Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

38 receitas fitness para manter a forma sem deixar de comer bem

Alie saúde e sabor com essas receitas fitness deliciosas

Comer bem deve ser sim um sinônimo de comer algo saudável, mas também gostoso! É comum ter uma reclamação constante de que para ser fitness é preciso deixar de lado o prazer na hora de comer, mas nós do site Receitas Nestlé discordamos.

Quer a prova? Trouxemos uma lista com 38 receitas fitness que vão deixar você lembrando dos sabores de tão gostosas e te deixar satisfeito sem precisar de excessos. Preparados?


Receitas fitness

Receitas fitness: Bacalhau ao Forno com Batata-doce e Couve

1. Peixe na Acelga: é difícil não pensar em receita fitness sem pensar em peixes e verduras, e aqui você une esses dois ingredientes em um mesmo prato delicioso.

Ingredientes

  • 1 acelga
  • 1 quilo de filés de pescada
  • suco de meio limão
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada
  • 2 colheres e meia (sopa) de MAGGI® Fondor
  • 3 colheres (sopa) de vinho branco seco
  • folhas de salsa para decorar

Modo de preparo

1. Lave bem as folhas de acelga, tire o talo e escalde-as em água fervente.
2. Esprema cuidadosamente para retirar o excesso de água e reserve.
3. Tempere os filés de pescada com o suco de limão, a salsa e a cebolinha.
4. Coloque um filé sobre cada folha de acelga reservada, espalhe um pouco do MAGGI Fondor e embrulhe formando um envelope.
5. Faça o mesmo com os outros filés.
6. Arrume-os lado a lado em um recipiente refratário, espalhe um pouco do Fondor restante e regue com o vinho.
7. Leve ao forno médio alto (200°C) por cerca de 30 minutos.
8. Sirva a seguir, decorado com folhas de salsa.

