Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Receitas com shimeji: 19 opções para variar o cardápio

Veja 19 receitas com shimeji para aproveitar todos os nutrientes e sabores desse fungo único, que complementa tortas, panquecas e outros pratos variados.

Os cogumelos são representantes do Reino Fungi deliciosos e nutritivos, que podem fazer parte de uma alimentação saudável. Existem diversos tipos de cogumelo, como o champignon, presente no tradicional Strogonoff, o shitake, o portobello e o shimeji. Neste artigo, aprenda um pouco mais sobre o shimeji, desde os benefícios desse fungo até receitas com shimeji saborosas.


Benefícios do shimeji

Além de ser delicioso, o shimeji também oferece diversos benefícios para o organismo, uma vez que:

  • É uma fonte de proteínas alternativa: os cogumelos em geral são ótimas fontes de proteínas para vegetarianos e veganos, uma vez que não têm origem animal. As receitas com shimeji, então, podem ser preparadas em dietas para ganho de massa muscular, já que aumentar a ingestão de proteínas é fundamental para manter ou ganhar músculos.
  • É rico em fibras: as fibras do shimeji atuam tanto no controle da glicemia quanto na diminuição do nível de colesterol ruim no sangue. Além disso, esses nutrientes importantes também promovem o bom funcionamento do intestino e aumentam a saciedade, evitando a fome fora de hora.
  • Possui vitaminas e minerais: além das proteínas e fibras, os cogumelos shimeji também são ótimas fontes de vitaminas e minerais, principalmente de fósforo, selênio, potássio, cobre, ácido fólico e das vitaminas A, B e C. Outra substância exclusiva dos cogumelos é o ergosterol, que forma a Vitamina D quando reage com os raios ultravioleta, sendo a única fonte não animal dessa vitamina.
  • Tem propriedades antioxidantes: alguns dos compostos presentes no shimeji, como os flavonoides, têm ação antioxidante, ou seja, protegem as células contra a ação danosa dos radicais livres e podem prevenir diversos tipos de câncer.

Receitas com shimeji

O shimeji é um ingrediente versátil, que pode fazer parte de pratos principais e acompanhamentos, de acordo com a receita. Abaixo, confira 19 receitas com shimeji deliciosas e nutritivas:

Receitas de torta de shimeji

Torta Integral com Strogonoff de Cogumelos

1. Tortinha com Creme de Cebola e Shimeji no Tarê: essa tortinha diferente, com massa de Biscoito Nesfit Gergelim e recheio de shimeji, é uma opção interessante para uma refeição vegetariana.
2. Torta Oriental Molico: colorida e nutritiva, essa receita com shimeji, shitake e diversos legumes faz sucesso no almoço ou no jantar, sendo uma alternativa divertida também para as crianças, devido a suas cores vivas.
3. Torta de Cogumelos: o shitake e o shimeji refogados no shoyu são as grandes estrelas dessas tortinhas de massa simples, que leva apenas 5 ingredientes.
4. Torta Integral com Strogonoff de Cogumelos: para aproveitar todos os benefícios dos cogumelos, prepare essa receita com shimeji, shiitake, portobello e champignons.

Receitas com shimeji e massas

Macarrão com Cogumelos e Filé de Frango

5. Macarrão com Cogumelos e Filé de Frango: simples e prática, essa receita com shimeji, tomate, cebolinha-verde e temperos deixa o espaguete do dia a dia muito mais gostoso.
6. Sofioli de Shimeji ao Molho de Tomates: esse é um prato com shimeji um pouco mais complexo, que pode ser servido em uma refeição a dois especial, acompanhado de uma taça de vinho.
7. Lasanha Integral com Molho Branco de Cogumelos: com massa integral e recheio nutritivo de cogumelos, essa receita é perfeita para um almoço em família caprichado.
8. Panqueca Integral com Recheio de Abobrinha e Cogumelos: a panqueca é um grande curinga na cozinha, pois pode ser recheada com carnes, legumes, cogumelos e muitos outros ingredientes, como nessa receita com shimeji, shitake e champignon.

