Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Panqueca: conheça a história e receitas de panqueca

A panqueca é um prato simples e gostoso que tem uma história milenar. Aqui, aprenda mais sobre sua origem, além de receitas de panqueca deliciosas.

Simples, deliciosas e versáteis, as panquecas podem ser feitas de diferentes jeitos: com vários tipos de farinha e com diversos ingredientes que as deixam mais saborosas. Existem também a panqueca sem ovos e a panqueca sem leite, que agradam a diferentes grupos. Ou seja, existem receitas de panquecas para todos os gostos.

Para você mergulhar no mundo desses pratos simples e deliciosos, Receitas Nestlé separou neste artigo várias informações, dicas e receitas salgadas e doces desse alimento milenar.


História da panqueca

Como acontece com todo prato popular, existem diversas teorias sobre o surgimento da panqueca. O que se sabe, porém, é que os antigos gregos já faziam uma receita semelhante há pelo menos dois mil anos. Essas panquecas – chamadas tagenias – espalharam-se rapidamente pela Europa, com registros do prato a partir do século I, com uma receita muito parecida com a que temos até hoje: leite, ovos, farinha e água. Os italianos contestam esses registros e defendem que a iguaria teria sido criada na Itália no século V, para uma festa religiosa.

Porém, independentemente da origem, as panquecas popularizaram-se ainda mais a partir da década de 1920 com a influência cultural dos Estados Unidos sobre os países do mundo ocidental, uma vez que esse prato é bastante apreciado pelos nossos colegas norte-americanos.

Aliás, o nome panqueca vem do inglês: pancake, que nada mais é do que a junção das palavras pan (“frigideira”) e cake (“bolo” e outras massas).


Panqueca ou Crepe?

Você sabe qual é a diferença entre essas duas receitas tão famosas? As distinções são mínimas. Em relação à massa, as duas possuem a mesma base e ingredientes principais. A diferença está no modo de preparo em si: a massa de panqueca é um um pouco mais grossa, fica mais tempo no fogo, deve ser fritada dos dois lados e pode ser servida enrolada ou não. Já o crepe possui uma massa mais líquida, resultando em uma camada fininha que não deve ser fritada do outro lado, sendo servido dobrado. 


Receitas de panqueca

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a panqueca, que pode ser servida com recheios e molhos, seja como prato principal ou como sobremesa, está na hora de aprender a fazer nossas receitas de panqueca de dar água na boca.


Receitas de panqueca de frango ou carne

Com os mais diversos recheios e molhos, a panqueca de carne ou frango é perfeita para um almoço caprichado ou para um jantar entre amigos. Confira nossas receitas:

Panqueca: Panquecas de Carne ou Frango, Panquecas de Frango e Funghi

Receitas de panqueca vegetariana

As panquecas sem carne são opções práticas e deliciosas para quem quer cortar ou diminuir esse consumo em sua dieta. Veja versões vegetarianas cheias de sabor: 

Panqueca: Vegetarianas, Panqueca Vegetariana de Legumes

Receitas de panqueca doce

Uma alternativa simples e rápida para sobremesa ou café da manhã, a panqueca doce faz a alegria de qualquer criança ou adulto. Em suas  versões mais saudáveis ou até cheias de chocolate, ela satisfaz diversos grupos. Confira nossas receitas de panqueca doce:

Panqueca: Doces, Panqueca de Nescau Intense

Massa de panqueca perfeita: dicas

Leite, ovos e farinha de trigo. A massa de panqueca simples parece não ter segredo, não é? Então por que ela nem sempre dá certo? Ou às vezes fica grudada na frigideira? As respostas para suas preces culinárias estão aqui, então preste atenção nas nossas dicas:

1. Antes de começar fazer a massa, aqueça um pouco o leite – e, caso a receita peça, a manteiga – e só coloque o ovo e a farinha após esses ingredientes esfriarem;
2. Evite bater a massa por muito tempo, senão ela pode ficar dura, mas bata o suficiente para acabar com as pelotas de farinha;
3. Deixe a massa descansar por meia hora antes de colocá-la na frigideira, para que as panquecas fiquem mais fofinhas;
4. Unte a frigideira com manteiga derretida ou óleo de girassol, com um papel;
5. Preaqueça a frigideira em fogo médio;
6. Despeje a massa aos poucos na frigideira, espalhando-a de forma uniforme;
7. Prepare as panquecas em fogo médio;
8. Não empilhe as panquecas já prontas, para que não murchem;
9. Caso queira reaquecer panquecas recheadas, umedeça as bordas com molho ou água, para que não fiquem secas.

Essas são nossas super dicas para não errar nunca mais na hora de fazer a massa da panqueca. E para fazer bonito também nos recheios e molhos, é só seguir as nossas receitas. Vai ser um sucesso!

Para mais pratos deliciosos para todas as ocasiões, é só acessar Receitas Nestlé! São mais de 4 mil receitas, todas elaboradas e testadas por nossos culinaristas. Confira!


Perguntas frequentes

  • Qual é a diferença entre panqueca e pancake?

    A pancake – palavra inglesa para panqueca – leva fermento ou bicarbonato de sódio, ficando mais macia e “alta” do que as panquecas tradicionais. Elas são geralmente consumidas em formato de disco, com caldas doces, sem os recheios e molhos salgados característicos das nossas panquecas.

  • Posso fazer panqueca sem farinha de trigo?

    Claro que sim, é só escolher uma receita adaptada, que tenha outros tipos de farinha e ingredientes. A Panqueca Nutren Protein e a Panqueca Americana com Molico Origem Vegetal são ótimas opções que não levam trigo.

  • Panqueca é saudável?

    Dependendo dos ingredientes de sua massa, recheios, molhos e caldas, as panquecas podem ser saudáveis. Existem diversas versões integrais, vegetarianas, sem açúcar e até sem farinha de trigo que podem fazer parte de uma refeição saudável. Há até opções de panqueca fit, como a Panqueca de Banana e Neston. Já a panqueca doce com chocolate pode não ser a melhor alternativa nesse caso, mas não podemos negar que é muito gostosa.

  • Como é a receita de massa de panqueca simples?

    Se você preza pela praticidade e rapidez, uma das receitas de massa de panqueca simples mais gostosa que existe é essa: uma xícara de farinha de trigo, um ovo e uma xícara de leite. Só isso. Com esses ingredientes, você já tem uma massa boa, então capriche nos recheios, molhos ou caldas.


Fontes:

http://www.cabanamontefusco.com.br/historia-da-panqueca/

https://www.vix.com/pt/cozinha/581900/como-fazer-panqueca-perfeita-massa-fofinha-sem-quebrar-e-mais-truques-otimos

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?