Petiscos de Natal: Torradas, queijos, frutas e muito mais

Petiscos de Natal: 20 pratos para alegrar os convidados

A escolha dos petiscos para o Natal é cercada de muitas dúvidas – afinal, seus convidados uma hora ou outra ficarão com fome antes da ceia. Por isso, estamos aqui para ajudá-lo a decidir entre as melhores opções de petiscos e entradas para anteceder a ceia e, assim, melhorar o conjunto completo do seu cardápio. Vamos nessa?


Petiscos de Natal: como escolher

Durante a escolha de seus petiscos ou entradas servidas antes do prato principal, é necessário definir em que momento da festa você irá disponibilizá-los para os convidados.

É comum dividirmos as opções de entrada entre aquelas que serão servidas antes e durante a ceia. Sendo assim, separe-os em petiscos de Natal que devem ser consumidos com talheres e aqueles que podem ser comidos com as mãos.

Antes da ceia, sugerimos opções como empadinhas, canapés e enroladinhos. Durante a ceia, você pode servir pratos que são consumidos com talheres, como saladas, cuscuz e salpicão.


Petiscos de Natal: receitas

Confira essa lista com 20 receitas de petiscos para a ceia de Natal deste ano:

1. Patê Gourmet:

Petiscos de Natal: Patê Gourmet

uma combinação de queijo brie, mel, nozes picadas e Creme de Leite NESTLÉ®. Ótimo para acompanhar seu prato e dar um toque agridoce em sua ceia de Natal!


2. Enroladinho de Vegetais: feito com palitos de cenoura, beterraba e abobrinha com massa crocante de grão-de-bico e Iogurte Natural Integral NESTLÉ®.
3. Pepinos Fantasia: este petisco de Natal inclui ingredientes como ricota, peito de peru, Iogurte Natural Desnatado NESTLÉ® e mostarda. Muito leve e pode ser preparado em cerca de 10 minutos!
4. Cogumelos Recheados: este petisco delicioso leva cogumelos frescos recheados com cenoura, pimentão e MAGGI® MEU SEGREDO® Refoga. Para deixar esse prato ainda melhor, sugerimos harmonizá-lo com vinho tinto ou um Cabernet Sauvignon frutado.
5. Patê Tropical: para preparar este patê, você precisa de queijo minas, peixe, coco fresco, castanha-do-pará e Creme de Leite NESTLÉ®. O queijo minas presente na receita harmoniza perfeitamente com um bom vinho branco ou rosé em sua mesa de Natal.
6. Rolinhos de Tapioca com Abóbora e Peito de Peru:

Petiscos de Natal: Rolinhos de Tapioca com Abóbora e Peito de Peru

na hora de fazer estes petiscos de Natal, separe abóboras, peito de peru, Iogurte GREGO® e diversos temperos. Por causa das abóboras, recomendamos a harmonização com vinhos tintos menos encorpados.


7. Empadinhas de Palmito Sem Glúten: empadinhas preparadas com massa de farinha de arroz e amido de milho, recheadas com palmito, ervilha e azeitonas. Essa receita harmoniza perfeitamente com o vinho Pinot Noir, graças ao seu recheio de palmito e sua massa de arroz.
8. Tortinhas com MAGGI Creme de Cebola e Frango Cremoso: com Biscoito NESFIT® Gergelim, MAGGI® Creme de Cebola, Requeijão NESTLÉ®, frango e outros ingredientes deliciosos, estes petiscos de Natal são perfeitos para seus convidados beliscarem antes do prato principal!
9. Brusquetas no Copinho: outra opção muito saborosa de brusqueta é esta entrada servida no copinho. Ela é preparada com tomates marinados no azeite temperado e cobertos com queijo parmesão.
10. Canapés Cremosos de Shitake, Iogurte Nestlé Grego e Molho Tarê: esta entrada de canapés será um charme durante a ceia de Natal! Entre seus ingredientes, estão os cogumelos shitake, que caem muito bem com um vinho de uva Malbec, muito rica em taninos.
11. Patê de Ricota e Cebolinha:

Petiscos de Natal: Patê de Ricota e Cebolinha

esta entradinha conquistará a todos! Com ricota, cebolinha, MAGGI® Creme de Cebola e NESTLÉ® Creme de Leite, é um petisco de Natal perfeito para ser servido antes e durante a ceia.


12. Canapés de Banana-da-terra com Geleia de Pimenta: para este prato, você precisa de banana-da-terra, geleia de pimenta, NESTLÉ® Creme de Leite, queijo minas e temperos. A pimenta é geralmente acompanhada de um vinho tinto de uvas Syrah, bem encorpado e forte.
13. Petisco de peixe: para preparar estes petiscos de Natal, você precisa de um bom filé de peixe, gergelim, Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral, curry e cebolinha-verde. O resultado é um prato agridoce, prático e muito saboroso!
14. Profiteroles Salgados com Creme de Cogumelos: esta sugestão de carolina salgada com recheio de creme de cogumelo é extremamente saborosa e fácil de preparar.
15. Mini Cuscuz de Camarão: seus convidados vão adorar este petisco de Natal! Entre os ingredientes estão camarão, palmito, pimentões e MAGGI® MEU SEGREDO® 7 Vegetais.
16. Tábua de Frios Natalina com Pesto:

Petiscos de Natal: Tábua de Frios Natalina com Pesto

esta é uma entrada que não requer muito trabalho na cozinha, deixando você livre para inovar na forma que irá apresentar o prato.


