Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Carne de Panela: 27 receitas saborosas para o dia a dia

Descubra maneiras diferentes de fazer a tradicional carne de panela e inovar no cardápio.

Quem não ama aquela comida quentinha, caseira e feita na hora? Uma das comfort food mais famosas é a carne de panela, figurinha carimbada na casa dos brasileiros, e cada um tem a sua receita predileta ou modo de fazer.

Seja nos almoços de domingo em família ou no dia a dia, a verdade é que esse prato já virou tradição. Saborosa e fácil de fazer, uma receita de carne de panela é uma boa alternativa até para quem é iniciante na cozinha.

Se você quer aprender como fazer esse prato clássico ou ter opções para variar no almoço, este artigo é o que procura. Separamos 27 receitas de carne de panela para você escolher a que mais gosta!

 

Como fazer carne de panela

A tradicional carne de panela é uma escolha rápida e prática, que salva a todos na hora da fome. Sem segredos e com a ajuda da grande aliada panela de pressão, veja abaixo o passo a passo dessa receita de carne de panela especial.

1. Carne Especial

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 2 cebolas em pétalas
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 quilo de coxão duro em peça
  • 3 tabletes de MAGGI® Caldo Carne
  • 3 xícaras (chá) de água quente
  • 3 tomates sem pele sem sementes picados

Modo de preparo

1. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Acrescente a carne e deixe dourar por cerca de 10 minutos, virando de vez em quando.
2. Junte o MAGGI Caldo dissolvido na água quente e os tomates.
3. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 40 minutos, após iniciar a fervura.
4. Desligue e espere sair a pressão. Cozinhe por cerca de 5 minutos para apurar o molho. Sirva a carne fatiada com o molho

 

Receitas de carne de panela para o dia a dia

Carne de Panela: Picadinho de carne, alho-poró, mandioquinha e quinoa

De batata a grão de bico, a carne de panela combina com quase qualquer acompanhamento. Quer mudar o cardápio? Confira essa lista completa para o dia a dia:

2. Carne de Panela mais Saborosa: além de ensinar truques para deixar o prato mais saboroso, essa receita de carne de panela traz abóbora como acompanhamento.
3. Carne de Panela com Batata e Cebola: uma das mais tradicionais e requisitadas nos almoços de família, a receita de carne com batata pode ser compartilhada ao lado de boas histórias.
4. Carne de Panela com Grão-de-bico: seja na ceia de natal ou no almoço de domingo, o grão de bico dá um sabor especial a qualquer refeição.
5. Carne de Panela com Abóbora e Toque de Nescafé: essa variação prática da receita traz o toque do Nescafé para deixar o caldo com um sabor diferenciado.
6. Carne de Panela ao Molho de Vinho: a maciez que você procura, com a sofisticação que só o vinho dá.
7. Carne Louca: além do nome criativo, a receita de carne louca – um clássico das festas – traz a acidez do vinagre de azeitonas para equilibrar o sabor.
8. Carne Louca Maggi: como na receita mais conhecida, essa variação da carne louca também pode ser servida em uma travessa ou em sanduíches para alegrar a sua festa.
9. Cozido do Brasil: quem não ama uma comida quentinha no frio? Mas independentemente do clima, essa receita de carne de panela com ervilha e mandioquinha é uma delícia.
10. Picadinho Dia a Dia: uma receita coringa para todos, até para quem não tem intimidade com a cozinha. Fica pronta em 40 minutos e leva molho de tomate.
11. Picadinho de Carne com Batatas e Cenoura: a batata e a cenoura não são super-heroínas, mas salvam qualquer refeição.
12. Picadinho de Carne com Legumes: nessa variação, os legumes enriquecem a receita de carne de panela e deixam o molho uma delícia.
13. Picadinho de Carne Maggi: essa opção leva coxão mole, tomates, batatas, cenouras e Maggi Caldo em Pó Carne.
14. Picadinho de Carne, Alho-poró, Mandioquinha e Quinoa: uma combinação de carne de panela, alho-poró, mandioquinha e quinoa: uma receita cheia de nutrientes e sabor!
15. Picadinho Delícia: o segredo para essa receita de carne de panela é focar nos temperos certos e aproveitar a carne desmanchando na boca.
16. Arroz com Carne e Palmito: por que não variar no arroz? Nessa receita, você aprende uma outra forma de prepará-lo com carne desfiada e palmito.

 

Receitas de carne de panela diferentes

Carne de Panela: sanduíches de carne com queijo derretido

17. Torta de Carne de Panela: além dos pratos tradicionais, a carne de panela é um recheio delicioso, perfeito para o café da tarde.
18. Macarrão de Panela de Pressão com Carne: para quem ama massas, essa é uma opção rápida e prática! O brócolis e o queijo a deixam ainda melhor.
19. Sopa de Carne com Legumes: se sopa é janta, não sabemos! Mas que essa receita é uma delícia, isso garantimos.
20. Sanduíche de Carne Cremoso: em família ou sozinho, o sanduíche com carne e requeijão é uma opção fácil e deliciosa.
21. Sanduíches de Carne com Queijo Derretido: outra forma de aproveitar seu sanduíche é acrescentando o queijo cheddar, para deixá-lo ainda mais suculento.
22. Mini Picadinho de Carne: essa variação é perfeita para quem procura uma forma criativa de servir a carne de panela.
23. Mini Taco de Tapioca: é difícil encontrar um recheio que não caia bem com tapioca, e a carne de panela não fica de fora dessa!
24. Ensopado de Carne com Cerveja Preta: esse é o prato para levar de geração em geração! O amargor com toque adocicado da cerveja preta abre o paladar e acentua o sabor incrível da carne.
25. Torta Folhada Cremosa de Carne: o almoço de domingo será muito mais especial com essa receita, que leva ervilhas, tomates, salsa e requeijão Nestlé.
26. Sanduíche de Carne Louca: ao lado do cachorro quente, o sanduíche de carne louca carrega o sabor da infância. E por que não deixá-lo mais nutritivo com pão francês integral e Nutren Senior Sem Sabor em Pó?
27. Salada de Carne: fitness ou não, você com certeza vai se apaixonar por essa salada de carne com pimentão, tomate, azeitona e o famoso Maggi Gril.