1. Cookie de Nesfit: nozes e uvas-passas são o segredo do sabor deste delicioso cookie, que é rico em fibras, também por conta do cereal Nesfit. Fibras são essenciais para manter uma dieta fitness, já que ela é responsável por ajudar no processo da digestão de alimentos e por causar a sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos.
2. Frango Oriental: esta receita fitness deliciosa traz proteína animal com o peito de frango em tiras, além de proteína animal contida no broto de feijão e na ervilha torta. Outro segredinho aqui é o tempero MAGGI MEU SEGREDO Refoga, ideal para este tipo de receita leve e nutritiva.
3. Fancy Toast de Grego e Frutas Vermelhas: a torradinha com iogurte e frutas vermelhas é ideal para um delicioso café da manhã ou brunch fitness, um alimento leve e nutritivo que vai te deixar bem satisfeito com poucas calorias. O toque especial fica por conta do mel e da folha de hortelã, que traz refrescância ao prato.
4. Sopa de Agrião e Cenoura: sopa é outra comida que vem à cabeça quando pensamos em receitas fitness. Esta sopa é leve e traz agrião e cenoura como vegetais, fontes de importantes vitaminas como a A e do complexo B.
5. Bolinho Integral de Banana e Passas sem Açúcar: o açúcar em doses moderadas não é um problema, mas seu excesso pode atrapalhar bastante a busca por uma vida saudável. Por conta disso, trazemos essa receita fitness de um bolinho que usa os açúcares naturais das frutas. Outro elemento interessante aqui é o suco de maçã integral, que traz mais aromas para o bolo.
6. Salada de Cevadinha com Lentilha, Abobrinha Grelhada e Pesto de Agrião: essa salada leve e refrescante traz todos os nutrientes necessários para uma boa refeição fitness, desde proteínas às fibras. Ela também é uma receita praticamente vegana, pois basta retirar o queijo parmesão da mistura para termos um prato de origem totalmente vegetal.
7. Bife de Lombo ao Forno: dá para fazer receita fitness com carne suína, sim. a carne de porco é saborosa e mais magra que a maioria das carnes bovinas, especialmente o lombo. O segredo aqui é deixá-lo bem hidratado, já que, por ter pouca gordura, é fácil de ficar ressecada.
8. Bolo de Nozes com Maçã-Verde: uma receita fitness de bolo para o seu café da tarde, com aveia, açúcar mascavo e canela.
9. Tapioca de Espinafre com Recheio de Pasta de Iogurte Nestlé Grego: a tapioca é uma queridinha entre os entusiastas do modo de vida fitness, pois é uma fonte de carboidrato leve, que fornece a energia necessária para dar um gás nas atividades físicas. Nesta receita, o delicioso recheio cremoso de iogurte é complementado com tomate e peito de peru fatiado e picado.
10. Bacalhau ao Forno com Batata-doce e Couve: o peixe é um alimento saudável, uma ótima fonte de proteína, rica em ácidos graxos ômega-3, vitamina D, cálcio e fósforo. A batata-doce traz a quantidade ideal de carboidratos para dar energia. O resultado é uma receita fitness deliciosa que supre suas principais necessidades nutricionais sem exagerar na dose.
11. Bombom de Morango Sem Açúcar e sem Lactose e Chia: uma receita fitness de bombom. Os morangos são saborosos e trazem uma doçura natural, sem a adição de açúcares. Naturalmente doces também são as tâmaras, que fazem a “capa” deste bombom delicioso.
12. Torta de Massa Folhada de Queijo Branco e Vagens: essa receita fitness conta com a presença de queijo branco e vagens, que garantem o balanço do prato. Para comer em ocasiões especiais, especialmente depois de um bom treino.
13. Peito de Peru com Abacaxi e Molho e Laranja: o peru é uma carne magra e recomendada para quem quer fazer receitas fitness. Aqui, o molho de laranja e o suco das rodelas de abacaxi trazem uma doçura natural que caem muito bem com a carne do peru, além de garantirem a suculência do prato.
14. Nhoque Integral de Batata com Azeite e Sálvia: essa receita fitness do clássico prato italiano substitui a batata salgada, mais calórica, pela batata-doce, e ao invés de usar a farinha de trigo tradicional, acrescenta à mistura sua versão integral e, para garantir ainda mais consistência sem abdicar da leveza, acrescenta farinha de aveia em flocos finos.
15. Creme de Papaia com Nestlé Nesfit: nessa receita, o mamão papaia é batido no liquidificador com iogurte natural desnatado, resultando em um creme delicioso, com um pouco de acidez e baixo em calorias. Uma boa opção de receita fitness para a sobremesa.
16. Torta Morna de Frutas Vermelhas: mirtilos, castanha-do-pará e um creme vegetal se misturam ao cereal matinal NESFIT® sabor Mel com Amêndoas e resultam em uma deliciosa receita, que leva açúcar mascavo.
17. Cartola com Nesfit: que tal essa releitura fitness da clássica sobremesa brasileira com um toque fit? Ao invés do queijo coalho, queijo branco levemente grelhado, assim como pedaços de banana-prata, juntos em um espeto. Um fio de mel acompanha a delícia, tudo isso em cima de uma caminha de cereal matinal NESFIT de Mel e Amêndoas sem adição de açúcares.
18. Docinho de Nesfit Sem Adição de Açúcares: esta receita fitness de docinho usa ameixas, coco ralado e cereal matinal NESFIT para adoçar naturalmente a receita, que ainda conta com nozes e cacau Nestlé Dois Frades.
19. Salada de Frutas na Casquinha Integral (Fortaleza de Frutas): a salada leva diversas frutas deliciosas e saudáveis como kiwi, melancia, melão e uvas roxas. A base da casquinha que acomoda este delicioso recheio é simples, feita com farinha integral e açúcar mascavo.
20. Salada com Antepasto de Abobrinha e Berinjela: além da abobrinha e da berinjela, esta receita ainda conta com cebola, alface americana, agrião e radicchio. Inserir vegetais e folhas à sua rotina alimentar diária é importante para fornecer alguns nutrientes importantes, como uma série de vitaminas e minerais como cálcio e ferro.

