Ideias para ganhar dinheiro na Páscoa

Ideias para ganhar dinheiro na Páscoa

Quer saber como ganhar dinheiro na Páscoa 2024 vendendo delícias de chocolate? A equipe de Receitas Nestlé preparou este guia completo de como montar um plano de negócios para conseguir uma renda extra no feriadão.

Entenda o que vender, como estabelecer os preços, como divulgar seus produtos e quais são as tendências e ideias para ganhar dinheiro na Páscoa 2024.

Além disso, você vai conferir 20 receitas de Páscoa incríveis para vender e lucrar muito!

Ideias para ganhar dinheiro na Páscoa: plano de negócio para vender na Páscoa

Antes de começar a produzir seus produtos de Páscoa, é importante ter um plano de negócios bem definido.

Um plano de negócios é um documento que descreve os objetivos, estratégias, recursos e as análises do seu empreendimento.

Ele será seu guia para tomada de decisões, avaliar a viabilidade do seu negócio e atrair clientes e investidores.

Para elaborar um plano de negócio para vender na Páscoa, você deve considerar os seguintes aspectos:

Fornecedores

Você vai precisar de fornecedores confiáveis e de qualidade para comprar os ingredientes e as embalagens dos seus produtos de Páscoa.

Pesquise preços, condições de pagamento, disponibilidade, validade e a procedência dos produtos que você vai utilizar. Faça uma lista dos fornecedores que atendem às suas necessidades e negocie os melhores valores e prazos.

Quanto mais cedo você for atrás, maiores as chances de conseguir bons preços e condições de pagamento.

Processo operacional

Defina como será o processo operacional do seu negócio, ou seja, como você vai produzir, armazenar, transportar e entregar seus produtos de Páscoa.

Considere o tempo, espaço, equipamentos, utensílios e a mão de obra necessários para cada etapa.

Siga corretamente as normas de higiene e segurança alimentar para garantir a qualidade e a saúde dos seus clientes.

O armazenamento é muito importante, pois como se trata de produtos de chocolate, as peças são muito sensíveis a temperatura.

Volume de produção

Faça uma estimativa de qual será o volume de produção do seu negócio, e se possível opte por trabalhar sob encomenda para ter uma noção mais assertiva das produções.

Para isso, você deve fazer uma pesquisa de mercado para identificar o perfil, as preferências, as necessidades e o poder de compra do seu público-alvo. Você também deve analisar a concorrência e verificar quais são os produtos mais vendidos e procurados na sua região.

Preço do produto

O preço dos seus produtos deve ser pareado com o mercado, porém é preciso que haja uma margem de lucro para viabilizar o negócio.

Para isso, você deve calcular o custo de produção, que inclui os gastos com os ingredientes, as embalagens, a mão de obra, a energia elétrica, o gás, o transporte, entre outros.

Você também deve considerar o valor percebido pelo cliente, que é o quanto ele está disposto a pagar pelo seu produto, levando em conta a qualidade, a exclusividade, a apresentação e o diferencial do seu produto. E lembre-se: preço e custo são conceitos absolutamente diferentes e você precisa saber estabelecê-los!

Análise financeira

Por fim, faça uma análise financeira do seu negócio, que consiste em projetar as receitas, as despesas e o lucro do seu empreendimento.

Estime quantos produtos você vai vender, qual será o seu faturamento, quais serão os seus custos fixos e variáveis, qual será o seu ponto de equilíbrio, qual será a sua margem de lucro e qual será o seu retorno sobre o investimento.

Você pode usar planilhas ou aplicativos para facilitar esse cálculo. Na nossa página de Leite MOÇA®, inclusive, temos ferramentas e planilhas que podem auxiliar nesta etapa. Após ler este texto, acesse: Leite Moça

Pão de moça

Ideias para ganhar dinheiro na Páscoa: o que vender na Páscoa 2024?

Depois de ter um plano de negócio bem estruturado, você deve escolher o que vender na Páscoa 2024.

Existem diversas opções de produtos de chocolate que você pode fazer e vender, desde os tradicionais ovos de Páscoa até as novidades como os ovos de colher, os cupcakes, os mini ovos e os copinhos de lemon curd.