Se você não souber como desfiar a carne, não tem problema! Nós te ajudamos. Ah, e se quiser inovar ainda mais, aposte em alguns molhos como acompanhamento. Eles darão um sabor especial à sua refeição.

 

Os melhores cortes para carne de panela

Apesar de quase todos os cortes darem certo na panela de pressão, os fibrosos e magros possuem um sabor intenso e desmancham depois de cozidos. Por isso, são os preferidos para essa receita.

Listamos abaixo os cortes mais recomendados para você ter uma carne macia e saborosa:

Acém

Conhecido por ser uma carne relativamente mais barata, esse corte apresenta uma alta quantidade de colágeno. Esse colágeno derrete durante o cozimento e se transforma em uma gelatina, responsável pelo sabor e textura característicos. Apesar de ser delicioso, tenha cuidado ao prepará-lo: é importante estar atento enquanto cozinha-o para não perder o ponto do corte.

Músculo

Parecido com o acém, esse corte é magro e rico em colágeno. A maior diferença é sua textura, muito mais macia e, por isso, seu cozimento precisa de bastante caldo para alcançar o ponto desejado. Independentemente da escolha entre o músculo traseiro e dianteiro, essa é uma ótima opção para uma deliciosa carne de panela.

Costela

Outro corte tradicional, a costela possui ossos maiores e mais largos. A presença do osso dá a esse carne uma textura e um sabor únicos, garantindo um um caldo mais espesso e saboroso.

Fraldinha

Presente em muitos churrascos, esse corte possui faixas musculares mais grossas e longas, ideal para ensopados, picados e a famosa carne louca desfiada.

Paleta

Uma das partes mais musculosas, a paleta é ótima para fazer a carne de panela. Barata, macia e saborosa, ela combina perfeitamente com ensopados, cozidos e molhos.

 

Dicas para uma carne de panela perfeita

Preparo

Procure cortar a carne em tamanhos semelhantes, como cubos grandes. Ao limpar, tente não retirar toda a gordura, porque é ela quem ajuda a evitar o ressecamento durante o preparo. Depois, para selar perfeitamente, coloque os pedaços aos poucos, assim todos ficarão em contato com o fundo da panela. Se você quiser, após dourar todos os lados da carne, retire-a. Isso formará uma crosta na panela, que deixa o molho mais saboroso.

Tempero

Na carne de panela, não há limites como vimos acima. Se você gosta de um bom tempero, as ervas frescas, como cebolinha, salsinha, tomilho e orégano são grandes amigas na hora de cozinhar. Mas tome cuidado para não que o sabor delas não se sobressaia ao sabor da carne. Além disso, você pode variar nos diversos sabores de Maggi Caldos, tornando cada refeição única.

Cozimento

A escolha da panela é onde mora o segredo de todas as receitas de carne de panela. Na queridinha panela de pressão, a dica é usar e abusar de ingredientes frescos e, após o tempo de cozimento, não se esquecer de deixar a panela aberta cozinhando por alguns minutos. Esse é o truque para que o molho reduza e fique mais concentrado.

Já nas panelas normais, dê preferência às mais pesadas e de fundo grosso, para manter a temperatura durante todo o cozimento. Em ambos os casos, lembre-se de pré-aquecer a água, para relaxar as fibras e ter uma carne bem macia como resultado.

Pronto! O almoço de vó direto na sua casa. Quer saber mais dicas? O site Receitas Nestlé reúne as melhores dicas e receitas para todas as ocasiões. Não deixe de acessar esse conteúdo exclusivo do mundo gastronômico!

 

Perguntas frequentes

  • Quantos minutos para cozinhar a carne de panela?

    Na panela de pressão, serão em torno de 30 minutos no máximo. Já em outras panelas, o processo de cozimento pode levar 2 horas.

  • Como aproveitar as sobras da carne de panela?

    Existem muitas possibilidades. Além da opção de adicionar alguns acompanhamentos, você pode transformá-la em outras receitas. Desde sanduíches a deliciosos croquetes, a dica é deixar a criatividade livre.

  • Posso congelar a carne de panela?

    Sim, por até 3 meses. Porém, fique atento aos acompanhamentos, como batatas ou cenouras. Com o tempo, eles podem acumular água e perder o sabor. Na verdade, é preferível congelar apenas a carne.

  • Minha carne ficou dura e agora?

    O ideal é deixar mais alguns minutos no fogo baixo cozinhando. Se estiver muito seca, adicione aos poucos água e tampe a panela.

Fontes:

https://www.supermercadosrondon.com.br/guiadecarnes/dicas-e-receitas/?idpost=44&titulo=quais-sao-os-melhores-cortes-para-preparar-carne-de-panela

https://claudia.abril.com.br/cozinha/gastronomia/siga-estas-11-dicas-e-faca-a-carne-de-panela-perfeita/

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?