Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Sexta-Feira Santa: 21 pratos deliciosos

Ficou sem ideias de receitas para Sexta-Feira Santa? Dê um pulo nessa lista imperdível com variedades e pratos maravilhosos para garantir a ceia de Páscoa!

Você já escolheu as receitas para Sexta-Feira Santa? Que tal um prato especial para saborear com a família no feriado que antecede a Páscoa? De praxe, as pessoas já pensam em alguma receita com bacalhau, para seguir a tradição católica de não comer carne de animais de sangue quente; mas é possível sair do tradicional e montar um cardápio variado com massas, ou mesmo pratos vegetarianos.

Elaboramos uma lista especial com 21 ideias saborosas e práticas de Receitas para Sexta-Feira Santa para você montar o seu cardápio:

  • Receitas para Sexta-Feira Santa: Comidas típicas
  • Receitas para Sexta-Feira Santa: Massas
  • Receitas para Sexta-Feira Santa: Alternativas vegetarianas para quem não gosta de peixe

Que dia é a Sexta-Feira da Santa? Este ano (2022), a Sexta-Feira Santa é celebrada no dia 15 de abril. É uma data que traz importantes significados, com tradições e procissões. No nosso artigo, você vai descobrir tudo sobre o feriado – além das deliciosas receitas para Sexta-Feira Santa.


Significado da Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa, conhecida também como Sexta-Feira da Paixão, é um dia de recolhimento e de reflexão para os cristãos. A data marca a Paixão e morte de Jesus Cristo na cruz.

A Paixão de Cristo é feriado, e também é o único dia em que não há missa na Igreja Católica, dando lugar à Celebração da Paixão de Cristo com uma liturgia de palavras, adoração à cruz e comunhão. Ocorre a partir das 15h, horário da morte de Cristo, segundo a Bíblia. A Sexta-Feira Santa também é marcada por procissões e encenações da Paixão de Cristo, que recontam e revivem o caminho de Jesus Cristo até a sua morte.

Além disso, a data traz uma tradição secular que acaba influenciando no cardápio e nas receitas para Sexta-Feira Santa. Você sabe por que os cristãos não comem carne de animais de sangue quente neste dia? Saiba o porquê na próxima seção.


O que não pode fazer na Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa é uma data destinada à abstinência e exercício de autodomínio – em respeito à dor e ao sofrimento de Jesus Cristo, que deu um testemunho de amor. É também um momento para reflexão sobre a vida, os erros pessoais, problemas no mundo e o que podemos fazer de diferente para melhorar. Um dos hábitos é não comer carne vermelha e nem frango neste dia – ambas as carnes simbolizam o sangue de Cristo. Por isso, há uma atenção especial em relação às receitas para Sexta-Feira Santa.

A tradição católica de não comer carne, ao longo dos anos, foi sendo adaptada pelos fiéis. O jejum, inicialmente, era feito durante todo o período da quaresma (40 dias antes da páscoa), mas ao longo do tempo os cristãos passaram a fazem a abstinência apenas na Sexta-Feira Santa. Inclusive, algumas pessoas abrem mão de algo que gostam muito durante a quaresma – como, por exemplo, refrigerante, café, etc.


Que carne pode comer na Sexta-Feira Santa

As receitas para Sexta-Feira Santa são compostas principalmente por peixes e frutos do mar, sendo o ingrediente mais tradicional desta data o bacalhau. De origem portuguesa, o bacalhau foi sendo incorporado a diversas receitas para formar pratos típicos de páscoa – por exemplo, lasanha, risoto e salada.

A tradição católica sugere que o jejum de carne vermelha e frango dure até pelo menos o meio-dia do Sábado – data que marca a espera, com alegria e esperança, da ressurreição de Jesus Cristo no Domingo de Páscoa. Confira na próxima seção várias receitas para Sexta-Feira Santa!


Receitas para Sexta-Feira Santa Simples: 21 ideias incríveis e práticas

Para respeitar a tradição católica de não comer carne vermelha e frango, listamos a seguir 21 receitas para Sexta-Feira Santa, ideais para montar o cardápio dessa data tão especial. Escolhemos opções simples e outras mais elaboradas, e dividimos por comidas típicas, massas e pratos alternativos para quem não gosta de peixe.