O importante é oferecer produtos de qualidade, saborosos, criativos e que atendam às expectativas dos seus clientes.

Para escolher o que vender na Páscoa 2024, você deve considerar os seguintes fatores:

Escolher bons ingredientes para Páscoa

A escolha dos ingredientes é uma etapa muito importante, por isso, para essa Páscoa, escolha com cuidado e critério, pois eles são essenciais para garantir o sabor, a textura, a aparência e a durabilidade dos seus produtos.

Você deve optar por ingredientes de boa qualidade, frescos, bem armazenados e dentro da validade. Também deve escolher ingredientes que combinem entre si e que agradem ao paladar do seu público-alvo.

Alguns dos ingredientes mais usados para fazer produtos de Páscoa são:

  • Chocolate: é o ingrediente principal e mais importante dos produtos de Páscoa. Escolha um chocolate de boa qualidade, que tenha um bom derretimento, uma boa cristalização e um bom brilho. Você pode usar chocolate ao leite, chocolate branco, chocolate meio amargo, chocolate amargo ou chocolate colorido. Inclusive, você pode escolher entre Chocolates NESTLÉ® ou Chocolates GAROTO®.
  • Recheios: são os ingredientes que dão sabor, cremosidade e personalidade aos seus produtos de Páscoa. Use recheios prontos ou caseiros, como brigadeiro, beijinho, doce de leite, creme de avelã, geleia, caramelo, maracujá, morango, limão, paçoca, creme de avelã, Biscoitos NESTLÉ®, entre outros.
  • Coberturas: dão acabamento, cor e charme aos seus produtos de Páscoa e podem ser prontas ou caseiras, como ganache, glacê, pasta americana, fondant, chantilly, marshmallow, entre outras. Você também pode usar raspas, flocos, pó de ouro, pó de prata, corantes e outros adornos para decorar os seus produtos e agregar ainda mais valor.

Validade dos produtos para Páscoa

Verifique com precisão a validade dos produtos para Páscoa, pois isso influencia na qualidade, na segurança e na satisfação dos seus clientes.

Siga as recomendações dos fabricantes dos ingredientes e das embalagens que você usa, bem como as boas práticas de higiene e conservação dos alimentos, especialmente quando envolvem refrigeração.

Coloque etiquetas em seus produtos com a data de fabricação e a data de validade, e informe os seus clientes sobre os cuidados necessários para manter os seus produtos em boas condições.

A validade dos produtos para Páscoa varia de acordo com os ingredientes e as embalagens que você usa, mas em geral, segue-se a seguinte tabela:

  • Ovo de Páscoa de chocolate puro: 6 meses
  • Ovo de Páscoa de chocolate com recheio seco: 3 meses
  • Ovo de Páscoa de chocolate com recheio cremoso: 15 dias
  • Ovo de Páscoa de colher: 7 dias
  • Cupcake de Páscoa: 5 dias
  • Mini Ovo de Páscoa: 3 meses
  • Copinho de Lemon Curd: 10 dias
  • Bolo de Páscoa: 7 dias
  • Trufa de Páscoa: 15 dias
  • Bombom de Páscoa: 30 dias
  • Cone Trufado de Páscoa: 15 dias
  • Pirulito de Páscoa: 3 meses
  • Pão de Mel de Páscoa: 30 dias
  • Biscoito de Páscoa: 15 dias
Chocolate

Embalagens para ovo de Páscoa caseiro

As embalagens são um charme a parte, pois é a primeira coisa que os clientes vão ver, portanto seja cuidadoso e criativo.

Elas são fundamentais para proteger, conservar, valorizar e diferenciar os seus produtos de Páscoa, por isso opte por embalagens que sejam adequadas ao tamanho, ao formato, ao peso e ao recheio dos seus produtos.

Você também deve escolher embalagens que sejam bonitas, atraentes, personalizadas e que transmitam a identidade e a proposta do seu negócio.

