Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Maionese caseira: 5 receitas fáceis e rápidas que surpreendem

Receita de "Maionese" de Ervas muito saborosa feita com Leite Líquido NINHO Forti+ Integral, MAGGI Tempero e Sabor legumes, mostarda e cebolinha

Do sanduíche, passando pela salada, chegando aos petiscos, massas e carnes, o sabor inigualável da maionese deixa qualquer comida muito mais gostosa. Especialmente se você é daquelas pessoas que adoram preparar uma maionese caseira e sair do básico, com ingredientes diferenciados para impressionar os mais variados paladares.

Deu vontade de preparar uma receita de maionese caseira? É só ir na geladeira ou abrir o armário: é quase certo que você tem todos os ingredientes necessários para preparar alguma das receitas que vamos apresentar aqui.


Qual é a origem da maionese?

Tem uma cidadezinha europeia que vive reclamando a “patente” da maionese. É Maó, na ilha da Minorca, nas Baleares – um arquipélago do Mediterrâneo Ocidental, na Espanha, formado por quatro grandes ilhas. Conta-se, também, que no ano de 1756 os franceses se apoderaram da receita após derrotarem os britânicos na Batalha de Minorca e tomarem posse de Maó.

E olha os nomes que ela tinha na época: em castelhano, era salsa mahonesa, já em catalão, ficou conhecida como maonesa, se popularizando como mayonnaise na cozinha francesa, embora antes tenha sido chamada de mahonaise.

O responsável por levar a maionese para a França foi um tal de Duque de Richelieu. O cozinheiro desse nobre conheceu o molho lá em Maó, serviu-o aos vencedores da batalha e aí o carregou para a França, de onde partiu para o mundo inteiro e virou "febre" por onde passava.


Receitas de maionese caseira simples


Maionese Caseira no pote

1. Maionese caseira: deliciosa e prática, é uma das receitas de maionese caseira mais conhecidas. É feita com ovo, vinagre ou suco de limão, mostarda, óleo e sal. É super simples de fazer e fica pronta em pouco tempo.
2. Maionese Saudável: essa maionese ganha o sabor e os nutrientes da cenoura e da batata. O limão e a mostarda dão o sabor cítrico e picante que se completa com o azeite e o sal.


Receitas de maionese caseira diferente


Maionese caseira: chips de legumes com maionese de abacate

3. Maionese de Abacate: o sabor dessa maionese é surpreendente. O abacate se une à salsinha, ao orégano, à cebolinha e ao alho, o que a deixam deliciosa. E ainda tem o arremate com o azeite e o limão. Sirva com os chips de legumes.
4. “Maionese” de Mandioquinha: um creminho de mandioquinha, com cenoura e Iogurte Natural Integral, que fica com uma textura muito parecida com a da maionese tradicional.
5. “Maionese” de Ervas: Uma alternativa à maionese tradicional que leva leite, mostarda, cebolinha, manjericão, salsa e orégano. Ideal para pôr no seu hambúrguer.


Dicas para a maionese caseira não desandar

Quer comer e servir uma maionese caseira deliciosa, digna de receber os mais prestigiosos elogios? Presta atenção nessas dicas infalíveis para a receita não desandar.

1. O volume dos ingredientes precisa ser suficiente para que o liquidificador processe a mistura. Portanto, nada de usar um volume menor que o indicado nas receitas. Tentar fazer uma quantidade muito pequena de maionese impede que a lâmina do liquidificador faça seu trabalho.
2. Adicione o óleo ou azeite aos poucos, com paciência. Se você colocar tudo de uma vez, esses ingredientes não se misturam bem às gemas e ficam com a aparência nada apetitosa de um molho talhado.
3. Se a receita pede óleo, opte por um mais neutro, como o vegetal, de canola ou de cártamo. Se pedir azeite, use um de sabor mais leve e suave, pois caso o sabor seja forte demais, a maionese pode ficar amarga.
4. Bata os ingredientes pelo tempo suficiente apenas para misturá-los. Se bater demais, a maionese pode ficar quebradiça, com aspecto de um molho talhado.


Maionese caseira combina com…

É difícil listar as comidas que vão bem com maionese caseira. Afinal, o que não combina com esse molho delicioso? A gente vai te dar umas dicas de pratos que fazem uma união perfeita com ela. E se a receita pedir outro molho, é só substituir por sua maionese preferida.


Petiscos

Maionese caseira: coxinha de batata doce com frango

Um happy hour em casa com os amigos pede petiscos. Servidos quentes ou frios, eles ficam mais gostosos com maionese.


Saladas

Maionese caseira: salada de acelga

As saladas pedem molho e a maionese caseira deixa o prato ainda mais cremoso e saboroso. Até a salada mais básica fica sofisticada.


Pizza

Maionese caseira: pizza de liquidificador de frango com milho

A pizza é aquela massa que não dispensa uma maionese caseira. E você pode preparar tudo em casa bem rapidinho.


Carnes

Maionese caseira: bife acebolado maggi

As carnes ficam ainda mais suculentas quando acompanhadas de maionese caseira. Explore os sabores.


Sanduíches

Maionese caseira: mini sanduíche de presunto

Claro que os sanduíches têm que fazer parte da lista de comidas que vão bem com maionese. Eles ficam irresistíveis!

Não deixe de conferir mais receitas, dicas, artigos e programas do mundo culinário no site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Quanto tempo a maionese caseira pode ficar na geladeira?

    O mais indicado é consumir a maionese caseira em até três dias. Para garantir a validade da receita, guarde em um recipiente fechado dentro da geladeira.

  • Por que minha maionese ficou amarga?

    Provavelmente porque você usou um azeite com sabor muito forte. Caso a receita peça esse ingrediente, opte pelos que têm sabor mais leve e suave.

  • Como evitar a salmonela na maionese?

    Lavar bem as mãos antes, durante e depois de preparar as receitas e antes de consumir os alimentos é essencial. Os ingredientes também devem ser lavados, inclusive os ovos.

  • Por que a maionese talhou?

    É possível que você tenha colocado o óleo ou o azeite na mistura muito depressa. O indicado é colocar esses ingredientes aos poucos e bater apenas o tempo suficiente para misturar tudo.

Fontes:

https://www.thekitchn.com/5-mistakes-to-avoid-when-making-blender-mayo-229283

https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/Salmonella

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?