22. Salada de Batata-doce Rústica, Frango Grelhado, Feijão-branco e Molho de Abacate: uma receita fitness bem completa, com carboidratos, fibras e proteínas na medida para o dia que você queira uma refeição mais leve, mas não menos nutritiva.

Ingredientes Batata-doce

  • 2 batatas-doces com casca, em cubos
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de alecrim fresco

Molho Abacate

  • meio abacate
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 stick de MAGGI® MEU SEGREDO® 7 Vegetais
  • 3 colheres (sopa) de água

Montagem

  • 600 g de filé de frango grelhado, em tiras finas
  • 10 rabanetes, cortados em 4
  • 1 xícara (chá) de feijão-branco cozido
  • meia cebola roxa em fatias finas

Modo de preparo Batata-doce

1. Em uma assadeira, coloque as batatas com o azeite, sal e o alecrim.
2. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.
3. Retire o papel-alumínio, e volte ao forno por mais 20 minutos, virando na metade do tempo, ou até as batatas estarem macias e douradas. Reserve.

Molho de Abacate

4. Em um liquidificador, bata bem todos os ingredientes com a água. Reserve.

Montagem

5. Em um recipiente de servir, arrume todos os ingredientes.
6. Sirva acompanhado do molho de abacate.

1. Biscoito de Neston 3 Cereais: esse biscoitinho é leve e pode ser uma ótima forma de saciar sua fome no meio da tarde, já que leva ingredientes saudáveis em sua composição, além das fibras presentes no cereal NESTON.
2. Arroz Integral Cremoso com Frango e Legumes: essa receita fitness leva arroz na sua versão integral, que possui mais fibras que a versão refinada. O frango e os legumes complementam o sabor, enquanto o Creme de Leite Zero Lactose garante a textura cremosa.
3. Gelatina Mosaico com Frutas e Mel: este prato era praticamente obrigatório em qualquer festinha infantil dos anos 1980 e 1990, consistindo basicamente em uma série de cubinhos de gelatinas de diversos sabores, envoltas por uma gelatina sem sabor. Aqui, além das gelatinas, também há pedacinhos de manga e morangos. Uma receita fitness para comer geladinha no pós-treino.
4. Bolo de Banana com Farelo de Aveia Sem Glúten: o farelo de aveia é uma excelente alternativa à farinha de trigo e aqui ele a substitui completamente, em uma receita fitness sem glúten, sem açúcar e sem lactose, aproveitando-se da umidade e do açúcar natural das bananas para chegar no ponto e sabores ideais.
5. Pão de Queijo de Frigideira com Aveia: com farinha de tapioca, queijo meia cura, ovo, uma pitada de sal e aveia em flocos finos, dá para fazer essa receita fitness gostosa e com baixa caloria muito rapidamente.
6. Creme de Abacate com Banana e Nutren Senior com Sementes de Chia: o abacate traz gorduras vegetais saudáveis, responsáveis por regular o colesterol, enquanto as sementes de chia preenchem a cota de proteínas necessária em uma dieta fitness, trazendo uma sensação de plenitude e evitando que você sinta mais fome que o necessário.
7. Creme de Abacate, Banana e Iogurte Grego: o abacate e as bananas maduras aumentam a doçura do prato sem a necessidade de acréscimo de açúcar, resultando em uma receita fitness de sobremesa leve e refrescante, ideal para os dias quentes de verão.
8. Omelete Integral com Queijo Branco, Tomate e Orégano: quer dar uma incrementada na omelete e torná-la ainda mais saudável e gostosa? Além das proteínas contidas na clara do ovo, uma boa pedida é aproveitar o máximo das fibras do Cereal Nesfit Sem Adição de Açúcar e adicioná-lo ao preparo do prato. O recheio de queijo branco completa a cota de proteína da receita fitness, além de trazer doses consideráveis de cálcio, mineral importante para a manutenção e crescimento saudável dos ossos.
9. Cookies de Nozes Nesfit: as nozes e o chocolate meio-amargo resultam em uma ótima combinação. Ideal para fazer aquele lanchinho da tarde.
10. Maçãs Assadas: que tal comer maçãs de um jeito diferente e dar uma variada no cardápio sem fugir da dieta fitness? Esse aqui é um ótimo jeito, com deliciosas maçãs assadas no forno com aveia em flocos, mel, uvas-passas e nozes picadas.
11. Pão de Polvilho com Chia: esses pãezinhos têm um gosto semelhante ao pão de queijo, por conta do polvilho azedo, porém a consistência dele é mais rígida. As sementes de chia trazem a cota de fibras da receita fitness.
12. Frango Agridoce à Moda Cantonesa: essa receita de origem cantonesa, região da China, traz o frango como protagonista, uma proteína muito recomendada a quem se exercita bastante, por ajudar a manter o peso e fortalecer os músculos. Temperado com abacaxi, pimentão, cebola e MAGGI Caldo Galinha.
13. Bruschettas de Gorgonzola e Pera: a união entre queijo gorgonzola e a pera resulta em um sabor surpreendente e leve. Use essa mistura para cobrir fatias de pão e leve ao forno para comer um lanche delicioso e leve.
14. Tacinha de Abacate, Cacau e Nesfit: o sabor do cacau em pó combinado à banana e ao abacate traz ao paladar uma sensação agradável. Além disso, não precisa de adoçamento, já que a banana-nanica já carrega uma quantidade considerável de frutose, o açúcar natural da fruta.
15. Cuca Integral com Cereal Nesfit: uma versão fitness da receita de origem alemã originalmente leva ovos e açúcar. Aqui, a banana-nanica traz a umidade necessária para deixar o bolo molhadinho e o açúcar tradicional é substituído pelo açúcar de coco.
16. Creme de Alho-poró com Farelo de Aveia Orgânica e Frango Desfiado: uma receita fitness cheia de fibras, proteínas e um pouco de carboidrato, elementos essenciais em uma dieta fitness balanceada. O alho-poró traz um sabor especial ao prato.