Alguns tipos de embalagens para ovo de Páscoa caseiro são:

  • Papel chumbo: é um papel metalizado que serve para envolver o ovo de Páscoa e protegê-lo do calor, da umidade e da luz. Ele também ajuda a manter o brilho e a forma do chocolate;
  • Papel celofane: papel transparente e brilhante que serve para embrulhar o ovo de Páscoa e dar um toque de sofisticação e elegância. Ele também permite que o cliente veja o produto e o recheio;
  • Caixa de acetato: caixa transparente e resistente que serve para acomodar o ovo de Páscoa e facilitar o transporte e a exposição. Ela também valoriza o produto e o recheio, e evita que o ovo se quebre ou se amasse;
  • Caixa de papelão: é uma caixa opaca e firme que serve para guardar o ovo de Páscoa e garantir a segurança e a durabilidade. Ela também permite que você crie um design exclusivo e atraente para os seus produtos. Você pode usar caixa de papelão de diversas cores e modelos, e imprimir o seu logo, o seu slogan, o seu contato e outras informações relevantes.

Como estabelecer os preços dos ovos de Páscoa?

Uma das dúvidas mais comuns de quem quer ganhar dinheiro na Páscoa é como estabelecer os preços dos ovos de Páscoa.

Como já mencionamos, o preço do seu produto deve cobrir os seus custos e gerar lucro, mas também deve ser competitivo e justo para o seu cliente.

Para estabelecer os preços dos ovos de Páscoa, você pode seguir a seguinte fórmula:

Preço = (Custo de produção + Despesas fixas + Lucro desejado) / Número de produtos

O custo de produção é o valor que você gasta para fazer cada produto, incluindo os ingredientes, as embalagens, a mão de obra, a energia elétrica, o gás, o transporte, entre outros.

As despesas fixas são os gastos que você tem para manter o seu negócio, independentemente da quantidade de produtos que você vende, como o aluguel, o telefone, a internet, a contabilidade e afins.

O lucro desejado é o valor que você quer ganhar com a venda dos seus produtos, que pode variar de acordo com o seu objetivo, o seu mercado e a sua concorrência.

Uma sugestão é aplicar uma margem de lucro de 50% a 100% sobre o custo de produção.

O número de produtos é a quantidade de produtos que você pretende vender no período da Páscoa.

Imagine que você quer vender ovos de Páscoa de colher com brigadeiro, e que os seus custos e despesas sejam os seguintes:

  • Custo de produção: R$ 10,00 por ovo;
  • Despesas fixas: R$ 500,00 por mês;
  • Lucro desejado: 100% sobre o custo de produção;
  • Número de produtos: 100 ovos por mês.

Então, o preço do seu ovo de Páscoa de colher com brigadeiro seria:

Preço = (R$ 10,00 + R$ 500,00 + R$ 10,00) / 100

Preço = R$ 20,00 por ovo

Lembre-se de que essa é apenas uma fórmula básica, e que você pode adaptá-la de acordo com as suas necessidades e as características do seu negócio.

Pesquise também os preços praticados pelos seus concorrentes e pelo mercado, e ajuste os seus preços conforme a demanda e a oferta.

Dicas para vender mais na Páscoa 2024

Além de ter um bom produto e um bom preço, você também precisa ter uma boa estratégia de marketing e vendas para ganhar dinheiro na Páscoa 2024.

Você deve divulgar os seus produtos de forma eficiente e eficaz, e conquistar e fidelizar os seus clientes. Para isso, você pode seguir as seguintes dicas:

1. Imersão digital para vender na Páscoa

Aproveite o poder da internet e das redes sociais para vender na Páscoa. Você deve criar um site, um blog, uma loja virtual, uma página no Facebook, um perfil no Instagram, um canal no YouTube, um grupo no WhatsApp, ou qualquer outra plataforma que te permita mostrar os seus produtos, interagir com os seus clientes, receber pedidos, tirar dúvidas, receber feedbacks, entre outras ações.

Mantenha seus canais digitais atualizados, atrativos, informativos e engajadores, e usar técnicas de SEO, de e-mail marketing, de anúncios pagos, de sorteios, de promoções, de parcerias, de influenciadores, entre outras, para aumentar o seu alcance, o seu tráfego e as suas vendas.

2. Ter referências de produtos e pessoas

O boca a boca é sempre uma ótima ferramenta, então se você já tem clientes que gostaram dos produtos, peça depoimentos para eles e também para publicarem nas redes sociais e reposte nas suas.

