Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

25 dicas de janta rápida para dormir bem alimentado

Pular essa refeição não é indicado, porque prejudica a saúde e faz perder o sono

No fim do dia você está cansado e não tem janta pronta? Você acaba indo pra cama só com um sanduíche no estômago, ou nem isso? Está errado! Pular refeições, seja ela qual for, ou comer mal nunca é a melhor decisão. Um jantar rápido e fácil vai evitar isso e manter seu corpo bem alimentado, te fazendo dormir leve e feliz, porque barriga roncando acaba com a noite de qualquer um.

E são muitas as dicas para conseguir a meta de sempre se alimentar bem. Aqui será possível encontrar pelo menos 25. São sopas, arroz, purês, saladas, peixes, carnes e frango nos mais variados pratos rápidos para satisfazer a fome antes de dormir. Agora a falta de tempo não pode ser uma desculpa para ficar sem jantar – é só conferir as receitas deste artigo e arregaçar as mangas. Nem a preguiça vai resistir à praticidade desses pratos.


Receitas de almoço rápido com macarrão

Dormir sem comer vai atrapalhar toda a sua noite. Pode ter certeza. Afinal, quem consegue ter sono com a barriga vazia? Ir pra cama sem jantar vai te deixar um tempão sem se alimentar, já que a próxima refeição será apenas no dia seguinte, no café da manhã. O corpo precisa de energia depois de um dia inteiro de estresse e corre-corre.

Quem quer se manter saudável e até perder peso precisa comer antes de dormir. Pratos rápidos também podem ser bem nutritivos – é só escolher os ingredientes e as receitas certas para um alimento leve e saudável. Isso vai garantir que os níveis de glicose estejam em equilíbrio e deem ao corpo o combustível necessário para o funcionamento do organismo enquanto dormimos. Essa afirmativa já é fonte de vários estudos.

Prepare um bom jantar rápido e saudável, com proteínas e carboidratos encontrados em vegetais, carnes, ovos, frutas, arroz e outros itens, e você verá que o dia seguinte será muito mais leve e funcional.


5 dicas para jantar bem e dormir feliz

1. Aprecie os alimentos - mastigue bem os alimentos para que o corpo possa digeri-los corretamente e entender que você está saciado e satisfeito.

2. Jante cedo - demorar muito para se alimentar pode fazer você ficar com muita fome e acabar exagerando na hora da refeição.

3. Evite estimulantes - o jantar pede comidas leves e que não atrapalhem o sono. Por isso, não é aconselhável consumir estimulantes como café, chocolate ou bebidas alcoólicas.

4. Tire comida gordurosa do cardápio - alimentos com muito teor de gordura podem dar indigestão e acabar com seu sono.

5. Planeje o jantar - a desculpa mais usada para não jantar é a falta de tempo, mesmo quando as receitas indicam um jantar rápido e fácil. Para não ficar no corre-corre na hora de cozinhar, planeje o cardápio da semana. Assim, você já vai pra casa com a janta bem pensada e ao chegar, é só correr pra preparar.


Opções de jantar rápido com poucos ingredientes

A falta de ingredientes jamais será justificativa para não preparar um jantarzinho legal. É só escolher receitas simples e você terá uma refeição completa e nutritiva.

Arroz Cremoso com Frango

Dicas de jantar rápido e fácil

Peixes, carnes e purês, ao contrário do que se pode pensar, entram sim no menu de um jantar rápido e fácil. Algumas receitas são bem práticas e ficam prontas em instantes. Separamos algumas delas para facilitar a sua vida.

Salada Rápida de Camarão

Prepare pratos rápidos para jantar

Comer bem significa ter uma boa noite de sono. Pratos rápidos para jantar evitam que você pule essa refeição e acabe ficando sem os nutrientes necessários para o funcionamento do seu corpo durante a noite.