Receitas com shimeji e carnes

Filé ao Molho de Shimeji

9. Filé ao Molho de Shimeji: aperfeiçoe os tradicionais medalhões de filé mignon com esse molho de shimeji delicioso, preparado na mesma frigideira dos bifes, com shoyu e cebolinha-verde.
10. Crumble de Salmão: essa receita completa leva de tudo um pouco, satisfazendo tanto os apreciadores da carne branca quanto os entusiastas dos cogumelos.
11. Papillote de Peixe ao Vinho Branco com Cogumelos e Tomates-Cereja: a cebolinha-verde e os tomates-cereja deixam essa receita com shimeji e pescada muito mais nutritiva e colorida.
12. Fondue de Frutos do Mar: além dos peixes e camarões, esse prato também leva brócolis, vagens e cogumelos shimeji, que transformam o fondue em uma refeição completa.

Outras receitas com shimeji

Profiteroles Salgados com Creme de Cogumelos

13. Shimeji na Manteiga com Cebolinha: para aproveitar os nutrientes e sabores desse cogumelo, faça essa receita com shimeji simples, que pode ser preparada em menos de 15 minutos.
14. Papillote de Legumes: esse prato saudável chama a atenção das crianças por causa de suas cores vivas, como o laranja da cenoura, o verde da abobrinha e o vermelho dos tomates-cereja.
15. Cocotte Maggi com Mix de Cogumelos: preparada em porções individuais, nos refratários chamados “cocottes”, essa receita com shimeji e ovos leva também queijo parmesão e temperos.
16. Escondidinho de Cogumelos e Batata-doce: o recheio de cogumelos refogados no shoyu é coberto pelo purê de batata-doce com cenoura nessa receita cremosa e nutritiva.
17. Hambúrguer de Grãos e Vegetais: além do hambúrguer vegetariano em si, esse lanche também leva “maionese” de mandioquinha, pão sem glúten e cogumelos refogados.
18. Pastel de Forno Integral com Recheio Cremoso de Cogumelos: preparados no forno, esses pastéis são recheados com um mix de cogumelos saboroso, com shitake, shimeji e champignons.
19. Profiteroles Salgados com Creme de Cogumelos: essa receita com shimeji sofisticada pode ser servida como entrada de uma refeição importante, uma vez que os profiteroles são bonitos e apetitosos.

Confira mais receitas com cogumelos para inovar na cozinha no site Receitas Nestlé, como:

No site, você também encontra milhares de receitas para todas as ocasiões e gostos. Acesse-o e liberte o chef que existe em você.


Perguntas frequentes

  • Como fazer shimeji na manteiga?

    Em uma frigideira, refogue o shimeji na manteiga até murchar. Você também pode acrescentar outros temperos e ervas aromáticas de sua preferência, como shoyu, salsinha, alecrim, pimenta-do-reino e os temperos Maggi.

  • Como fazer macarrão com shimeji?

    Existem diversas maneiras de fazer esse prato nutritivo, seja acrescentando os cogumelos diretamente ao macarrão, como na receita de Macarrão com Cogumelos e Filé de Frango, ou preparando um molho branco com shimeji, como o da Lasanha Integral com Molho Branco de Cogumelos.

  • Quais são as receitas com shimeji para almoço?

    O shimeji pode tanto ser a estrela de um prato completo, como da Torta Oriental Molico e do Sofioli de Shimeji ao Molho de Tomates, quanto finalizar uma receita simples, como o Filé ao Molho de Shimeji e o Macarrão com Cogumelos e Filé de Frango.

    Fontes

    https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/quais-os-beneficios-do-shimeji-e-como-prepara-lo-no-dia-a-dia_a13716/1

pixel