Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Como limpar camarão: manual completo com dicas e 31 receitas imperdíveis

Descubra como limpar camarão para impressionar seus familiares e amigos com receitas com camarão que você só encontra aqui.

Chiques e apetitosos, os pratos com camarão são muito apreciados por amantes dos frutos do mar. Desde um Risoto de Camarão e Rúcula até o famoso Bobó de Camarão, são muitas as receitas com camarão que conquistam estômagos ao redor do Brasil e do mundo.

Apesar de saborosas, muitas pessoas desistem de preparar essas iguarias por não saberem como limpar o camarão. Então nós vamos ensinar você de uma vez por todas como limpar e preparar esse alimento tão apetitoso e saudável. Fique com nossas dicas, sugestões e um passo a passo super completo sobre como limpar camarão. 


Como limpar camarão: passo a passo

1. Lave-o para retirar as impurezas externas;
2. Tire a cabeça do crustáceo – segurando pelo corpo do animal e puxando-a para fora;
3. Lave o corpo do camarão em água corrente;
4. Retire sua casca com um garfo: é só encaixar um dos dentes do garfo na casca do camarão e puxar para trás;
5. Com uma faca afiada, faça um corte na parte de trás do camarão e alargue um pouco essa abertura;
6. Retire o intestino do animal – um fiozinho escuro dentro da abertura –, puxando-o com a faca;
7. Tire o resto das vísceras escuras com os dedos;
8. Lave os camarões novamente em água corrente.

Para aproveitar tudo desse fruto do mar, você pode fazer caldos, fundos e molhos com as partes não utilizadas no preparo dos pratos principais, como cabeça, patas e rabo.

E não se esqueça de refrigerar o alimento assim que acabar de manipulá-lo, uma vez que ele é bastante perecível.

Para aprender de vez como limpar camarão da maneira certa, treine essa técnica com receitas cada vez mais complexas, desde o saboroso macarrão com camarão até o requintado strogonoff de camarão.


31 receitas com camarão

Fique com nossas sugestões incríveis:


Receitas de risoto de camarão

Que o risoto é uma delícia todo mundo já sabe, mas nossa super dica é usar camarões para obter um sabor mais refinado. Experimente dar uma diferenciada no seu risoto do dia a dia com essas opções: 

 

Como Limpar Camarão: Receitas de Camarão, Risoto de Camarão e Aspargos

Receitas de bobó de camarão

O bobó de camarão é um clássico adorado pelos que curtem frutos do mar. Esse ensopado deixa qualquer refeição muito mais saborosa. Aproveite nossas dicas e prepare esses bobós sem medo de errar:

Como limpar camarão: Receitas de Camarão, Bobó de Camarão

Receitas de camarão na moranga

Para quem gosta de pratos tradicionais, o camarão na moranga é uma ótima pedida.  Elegante e saboroso, ele faz bonito em diversas ocasiões, desde refeições em família até encontros com os amigos. Veja algumas sugestões para surpreender as pessoas especiais da sua vida:

Como Limpar Camarão, Receitas de Camarão, Camarão na Moranga com Creme de Leite

Receita de moqueca de camarão 

A moqueca junta tudo de gostoso em um só alimento. Peixes, camarões e vários legumes entram nessa receita que fica pronta em menos de uma hora:

Como limpar camarão: Receitas de Camarão, Moqueca Festiva

Moqueca Festiva


Receitas de acarajé

Um prato que mostra nossa identidade multicultural, o acarajé tem origem africana e hoje é um alimento característico da gastronomia brasileira. Ele é tão fundamental para nossa história que ofício das baianas do acarajé foi reconhecido como patrimônio cultural do Brasil. Veja algumas variações desse prato afro-brasileiro:

Como limpar camarão: Receitas de Camarão, Acarajé de Milho Verde

Receita de paella

Se você gosta de refeições que misturam diferentes carnes e frutos do mar, a paella é a escolha certa. Ela pode parecer complexa e complicada, mas é só seguir a nossa receita com atenção que o sabor delicioso é garantido:

Como limpar camarão: Receitas de Camarão, Paella

Paella


Receitas de salada com camarão

Opções mais leves para quem ama camarões, essas saladas combinam o gosto único desse crustáceo com a leveza das verduras e legumes. Com molhos saborosos, experimente nossas saladas incrementadas:

Como limpar camarão: Receitas de Camarão, Salada de Grão-de-Bico com Camarão

Mais receitas com camarão

Se todas essas opções ainda não foram suficientes para você, aqui estão mais algumas com esse ingrediente tão famoso. Desde tortas até massas, tudo combina com camarão. Confira mais algumas receitas:

Como limpar camarão: Receitas de Camarão, Camarão Saboroso

Como limpar camarão: Receitas de Camarão, Escondidinho de Camarão e Alho-Poró

Agora que sabe como limpar camarão e tem todas essas receitas com camarão à sua disposição, está mais do que na hora de se aventurar na cozinha e fazer pratos simples ou complexos com camarão. Mais sugestões com esse e muitos outros ingredientes você encontra em Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Como preparar camarão?

    Seja para ser consumido sozinho ou em alguma criação culinária, o preparo começa já na limpeza do camarão. Siga os passos citados no começo do artigo e deixe sua imaginação rolar solta durante a confecção dos pratos. Ou, se inovar na gastronomia não for o seu forte, siga com atenção nossas receitas com esse ingrediente tão gostoso.

  • Qual é o ponto do camarão?

    O ponto ideal é aquele em que ele está rosado por fora, mas ainda úmido por dentro. Para alcançar esse ponto, o tempo médio de cozimento depende do método de preparo: para grelhá-los na frigideira, o tempo médio é de três minutos, de acordo com o tamanho do crustáceo; já para empaná-los e fritá-los, é recomendado deixá-los no óleo fervente até a casquinha de farinha dourar. 

  • Posso comer camarão com casca?

    Até pode, mas não é muito indicado, pois a casca possui diversas impurezas e sujeiras, além das vísceras do camarão, que não devem ser consumidas. Caso decida fazer uma receita de camarão fresco, você deve saber como limpar camarão com casca: compre produtos de procedência confirmada e lave-os bem em água corrente.

  • Como saber se o camarão está fresco na hora de comprar?

    Observe a coloração e o aspecto visual do produto: se estiver inteiro e com cores vivas, é provável que seja fresco. Outra dica é perceber se a cabeça está se soltando do corpo, o que geralmente significa que os melhores dias daquele crustáceo ficaram para trás. Além de escolher o camarão certo, você deve saber como limpar camarão fresco: para isso, é só seguir o passo a passo do começo do artigo.

  • Como limpar camarão cinza?

    Os camarões cinzas são um pouco menores do que os rosas, então o processo de limpeza é parecido, mas tem algumas particularidades: para limpar camarão pequeno, você deve ter mais delicadeza e utilizar um palito de dente para retirar as tripas do animal. Para o resto do processo, você pode seguir o passo a passo de como limpar camarão rosa apresentado anteriormente.


Fonte:

https://www.dicasdemulher.com.br/como-limpar-camarao/

https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/11/01/chef-ensina-be-a-ba-do-camarao-da-compra-ao-ponto.htm

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?