Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Purê: 36 receitas, do acompanhamento ao prato principal

Listamos 36 sugestões para você de como fazer e usar purê

Purê é a forma de preparar legumes ou frutas para serem servidos em consistência pastosa, como acompanhamento ou prato principal. Os purês são versáteis e podem acompanhar desde carnes até sobremesas, ou ainda ser consumidos sozinhos. São também opções viáveis para crianças que ainda não conseguem mastigar pedaços.

Venha conferir aqui uma lista de receitas de purê e maneiras de utilizá-lo em sobremesas e pratos principais:


Receitas de purês salgados

Receitas de Purê: Purê de Couve-flor (Purê dos Heróis)

1. Purê de couve-flor: também conhecido como purê dos heróis, essa receita demanda pouco tempo de preparação e poucos ingredientes. Uma opção rica em potássio e vitamina C, além de ser diferente e saborosa.
2. Purê de inhame: para quem prefere tubérculos (nome que se dá ao caule arredondado de algumas plantas, que cresce debaixo da terra), esse purê é uma ótima sugestão.

3. Purê de abóbora: o purê de abóbora (ou jerimum) é simples e pode ser feito em poucos minutos após o cozimento do fruto.
4. Purê de batata com alho: o purê de batata é um dos mais conhecidos – senão o mais conhecido –, e essa receita acrescenta um toque saboroso de alho ao tradicional.
5. Purê de batatas ao creme: essa receita é deliciosa e super cremosa. Requer apenas batatas, sal e creme de leite, e fica pronta em torno de 15 minutos.
6. Purê de batata com carne moída Maggi®: para quem gosta de adicionar carnes ao purês, encontra uma boa dica aqui. A textura cremosa de batatas amassadinhas junta-se à carne moída, uma combinação simples e deliciosa.
7. Purê de batatas rústico: a receita contém batata-doce e batatas comuns, sendo um diferencial em relação ao purê de batatas tradicional. Aqui as cascas também são utilizadas, para preparar um purê diferenciado e delicioso.
8. Purê de cenoura: as cenouras são adocicadas e ricas em betacaroteno (pigmento alaranjado que o corpo transforma em vitamina A). Essa receita é fácil de preparar e pode ser um ótimo acompanhamento para as refeições.
9. Purê de feijão branco e alho-poró: uma receita diferente e saborosa – além de nutritiva, já que o feijão branco é rico em potássio e magnésio.
10. Purê de macaxeira e carne-de-sol: a macaxeira é também chamada de mandioca ou maniva. Ela pode ser protagonista de um delicioso purê, acompanhado de carne-de-sol e tomate.
11. Purê de mandioca especial: a mandioca é bem versátil e além de poder virar purê, pode ser frita, cozida... Como preferir!
12. Purê de mandioquinha: apesar do seu nome, a mandioquinha tem um sabor bem diferente da mandioca, sendo levemente adocicada. Essa receita é deliciosa e fácil de fazer.
13. Purê de mandioquinha com iogurte: para que o purê fique mais cremoso e com um sabor diferenciado, é possível prepará-lo com iogurte natural. A receita não perde seu sabor delicioso e é bem criativa.
14. Purê rápido de mandioquinha com cenoura: a combinação de cenoura e mandioquinha é muito nutritiva, pois é rica em vitaminas A e C.


Receitas de purê como acompanhamento

Receitas de Purê: Escondidinho de Frango com Purê de Batata e Cenoura

15. Peixe com quiabo e purê de banana da terra: a receita do purê leva bananas e cenouras, realçando o sabor adocicado. Ele pode ser utilizado em combinações agridoces – o que é evidenciado nessa receita, acompanhando um filé de peixe.
16. Tender ao molho cítrico e purê de maçã: o molho cítrico de laranja e limão-siciliano e o purê de maçã acompanham o tender, carne muito consumida no Natal. Por isso, ela é uma sugestão perfeita para a ceia natalina e as festas de fim de ano.
17. Couve-flor grelhada e purê de ervilha: o purê de ervilha é super rápido de fazer e combina com uma couve-flor grelhada e crocante. Uma sugestão super útil para quem quer inovar na cozinha.
18. Salmão com purê de brócolis: uma receita simples de aparência refinada. O purê, além de brócolis, leva batatas, temperos e leite. Cremoso e saboroso!
19. Escondidinho de frango com purê de batata e cenoura: para quem quer fugir um pouco do comum, o escondidinho é uma boa dica para um almoço ou jantar. O purê fica por cima do frango e por fim é gratinado. Essa receita com certeza irá surpreender.


