Receitas com aipim: bolinho de macaxeira

23 receitas com aipim deliciosas para variar o cardápio

Receitas com aipim, macaxeira, mandioca… Não importa o nome que você use, é ponto pacífico: as receitas feitas com este vegetal são deliciosas! Com a mandioca, dá para fazer bolos, tortas, ensopados, cremes, purês, caldos, além da tapioca, feita com base em sua farinha (farinha que também pode ser consumida com feijão).

A macaxeira (como é chamada no Nordeste) pode ser consumida sozinha, cozida ou frita, com manteiga ou outros tipos de gordura, servindo de acompanhamento para carnes e outros tipos de proteínas. É um ingrediente bastante versátil.

Além de saboroso, o aipim também é bem nutritivo. Ele é particularmente rico em vitamina C, uma vitamina importante que atua como antioxidante, estimula a produção de colágeno e reforça nosso sistema imunológico. Outro nutriente presente na mandioca é o cobre, mineral que tem papel fundamental na produção de neurotransmissores, produção de energia, metabolismo do ferro e várias outras funções do nosso organismo.

Bom, sem mais delongas, vamos às receitas com aipim! Todas elas estão disponíveis aqui no site Receitas Nestlé. Aproveite e mande esta lista para quem gostar do assunto.

Receitas com aipim: bolo de macaxeira

1. Bolo de Macaxeira: começamos por uma receita com aipim clássica que brilha na hora do café e do lanche.

Ingredientes

Massa

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 ovos
  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
  • 1 xícara (chá) de coco fresco ralado
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 500g de mandioca crua, ralada
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • meia colher (sopa) de fermento em pó
  • meia colher (chá) de sal

Calda

  • 1 vidro de leite de coco
  • meia xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Massa

1. Em uma batedeira bata a manteiga com os ovos.
2. Adicione o Leite MOÇA em fio e continue batendo até ficar homogêneo.
3. Acrescente o coco, o queijo e a mandioca.
4. Por último, misture a farinha peneirada com o fermento e o sal.
5. Despeje em uma fôrma com furo central (19 cm de diâmetro), untada e enfarinhada, e asse em forno médio (180 ºC), preaquecido, por cerca de 35 minutos.

Calda

6. Misture muito bem o leite de coco com o açúcar.
7. Despeje sobre o bolo ainda quente e sirva depois que esfriar.

A seguir, outras receitas com aipim / macaxeira / mandioca:

2. Bolo de Macaxeira Moça: esta versão do bolo de aipim traz todo o sabor de Leite MOÇA para dar uma boa turbinada. A união do creme de aipim com o leite condensado deixa o interior desse bolo ainda mais cremoso. É uma ótima opção para fazer em qualquer época do ano, mas especialmente durante as festas juninas.
3. Bolinho de Macaxeira: essa receita com aipim é um clássico de qualquer botequim de respeito. Que tal fazer o aperitivo em casa? A mistura de mandioca, salsa, parmesão, farinha e leite, tudo frito em óleo fervente é uma excelente pedida.
4. Frango de Mandioca na Cerveja: esta receita com aipim ganha sabores inusitados ao unir cerveja preta ao frango e à mandioca na panela, resultando em um prato agridoce e ideal para comer em um almoço familiar de domingo. O MAGGI® Caldo Galinha ajuda a evidenciar ainda mais o sabor da proteína animal no prato.
5. Vaca Atolada à Moda Maggi: uma receita com aipim típica da cultura mineira. Trata-se da carne da costela bovina cozida com mandioca, resultando em um prato cremoso e delicioso. MAGGI® Caldo Costela garante que os sabores da carne bovina fiquem ainda mais em evidência. Sugerimos servir este prato acompanhado de arroz branco e couve refogada.
6. Pingos Dourados de Mandioca: apesar de, à primeira vista, parecer ser frita, esta receita com aipim apresenta o vegetal de uma maneira bem criativa. Após cozinhar e misturá-lo com manteiga, temperos e gemas de ovos até formar uma massa homogênea, leve à geladeira por uma hora. Depois, com um saco de confeiteiro com bico pitanga, modele a massa em formato de bombas e leve ao forno em uma forma larga. O resultado é surpreendente e muito saboroso.
7. Pão de Mandioca: quer uma receita de pão com massa bem consistente e saborosa? Experimente acrescentar aipim à massa. Nesta receita, basta ralar a macaxeira crua e incorporá-la à receita. Você sentirá a diferença imediatamente no ponto do pão.
8. Sopa de Mandioca com Couve: uma receita de aipim diferente da habitual. Use a panela de pressão para amolecer a mandioca até o ponto em que ela se desmanche por completo e vire um caldo. Depois, incorpore a couve ao caldo e aproveite o sabor de MAGGI® Caldo Legumes para temperar a receita. Garantia de um jantar maravilhoso.
9. Bobó de Camarão Nutren Senior: nesta receita, o aipim faz parte de um creme delicioso que envolve os camarões, que contém azeite de dendê, leite de coco, purê de tomates e diversos temperos. O resultado é um prato suculento e muito perfumado, repleto de aromas com muita personalidade.
10. Bom-Bocado de Mandioca e Coco de Micro-ondas: bom-bocado também pode ser receita com aipim, e muito gostosa. Esta variação mistura ainda coco e Leite MOÇA e é uma ótima opção para a sobremesa ou para uma festinha.
11. Nhoque de Mandioca: o nhoque é uma massa tipicamente italiana que geralmente leva batata e farinha de trigo em sua composição. Nesta receita, substituímos batata pelo aipim. Para potencializar o sabor do prato, utilize um sachê de MAGGI® Tempero e Sabor Massas e Molhos.
12. Purê de Mandioca Especial: o purê mais comum de encontrar é o de batatas, mas dá para usar diversos vegetais no lugar, como cenoura, abóbora e inhame. E a receita com aipim não fica atrás em termos de sabor e consistência. Aqui, o “especial” do título fica por conta da cebolinha-verde picada e o MAGGI® Caldo Costela.
13. Rocambole de Mandioca com Carne-seca: O rocambole é costumeiramente um prato doce, mas há versões que fazem uma leitura salgada. É o caso desta receita: o aipim entra para fazer uma massa maleável o suficiente para ser preparada em rolo, temperada com MAGGI® Tempero e Sabor Massas e Molhos. No recheio, carne-seca envolta pelo delicioso Requeijão NESTLÉ.
14. Bolo de Mandioca Cozida: o bolo de aipim pode ser preparado de diversas maneiras. Com mandioca seca, ele fica mais firme, o que traz uma textura diferente desta, que leva macaxeira cozida. Depois do cozimento, retire os talos da macaxeira e, em um liquidificador, bata o tubérculo com os ovos, o Leite MOÇA, o açúcar, a manteiga e o leite de coco. Está pronta a massa. A mandioca cozida se une ao leite de coco e ao Leite MOÇA, resultando em um bolo cremoso, ideal para comer com café bem quentinho.

