Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Receitas de Ovos de Páscoa: passo a passo para fazer o ovo perfeito!

Descubra as melhores receitas de Ovos de Páscoa de chocolate tradicional, trufado, de colher e mais. Aprenda como fazer o ovo de Páscoa perfeito!

PUBLICADO: 04/03/2021

Que tal nessa Páscoa você inovar e fazer os próprios doces para celebrar a data? Aventurar-se a fazer as receitas de ovos de Páscoa é uma grande diversão. Aliás, é possível tirar uma renda extra (ovo de Páscoa caseiro é um sucesso). Também é uma ótima opção para presentear as pessoas queridas.

Pode até parecer difícil fazer ovo de Páscoa, né? Que nada! Com as dicas certas e os acessórios específicos, você consegue se tornar um(a) coelhinho(a) da Páscoa!

Receitas Nestlé selecionou as informações mais preciosas de como fazer ovos de Páscoa. Por exemplo, você sabe o que é a temperagem do chocolate? Isso é importantíssimo para a casca do ovo ficar brilhante. Essa e outras dicas estão aqui no nosso artigo. Confira tudo sobre receitas de ovos de Páscoa.

Coelhinhos(as), mãos à obra - quer dizer, ao chocolate!


A história dos ovos de Páscoa

O ovo é um dos principais símbolos da Páscoa, ao lado do coelho. Mas qual o sentido disso? Antes mesmo do cristianismo, alguns povos antigos tinham a tradição de usar ovos como símbolo de fertilidade e renascimento. Eles pintavam-os para celebrar a primavera e saudar os deuses. Já o coelho era um símbolo de fertilidade entre os povos germânicos que também comemoravam o início da primavera.

O cristianismo incluiu ambas as tradições na Páscoa cristã para simbolizar a ressurreição de Jesus Cristo. A história completa sobre a origem dos ovos de Páscoa, quando surgiu o ovo de chocolate e as curiosidades sobre a celebração, você pode conferir no nosso artigo Páscoa 2021

Agora, vamos às dicas de como fazer ovos de Páscoa.


Dicas essenciais para fazer o ovo de Páscoa perfeito

Para as receitas de ovos de Páscoa darem certo, é fundamental conhecer algumas técnicas básicas que facilitam o processo e garantem um bom resultado. O uso de forminhas específicas não pode faltar, por exemplo. As orientações de temperagem (controle da temperatura) para derreter e resfriar o chocolate devem ser seguidas à risca. Com as nossas dicas preciosas, as suas receitas vão passar longe de “dar ruim”. Vem com a gente!

  • Formas para ovos de Páscoa

    Existem dois tipos de formas mais utilizadas: a de acetato; e a de acetato com silicone. A primeira é mais simples e menos reforçada. A segunda é mais prática e tem maior durabilidade. Independente da forma que você adquirir, lembre-se sempre de que tem que limpá-la antes de usar: lavar com água morna, secar com pano que não solte fiapos (como o TNT), e polir com algodão. Isso ajuda o chocolate a aderir melhor e proporcionar um aspecto brilhante à casca.

  • Balança culinária para pesar os ingredientes

    Adquirir uma balança culinária é um ótimo investimento para se dedicar à cozinha - no dia a dia e profissionalmente. É importante pesar com precisão os ingredientes das receitas para que o resultado fique perfeito. E com o ovo de Páscoa mais ainda!

  • Temperagem para os Ovos de Páscoa

    A temperagem consiste em um controle de temperatura ideal para o aquecimento e resfriamento do chocolate. Isso visa dar um aspecto brilhante, boa textura e deixar mais fácil para ser moldado.

    As características de um chocolate que teve a sua temperagem perfeita:

    • Brilho;
    • Resistência à temperatura ambiente;
    • Estrutura rígida que estala ao ser quebrado (o famoso snap!);
    • Ao esfriar ele contrai, facilitando o desmolde.

    Basicamente, a temperagem para derreter é: em um recipiente, coloque chocolate e leve ao micro-ondas, em potência média, por cerca de 3 minutos, mexendo de minuto em minuto, até que o chocolate derretido fique com a temperatura entre 40ºC e 45ºC (isso para todos os tipos).

    Além disso, há diferentes tipos de temperagem dependendo da quantidade de chocolate que for ser temperada. Por exemplo, banho-maria frio é indicado para até 500g de chocolate.

  • Termômetro para garantir a temperatura ideal no resfriamento do chocolate

    Na temperagem, o não resfriamento do chocolate correto pode acabar com todo o seu trabalho. Seguir, precisamente, a orientação de temperatura indicada na receita faz toda a diferença. Por exemplo, se a temperatura indicada na receita for 28ºC, tem que esfriar aos poucos até chegar a 28ºC - se resfriar um pouco menos não tem problema - a mais, sim.

