Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Ovo de Páscoa Trufado: melhores dicas de como fazer

O segredo do ovo de Páscoa trufado está na casca recheada. Sabe como fazer? Receitas Nestlé conta o passo a passo para fazer o ovo trufado perfeito.

PUBLICADO: 24/03/2021

Na época mais doce do ano, não pode faltar o ovo de Páscoa trufado! A crocância ao morder a casca de chocolate e depois sentir aquele recheio delicioso é uma verdadeira satisfação. Há quem diga que o doce é uma forma de afeto. E, cá entre nós, um abraço “chocolatudo” é sempre muito bem-vindo, ainda mais na Páscoa.

Então, que tal aprender como fazer ovo de Páscoa trufado? Aliás, todo ovo de Páscoa com recheio é bom demais. É só saber os “macetes” certos que não tem como dar ruim.

Vem com a gente, que Receitas Nestlé mostra as técnicas essenciais para trabalhar com chocolate e o passo a passo do preparo do ovo trufado caseiro. E, de quebra, mais receitas de ovo de colher!


Ovo de Páscoa trufado: o recheio da casca

O recheio do ovo de Páscoa trufado precisa estar frio quando for espalhado na primeira camada da casca (que estará endurecida). Isso é extremamente importante para não derreter o chocolate. Portanto, a nossa sugestão é: primeiro prepare a trufa e, enquanto ela esfria na geladeira, você pode trabalhar com o chocolate (derretimento e temperagem) para fazer a casca.

Outra consideração é que o recheio não deve ser muito líquido para não misturar com a segunda camada da casca (que estará derretida).

A trufa tradicional é feita com chocolate e creme de leite; em alguns casos, acrescenta-se diferentes ingredientes, como licor, frutas, nozes, entre outros. Hoje, existe uma grande variedade de sabores de trufa: maracujá; limão; bolo de cenoura; frutas vermelhas; avelã; e muito mais.

Fique à vontade para escolher o recheio da sua preferência para o seu ovo de Páscoa trufado.


Ovo de Páscoa trufado: derreter e temperagem do chocolate

O ovo de Páscoa trufado tem que ter aquele “tchan” de crocância quando a gente quebra a casquinha, o famoso snap! Para chegar a esse resultado é importante saber como derreter o chocolate e como fazer a temperagem, ou seja, controlar a temperatura ideal quando for resfriá-lo. Isso garante uma casca de chocolate brilhante, crocante e que derrete na boca.

Mas, por quê? A barra de chocolate nada mais é do que cristais reunidos de uma forma muito perfeita. Quando você derrete, os cristais ficam soltos, espalhados, e se o chocolate endurece dessa forma, não fica uniforme. E a temperagem faz com que esses cristais se “reúnam”. Vamos ao passo a passo:

Como derreter o chocolate para o seu Ovo de Páscoa Trufado

Aqui será explicado o processo de como derreter chocolate no micro-ondas; você pode conferir a técnica do banho-maria no nosso artigo Chocolate e Seus Segredos.

  • Num recipiente refratário, limpo e seco, distribua o chocolate picado de forma uniforme.
  • Leve ao micro-ondas, em potência média, por 1 minuto. Mexa bem, para que os pedaços comecem a derreter.
  • Aqueça de 30 em 30 segundos, sempre mexendo para não queimar, e até derreter completamente o chocolate.
  • Depois de derretido, o chocolate tem que estar na temperatura de 40ºC a 45ºC. É interessante ter um termômetro culinário (laser ou espeto). Mas você pode verificar a aparência do chocolate: tem que estar liso e totalmente derretido.

Ovo de Páscoa trufado: temperagem

O chocolate derretido precisa ser resfriado até uma temperatura ideal. É importante você sempre conferir as orientações da embalagem da sua barra, pois cada tipo de chocolate tem uma temperatura a se seguir:

  • Chocolate ao leite/branco 28 ºC
  • Blend 29 ºC
  • Meio amargo 31 ºC

Aqui será explicada a temperagem em banho-maria frio, também conhecido como banha-maria invertido. Você pode conferir a temperagem “método das 3 partes” e tablagem no nosso vídeo como temperar chocolate.

  • Num recipiente maior que o do chocolate derretido, coloque água em temperatura ambiente (não precisa encher muito, para não ter o risco de transbordar ou respingar água no chocolate).
  • Cuidadosamente, coloque o recipiente com o chocolate derretido dentro do bowl com água em temperatura ambiente, assim vai resfriando-o aos poucos.
  • Mexa bem o chocolate, para evitar que apareçam manchas depois que endurecer (tomando muito cuidado para que não caia nenhuma gota de água no chocolate).
  • Agora, é preciso verificar se chegou na temperatura ideal. De novo, o termômetro culinário ajuda bastante; mas você pode conferir colocando um pouco de chocolate nos lábios, e se transmitir a sensação de frio, está na temperatura ideal.
  • Outra técnica é colocar um pouco de chocolate numa colher e levar à geladeira por 3 minutos, se ficar brilhante é porque está pronto para ser usado.

