Receitas para Sexta-Feira Santa: 21 pratos deliciosos
PUBLICADO: 12/03/2021
Que tal um prato especial para saborear com a família no feriado? De praxe, as pessoas já pensam em alguma receita com bacalhau para seguir a tradição católica de não comer carne de animais de sangue quente. Mas, é possível sair do tradicional e montar um cardápio variado com massas e até pratos vegetarianos.
Elaboramos uma lista especial com 21 ideias saborosas e práticas para você montar o seu cardápio para Sexta-Feira Santa:
- Comidas típicas da Sexta-Feira Santa
- Massas para Sexta-Feira Santa
- Alternativas vegetarianas para quem não gosta de peixe
Que dia é a Sexta-Feira da Santa? Este ano (2021), é celebrada no dia 02 de abril. É uma data que traz grandes significados, com tradições e procissões. No nosso artigo você vai saber tudo sobre o feriado. Claro, além das deliciosas receitas para Sexta-Feira Santa.
Significado da Sexta-Feira Santa
A Sexta-Feira Santa, conhecida também como Sexta-Feira da Paixão, é um dia de recolhimento e de reflexão para os cristãos. A data marca a morte de Jesus Cristo na cruz e também a memória da sua Paixão.
A Paixão de Cristo é feriado, e também é o único dia em que não há missa na Igreja Católica, mas tem a Celebração da Paixão de Cristo com uma liturgia de palavras, adoração à cruz e comunhão. Ocorre a partir das 15h, horário da morte de Cristo, segundo a Bíblia. A Sexta-Feira Santa também é marcada por procissões e encenações da Paixão de Cristo que recontam e revivem o caminho de Jesus Cristo até a sua morte.
Além disso, a data traz uma tradição secular que acaba influenciando o cardápio para Sexta-Feira Santa. Você sabe por que os cristãos não comem carne de animais de sangue quente neste dia? Saiba o porquê na próxima seção.
O que não pode fazer na Sexta-Feira Santa
A Sexta-Feira Santa é uma data destinada para abstinências e exercício de autodomínio, em respeito à dor e ao sofrimento de Jesus Cristo, que deu um testemunho de amor. Além de ser um momento para reflexão sobre a vida, os erros pessoais, problemas no mundo e o que podemos fazer de diferente para melhorar, um dos hábitos é não comer carne vermelha e nem frango neste dia - ambas as carnes simbolizam o sangue de Cristo. Por isso, há uma atenção especial em relação às receitas para Sexta-Feira Santa.
A tradição católica de não comer carne, ao longo dos anos, foi sendo adaptada pelos fiéis. O jejum inicialmente era feito durante todo o período da quaresma (40 dias antes da Páscoa), mas como ao longo do tempo os cristãos passaram a fazem a abstinência apenas na Sexta-Feira Santa. Inclusive, algumas pessoas abrem mão de algo que gostam muito, como por exemplo, refrigerante, café, etc.
Que carne pode comer na Sexta-Feira Santa
As receitas para Sexta-Feira Santa são compostas principalmente por peixes e frutos do mar - o ingrediente mais tradicional nesta data é o bacalhau. De origem portuguesa, o bacalhau foi sendo incorporado em diversas receitas para formar pratos típicos de Páscoa, por exemplo, lasanha, risoto e salada.
A tradição católica sugere que o jejum de carne vermelha e frango dure até pelo menos o meio-dia do Sábado, data que marca a espera com alegria e esperança a ressurreição de Jesus Cristo no Domingo de Páscoa.
Receitas para Sexta-Feira Santa Simples: 21 ideias incríveis e práticas
Para respeitar a tradição católica de não comer carne vermelha e frango, listamos a seguir 21 receitas deliciosas que podem compor o seu cardápio para Sexta-Feira Santa. Escolhemos opções simples e outras mais elaboradas, e dividimos por comidas típicas, massas e pratos alternativos para quem não gosta de peixe.
Comidas típicas de Sexta-Feira Santa
- Escondidinho de Bacalhau
- Bacalhau de Páscoa
- Bolinho de Bacalhau com Tapenade
- Bacalhau Especial
- Bacalhau com Broa de Milho
- Bacalhau Gratinado ao Creme
- Postas de Bacalhau com Refogado de Grão-de-Bico
- Bacalhau ao Forno com Batata-Doce e Couve
- Bacalhau em Postas com Azeite Aromatizado
- Bacalhau com Crosta de Pão e Molho de Tomate e Ervas
Massas para Sexta-Feira Santa
- Empada de Palmito
- Lasanha de Bacalhau
- Torta Pasqualina
- Torta de Páscoa
- Trouxinhas de Páscoa
- Rocambole de Páscoa
Quem não gosta de peixe: receitas para Sexta-Feira Santa
- Risoto Vegetariano
- Legumes ao Pesto
- Hambúrguer Vegetariano de Aveia e Quinoa
- Strogonoff Vegetariano
- Salada de Nhoque Dourado com Rúcula, Tomates, Erva-Doce e Lentilhas
Com essas receitas, você poderá preparar um almoço completo para o dia para o feriado da Sexta-feira Santa! Se deseja salvar uma dessas receitas para preparar depois, basta adicioná-las na sua Foodlist pessoal! Assim você tem seu livro personalizado de receitas com Receitas Nestlé para utilizar a hora que quiser.
Perguntas frequentes
-
O que fazer para comer na sexta-feira santa?
R.: Tradicionalmente, evita-se comer carne vermelha e de animais de sangue quente na Sexta-Feira Santa. Por conta disso, a data ficou marcada por pratos compostos por peixes e frutos do mar. Você também pode fazer uma massa - só que sem carne.
-
O que comer na Sexta-feira Santa pra quem não gosta de peixe?
R.: Quem não gosta de peixe, a alternativa é caprichar nas massas, como a lasanha de berinjela e nas opções vegetarianas, como um hambúrguer de soja e saladas nutritivas.
-
Pode comer ovo na sexta-feira santa?
R.: Sim, pode-se comer ovo na Sexta-Feira Santa.
-
O que significa Sexta-feira Santa?
R.: A Sexta-Feira Santa é o dia em que marca a Crucificação, a Morte e a Paixão de Jesus Cristo. Um momento de reflexão, de silêncio e “privações” em solidariedade ao sofrimento e à dor de Cristo.
-
Qual o significado de comer peixe na Sexta-feira Santa?
R.: O significado de comer peixe na Sexta-Feira Santa é de respeito ao sofrimento de Jesus Cristo, que foi crucificado nesse dia. Por isso, evita-se comer carne vermelha e de animais de sangue quente, que simbolizam o sangue de Cristo.
Fontes:
https://g1.globo.com/pa/para/noticia/padre-explica-o-sentido-das-celebracoes-desta-sexta-feira-santa.ghtml
https://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2020/04/por-que-nao-comer-carne-na-sexta-feira-santa.html
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-04/sabado-santo-dia-do-silencio.html