Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Bolo de chocolate simples: 32 receitas para facilitar sua vida

Bolo de chocolate não precisa ser complicado para ser delicioso. Aprenda aqui como fazer receitas simples que vão dar o que falar

PUBLICADO: 20/07/2021

Bolo é uma delícia, não é? Bem quentinho, saindo do forno, é praticamente irresistível. E quando falamos de bolo, estamos nos referindo a uma infinidade de sabores. Mas há um sabor que provavelmente está no pódio de preferência das pessoas: o bolo de chocolate. E a gente não iria te deixar na mão: separamos 32 receitas de bolo de chocolate simples para você. Aproveite!


Como fazer bolo de chocolate simples

Para pegar o jeito do preparo, vamos começar com uma receita mais básica de bolo de chocolate simples.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 e meia xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de Chocolate em Pó NESTLÉ® DOIS FRADES®
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • meia colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de água fervente

Modo de preparo

  • Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o açúcar, o Chocolate em Pó DOIS FRADES, o fermento e o bicarbonato peneirados;
  • Junte o óleo, os ovos e a água fervente, misturando bem;
  • Despeje a massa em uma fôrma de furo central (24 cm de diâmetro) untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo, e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por 40 minutos.

Bolo de chocolate simples: mais receitas

Agora que você já sabe essa, pode partir para outras, que também são receitas fáceis e práticas.

bolo frape

2. Bolo Frapê: um típico bolo simples e fofinho para comer no fim da tarde, acompanhado por uma xícara de café.
3. Bolo de Pote de Chocolate com KitKat Coconut: o bolo de pote quase sempre é mais simples do que os tradicionais, não é? E essa simplicidade abre muito espaço para inovar como diferentes ingredientes.
4. Bolo de Chocolate Moça: bolo de chocolate e Leite Moça: duas delícias juntas e não tem como dar errado.
5. Bolo de Chocolate com Calda (Bolo Peteleco): bolo simples feito com Chocolate em Pó Nestlé Dois Frades e Calda de Chocolate com raspas de laranjas. Pode ser servido cortado em quadradinhos.
6. Bolo de Chocolate Sem Glúten: quem não pode ou não quer ingerir glúten não vai ficar de fora desta lista. Bolo simples de chocolate com direito a calda. Além de delicioso, é lindo.
7. Bolo de Chocolate e Coco: mais uma receita sem uso da farinha de trigo. Nesse caso, o coco ralado faz esse papel. Além de tudo, é um bolo rápido, levando apenas 40 minutos para ficar pronto.
8. Bolo de Chocolate com Castanha-de-caju: sabe aqueles bolos que você morde e sente um crocante dentro? Aqui está um exemplo. Após ficar pronto, uma boa dica é decorar com raspas de chocolate. Não é porque é simples que não vamos caprichar, não é?
9. Bolo de Chocolate Zero: feito com óleo de coco e açúcar mascavo, essa é uma das alternativas para um bolo de chocolate simples.
10. Bolo de Chocolate ao Leite: bolo molhadinho, que conta com Cobertura de Chocolate ao Leite GAROTO® picado. Delicioso!
11. Bolo de Chocolate com Aveia: é uma receita deliciosa feita com Nestlé Aveia Flocos Finos e cobertura de Chocolate Nestlé Classic ao Leite.
12. Bolo Quente de Chocolate e Amoras: uma combinação maravilhosa do leve amargor do chocolate com o agridoce das amoras. Uma boa dica é servir o bolo quente com a calda fria – fica uma delícia!
13. Bolo de Chocolate com Pimenta: vamos apimentar as coisas? Essa receita de bolo é simples, mas não deixa o sabor de lado. Indicado para quem gosta de brincar com o paladar.
14. Bolo de Chocolate Amargo (Devil's Food Cake): há quem prefira as versões mais amargas do chocolate. Para essas pessoas, essa receita é a mais indicada.
15. Bolo de Chocolate Duplo de Leite Moça: Essa delícia é feita com Leite Moça, Leite Líquido Ninho Forti+ Integral, óleo, ovos, Chocolate em Pó Dois Frades, farinha de trigo, fermento em pó, açúcar e manteiga. Apesar da quantidade de ingredientes, é super simples de fazer e fica pronto em menos de uma hora.
16. Bolo de Chocolate Duplo sem Glúten: receita semelhante à listada acima, mas com uma especificidade: não contém glúten em seu preparo.
17. Bolo Integral de Chocolate Molico: aqui, além de um delicioso bolo simples de chocolate, temos ainda uma receita de doce de leite, que pode servir de acompanhamento ou até mesmo de recheio, caso você assim deseje.
18. Bolo de Chocolate na Airfryer: não podemos falar de bolo simples, sem trazer uma receita feita na airfryer. Em apenas 35 minutos ela fica pronta.
19. Bolo de Chocolate com Iogurte e Aveia: bolo fofinho e molhadinho feito com Iogurte Nestlé Natural Integral, Leite Ninho, Farelo de Aveia Orgânica Nestlé e Chocolate em Pó Dois Frades.
20. Bolo Fácil de Chocolate e Nozes: mais um bolo de chocolate simples que alia sabor e crocância – que, nesse caso, fica a cargo das nozes.
21. Bolo de Chocolate com Cobertura de Coco: bolo de chocolate simples com uma cobertura maravilhosa de coco que vai dar uma cara – e sabor – novo para essa receita.
22. Bolo de Chocolate do Fiuk: essa é especial. E aí, na treta do bolo, você era #teamJuliette ou #teamFiuk? Independente de que lado você esteve, agora finalmente você vai fazer e provar essa delícia de bolo.
23. Bolo de Chocolate sem Ovo com Calda de Chocolate: bolo fácil e simples, ideal para quem não pode ou não quer comer ovos. Nessa receita, o bolo é assado junto com a calda.
24. Bolo de Caneca de Chocolate Nescau: primeira receita de bolo de caneca dessa lista. Ora, existe bolo mais simples do que o preparado na caneca e microondas? Esse leva apenas 5 minutos para ficar pronto.
25. Bolo de Chocolate com Banana de Caneca: banana, chocolate, simplicidade e facilidade. Não precisamos pedir mais nada para essa receita, não é?
26. Bolo Dois Frades de Caneca: receita de bolo de caneca fofinho feito com Chocolate em Pó Nestlé Dois Frades, farinha de trigo, óleo e Leite Molico.
27. Bolo da Vovó: uma pausa nos bolos de caneca para falar do bolo da vovó. Bolo de chocolate simples e fácil de fazer: são apenas 35 minutos para ficar pronto. Como o nome já diz, você vai se sentir na casa de seus avós.
28. Bolos de Caneca de Nutren Kids: receita de bolo de caneca ideal para a criançada. Dá até para contar com a ajuda de seus filhos e filhas na hora de preparar. É uma boa opção para uma atividade familiar.
29. Bolo Gelado de Nescau: bolo simples e delicioso feito com ovos, açúcar, leite em pó Ninho Forti+ Integral, Nescau, farinha de trigo, fermento em pó, amido de milho e chocolate granulado. E você ainda pode substituir o Nescau por Nescau 33% Menos Açúcares, que possui o mesmo sabor, mas com menos açúcar e adição de fibras.
30. Bolo Formigueiro com Gotas de Chocolate ao Leite Garoto: outra receita de bolo tradicional e simples de fazer. As gotas de chocolate são o diferencial aqui.
31. Bolo de Caneca de Chocolate com Banana sem Lactose: mais uma opção de bolo de caneca, desta vez para as pessoas com restrição alimentar que não podem ingerir lactose.
32. Bolo Nescau: para encerrar essa lista, um bolo simples de chocolate com cobertura de Nescau. Fácil de fazer e delicioso na hora de comer.