15. Purê de Macaxeira e Carne-de-sol: uma receita com aipim que é deliciosa, completa e versátil. Ela pode tanto ser o prato principal como acompanhamento. Aliás, é possível servir essa receita como entrada: basta colocar para gratinar em cumbucas individuais

Ingredientes

  • 500 g de carne-de-sol dessalgada
  • 400 g de macaxeira descascada
  • 2 tabletes de MAGGI® Caldo Carne
  • 3 xícaras (chá) de leite quente
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • meia cebola picada
  • 1 tomate sem pele e sem sementes picado
  • queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo

1. Em uma panela de pressão, coloque a carne seca para cozinhar, por cerca de 40 minutos, após iniciar a fervura.
2. Desligue o fogo, espere sair a pressão e abra a panela.
3. Escorra a água e desfie a carne. Reserve.
4. Na panela de pressão, cozinhe a macaxeira por cerca de 20 minutos após a fervura.
5. Desligue o fogo, espere sair a pressão e abra a panela.
6. Escorra a água e bata metade da macaxeira no liquidificador com o Caldo MAGGI dissolvido no leite e reserve.
7. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne. Adicione o creme de mandioca batido, o restante da mandioca cozida picada e o tomate, mexa bem.
8. Despeje em um refratário retangular (20 x 30 cm) untado, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até dourar.
9. Sirva a seguir.

A seguir, mais receitas com aipim / macaxeira / mandioca:

