Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Receitas com Grão-de-bico: 27 ideias para expandir o seu cardápio

Aprenda 27 receitas com grão-de-bico e descubra diversas formas de deixar suas refeições ainda mais nutritivas.

Ingrediente usado há muito tempo por povos residentes na Síria, Irã, e Turquia, o grão-de-bico é uma leguminosa parente do feijão extremamente versátil, podendo ser utilizada para o preparo de diversas refeições, que vão desde saladas até quibes.

Para conhecer algumas formas de preparo desse tradicional e delicioso ingrediente, o Receitas Nestlé reuniu uma série de receitas para ampliar suas opções de cardápio. Vamos nessa?


Receitas com grão-de-bico

1. Salada de Grão-de-bico: essa é uma receita de grão-de-bico muito rápida e deliciosa, feita com NUTREN Fortify, azeite, limão e alho.

2. Sopa de Grão-de-bico com Carne: nesta saborosa receita de sopa, o grão-de-bico é cozido junto da carne – tornando-se uma ótima opção para dias frios, que pedem por uma boa sopa.

3. Sopa de Carne de Porco e Grão-de-bico: outra receita de sopa, agora com carne de porco junto do grão-de-bico. Ideal para dias frios ou como uma opção de almoço para bebês.

4. Pasta de Tomate Seco e Grão-de-bico: ideal como uma opção de acompanhamento para petiscos, essa receita com grão-de-bico é fácil e rápida de fazer, levando apenas 10 minutos para ficar pronta.

5. Caldinho de Grão-de-bico: uma boa pedida para os dias mais frios, essa receita de caldinho de grão-de-bico é super fácil de fazer e leva bacon, azeite, cebolinha-verde e, é claro, grão-de-bico.

6. Salada de Grão-de-bico com Camarão: nesta nutritiva receita de salada, o grão-de-bico é preparado junto do azeite, cebola, alho, camarão e outros temperos, que transformam essa receita em um prato delicioso.

7. Carne de Panela com Grão-de-bico: deliciosa receita de carne de panela que leva grão-de-bico, cenoura, tomate e outros ingredientes, fazendo dessa uma opção de receita ideal para aquele jantar em família.

8. Quibe de Grão-de-bico e Cenoura: uma opção nutritiva da tradicional receita de quibe, feita com grão-de-bico, cenoura e creme de leite. É uma boa opção de lanche para servir aos amigos.

9. Torta de Massa de Grão-de-bico com Vegetais: deliciosa e nutritiva receita de torta salgada, com massa de grão-de-bico e recheada de alho-poró, palmito e ervilhas.

10. Salada de Batata com Bacalhau e Grão-de-bico: essa saborosa receita de salada leva batata, bacalhau em lascas, grão-de-bico, palmito e azeitona. Uma boa opção de jantar para encontros a dois ou para aproveitar uma reunião entre amigos.

11. Grão-de-bico Completo: essa receita de sopa de grão-de-bico leva também linguiça de frango, pimentão vermelho e couve. Ideal para dias mais frios, ou simplesmente para aquele dia em que desejamos uma sopa bem quentinha.

12. Strogonoff de Grão-de-bico: uma receita de strogonoff diferente, em que o grão-de-bico substitui a carne, tornando-se uma opção vegetariana para aqueles que querem expandir seus horizontes culinários.

13. Cozido de Frango com Grão-de-bico e Abóbora: receita de cozido de frango deliciosa, feita com grão-de-bico e abóbora. Uma ótima opção para o jantar, é super fácil de fazer.

14. Sopinha de Frango com Abóbora, Grão-de-bico e Acelga: ideal para servir aos pequenos que estão com seus dentinhos crescendo, essa receita de sopinha é feita com frango, abóbora, acelga, grão-de-bico e MUCILON 5 Cereais com Quinoa.

15. Hambúrguer de Grão-de-bico: uma boa pedida para os vegetarianos – mas uma delícia também para quem não for – esse hambúrguer de grão-de-bico é feito, também, com proteína de soja e tapioca.

