Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Alface-romana: diferenciais e receitas

Descubra tudo sobre a alface-romana e veja algumas das receitas mais saborosas com esse ingrediente.

Conhecida por ser a variação da alface que deu origem à Salada César, a alface-romana chama a atenção por causa de suas folhas compridas, crespas e de coloração verde-escura. Seu sabor é levemente mais amargo do que outros tipos de alface. Pode ser incorporada a diversos pratos, já que oferece crocância e frescor a qualquer receita, de saladas a acompanhamentos.

Além disso, a alface-romana é rica nas vitaminas A e C, nutrientes antioxidantes que ajudam a prevenir doenças do coração, diabetes e envelhecimento precoce. Com todos esses benefícios, a alface-romana não pode passar batido, não é mesmo? Então faça saladas e outros pratos saborosos com ela.


Receitas com alface-romana

Seja como acompanhamento ou prato principal, a alface-romana é capaz de trazer frescor e nutrição a qualquer tipo de receita. Confira a seguir 30 receitas com alface-romana para você se deliciar:

Salada de Soja

1. Salada Fresh: como o nome já indica, essa salada é muito refrescante e leva alface, manga e pepino.
2. Salada Nutritiva de Camarões: com frutos do mar e vegetais, essa salada é servida em pequenos discos de pizza individuais.
3. Salada da Fazenda: alface-romana, acelga, cenoura, repolho e pimentão verde são alguns dos ingredientes dessa deliciosa salada.
4. Salada de Macarrão com Atum e Molho de Iogurte: essa salada de macarrão é servida em cima de folhas de alface-romana e coberta por um saboroso molho de iogurte natural, cheiro-verde e manjericão.
5. Kebab de Pernil com Molho de Hortelã: kebab de pernil servido com pão sírio, molho de hortelã e alface-romana.
6. Sanduíches Fantasmas: um sanduíche fofo cortado em formato de fantasma para agradar a criançada! Pão, requeijão, queijo, cenoura e alface são todos os ingredientes de que você precisa para fazer essa receita fácil.
7. Sopinha Cremosa de Alface: para variar o cardápio, que tal experimentar uma sopa cremosa de alface?
8. Mini Salada: uma saladinha muito fácil de fazer, pois leva apenas acelga, alface, milho e tomate-cereja.
9. Salada com Molho Modulen Cremoso: uma salada nutritiva, feita com alface, espinafre e pepino. Perfeita para acompanhar uma bela proteína, como frango ou peixe.
10. Salada de Soja: a combinação de soja, alface, manjericão fresco, tomates-cereja e parmesão ralado torna essa receita nutritiva e saborosa. Vale a pena conferir!
11. Mini Sanduíche de Presunto: a alface-romana é um diferencial desse sanduíche de patê de presunto, montado com pão sírio e queijo branco.
12. Sanduíche Super Energia: um sanduíche repleto de proteínas e vitaminas para oferecer energia para o dia inteiro!
13. Beirute de Carne: o tradicional beirute é outro lanche em que a alface cai muito bem. O diferencial dessa receita é a alface-romana, que oferece muito mais crocância e frescor ao sanduíche.
14. Hambúrguer Defumado: incrementar o hambúrguer com alface-romana também é uma ótima pedida. Confira aqui!
15. Hambúrguer de Soja: esse hambúrguer de soja é ideal para variar a dieta. Ele combina muito bem com uma salada de alface.
16. Salada com Legumes Assados: uma salada diferente e fácil de preparar, que leva beterraba, cenoura, batata, agrião, alface e outros vegetais.
17. Salada Verde com Maggi Da Horta: colorida e repleta de sabores, essa salada leva diferentes legumes, combinando sabor e nutrição.
18. Club Sanduich Maggi: um delicioso sanduíche feito com peito de peru, alface, tomate e iogurte.
19. Salada de Milho-verde e Pequi: alface-romana, acelga, milho-verde e pequi são alguns dos ingredientes que tornam essa salada refrescante e saborosa.
20. Salada de Abacaxi: as frutas também combinam com uma boa salada de alface. Que tal incrementar sua receita com abacaxi?
21. Rolinhos Divertidos (Humm Megarolinhos): uma boa opção para chamar a atenção das crianças, esses rolinhos são saudáveis, bonitos e saborosos.
22. Sanduichinho de Frango: frango, alface, milho e ricota são ingredientes que ficam muito saborosos quando combinados, como você pode ver nessa receita.
23. Salada Refrescante e Colorida: para comer com os olhos, essa salada colorida traz diversos sabores para você se deliciar.
24. Wrap Divertido (Wrap Energizante): pão sírio, atum, beterraba, alface e uma saborosa pasta de queijo branco trazem cores, aromas e sabores a esse wrap divertido.
25. Salada com Molho Cor-de-rosa: uma salada colorida que chama a atenção pelo lindo molho cor-de-rosa que a acompanha.
26. Salada de Folhas com Figo e Molho de Queijo: figo e molho de queijo trazem sabores sofisticados a essa salada de folhas.
27. Salada de Lentilha e Chester: que tal usar o chester para incrementar uma gostosa salada de lentilha?
28. Salada Equilíbrio: palmito, peru defumado e erva-doce são alguns dos diferenciais dessa salada que equilibra sabores distintos.
29. Tabule Fresquinho: a alface-romana pode acompanhar esse delicioso tabule fresquinho com um sabor acentuado de trigo.
30. Salada de Cevadinha: essa salada de cevadinha é uma opção diferente para incorporar a alface-romana à dieta.

Com todas essas receitas saborosas, colocar a alface-romana na dieta ficou mais fácil do que nunca. Para ver mais receitas deliciosas, acesse o site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Como é a alface-romana?

    A alface-romana tem folhas longas, crocantes e verde-escuras.

  • Quais são os benefícios da alface-romana?

    A alface-romana é repleta de vitaminas e minerais, como as vitaminas A e C, que ajudam a melhorar a imunidade e prevenir doenças causadas pela oxidação das células, como doenças cardíacas e diabetes.

    Fontes

    https://www.eatingwell.com/article/7956297/is-romaine-lettuce-healthy/

    https://www.lovemysalad.com/pt-br/salapedia/alface-romana

    https://www.epicurious.com/ingredients/varieties-and-types-of-lettuce-article

    http://sitiohiromi.com.br/blog/beneficios-da-alface-romana-para-saude

pixel