Viu como é fácil variar a dieta fitness? Essas são apenas algumas das dicas que preparamos para vocês, o site Receitas Nestlé tem mais de 4 mil opções de pratos doces e salgados para ir do café da manhã até o jantar, muitas delas fitness. Aproveite!


Perguntas Frequentes

  • O que é uma refeição fitness?

    Para que uma receita seja considerada fitness, ela precisa ter um bom equilíbrio entre carboidratos e proteínas. Diferente de dietas de emagrecimento, geralmente low-carb, ela precisa conter alimentos com uma quantidade razoável de carboidratos, que serão queimados com a atividade física. Os carboidratos dão energia e as proteínas ajudam a emagrecer, resultando em um corpo com disposição para enfrentar jornadas físicas extenuantes.

  • Quais alimentos devem fazer parte de uma receita fitness?

    Algumas comidas não podem faltar em receitas fitness, como saladas, frutas, legumes, raízes, massas integrais, ovos, aveia, frango, carne, peixes, nozes, sementes, leguminosas e leite e seus derivados.

  • Quais os alimentos ricos em carboidratos que devem estar presentes em uma receita fitness?

    Os alimentos ricos em carboidratos são mel, açúcar, pães, arroz, milho, massas, frutas, tubérculos, cereais, raízes e leguminosas.

  • E que alimentos ricos em proteínas eu posso comer em uma receita fitness?

    As proteínas encontradas nas carnes, feijões, nozes, soja, leite, peixes e ovos são as ideais para uma rotina de alimentação fitness, já que tanto as proteínas vegetais quanto animais são responsáveis pela manutenção do peso e da regulação das funções básicas do organismo.

    Referências

    https://www.healthline.com/health-news/ranking-the-healthiness-of-foods-from-first-to-worst https://www.healthline.com/nutrition/15-health-foods-that-taste-better-than-junk-foods https://www.healthline.com/nutrition/29-cheap-healthy-foods https://www.healthline.com/nutrition/can-papaya-help-you-lose-weight#papaya-and-weight-loss

pixel