Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Receitas para Sexta-Feira Santa: 21 pratos deliciosos

Ficou sem ideias de receitas para Sexta-Feira Santa? Dê um pulo nessa lista imperdível com variedades e pratos maravilhosos para garantir a ceia de Páscoa!

PUBLICADO: 12/03/2021

Que tal um prato especial para saborear com a família no feriado? De praxe, as pessoas já pensam em alguma receita com bacalhau para seguir a tradição católica de não comer carne de animais de sangue quente. Mas, é possível sair do tradicional e montar um cardápio variado com massas e até pratos vegetarianos.

Elaboramos uma lista especial com 21 ideias saborosas e práticas para você montar o seu cardápio para Sexta-Feira Santa:

Que dia é a Sexta-Feira da Santa? Este ano (2021), é celebrada no dia 02 de abril. É uma data que traz grandes significados, com tradições e procissões. No nosso artigo você vai saber tudo sobre o feriado. Claro, além das deliciosas receitas para Sexta-Feira Santa.


Significado da Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa, conhecida também como Sexta-Feira da Paixão, é um dia de recolhimento e de reflexão para os cristãos. A data marca a morte de Jesus Cristo na cruz e também a memória da sua Paixão.

A Paixão de Cristo é feriado, e também é o único dia em que não há missa na Igreja Católica, mas tem a Celebração da Paixão de Cristo com uma liturgia de palavras, adoração à cruz e comunhão. Ocorre a partir das 15h, horário da morte de Cristo, segundo a Bíblia. A Sexta-Feira Santa também é marcada por procissões e encenações da Paixão de Cristo que recontam e revivem o caminho de Jesus Cristo até a sua morte.


O que não pode fazer na Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa é uma data destinada para abstinências e exercício de autodomínio, em respeito à dor e ao sofrimento de Jesus Cristo, que deu um testemunho de amor. Além de ser um momento para reflexão sobre a vida, os erros pessoais, problemas no mundo e o que podemos fazer de diferente para melhorar, um dos hábitos é não comer carne vermelha e nem frango neste dia - ambas as carnes simbolizam o sangue de Cristo. Por isso, há uma atenção especial em relação às receitas para Sexta-Feira Santa.

A tradição católica de não comer carne, ao longo dos anos, foi sendo adaptada pelos fiéis. O jejum inicialmente era feito durante todo o período da quaresma (40 dias antes da Páscoa), mas como ao longo do tempo os cristãos passaram a fazem a abstinência apenas na Sexta-Feira Santa. Inclusive, algumas pessoas abrem mão de algo que gostam muito, como por exemplo, refrigerante, café, etc.


Que carne pode comer na Sexta-Feira Santa

As receitas para Sexta-Feira Santa são compostas principalmente por peixes e frutos do mar - o ingrediente mais tradicional nesta data é o bacalhau. De origem portuguesa, o bacalhau foi sendo incorporado em diversas receitas para formar pratos típicos de Páscoa, por exemplo, lasanha, risoto e salada.

A tradição católica sugere que o jejum de carne vermelha e frango dure até pelo menos o meio-dia do Sábado, data que marca a espera com alegria e esperança a ressurreição de Jesus Cristo no Domingo de Páscoa.


Receitas para Sexta-Feira Santa Simples: 21 ideias incríveis e práticas

Para respeitar a tradição católica de não comer carne vermelha e frango, listamos a seguir 21 receitas deliciosas que podem compor o seu cardápio para Sexta-Feira Santa. Escolhemos opções simples e outras mais elaboradas, e dividimos por comidas típicas, massas e pratos alternativos para quem não gosta de peixe.


Comidas típicas de Sexta-Feira Santa

Comidas típicas


Massas para Sexta-Feira Santa

Empada de Palmito


Quem não gosta de peixe: receitas para Sexta-Feira Santa

Risoto Vegetariano


Com essas receitas, você poderá preparar um almoço completo para o dia para o feriado da Sexta-feira Santa! Se deseja salvar uma dessas receitas para preparar depois, basta adicioná-las na sua Foodlist pessoal! Assim você tem seu livro personalizado de receitas com Receitas Nestlé para utilizar a hora que quiser.


Perguntas frequentes

  • O que fazer para comer na sexta-feira santa?

    R.: Tradicionalmente, evita-se comer carne vermelha e de animais de sangue quente na Sexta-Feira Santa. Por conta disso, a data ficou marcada por pratos compostos por peixes e frutos do mar. Você também pode fazer uma massa - só que sem carne.

  • O que comer na Sexta-feira Santa pra quem não gosta de peixe?

    R.: Quem não gosta de peixe, a alternativa é caprichar nas massas, como a lasanha de berinjela e nas opções vegetarianas, como um hambúrguer de soja e saladas nutritivas.

  • Pode comer ovo na sexta-feira santa?

    R.: Sim, pode-se comer ovo na Sexta-Feira Santa.

  • O que significa Sexta-feira Santa?

    R.: A Sexta-Feira Santa é o dia em que marca a Crucificação, a Morte e a Paixão de Jesus Cristo. Um momento de reflexão, de silêncio e “privações” em solidariedade ao sofrimento e à dor de Cristo.

  • Qual o significado de comer peixe na Sexta-feira Santa?

    R.: O significado de comer peixe na Sexta-Feira Santa é de respeito ao sofrimento de Jesus Cristo, que foi crucificado nesse dia. Por isso, evita-se comer carne vermelha e de animais de sangue quente, que simbolizam o sangue de Cristo.


Fontes:

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/padre-explica-o-sentido-das-celebracoes-desta-sexta-feira-santa.ghtml

https://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2020/04/por-que-nao-comer-carne-na-sexta-feira-santa.html

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-04/sabado-santo-dia-do-silencio.html