17. Dadinhos de Tapioca com Molho Picante: esta entrada tipicamente brasileira vai conquistar a todos durante os comes e bebes antes da ceia de Natal! Os dadinhos de tapioca são bem servidos com molho picante frio ou quente.
18. Palitinhos de Ricota com Espinafre: estes petiscos de Natal são saborosos, práticos e muito rápidos de preparar! Eles são feitos com ricota, Requeijão NESTLÉ®, MAGGI® Creme de Cebola, espinafre e Biscoito NESFIT® Integral.
19. Tortinha com Creme de Cebola e Shimeji no Tarê: esta entrada deliciosa e prática tem uma massa de Biscoito NESFIT® Gergelim com recheio de shimeji, MAGGI® Creme de Cebola e Requeijão NESTLÉ®.
20. Baby Baked Potato:

Petiscos de Natal: Baby Backed Potato

as batatas assadas recheadas já ganharam o coração e a mesa dos brasileiros! Nesta versão em miniatura, você pode escolher entre vários recheios para agradar seus convidados durante os comes e bebes.

Essas foram nossas 20 dicas de petiscos de Natal para inovar na ceia em família! Qual você irá preparar desta lista? Prepare essas delícias nesse Natal e comente seus resultados!


Harmonizando petiscos de Natal com vinhos

Agora que você conhece todas essas opções de petiscos para o Natal, aprenda como harmonizá-los com as bebidas certas, como os vinhos!

Na hora de selecionar o melhor vinho para sua mesa, a regra é buscar pelo equilíbrio entre fatores como acidez e encorpamento, em relação ao prato servido durante a ocasião. Para ajudar os iniciantes no assunto, separamos os vinhos por receitas para você entender, em linhas gerais, algumas regras na hora de harmonizar sua mesa com um bom vinho.

Vinho tinto

A cartela de vinhos tintos é muito ampla, mas podemos dividi-los entre os mais leves, como Pinot Noir, que combinam com carnes de aves, peixes magros, massas e risotos; e os mais fortes, como o Cabernet Sauvignon, que harmonizam com peças de boi, como picanhas, costelas e o tradicional churrasco.

Vinho rosé

Considerado uma opção coringa, o vinho rosé é ótimo com entradas mais leves, como peixes brancos e saladas agridoces. Ele é conhecido por combinar com uma maior gama de pratos e dificilmente te deixará na mão quando você não souber com o que harmonizar os petiscos de Natal.

Vinho branco

É classificado como um vinho de pouca estrutura, portanto, combina com os pratos mais leves do seu cardápio – como, por exemplo, sushis, saladas e legumes crus.

Espumantes

Devido à sua alta acidez, eles podem ser utilizados tanto com pratos mais salgados e gordurosos quanto com entradas mais leves. Um diferencial do espumante é a possibilidade de harmonizá-lo com sobremesas.

Confira mais opções de petiscos de Natal para completar sua ceia no site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Como escolher os petiscos de Natal?

    Na hora de escolher os petiscos para o Natal, você deve se lembrar de que o objetivo dessa etapa da refeição é “tapear a fome” – dessa maneira, escolha opções mais leves e que não saciem totalmente seus convidados, para que todos possam saborear o prato principal. Algumas sugestões são: Palitinhos de Ricota com Espinafre, Tábua de Frios Natalina com Pesto e Enroladinho de Vegetais.

  • Quais são os melhores queijos para tábua de frios natalina?

    É interessante haver um equilíbrio entre os queijos, então escolha entre 3 e 5 tipos. Os mais comuns são: queijos frescos (minas frescal, ricota), queijos macios (camembert, brie, mussarela), queijos semiduros (provolone, gouda, cheddar), queijos firmes (parmesão) e queijos azuis (gorgonzola, roquefort). Recomendamos acompanhar sua tábua com um bom vinho – como vinho branco ou rosé – para queijos frescos, e vinho tinto para queijos mais firmes e salgados.

    Fontes

    http://www.vinhosobrevinho.com.br/%E2%80%8B5-ingredientes-dificeis-de-harmonizar/

    https://grupoodp.com.br/palmito-e-vinho-sao-boas-opcoes-no-cardapio-quando-o-clima-comeca-a-esquentar

    https://www.divvino.com.br/blog/cogumelos-e-vinhos/

    https://vinhosemsegredo.com/tag/atum

    https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/08/28/inverno-etilico-aprenda-a-combinar-vinhos-com-receitas-quentinhas.htm

    https://www.decabron.com.br/blog/vinho-e-pimenta-aprenda-fazer-combinacao-perfeita-de-sabores

    https://blog.famigliavalduga.com.br/quais-sao-os-vinhos-que-mais-bem-acompanham-frios-e-embutidos/

    https://blog.artdescaves.com.br/harmonizacao-queijos-vinhos

    https://portaldoqueijo.com.br/gastronomia/receitas/2018/05/11/aprenda-como-montar-uma-tabua-de-queijos