    Por isso, o mais recomendável é usar um termômetro culinário para medir com precisão a temperatura do chocolate para garantir uma temperagem perfeita. Dê preferência para o termômetro de espeto que, além de mais barato, consegue medir a temperatura no fundo do recipiente onde está o chocolate derretido. Enquanto o a laser mede apenas a superfície.

    Você pode até não usar o termômetro e aferir a temperatura do chocolate com o toque de lábios ou no pulso. Mas para quem vai fazer ovo de Páscoa para vender, o ideal é garantir uma temperagem perfeita.

    Se você ainda tem dúvidas sobre temperagem, relaxa! O passo a passo com dicas preciosas você confere no nosso vídeo Como Temperar Chocolate - Receitas Nestlé:

  • Qual a espessura ideal para o ovo de Páscoa

    A casca do ovo de Páscoa não pode ser muito grossa e nem muito fina. O ideal é ter uma espessura entre 5 a 7 milímetros. A dica é despejar uma primeira camada na forma, levar para a geladeira por cerca de 10 minutos. Retire a forma e coloque-a contra a luz, se o chocolate apresentar um aspecto meio “transparente”, é necessário engrossar um pouco mais a espessura. Despeje uma segunda camada, e repita o processo. Mas caso você utilize formas de três partes, elas já veem com a marcação exata da quantidade de chocolate a ser adicionada.

  • O peso dos ovos de Páscoa

    Como saber o peso do ovo de Páscoa? Essa é uma dúvida frequente entre as pessoas que fazem ovos caseiros para vender. Ter uma balança culinária é importante. Vamos lá, basicamente, o peso final corresponde ao peso da casca + peso do recheio + decoração:

  • Cada casca caseira tem um peso diferente se for feita numa forma simples ou na forma de 3 partes, por isso é ideal pesar as cascas cruas e depois quando for rechear e decorar.
  • Cada ovo precisa ser pensado com relação aos recheios e decoração antes da montagem, por isso é interessante ter uma balança para garantir que todos saiam iguais. Lembrando que TUDO que é utilizado influencia no peso final.
  • É importante que a pessoa tenha uma FICHA TÉCNICA com os dados de cada parte do ovo: casca, recheio, bombons, com o peso anotado para saber exatamente quanto deverá utilizar.
  • Como desenformar o ovo de Páscoa sem quebrar a casca

    É importante não deixar o chocolate na forma muito tempo na geladeira. Caso contrário ele cristaliza demais, ou seja, endurece e fica mais difícil de desenformar. Siga à risca as orientações da receita. Outra dica é limpar o chocolate que caiu na borda da forma, depois que você a preencheu com chocolate derretido.

  • Manuseio do ovo de Páscoa

    Quando a casca do ovo de Páscoa estiver pronta, você vai precisar manuseá-la para decorar, colocar bombons e embalar. Manusear chocolate sem nenhuma proteção na mão é um grande erro: além de derreter, você pode deixar marcas. Por isso, use um pano que não solte fiapo, como o TNT, luvas de látex ou luvas culinárias próprias para se trabalhar com chocolate.

  • O papel ideal para conservar os ovos de Páscoa

    O ideal é utilizar o papel chumbo, com um lado prateado e brilhante do outro. É parecido com papel alumínio, só que mais fino. Além da função de proteger e conservar o chocolate, serve para decorar, pois tem opções coloridas.


Receitas de ovos de Páscoa: 4 opções de sucesso

A cada ano, a Páscoa é recheada com novidades de dar água na boca. E, quando a gente pensa que a criatividade se esgotou, inventam novos ovos de chocolate, de todos os tipos, para celebrar a data. Algumas tendências se consolidam e marcam presença em todas as edições. Há inúmeras receitas de ovos de Páscoa, fica até difícil escolher.

Aqui vamos apresentar brevemente 4 tipos de ovos que figuram entre os principais:


Ovos de Páscoa tradicionais

Os mais populares de todos, os ovos de Páscoa tradicionais atendem às expectativas de quem prefere sentir mais o sabor do chocolate. A casca do ovo é simples, sem recheio, variando o chocolate (branco, ao leite, amargo, entre outros); pode ter flocos de arroz; e dentro pode ter surpresas, como bombons e brinquedos.


Ovos de colher

Uma das tendências já consolidadas, os ovos de colher fazem sucesso entre as pessoas cujo paladar é mais açucarado. O grande protagonista do ovo de colher é o recheio, que é servido apenas em uma metade da casca. São vários sabores deliciosos, que são devorados à colheradas. Além disso, geralmente são decorados caprichosamente.