Oferecer amostras para amigos e conhecidos também é uma ótima forma de começar a criar um burburinho e conquistar elogios para seus produtos, desde que sejam verdadeiros.

3. Canais digitais para vender na Páscoa

Você deve diversificar os seus canais de venda para vender na Páscoa. Não se limite a vender apenas pelo seu site, pelo seu blog ou pela sua loja virtual, mas também explorar outras plataformas que possam ampliar o seu público e o seu faturamento.

Você pode vender pelos seus perfis nas redes sociais, pelos seus grupos no WhatsApp, pelos seus e-mails, pelos seus anúncios, pelos seus vídeos, pelos seus stories, pelos seus reels, pelos seus lives, entre outros formatos que possam atrair, envolver e converter os seus clientes.

4. Parcerias nas redes sociais

Você deve fazer parcerias nas redes sociais para vender na Páscoa. Você pode se associar a outros empreendedores, influenciadores, blogueiros, youtubers, instagrammers, entre outros profissionais que tenham afinidade com o seu nicho, o seu produto e o seu público.

Você pode trocar divulgação, conteúdo, produtos, serviços, indicações, comissões, entre outros benefícios que possam gerar valor, visibilidade e vendas para o seu negócio.

Cadastro

Tendências e ideias para ganhar dinheiro na Páscoa 2024

Para se destacar no mercado e ganhar dinheiro na Páscoa 2024, você deve estar atento às tendências e às ideias que possam surpreender e encantar os seus clientes.

Inove nos seus produtos, nos seus recheios, nas suas embalagens, nas suas formas, nas suas cores, nos seus sabores, nos seus nomes, nos seus conceitos, nos seus diferenciais, entre outros aspectos que possam fazer os seus produtos de Páscoa serem únicos e irresistíveis.

Algumas das tendências e das ideias para ganhar dinheiro na Páscoa 2024 são:

  • Ovos de colher diferentes: são ovos de Páscoa que têm uma casca de chocolate e um recheio cremoso que pode ser comido de colher. Eles são uma ótima opção para quem quer oferecer um produto mais sofisticado, personalizado e saboroso. Você pode usar diversos tipos de recheios, como brigadeiro, beijinho, doce de leite, creme de avelã, geleia, caramelo, maracujá, morango, limão, paçoca, creme de avelã, Biscoitos NESTLÉ®, entre outros;
  • Cupcakes de Páscoa: são bolinhos individuais que podem ter massa, recheio e cobertura de chocolate ou de outros sabores. Eles são uma ótima opção para quem quer oferecer um produto mais prático, versátil e charmoso. Você também pode decorar os seus cupcakes com confeitos, granulados, raspas, flocos, frutas, castanhas, biscoitos, entre outros;
  • Mini ovos de Páscoa: são ovos de Páscoa em miniatura que podem ter casca e recheio de chocolate ou de outros sabores. Eles são uma ótima opção para quem quer oferecer um produto mais econômico, variado e divertido;
  • Copinhos de lemon curd: são copinhos de chocolate que têm um recheio de lemon curd, que é um creme de limão azedo e doce. Ótima opção para quem quer oferecer um produto mais refrescante, diferente e delicioso.

Cesta de Páscoa para diversificar suas vendas

Uma ideia para diversificar as suas vendas e ganhar dinheiro na Páscoa 2024 é montar cestas de Páscoa com os seus produtos e outros itens relacionados à data.

Você pode oferecer cestas de Páscoa personalizadas, temáticas, criativas e exclusivas, que podem agradar a diversos tipos de clientes e ocasiões.

Para montar cestas de Páscoa, escolha uma cesta ou uma caixa de tamanho adequado ao seu produto e ao seu orçamento.

Forre a cesta ou a caixa com papel de seda, papel celofane, palha, tecido ou outro material que combine com o seu produto e com o seu tema.

Você deve colocar os seus produtos de Páscoa dentro da cesta ou da caixa, de forma harmoniosa e organizada.

Complemente a cesta ou a caixa com outros itens que tenham a ver com a Páscoa, como coelhinhos de pelúcia, cenouras de tecido, ovos de plástico, cartões, mensagens, fitas, laços, flores, entre outros.

