Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

22 receitas com purê de batata para o dia a dia

Cremosas e fáceis de fazer, as receitas com purê de batata são opções versáteis e saborosas para o dia a dia. Bora conhecer 22 receitas com purê de batata?

A batata é um alimento versátil e saboroso, que pode ser utilizado nas mais diversas receitas, de doces a salgados. Uma das formas mais comuns de usar esse tubérculo é fazer um purê de batata, que normalmente consiste na batata cozida, amassada e misturada com leite e manteiga, temperada a gosto. Esse prato também pode fazer parte de várias receitas com purê de batata, que vão desde aperitivos até pratos principais.

Algumas dicas para obter o melhor do seu purê de batatas são:

  • Não exagere nos líquidos: para obter um purê consistente, evite adicionar água ou exagerar no leite, pois isso deixa o purê com uma consistência de sopa ou creme. Uma boa dica é cortar a batata em pedaços pequenos antes de cozinhar, pois, assim, a batata cozinha de forma uniforme e você não sente necessidade de adicionar mais líquidos para atingir a textura ideal.
  • Não se esqueça do sal: adicionar sal à água da batata e ao purê pronto garante que o prato fique mais saboroso. Mas tome cuidado para não exagerar: é recomendado que você experimente o purê de batata enquanto adiciona sal para garantir que o sabor está perfeito. Além do sal, outros ingredientes como alho, orégano e pimenta-do-reino também podem ser usados para temperar o seu purê.
  • Atenção aos processadores de alimentos: muitas pessoas utilizam um processador de alimentos para preparar o purê de batata – ele faz o serviço, no entanto, pode bater demais a batata e deixar o purê com uma textura grudenta nada agradável. Por isso, para fazer um purê com a textura certa, é importante investir em um bom amassador de batatas.
  • A manteiga é importante: um dos ingredientes que mais oferece cremosidade ao purê de batatas é a manteiga – ela deixa sua receita com aquela consistência macia e amanteigada que todo mundo adora. Além disso, para aqueles que gostam de um purê mais consistente, adicionar queijo pode ser uma boa opção. E lembre: manteigas veganas ou sem lactose também podem ser usadas em seu purê de batatas.

Essas são apenas algumas dicas para fazer um purê de batatas saboroso e cremoso para ser usado nas mais diversas receitas.


Receitas com purê de batata

Rica em carboidratos, fibras e vitaminas, a batata pode ser benéfica para o organismo, desde que seja utilizada nas receitas certas. A seguir, confira 22 receitas com purê de batata:

Torta Madalena

1. Purê de Batata Cremoso: a tradicional receita de purê de batata com manteiga e leite para dar início a estas deliciosas receitas.
2. Purê de Batata com Alho: nessa variação da receita tradicional, alho é adicionado para oferecer mais sabor ao purê.
3. Purê de Batatas com Alho: similar à receita anterior, esse purê de batata é feito com batata-doce, batata comum, alho, cebolinha-verde e pimenta-do-reino.
4. Purê de Batatas ao Creme: esse purê de batata extra cremoso leva creme de leite.
5. Purê de Batatas Rústico: nesta receita, o purê de batata é feito com um mix de batata-doce e batata comum com casca.
6. Purê de Batata com Carne Moída Maggi: uma adição saborosa ao purê de batata é a carne moída com queijo parmesão.
7. Dourado de Batata e Brócolis: purê de batata, creme de leite e brócolis assados deixam essa receita de dourado ainda mais deliciosa.
8. Torta Fria: essa receita com purê de batata intercala camadas de pão de forma com pasta de manjericão, pasta de frango e pasta de beterraba.
9. Torta Madalena: uma torta super proteica montada com uma camada de carne moída coberta com purê de batatas e queijo parmesão gratinado.
10. Tortinha Madalena: uma versão menor da receita anterior, ideal para as crianças por ser fortificada com NUTREN® Kids.
11. Escondidinho de Carne Desfiada com Purê de Batata e Mandioquinha: feito com um purê de batata com mandioquinha, esse escondidinho é recheado com carne desfiada, tomates e cebola.
12. Escondidinho de Frango com Purê de Batata e Cenoura: um escondidinho de frango super saboroso, feito com um purê de batata com cenoura.
13. Escondidinho de Carne com Abobrinha e Purê de Batata e Cenoura: essa outra receita com purê de batata com cenoura é perfeita para variar o escondidinho tradicional.
14. Escondidinho de Carne e Batata: carne e batata fazem uma combinação harmoniosa nessa receita coberta com couve picada.
15. Escondidinho de Cogumelos e Batata-doce: com um recheio de shimeji e shitake, esse escondidinho é coberto por um purê de batata-doce.
16. Escondidinho de Frango com Creme de Milho: nessa receita com purê de batatas, o creme leva também milho-verde, creme de leite e muçarela.
17. Escondidinho de Bacalhau: uma deliciosa receita com purê de batata e bacalhau para aqueles que amam um bom peixe.
18. Batatas Duquese: uma boa opção de aperitivo, essa receita consiste em um purê de batata modelado e assado.
19. Batatas Natalinas: similar à receita anterior, esse petisco natalino leva noz-moscada e é moldado em um formato festivo.
20. Creminho de Batata e Agrião: ideal para as crianças, esse creme de purê de batata com agrião é saudável, nutritivo e saboroso.
21. Espetinho Hot Dog: espetinhos feitos com um delicioso purê com queijo, salsichas e batata-palha. Os melhores sabores do cachorro-quente em uma só mordida!
22. Brandade de Bacalhau Maggi: uma receita com purê de batata-doce recheada com bacalhau desfiado e coberta por queijo parmesão ralado. Saborosa e nutritiva!

Agora que você já conhece diversas receitas com purê de batata, basta experimentá-las para obter o melhor desse alimento! Para ver mais receitas para o dia a dia ou momentos especiais, acesse o site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Quanto tempo o purê de batata pode ficar na geladeira?

    O purê de batata pode ficar até 3 dias na geladeira. Depois disso, ele se torna ressecado e perde o sabor e a cremosidade. Por esse motivo, as receitas com purê de batata também não podem ser armazenadas na geladeira por mais de 3 dias.

  • Como consertar purê de batata aguado?

    Para consertar o purê de batata aguado, é necessário voltar a panela ao fogo, aquecer e adicionar leite em pó para engrossar a mistura.

    Fontes

    https://www.gimmesomeoven.com/best-mashed-potatoes-recipe/

    https://www.spendwithpennies.com/how-to-make-mashed-potatoes/

pixel