16. Salada de Camarão e Mandioca com Caju Fresco: uma receita com aipim leve e bem refrescante, excelente complemento para um almoço balanceado em dias quentes. Misture a mandioca cortada em cubos cozida, a cenoura, os tomates, a cebolinha verde, a pimenta-do-reino, o azeite, o coentro, os cajus, as castanhas-de-caju e o suco de limão em um recipiente. Depois, refogue os camarões na cebola em uma frigideira e acrescente à salada. Depois, leve à geladeira por duas horas e sirva a salada fria.
17. Quindim Sem Ovos: o quindim sem ovo leva leite de coco, amido de milho e mandioca amarela crua. Para ajudar a remeter ao quindim original, um toque de açafrão garante a coloração amarelada de maneira um pouco mais intensa, sem interferir no sabor.
18. Frango Escondidinho: o escondidinho é uma receita com aipim clássica, então nada mais justo do que incluirmos uma delas nesta lista. Aqui, te ensinamos a fazer um delicioso escondidinho de frango, que ainda leva Requeijão NESTLÉ® e MAGGI® Fondor na mistura.
19. Rosti de Mandioca, Cenoura e Alho-poró: receita tradicional da culinária suíça, o rosti tradicionalmente leva batata, seja crua ou cozida, ralada, frita na manteiga ou qualquer tipo de gordura semelhante, na forma de panqueca aberta. Aqui, substituímos a batata pela mandioca, mas o sabor está garantido. A cenoura e o alho-poró complementam o prato, trazendo aromas e cores.
20. Croquete de Carne com Mandioca e Molho de Mostarda: estes bolinhos deliciosos são uma receita com aipim ideal para petiscar com uma bebida gelada. Basta cozinhar a carne na panela de pressão até ela ficar no ponto para ser facilmente desfiada. Depois, junte carne, mandioca cozida e farinha de rosca até formar uma massa homogênea. Depois, é só empanar com leite e farinha de rosca antes de levar até o óleo quente. Para acompanhar, um delicioso molho de iogurte, temperado com mostarda, suco de limão, sal, pimenta-do-reino e orégano fresco.
21. Pão de Mandioca Cozida: assim como o bolo, o pão de mandioca cozida se diferencia pela massa mais “ligadinha”, pois a umidade do cozimento se junta à massa, dando esse ponto diferenciado. Outro diferencial aqui é o uso de Leite MOÇA, transformando esta receita em um pão doce bem saboroso.
22. Falso Pastel de Forno Sem Glúten: a ideia deste bolinho em formato de pastel é apresentar uma alternativa para quem não pode consumir farinhas que contém glúten. Para isso, recorremos à mandioca e à farinha de linhaça, que resultam em uma mistura consistente. No recheio, peito de peru em cubos hidratados por Requeijão NESTLÉ® Light.

23. Torta Crocante de Jaca: uma receita com aipim surpreendente e saborosa, que com certeza vai encantar não só pelo contraste entre massa e recheio, mas também pela apresentação. Uma sobremesa para brilhar nas refeições especiais.

Ingredientes

Torta

  • 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
  • meia xícara (chá) de farinha de mandioca crua
  • 1 xícara (chá) de manteiga (cerca de 200 g)
  • 3 gemas
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

Recheio

  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
  • 1 xícara (chá) de jaca sem caroço picada

Farofa

  • meia xícara (chá) de farinha de mandioca crua
  • 3 colheres (sopa) de castanha-do-pará picada
  • meia xícara (chá) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo

Torta

1. Em um recipiente, misture bem os ingredientes, até obter uma massa homogênea.
2. Cubra com plástico-filme e leve à geladeira por cerca de 30 minutos.

Recheio

3. Em uma panela, misture os ingredientes e cozinhe por cerca de 10 minutos, até ficar cremoso. Desligue o fogo e reserve.

Farofa

4. Em um recipiente, misture os ingredientes e reserve.

Montagem

5. Forre o fundo e a lateral de uma forma redonda de aro removível (26 cm de diâmetro) com a massa.
6. Asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos.
7. Retire do forno e despeje o recheio sobre a massa.
8. Polvilhe a farofa reservada e volte ao forno médio, por cerca de 10 minutos ou até dourar.
9. Deixe esfriar e leve à geladeira por cerca de 2 horas. Sirva.

Como vimos, o aipim pode ter muitos nomes, mas tem muito mais usos na cozinha. E todos deliciosos! É só escolher a receita e se preparar para os elogios. Para conhecer mais receitas com aipim e outros ingredientes, explore o site Receitas Nestlé.


Perguntas Frequentes

  • O que é o aipim? Quais são os nomes mais comuns?

    O aipim é um tubérculo, ou seja, a raiz de um vegetal, consumida em vários locais do mundo. No Brasil, ele também é conhecido como macaxeira ou mandioca, a depender da região.

  • Quais são as formas mais comuns de consumo do aipim?

    O aipim pode ser consumido puro, cozido ou frito com algum tipo de gordura, tendo como acompanhamento alguma proteína animal como carne bovina ou frango. Ela também pode integrar algumas receitas como bolos, cremes, tortas, purês ou escondidinhos. Com o aipim, também é possível fazer farinha de mandioca, que aparece em diversas receitas, inclusive a tapioca, alimento que está popular em várias partes do mundo por ter baixa caloria e alto valor nutricional.

  • Quais são os principais nutrientes encontrados no aipim?

    O aipim é particularmente rico em vitamina C, uma vitamina importante que atua como antioxidante, estimula a produção de colágeno e reforça nosso sistema imunológico. Outro nutriente presente na mandioca é o cobre, mineral que tem papel fundamental na produção de neurotransmissores, produção de energia, metabolismo do ferro e várias outras funções do nosso organismo.

     

Referências

https://www.healthline.com/nutrition/cassava