Purê de Mandioquinha

Faça um jantar rápido e saudável

A saúde só ficará em dia se o jantar for rápido e também saudável. Legumes, frango, arroz, verduras e hortaliças precisam fazer parte das receitas para deixar tudo mais leve e te encher de saúde.

Legumes Salteados

Sopas combinam com jantar simples e rápido

As sopas são descomplicadas, saudáveis e muito leves. Isso faz delas pratos perfeitos para serem consumidos em um jantar simples e rápido. Escolha o sabor preferido e invista nas sopas para dormir bem alimentado.

Sopa Creme de Abóbora Nutren

Dicas para acertar nas receitas de jantar rápido e fácil

Às vezes a pressa acaba sendo inimiga da perfeição e da receita também. Esquecer algum ingrediente pode fazer tudo desandar e aí não tem jeito, você vai dormir com fome. De jeito nenhum! Essa definitivamente não é a ideia. Pensando em deixar tudo simples para o preparo do seu jantar rápido e fácil, separamos algumas dicas para tudo dar certo.

Como fazer um purê bem cremoso
Para os purês são usados tubérculos, que são a batata, mandioca, batata-doce, cenoura ou inhame, e esses ingredientes precisam ser cozidos e bem amassados para a receita ficar "da hora". E o que garante toda a cremosidade dessa receita é o requeijão ou creme de leite; sem esquecer a manteiga, que dá a liga, ou seja, o ponto certinho. Então, lembre-se de adicionar esses itens ao preparo dos purês e nunca mais você vai "errar a mão".

Como fazer arroz soltinho
Aquele prato com arroz que deveria ser super simples, acaba sendo motivo de decepções na cozinha. É que existem alguns segredos para o arroz ficar bem soltinho e gostoso. O primeiro passo para isso é refogá-lo até os grãos ficarem brilhantes, cozinhar em fogo baixo, até a água secar e depois tampar a panela desligando o fogo em seguida. Deixe o arroz descansar por 5 minutos para terminar o cozimento no próprio vapor

Como desfiar frango
Muita gente considera essa parte do preparo da receita chata e cansativa. Mas existe uma forma de desfiar o frango bem rapidinho – aliás, duas formas. A primeira delas é com a panela de pressão: depois de cozinhar o frango, tire o excesso de água e sacuda bem a panela com o frango dentro. Quanto mais sacudir, menores os pedaços vão ficar.

A segunda forma de desfiar o frango rapidinho é com a batedeira. Basta colocar o frango dentro da batedeira e bater em velocidade baixa. Os pedaços ficam bem pequenos e uniformes.

Gostou das dicas e receitas para fazer um jantar rápido e não ir dormir com fome? No site Receitas Nestlé você pode encontrar mais de 4 mil variedades de pratos doces e salgados para ficar bem alimentado a qualquer hora do dia.


Perguntas frequentes

  • 1. Posso dormir sem jantar?

    Não, se o que você quer é manter a saúde em dia e ter uma boa noite de sono. Jantar faz os níveis de glicose ficarem em equilíbrio no organismo e, portanto, você não ficará acordando o tempo todo. Além disso, o corpo terá energia suficiente para o bom funcionamento durante a noite.

  • 2. O que fazer para comer no jantar rápido e fácil?

    Opte por comidas leves como saladas, arroz, sopas, peixes e purês. Esses pratos são fáceis de fazer e bem nutritivos. Por terem poucos ingredientes e um preparo simples, são bem rápidos de fazer.

  • 3. Como faço para planejar o jantar?

    Prepare um cardápio que contemple a semana toda. Dessa forma você não vai perder tempo pensando no que fazer e vai direto ao ponto.


Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/easy-healthy-meals#dinner

https://www.republicworld.com/lifestyle/food/dinner-is-also-an-important-meal-and-this-is-why-you-shouldnt-skip.html

https://www.mentalhealthy.co.uk/lifestyle/food/eating-for-good-mental-health-dinner.html