Receitas para Sexta-Feira Santa: comidas típicas

Pensando em receitas para Sexta-Feira Santa, que tal começar pelo tradicional? Dentre as comidas típicas podemos destacar o famoso bacalhau. Assado, gratinado, em postas ou incorporado a receitas saborosas como em um escondidinho, é possível ser criativo ao preparar o conhecido bacalhau como prato principal da semana de Páscoa.

https://drive.google.com/file/d/1RwREXEynNPYzWPhrGqds04J1n7Xu_0aZ/view?usp=sharing

Sexta-Feira Santa: Comidas típicas, escondidinho de bacalhau

1. Escondidinho de Bacalhau
2. Bacalhau de Páscoa
3. Bolinho de Bacalhau com Tapenade
4. Bacalhau Especial
5. Bacalhau com Broa de Milho
6. Bacalhau Gratinado ao Creme
7. Postas de Bacalhau com Refogado de Grão-de-Bico
8. Bacalhau ao Forno com Batata-Doce e Couve
9. Bacalhau em Postas com Azeite Aromatizado
10. Bacalhau com Crosta de Pão e MOlho de Tomate e Ervas

Receitas para Sexta-Feira Santa: massas

Sexta-Feira Santa: Empada de Palmito

As massas também são uma boa opção entre as receitas para Sexta-Feira Santa. Versáteis e saborosas, as massas agradam os mais diversos paladares e podem ser complementadas com sabores diversos de peixes, frutos do mar e legumes. Saiba como fazer uma deliciosa receita para Sexta-Feira Santa usando massas saborosas e molhos caseiros a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1yzzbpbnMR98mYu6AJXI2d_qv09GAKwKE/view?usp=sharing

11. Lasanha de Bacalhau
12. Torta Pasqualina
13. Torta de Páscoa
14. Empada de Palmito
15. Trouxinhas de Páscoa
16. Rocambole de Páscoa

Receitas para Sexta-Feira Santa: alternativas vegetarianas para quem não gosta de peixe

Sexta-Feira Santa: Risoto Vegetariano

Não gosto de peixe, e agora? O que preparar na Sexta-Feira Santa? Bem, não se preocupe: aqui no site Receitas Nestlé nós selecionamos as mais diversas receitas para Sexta-Feira Santa vegetarianas e livres de peixe! Saborosas e nutritivas, essas receitas vegetarianas irão te conquistar.

https://drive.google.com/file/d/12LG48coC07WuJCXVuy-V2KxKX8UqOvwu/view?usp=sharing

17. Risoto Vegetariano
18. Legumes ao Pesto
19. Hambúrguer Vegetariano de Aveia e Quinoa
20. Strogonoff Vegetariano
21. Salada de Nhoque Dourado com Rúcula, Tomates, Erva-Doce e Lentilhas

Com todas essas receitas para Sexta-Feira Santa, passar esse feriado sem carne e com receitas diversas ficou muito mais fácil! Agora, já é possível iniciar os preparativos para a Páscoa 2022! Confira nossos artigos sobre: Almoço de Páscoa simples e gostoso, Receitas para almoço de Páscoa, Decoração de Páscoa ou Receitas de ovos de Páscoa e tenha um domingo de Páscoa repleto de alegria e esperança!


Perguntas Frequentes

  • O que fazer para comer na sexta-feira santa?

    Tradicionalmente, evita-se comer carne vermelha e de animais de sangue quente na Sexta-Feira Santa. Por conta disso, a data ficou marcada por pratos compostos por peixes e frutos do mar. Assim, é possível fazer várias receitas para Sexta-Feira Santa, como uma massa – só que sem carne.

  • O que comer na Sexta-feira Santa, pra quem não gosta de peixe?

    Quem não gosta de peixe tem como alternativa caprichar nas massas – como a lasanha de berinjela – e nas opções vegetarianas – como um hambúrguer de soja e saladas nutritivas.

  • Pode comer ovo na sexta-feira santa?

    Sim, pode-se comer ovo na Sexta-Feira Santa.

  • O que significa Sexta-feira Santa?

    A Sexta-Feira Santa é o dia que marca a Crucificação, a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Um momento de reflexão, de silêncio e privações, em solidariedade ao sofrimento e à dor de Cristo.

  • Qual o significado de comer peixe na Sexta-feira Santa?

    O significado de comer peixe na Sexta-Feira Santa é de respeito ao sofrimento de Jesus Cristo, que foi crucificado nesse dia. Por isso, evita-se comer carne vermelha e de animais de sangue quente, que simbolizam o sangue de Cristo.

  • Qual é a relação da Páscoa com a Semana Santa?

    A Sexta Feira Santa é conhecida como o dia em que os cristãos relembram a morte de Cristo na cruz; enquanto que o Domingo de Páscoa é o dia em que os cristãos celebram a ressurreição de Cristo.

Fontes:

Padre explica o sentido das celebrações desta Sexta-Feira Santa | Pará | G1 (globo.com)

Por que não comer carne na Sexta-Feira Santa? - Casa e Jardim | Curiosidades (globo.com)

Sábado Santo, o dia do silêncio - Vatican News

pixel