Para fechar a cesta ou a caixa use papel celofane transparente ou colorido, e faça um laço com fita ou cordão. Coloque a etiqueta na cesta ou a caixa com o seu logo, o seu contato e o nome do destinatário.

20 receitas de Páscoa incríveis para vender

Agora que você já sabe todas as dicas para se dar bem vendendo nessa Páscoa, é hora de por a mão na massa com essas 20 receitas incríveis para data:

1. Ovo de Páscoa de Colher com Brigadeiro
2. Mini Ovo de Páscoa de Colher com Brigadeiro Branco e Negresco
3. Ovo de Páscoa Recheado com Caramelo Salgado
4. Ovo de Páscoa de Colher Trufado de Maracujá
5. Bolo Especial de Chocolate
6. Trufa de Hortelã Recheada com Geleia de Abacaxi

7. Copinhos de Lemon Curd

8. Ovo Floresta Branca

9. Ovo de Colher Paçoca e Sensação

10. Bombom de Doce de Leite e Nozes

11. Bombom tropical

12. Cone Trufado com Recheio de Passatempo Coberto

13. Pirulitos de Chocolate ao Leite

14. Ovinho Recheado com Pistache

15. Pão de Mel de Colher

16. Ovo Pavê de Colher

17. Biscoitos Amanteigados Cobertos com Chocolate

18. Quadradinho de Trufa de Pimenta-Rosa e Purê de Manga

19. Ovo de Colher de Bolo de Cenoura e Brigadeiro Gourmet

20. Ovo Branco com Crocante de Amêndoas e Erva-doce

No Receitas Nestlé você ainda encontra muito mais opções, basta usar a criatividade e aumentar seu portfólio de opções de Páscoa.

Curso de Páscoa

Conclusão

Neste guia, você aprendeu como ganhar dinheiro na Páscoa 2024 com as melhores receitas de chocolate.

Viu como montar um plano de negócio para vender na Páscoa, o que vender, como estabelecer os preços, como divulgar seus produtos e quais são as tendências e as ideias para ganhar dinheiro na Páscoa 2024.

Aproveite para conhecer nossos Cursos GRATUITOS no site de Receitas Nestlé:

Além disso, você conferiu 20 receitas de Páscoa incríveis para vender e lucrar muito!

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajudem a ter sucesso no seu empreendimento.

Se você quer conhecer mais receitas deliciosas e fáceis de fazer, acesse o site Receitas Nestlé e descubra um mundo de possibilidades para ter uma renda extra cozinhando o ano todo. Não perca tempo e comece já a planejar o seu negócio de Páscoa!


Perguntas Frequentes

  • O que mais vende na Páscoa?

    R.: Os ovos de Páscoa com suas variações são o carro-chefe de vendas na Páscoa e uma das melhores ideias para ganhar dinheiro nessa época.

  • O que vender na Páscoa 2023?

    R.: Você pode vender, na Páscoa 2023, ovos de chocolate, trufas e demais doces. Mas também é uma época em que aumenta a procura por vinhos, azeites e peixes. Outra opção é comercializar embalagens e produtos decorativos. Seja como for, o importante é ser criativo nas ideias para ganhar dinheiro na Páscoa!

  • Como montar cestas de Páscoa bonitas e gostosas para vender?

    R: Uma entre as ideias para ganhar dinheiro na Páscoa são as cestas de Páscoa, que devem ser bonitas para chamar a atenção do consumidor – e, neste sentido, é importante escolher as embalagens certas. O diferencial da cesta é poder oferecer um combo de produtos. Por exemplo, uma cesta com ovo de Páscoa, cenoura de cone de chocolate, trufas e um coelhinho de pelúcia.

  • Como vender na Páscoa?

    R.: Antes de tudo, é primordial você pensar quais canais digitais você vai utilizar (redes sociais, aplicativos e plataformas online); ao mesmo tempo, é importante estar em dia com as ideias para ganhar dinheiro na Páscoa. Vale fazer um plano de negócio para definir metas, objetivos e saber como funciona o mercado, a concorrência e os desafios.