Dicas

Um segredo para o bolo não ficar solado é a quantidade correta de ingredientes. Por isso, é sempre importante usar colheres e xícaras medidas, principalmente no preparo de receitas doces. Além disso, não abra o forno antes de pelo menos 30 minutos, para não interromper o crescimento da massa. Assim você evita que o bolo fique embatumado ou massudo.

Para o Bolo não solar a dica é pré-aquecer o forno antes de começar a fazer a receita e sempre deixar a temperatura indicada no modo de preparo – pois a temperatura muito alta assa primeiro a superfície do bolo, impedindo que ele cresça. Outra dica importante é não bater a massa demais... Mexer apenas o suficiente para que os ingredientes estejam incorporados. E para o bolo não murchar, não abrir o forno nos primeiros 20 minutos (pelo menos).

Para o crescimento igual do seu Bolo de Chocolate, o fogo do forno deve estar regulado. Pode acontecer de ter um lado em que o calor esteja mais forte que o outro e isso faz com que seu bolo cresça desigual. Outro problema pode ser a grade, se estiver colocada errada (torta); ou, ainda, o fogão pode estar desnivelado.

Não desenforme o bolo ainda quente. O bolo deve ser desenformado morno, com muito cuidado para não quebrar. Se deixar esfriar totalmente, ele gruda e fica difícil desenformar. Caso isso aconteça, pode passar a base da assadeira por água quente (ou passar rapidinho pela boca do fogão) para ajudar a soltar.

Para que o Bolo de Chocolate não fique úmido e cru, ele deve ficar tempo suficiente no forno. Uma dica que sempre funciona é espetar um palito no meio da massa para ter certeza que assou por inteiro. Sabemos que podem haver diferenças de temperatura de forno para forno.

Agora é hora de escolher a melhor receita para você, correr na cozinha e preparar essa delícia para toda a família. E se você desejar fazer algum outro prato, vai em Receitas Nestlé: lá tem mais de 4 mil receitas cuidadosamente separadas pelos nossos especialistas

Perguntas Frequentes

  • Qual o melhor momento para desenformar o bolo?

    O bolo deve ser desenformado morno, com muito cuidado para não quebrar. Se deixar esfriar totalmente, ele gruda e fica difícil desenformar. Caso isso aconteça, a dica é passar a base da assadeira por água quente, ou passar rapidinho pela boca do fogão para ajudar a soltar.

  • O que fazer para o bolo não ficar solado?

    Uma boa dica é usar colheres e xícaras medidoras, principalmente no preparo de receitas doces. Além disso, não abra o forno antes de pelo menos 30 minutos, para não interromper o crescimento da massa. Assim você evita que o bolo fique embatumado ou massudo.

  • O que fazer para saber se o bolo está cru?

    Para que o Bolo de Chocolate não fique úmido e cru, ele deve ficar tempo suficiente no forno. Uma dica que sempre funciona é espetar um palito no meio da massa para ter certeza que assou por inteiro. Sabemos que pode haver diferenças de temperatura de forno para forno.