16. Postas de Bacalhau com Refogado de Grão-de-bico: nesta deliciosa receita de postas de macarrão, um refogado de grão-de-bico e pimenta biquinho acompanha o bacalhau. É uma boa opção para almoços com a família ou amigos.

17. Sopa Gratinada de Grão-de-bico e Cebola Caramelizada: outra receita de sopa de grão-de-bico. Nesta receita você precisará de grão-de-bico, queijo e amêndoas, além de cebolas caramelizadas para polvilhar sobre a sopa.

18. Hambúrguer de Grãos e Vegetais: nesta receita vegetariana, o hambúrguer é feito com diversos tipos de grãos, como o grão-de-bico e a quinoa, e montado com cogumelos refogados.

19. Salada Turbinado: uma nutritiva receita de salada que leva atum, grão-de-bico, cenoura e alface, e que é coberta por um delicioso molho cremoso de beterraba e iogurte.

20. Puchero Delicioso: nesta receita de puchero você precisará de grão-de-bico, carne, paio, linguiça e mais alguns temperos, fazendo dessa receita uma explosão de sabores.

21. Enroladinhos de Vegetais: deliciosos palitos de cenoura, beterraba e abobrinhas envoltas em uma massa crocante de grão-de-bico. São ótimas opções de petiscos para servir aos convidados em alguma festa, ou apenas para amigos e família.

22. Mini Pizza Sem Glúten: nesta receita, o grão-de-bico é usado no preparo da massa das mini pizzas, trazendo um sabor leve e diferenciado para a receita. Rápido e fácil de fazer, é uma boa opção para servir como aperitivos aos amigos.

23. Quibe de Quinoa Recheado Molico: nesta opção vegetariana de quibe, o grão-de-bico é combinado com a quinoa e recheado por uma deliciosa pasta de gergelim.

24. Salada na Cestinha de Parmesão: nesta receita, o empratamento da salada é feito em uma cestinha comestível feita com parmesão. Rápida e fácil de fazer, essa salada fica pronta em 15 minutos.

25. Salada de Folhas Com Pão, Homus, Tomates Assados & Ovos Pochê: uma boa opção de café da manhã, essa leve receita de folhas tem o empratamento feito com pão, homus, tomate assado e ovos pochê.

26. Dips Árabes: deliciosa receita de dips árabes em que o homus é feito com grão-de-bico, gergelim, limão e azeite. Além disso, você tem a opção de preparar, também, um delicioso mhamara e um saboroso babaganush.

27. Falafel Assado com Molho de Iogurte e Hortelã: nesta receita, a massa do falafel é feita com grão-de-bico, sementes de gergelim e uma série de temperos, que trarão um sabor único para a receita. Acompanha um delicioso molho de iogurte e hortelã.

Como vimos, o grão-de-bico é um alimento extremamente versátil que pode ser usado no preparo de diversos pratos, seja como ingrediente principal ou como acompanhamento. Para algumas receitas, o grão-de-bico acompanha muito bem com molhos – como o Molho Tártaro – ou com uma deliciosa receita de carne – como a receita de Rosbife com Molho de Uva.

Você pode encontrar essas e outras receitas saborosas no site Receitas Nestlé e ficar por dentro de várias receitas que irão expandir o seu cardápio. Acesse e confira!


Perguntas frequentes

  • Quais os benefícios do grão-de-bico para a saúde?

    O grão-de-bico é um alimento rico em diversos nutrientes – portanto, traz muitos benefícios para a saúde como, por exemplo: ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e também no processo de digestão.

  • É necessário descascar o grão-de-bico antes de consumí-lo?

    Todas as partes do grão-de-bico possuem nutrientes que fazem bem para a saúde, e isso inclui a casca. No entanto, se preferir, pode consumí-lo sem a casca.

  • É preciso deixar o grão-de-bico de molho antes de prepará-lo?

    O ideal é que o grão-de-bico fique de molho por pelo menos 12 horas antes de ser preparado, isso ajuda a remover possíveis sujeiras que estejam presentes nos grãos, além de facilitar o processo de cozimento, pois o tempo de molho amolece o grão-de-bico.

pixel