Receitas de purê de frutas

Receitas de Purê: Purêzinho de maçã e mamão

20. Purê de maçã com capim-limão: essa receita de purê doce é aromática e rápida de fazer, sendo preparada apenas com chá de capim-limão, maçãs e açúcar. Uma ótima sugestão de sobremesa ou de acompanhamento.
21. Purê de maçã com ameixas e Neston®: o purê de maçã com ameixas pode ser uma boa sobremesa saudável e nutritiva – principalmente para os bebês e crianças, que não podem consumir tanto açúcar.
22. Purêzinho de maçã com mamão: uma receita simples e saborosa, já que o mamão é bem doce. Uma boa sugestão para o café da manhã, para começar o dia com algo saudável e leve.
23. Purê de frutas com crocante Nesfit®: a receita leva pedaços de manga, de maçã e suco concentrado de acerola. Um purê doce e levemente cítrico por conta da acerola.
24. Purê de morango com iogurte Grego® e maracujá doce: o purê de morango é simples e rápido, pois é feito sem adição de nenhum outro ingrediente. Além de ser um bom acompanhamento para um iogurte natural.
25. Purêzinho de manga e Nescau® cereal: um purezinho com pedaços de manga e de abacaxi. Combiná-lo com Nescau® cereal é uma boa sugestão e pode fazer sucesso com a criançada.
26. Purêzinho de ameixa com mexerica: uma receita não tão doce, mas com certeza super nutritiva. É uma ótima sugestão para crianças que ainda não conseguem mastigar pedaços de frutas.


Receitas de sobremesas com purê

Receitas de Purê: Pancake com Purê de Lungo e Maçã

27. Pancake com purê de lungo e maçã: essa receita é uma ótima sugestão para os fãs de café. O purê soma o sabor da maçã ao aroma e notas singulares do café.
28. Mousse de leite Moça® com purê de morango: quem gosta de combinar sabores mais sutis com um azedinho, vai gostar dessa receita. Nessa combinação, o purê não é o principal, mas harmoniza muito bem com mousse.
29. Mousse de coco com purê de morango: assim como no mousse de leite Moça®, o mousse cremoso e leve de coco contrasta com o sabor do purê de morango.
30. Quadradinho de trufa de pimenta-rosa e purê de manga: uma sobremesa refinada e com um leve sabor apimentado, que se perde no doce do chocolate e do purê de manga.
31. Receita de pavê de Chandelle® chocolate ao leite, laranja e purê de damasco: o purê de damasco leva menos de 10 minutinhos para ficar pronto e pode incrementar deliciosamente a receita de pavê de Chandelle®.
32. Cupcake de leite Ninho® com recheio de manga: os bolinhos possuem um delicioso recheio de purê de manga e sua massa fofinha é feita com leite em pó.
33. Iogurte vitamina de frutas com purê de goiaba, morango e beterraba: uma vitamina saborosa e diferente que substitui a calda pelo purê de frutas.
34. Parfait de manga: o parfait é feito com fatias de mangas amassadas (purê de manga) e iogurte natural. Caso prefira um purê mais doce, adicione açúcar ou mel.
35. Geladinho de manga com damasco (geladinho olhar raio-x): o purê de manga com damasco e creme de leite se torna um “geladinho” ao ser colocado no congelador. Uma maneira diferente de consumir o purê.
36. Mingau de aveia com Ninho® e morango: um dos protagonistas para fazer esse mingau delicioso é o purê de morango. Os morangos são colocados no microondas e amassados; logo em seguida, o purê é colocado na panela junto com o leite em pó, a aveia e a água.

Você também pode conferir uma dica sobre purê e visitar o site Receitas Nestlé, lá existem diversas receitas para qualquer momento do dia. Existem diversas categorias e possibilidades para você despertar seu chef interior!


Perguntas frequentes

  • Qual a diferença entre purê e pirê?

    Não há diferença, as duas palavras carregam o mesmo significado – isto é, de preparar um alimento para ser servido em forma pastosa.

  • Qual o significado de purê?

    A palavra purê tem origem francesa (pureé) e significa preparar um prato com legumes ou frutas, leite e temperos, de consistência pastosa

  • Purê é bom para a dieta?

    O purê light é um aliado de pessoas que estão de dieta e procuram opções menos calóricas. Esses purês são feitos sem adição de creme de leite ou leite integral, e levam pouco tempero/açúcar.

pixel