Atenção na temperagem

Caso o chocolate cristalize muito rápido, ou seja, endureça, aqueça-o novamente no micro-ondas por 30 segundos, apenas para que ele volte à temperatura ideal, não sendo necessário temperá-lo novamente. Isso você só pode fazer durante o processo de uso. Agora, se você deixar o chocolate muito tempo parado e ele realmente endurecer, será necessário refazer a temperagem por completo; e uma dica: só é indicado que você repita o processo de temperagem com o mesmo chocolate uma única vez, do contrário ele vai perdendo suas características e o resultado final não será satisfatório.


Como fazer a casca recheada

O ovo trufado deve ter uma casquinha firme, não muito grossa (pois vai ter o recheio dentro) e nem muito fina para não quebrar. Antes de tudo, é preciso ter a forma específica para ovo de Páscoa. Existem modelos e tamanhos diferentes, fique à vontade para escolher – mas a nossa sugestão é a forma de silicone com três partes, simplesmente por ser mais prática. Então, mãos à forma:

Ovo trufado: fazer a primeira camada da casca

Forma de silicone com três partes

1. Complete a cavidade da forma até o nível indicado.

2. Encaixe o molde de silicone na cavidade e feche com a terceira parte.

3. Faça um pouco de pressão para o chocolate derretido espalhar pela cavidade toda. Mas cuidadosamente para evitar que o chocolate transborde nas bordas.

4. Leve à geladeira por cerca de 20 minutos.

5. Ao retirar da geladeira, a forma tem que estar toda opaca e o chocolate brilhante (lembra da temperagem? Isso quer dizer que deu certo!).

Forma de silicone com uma parte

6. Faça uma camada com o chocolate, espalhando com uma colher por toda a cavidade.

7. Se cair ou transbordar chocolate nas bordas, limpe para evitar aquelas rebarbas.

8. Leve à geladeira por cerca de 20 minutos.

9. Repita o processo mais duas vezes (assim, você tem uma casca mais firme, mas não muito grossa).

Ovo trufado: colocar o recheio

10. Tire, com cuidado, as rebarbas de chocolate que transbordaram na forma.

11. Passar uma camada generosa de trufa (recheio frio), espalhando por toda a casca.

Ovo trufado: a segunda camada da casca

12. Utilize chocolate que você temperou para cobrir a trufa.

13. Espalhe com muito cuidado para não misturar com a trufa.

14. Leve à geladeira por cerca de 20 minutos

Lembre-se de fazer as duas metades da casca para completar o ovo trufado!


Ovo trufado caseiro, duas receitas deliciosas para praticar!

Já que você virou expert em casca recheada, então está mais do que na hora de fazer um incrível ovo trufado caseiro. E não é qualquer um não, tem que ser um ovo de Páscoa maravilhosamente bom! Aquele para você se deliciar ou para presentear alguém especial. Veja as nossas duas sugestões:

2 receitas de ovo trufado caseiro:

Ovo trufado de Maracujá

Ovo Trufado de Maracujá


Ovo Trufado de Caramelo Salgado

Ovo Trufado de Caramelo Salgado

Botão Páscoa

Ovo de Páscoa trufado: foodlist de ovo recheado

O ovo de Páscoa trufado tem recheio dentro da casca, o que é uma delícia (não é à toa que é um dos queridinhos da Páscoa). Mas, como os brasileiros dão asas à criatividade, inventaram o ovo de Páscoa recheado, o ovo de colher, que de tanto sabor, fica difícil não se derreter.

É ovo de Páscoa bom que você quer? Então, aqui vai uma foodlist de ovo recheado com receitas de dar água na boca!

Agora é hora de arrasar na cozinha: separe os ingredientes e os utensílios necessários, coloque o som na caixa e mãos à forma!

Para mais receitas, navegue por pratos e dicas incríveis em Receitas Nestlé e descubra o que há de melhor na culinária. São mais de 4 mil receitas especialmente feitas para você!


Perguntas frequentes

  • Qual a diferença entre ovo de Páscoa trufado e ovo de Páscoa recheado?

    O ovo de Páscoa trufado tem a casca recheada, ou seja, uma camada de chocolate, outra de trufa, e mais uma de chocolate para fechar a casca. Já o ovo de Páscoa recheado tem o recheio na cavidade (o ovo de colher é um dos preferidos)

  • Como fazer um ovo de Páscoa trufado?

    Basicamente, para fazer um ovo de Páscoa trufado você deve seguir três etapas: preparar a trufa (recheio) e deixar esfriar na geladeira; derreter o chocolate e fazer a temperagem; colocar a primeira camada da casca na forma, levar para a geladeira; esperar endurecer para colocar o recheio e cobrir com a segunda camada de chocolate derretido; levar à geladeira para endurecer.

  • O que é ovo trufado?

    O ovo trufado tem que ter a casca recheada com o sabor de sua preferência. Em suma, a casca é uma camada de chocolate, outra de trufa (recheio), e outra de chocolate para cobrir. Existem ovos de trufa recheados, que além da casca recheada, têm recheio dentro do ovo.


Fontes:

https://www.receitasnestle.com.br/programa/basico-do-basico/como-temperar-chocolate

https://www.receitasnestle.com.br/programa/chocolateria/sabor

https://www.receitasnestle.com.br/dica/2017/02/13/chocolate-e-seus-segredos