita de escondidinho de mandioca, o Lombo Fatiado Sadia fica ainda mais saboroso.
11. Pernil de Panela: um jeito prático de fazer o tradicional pernil suíno. Ele fica ainda mais suculento na panela de pressão.
12. Mignon Suíno Recheado com Tâmaras ao Molho Cremoso de Vinho: uma receita digna de chef! O sabor doce da tâmara com o salgado do bacon no recheio é a combinação perfeita de sabores.
13. Lombo Recheado na Airfryer: uma ótima opção é esse lombo super fácil, recheado com vinho branco seco, nozes e farinha de mandioca, feito na airfryer.
14. Pernil Assado na Airfryer: outra opção prática é esse pernil assado na airfryer. Ele fica macio e suculento, com suco de laranja, vinagre e Maggi Gril.
15. Picadinho de Pernil com Legumes: uma boa escolha para o dia a dia, esse picadinho traz todo o sabor dos legumes, com toques de pimenta-do-reino e limão.
16. Bisteca com Molho de Laranja: o segredo desse prato está na mistura de sabores. O cítrico da laranja deixa essa receita refrescante.
17. Panqueca com Lombo Defumado e Gratinado de Milho: para quem procura uma receita fácil, essa panqueca é perfeita. O recheio de brócolis e Requeijão Nestlé e a cobertura de molho gratinado de milho trazem uma cremosidade deliciosa.
18. Bife de Lombo ao Forno: um jeito diferente de fazer o tradicional lombo suíno. A receita no forno é suculenta, com o vinho branco e a mostarda dando ainda mais sabor.
19. Costelinha de Porco com Batatas: uma receita já clássica é a costeleta suína com batata. Nessa versão, ela ganha uma nova aparência.
20. Lombo ao Creme de Maçã: os cremes são ótimos acompanhamentos para a carne suína . Aqui, a maçã traz um sabor adocicado que contrasta com o tempero da carne.

 

Acompanhamentos para carne suína

Depois de todas essas ideias, fica difícil resistir a uma boa carne suína. Ela é muito versátil, então você pode combinar com diversos ingredientes. Separamos alguns acompanhamentos coringas para a sua carne suína .

Legumes

Os legumes são sempre uma boa opção para acompanhar sua carne. Além de deixar a receita suculenta, eles deixam o prato ainda mais sofisticado e nutritivo. Você pode saltear ou inovar em um delicioso mix de espetinhos.

Saladas

Uma carne suína assada pode ser o prato principal de uma deliciosa salada. Além de nutritivo, o prato ficará ainda mais saboroso e colorido. Você pode aproveitar as diferentes texturas para criar uma refeição completa.

Purês

Clássico é sempre clássico, e um bom purê sempre cai bem de acompanhamento. Seja em um almoço de domingo ou em um jantar especial, ele é uma opção fácil e rápida de fazer com um sabor que realça o gosto da carne suína.

Arroz

Um arroz especial ou um risoto também são ótimas opções para compor sua refeição com carne suína. Um Arroz com Ervas, por exemplo, é um acompanhamento nutritivo que combina muito bem com o sabor da carne.

Vinagrete

No churrasco, não tem como deixar de fora o vinagrete. O vinagre abre o paladar e salienta o sabor da carne.

Molhos

Por último, você pode optar por um bom molho. Molhos agridoces, como o de mostarda e mel, por exemplo, dão um sabor especial ao prato.

 

Como acertar o ponto da carne

Uma das partes mais difíceis é acertar o ponto da carne suína. Tudo vai depender dos cortes da carne e da intensidade do fogo. Mas aqui vão algumas dicas para conseguir o ponto desejado.

Carne mal passada

Nesse ponto, a dica é dourar dois minutos de cada lado em fogo alto. Quando tocar, a carne estará macia e suculenta. Para saber se chegou no ponto certo, corte e veja se as extremidades estão douradas e o centro bem avermelhado.

Carne ao ponto

Já nesse ponto, basta apenas dourar três minutos de cada lado em fogo alto. A carne estará um pouco mais resistente ao toque e, ao cortar, você verá apenas as extremidades douradas e o centro rosado.

Bem passada

Esta demora um pouco mais. É preciso dourar três minutos de cada lado em fogo alto. Então, virar novamente e terminar o cozimento por mais 2 ou 3 minutos, em fogo baixo. Se preferir, pode tampar a frigideira. Em cortes mais grossos, o ideal é finalizar o cozimento no forno. Ao toque, a carne estará firme e não liberará nenhum suco. No corte, você perceberá as extremidades e o centro bem dourados.

Viu, só? Agora você já sabe como fazer carne suína. Descubra todas as possibilidades de receitas com Cortes Suínos Sadia no site da Sadia. E se quiser outras ideias para seu dia a dia, acesse o site Receitas Nestlé. São milhares de ideias, foodlists, programas e dicas em um só lugar.

 

Perguntas frequentes

  • Como fazer carne suína?

    Tudo vai depender do prato que você escolher. A carne suína é muito versátil, pode ser assada no forno, cozida na panela de pressão ou simplesmente frita. Além disso, você pode usá-la no churrasco ou como espetinho de carne.

  • Quais são os benefícios da carne suína?

    Além de dar energia, a carne suína é rica em vitaminas B1, B3, B6, B12, Fósforo, Ferro, Zinco e Selênio, nutrientes importantes para o sangue, cérebro e outras partes do corpo.

  • Carne suína é uma carne branca ou vermelha?

    A carne suína é vermelha, apesar de muita gente pensar que é uma carne branca. Nesse grupo, estão as carnes de vaca, de vitela, de porco, de cordeiro, de carneiro, de cavalo ou de cabra, assim como os embutidos preparados com elas.

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/foods/pork#vitamins-and-minerals

https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/78917/176548.pdf;jsessionid=5912C7FB73E9D102B0510F6EBE4CB80E?sequence=1

https://www.pork.org/cuts/

https://www.suinoculturaindustrial.com.br/imprensa/carne-suina-vermelha-ou-branca/20110311-182057-v869

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?