Mini ovo de Páscoa

Essa é uma opção versátil, porque serve tanto para consumir quanto para decoração - e até mesmo para brincadeiras. Praticamente, são ovos tradicionais só que pequenos, e podem ser ocos ou não. Pelo tamanho, utiliza-se para enfeitar a mesa de Páscoa dentro de potes, vasos, canecas, etc. Para divertir a criançada, os mini ovos são perfeitos para fazer a tradicional caça aos ovos. Também é costume, em confraternização de trabalho, presentear os colegas com vários ovinhos.


Ovo de Páscoa trufado

O recheio trufado consiste normalmente no preparo da trufa com creme de leite e chocolate em barra (essa combinação é a famosa ganache), mais chocolate em pó. Além da adição de alguma bebida alcoólica, como rum ou licor. O preparo é simples e o resultado fica incrível!

Essa é uma opção deliciosa que caiu no gosto dos brasileiros. A casca do ovo é generosamente recheada - os sabores são diversos, desde Prestígio®, Leite Ninho® e até chocolate. Pode vir com surpresas dentro, geralmente bombons.


Como ganhar dinheiro com Ovos de Páscoa

A Páscoa é uma época boa para empreender e fazer uma renda extra. Se você pretende trabalhar com chocolate - mesmo que temporariamente - é importante se preparar com antecedência, como por exemplo elaborar um plano de negócio simples.

Calma que você vai aprender tudo o que precisa para se tornar um(a) coelhinho(a) empreendedor(a) no nosso artigo como ganhar dinheiro com ovos de Páscoa.

A seguir, vamos explicar sobre os tipos de chocolate, recheios e embalagens para ovos de Páscoa:


Melhores chocolates para fazer ovo de Páscoa

Tem três tipos de chocolates para fazer os ovos de Páscoa. A escolha interfere na qualidade e, para quem for vender, no preço. O mais indicado é o chocolate puro que é o de maior qualidade. Confira os três:

  • Chocolate Puro (ou nobre): composto com pelo menos 25% de cacau; a base é manteiga de cacau e tem textura mais macia; derrete mais facilmente na boca;
  • Chocolate Fracionado: adição de gordura; não é muito saudável; não precisa de temperagem;
  • Chocolate Hidrogenado: tem gordura vegetal hidrogenada em sua composição, também não é muito saudável; não precisa de temperagem.

Recheios para Ovo de Páscoa

Existe uma grande variedade de receitas de recheio para ovos de Páscoa, algumas são Prestígio®; churros; Leite Ninho®; creme de avelã; pistache; pavê; brigadeiro; entre outros. Não tem muito segredo para montar o ovo, basicamente é:

  • Recheio para ovo de colher: Depois de derreter o chocolate, através da temperagem, despeje-o em um molde de casca de ovo e leve para a geladeira por cerca de 10 minutos. Retire, e preencha o ovo com o recheio.
  • Recheio para ovo trufado: Lembre-se que no ovo trufado é a casca que será recheada. Ou seja, tem a primeira camada, o recheio, e a segunda camada. Derreta o chocolate, igual ao processo descrito no ovo de colher, despeje-o em um molde de casca de ovo, para formar uma camada fina; leve para a geladeira por cerca de 10 minutos. Retire, e coloque o recheio (a trufa), que deve estar firme para não misturar com a segunda camada. Não exagere no recheio para evitar que a casca quebre. Agora é só despejar o chocolate derretido por cima do recheio, espalhar com cuidado, e voltar para a geladeira por cerca de 10 minutos para endurecer a segunda camada.

Embalagens e enfeites para ovos de Páscoa

As embalagens são importantes para chamar a atenção do consumidor e, claro, também para proteger o ovo de Páscoa. Aqui você pode soltar a criatividade, usar caixas decoradas, papel colorido, laços e fitas para montar uma embalagem bonita. Vale usar os símbolos da Páscoa, como coelhinhos, cenouras e ovinhos.


Os símbolos da Páscoa: o ovo e o coelho da Páscoa

Alguns símbolos da Páscoa precedem a própria celebração da Páscoa cristã e da Páscoa judaica, como é o caso dos ovos. Registros arqueológicos apontam que as primeiras civilizações da região da Mesopotâmia, do Antigo Egito e alguns povos africanos tinham o ovo como um importante símbolo de fertilidade e de renascimento. Ovos de avestruz e de outros animais eram decorados e oferecidos para saudar a primavera e a deusa da fertilidade.

