Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

24 receitas de costelas de boi e de porco de dar água na boca

As costelas são deliciosas e cheias de nutrientes importantes para o corpo. Confira 24 receitas de costela para preparar para a família e os amigos.

Costela na panela de pressão, no forno, na frigideira, na air fryer ou na churrasqueira… Seja onde forem feitas, as costelas de boi ou porco ficam deliciosas. Suculentas e muito nutritivas, elas podem fazer parte de feijoadas, sopas e de vários outros pratos.

Saborosa e nutritiva, a carne vermelha é especialmente rica em proteínas, mas também contém ferro, zinco, vitaminas do complexo B e outros nutrientes importantes para manter o bom funcionamento do organismo.

Então, para aproveitar todos os sabores e nutrientes da costela, prepare as receitas de costela a seguir.


Receitas de costela no feijão

Feijoada Completa

1. Feijoada Completa: o prato tradicionalíssimo brasileiro. Essa feijoada saborosa é feita com costela suína, carne-seca, orelha, pé e rabo de porco, feijão-preto, bacon, alho, cebola e cheiro-verde.
2. Feijoada Light: para quem prefere uma feijoada mais light, temos duas dicas – tire a orelha, o pé e o rabo de porco e utilize o bacon, a carne-seca e a costela com o mínimo de gordura possível. Com Farofa de Banana, o prato fica ainda mais gostoso.
3. Feijoada Leve: a costelinha de porco dessalgada ganha a companhia do lombo e do paio nessa nova versão de feijoada. A melhor forma de preparar essa receita é cozinhar o feijão e as carnes separadas, para depois juntar os ingredientes.
4. Mini Feijoada: deliciosa e fácil de fazer, essa receita leva costela, carne-seca, lombo, feijão-preto, linguiças e suco de laranja. Essa receita é tão prática que pode ser feita em qualquer dia da semana.
5. Dobradinha com Feijão Branco: feito com bacon, feijão-branco, linguiça, costela suína, tomate e cenoura, esse prato delicioso pode ser servido com os acompanhamentos tradicionais da feijoada, como arroz e farofa.


Receitas de costela com mandioca ou batata

Costela com Mandioca

6. Costela com Mandioca: essa receita é perfeita para quem adora um preparo fácil. Basta temperar a costela, adicionar os demais ingredientes e colocar tudo no forno. A carne fica com uma textura macia e um sabor maravilhoso.
7. Costela com Batatinha: uma maneira simples de diversificar a receita anterior é substituir a mandioca por batatinha. O modo de preparo e o tempo de cozimento são os mesmos. Você pode servir com Couve Refogada e Arroz Aromático.
8. Vaca Atolada à Moda Maggi: ter opções de receitas fáceis para o jantar é sempre bom. A vaca atolada é uma receita com costela feita na panela de pressão, o que deixa a carne muito macia e torna o preparo mais prático e rápido.
9. Vaca Atolada: esse prato é tão popular que possui diversas variações. A costela bovina cozida na panela de pressão fica macia e bem suculenta. Já a mandioca só vai à panela em uma segunda etapa, para não cozinhar demais.
10. Costelinha de Porco com Batatas: as costelas ficam muito suculentas porque são preparadas na panela de pressão. As batatas trazem mais sabor e nutrição ao prato. Para finalizar com um aroma incrível, adicione salsa na hora de servir.


Receitas de costela com acompanhamento

Costelinha com Quibebe (Quibebe Mineiro)

11. Polenta com Ragu de Costela: essa receita com costela é bem caseira e tem gosto de infância. A carne desfiada compõe o molho da polenta.
12. Canjiquinha: a receita ganha muito mais sabor com a costelinha suína. A combinação da carne com a canjica fica surpreendente.
13. Canjiquinha com Costela na Air Fryer: para quem não gosta de usar óleo, uma opção é assar a costela na air fryer. Fique atento ao tempo de preparo para que a costela não asse demais e perca a maciez. Sirva acompanhado de Legumes Refogados.
14. Costela com Cuscuz Marroquino: se o desejo é servir um prato diferente, delicioso e prático, aqui está a receita de costela perfeita. Nessa receita, a costela suína é temperada com suco de limão, pimenta-do-reino, cheiro-verde e vinho.
15. Costela com Cuscuz de Legumes: quer mudar a receita anterior para experimentar novos sabores? A dica é fazer o Cuscuz de Legumes e substituir a costelinha suína pela bovina. Assim, dá para montar um cardápio bem diversificado.
16. Costelinha com Quibebe (Quibebe Mineiro): muito saborosa, essa receita com costela suína e abóbora é feita no forno, o que deixa as costelinhas sequinhas e macias ao mesmo tempo.
17. Costelinhas de Porco com Quirera: a quirera é uma variação da canjiquinha muito gostosa e que fica espetacular nessa receita com costelas de porco. A carne leva um toque de cachaça para ficar bem macia e suculenta.


Receitas com costela para diversificar

Barreado Maggi

18. Barreado Maggi: prepare essa receita com costela de boi, toucinho, cebola, linguiça, paio e tomate ainda hoje, porque comida gostosa pode – e deve – ser saboreada todos os dias.
19. Sopa Pantaneira: quando bate aquele frio, nada melhor do que uma sopa bem gostosa e quentinha. Essa aqui é feita com costela de boi, linguiça, mandioca, cenoura, milho e palmito.
20. Costelinha de Porco ao Molho Barbecue: nessa receita preparada no forno, as costelinhas de porco ficam bem suculentas. O molho promove uma mistura perfeita de sabores salgados e doces.
21. Mungunzá Salgado: para quem gosta de pratos completos, essa é a opção perfeita, pois leva costela de porco, bacon, linguiça, paio e carne-seca. Finalize com coentro e cebolinha-verde para deixar o aroma incrível.
22. Costelinha Suína de Pressão: deliciosa e rápida, essa receita é feita com costela suína, caldo de bacon, vinho branco, pimentão vermelho e batata. Finalize com cheiro-verde e sirva com arroz.
23. Costelinha no Espeto: você só precisa reunir três ingredientes e seguir dois passos para preparar essa costelinha no espeto. É só colocar a carne temperada para assar no forno e esperar para degustar uma saborosa costela de porco.
24. Costelinha Frita: quem não gosta de comer uma costelinha de porco crocante? Nessa receita, a costela fica crocante por fora e macia por dentro.

Ficou bem mais fácil saborear uma costela suculenta agora que você tem tantas opções, não é mesmo? Encontre mais receitas de pratos doces e salgados no site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Quais são os nutrientes da costela?

    A costela, seja de boi ou de porco, é uma carne vermelha rica em proteínas, ferro, zinco e vitaminas do complexo B, que são nutrientes essenciais para manter o bom funcionamento do organismo.

  • Que receitas posso fazer com costela?

    A costela pode ser usada em vários pratos, como feijoada, vaca atolada, mungunzá e muitos outros.

  • Como preparar receitas de costela?

    As costelinhas podem ser feitas na panela de pressão, no forno, na frigideira, na air fryer ou na churrasqueira. De qualquer maneira, elas ficam suculentas e deliciosas.

  • Dá para congelar vaca atolada?

    Sim. Coloque a costela, a mandioca e o molho do cozimento já frios em um recipiente adequado. Tampe, retire o ar e leve ao congelador por até 3 meses.

    Fontes

    http://www.aptaregional.sp.gov.br/acesse-os-artigos-pesquisa-e-tecnologia/edicao-2017/janeiro-junho-5/1728-artigo-de-opiniao-beneficios-do-consumo-de-carne-vermelha/file.html

pixel