Ao passar dos anos, o cristianismo se expandiu para a região da Mesopotâmia, e a partir de uma junção cultural, o ovo passou a ser também um símbolo da Páscoa, sendo uma metáfora para a ressurreição de Jesus Cristo.

E o coelho da Páscoa? Ora, esse tradicional símbolo da Páscoa surgiu entre os povos germânicos, na Idade Média, para comemorar o início da primavera no hemisfério norte. A lebre - parente do coelho - era um símbolo de fertilidade e vida, pois procria rapidamente e tem muitos filhotes. E, justamente, na primavera é que começa a época de acasalamento desses animais. Assim, o cristianismo incorporou essa tradição, contudo, substituindo a lebre pelo coelho como um dos símbolos da Páscoa, destacando a vida nova de Cristo.


12 receitas de ovos de Páscoa

Chegou o melhor momento, é hora de fazer o seu ovo de chocolate perfeito! Selecionamos as melhores sugestões, incrivelmente deliciosas, para você deixar qualquer especialista em confeitaria de boca aberta. Veja as receitas de ovos de Páscoa:


Ovos de Páscoa Tradicionais

Ovo Branco com Crocante de Amêndoas e Erva-doce

Ovo Branco com Crocante de Amêndoas e Erva-doce

Ovos de Páscoa de Colher

Ovo Pavê de Colher

Ovo Pavê de Colher

Mini Ovos de Colher

Mini Ovo de Colher com Ganache e Kitkat

Mini Ovo de Colher com Ganache e Kitkat

Ovos de Páscoa Recheados

Ovo Recheado com Brownie e Brigadeiro

Ovo Recheado com Brownie e Brigadeiro

Ovos de Páscoa Trufados

Ovo de Colher Trufado de Maracujá

Ovo de Colher Trufado de Maracujá

Botão Páscoa
 

Muito bem! Agora você já está pronto(a) para preparar Ovos de Páscoa deliciosos! Além dessas receitas, você encontra em nosso site outras opções para criar sua própria Foodlist com receitas para a Páscoa como desejar!


Perguntas frequentes

  • Quantos ovos de Páscoa dá pra fazer com uma barra?

    Primeiro, é importante verificar se estamos falando sobre o peso da casca ou peso do ovo. Isso porque um ovo de colher é feito apenas com uma casca, mais o recheio. A ideia é comprar barra de chocolate de 1kg - na embalagem está especificado o peso de cada quadradinho: por exemplo, se cada quadradinho pesar 100g e você vai fazer um ovo de 300g, é só usar 3 quadradinhos. Mas é preciso se atentar, porque se você estiver falando do peso da casca, é possível fazer mais de uma casca com 300g de chocolate, dependendo do tamanho.

  • Como fazer um ovo de Páscoa caseiro?

    Basicamente, para fazer ovo de Páscoa caseiro, você vai precisar de uma forma para ovo de Páscoa; fazer a temperagem correta do chocolate, despejar no molde e levar para a geladeira.

  • Quanto de chocolate eu uso para fazer um ovo de 500g?

    É importante considerar alguns fatores: as 2 cascas do ovo fechado terão 500g? Tem bombons dentro? E se for ovo de colher, a casca e o recheio juntos vão ter 500g como peso final? Tudo isso influencia na quantidade de chocolate a ser utilizada. Se for um ovo de Páscoa tradicional de 500g, sem bombons dentro, você vai usar 500g de chocolate. Agora, se for um ovo com recheio, é importante usar uma balança culinária para pesar cada ingrediente - principalmente para quem for vender os ovos, assim não ter prejuízo e precificar corretamente.

  • Qual o melhor tipo de chocolate para fazer ovo de Páscoa?

    O chocolate puro (ou nobre) é o melhor tipo para fazer ovo de Páscoa. É o de melhor qualidade, mais gostoso e saudável - e que após ser temperado, fica com a aparência linda e mantém seu sabor delicioso.

  • Qual a melhor forma de fazer ovos de Páscoa?

    A melhor forma para fazer ovos de Páscoa é a de acetato com silicone.


Fontes:

https://www.brasilmaisdoce.com.br/qual-o-melhor-molde-para-fazer-ovos-de-pascoa/#:~:text=Se%20você%20irá%20se%20aventurar,perde%20o%20formato%20com%20facilidade

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria/guia-da-cozinha/saiba-qual-o-melhor-chocolate-para-fazer-ovos-de-pascoa-caseiros,47320831a576b9b8ad58ef44a001a84egn3gdj29.html

https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/how-make-easter-egg

https://claudia.abril.com.br/cozinha/gastronomia/dicas-ovo-de-pascoa-caseiro-perfeito/