Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

34 receitas de hambúrguer caseiro fáceis e práticas

O hambúrguer pode ser feito com carne vermelha, frango, peixe e vegetais. Aprenda cada uma das variações dessa receita

Em vez de comprar pronto, faça você mesmo um hambúrguer caseiro. Aqui separamos 34 maneiras de preparar essa delícia para comer com lanches ou usar em pratos principais no almoço e jantar.

Você vai aprender a fazer os mais variados e deliciosos hambúrgueres – desde o básico com carne de boi moída até a carne de bode, muito apreciada no Nordeste. E os vegetarianos não vão passar vontade: tem receita para eles também.


Hambúrguer Tradicional Saudável

Ingredientes

  • 400 g de carne moída
  • 4 colheres (sopa) de Farelo de Aveia Orgânica Nestlé
  • 1 e meia colher (chá) de sal
  • Meia cebola pequena ralada
  • 1 xícara (chá) de abobrinha ralada no ralo fino

Modo de Preparo

  • Em um recipiente, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo.
  • Modele 12 hambúrgueres médios e coloque em uma forma untada com azeite. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo.

Mais receitas de hambúrguer saudável

2. Hambúrguer Tradicional com Vegetais e Aveia: já pensou em preparar um hambúrguer saudável em casa, fazendo você mesmo desde o pão até a carne? Nessa receita, a carne é preparada com aveia, cenoura e abobrinha; o pão, de massa integral; e a maionese caseira dá o arremate. Finalize com folhas de rúcula e tomates grelhados.
3. Hambúrguer de Champignons com Rúcula: essa é uma delícia preparada com margarina light e acém moído. O hambúrguer fica muito bem temperado com os champignons, a carne, a salsa e o Maggi Gril. Mas, se você não é muito fã de rúcula, sem problemas: basta substituí-la por agrião. Vai ficar muito gostoso também – ainda mais porque estará regada a um molho especial feito de suco de limão, mostarda, azeite, Maggi Fondor e gergelim.


Hambúrguer simples

Receitas de hambúrguer caseiro: hambúrguer caseiro

4. Hamburgão Sabor Picanha: para deixar o seu hambúrguer com cara e sabor de picanha, o segredo é o Maggi Caldo de Picanha. Complete colocando queijo por cima de cada hambúrguer após desligar o forno e sirva.
5. Hambúrguer com Tomate: é delicioso e feito com carne moída, Maggi Caldo de Picanha, azeite, cebola, tomate, açúcar, Maggi Fondor e manjericão. Para incrementar o sanduíche, você pode acrescentar fatias de queijo mussarela sobre cada hambúrguer e levar ao forno preaquecido até derreter. Cubra com o molho e sirva.
6. Hambúrguer da Galera: hambúrguer caseiro preparado com carne moída, Maggi Creme de Cebola e queijo. Aliás, o creme de cebola dispensa outros ingredientes para dar liga e temperar a carne na medida certa. E, se você quiser, pode fazer o hambúrguer assado no forno para evitar a utilização de óleo no preparo. Sirva no pão de hambúrguer.
7. Hambúrguer Caseiro: uma dica para essa receita é rechear cada hambúrguer com uma fatia espessa de queijo e modelar. A fatia deve ficar bem no centro, para não vazar pelas bordas. Na hora de comer, o queijo fica bem derretido.
8. Hambúrguer Caseiro Especial: a palavra especial nessa receita não é por acaso. Super simples de fazer, o sanduíche fica realmente magnífico, montado com vinagrete e queijo coalho; guacamole com nachos; queijo mozarela, chimichurri e mix de folhas ou queijo ementhal, mostarda escura e salada de repolho. É ou não é especial?
9. Hambúrguer Defumado: o hambúrguer com bacon, queijo prato e picles fica incrível. Na hora de servir, uma porção de batata frita e molhos como maionese, mostarda e ketchup são acompanhamentos perfeitos para acrescentar muito mais sabor.


Hambúrguer de festa

Receitas de hambúrguer caseiro: hamburguinho levinho

10. Hamburguinho: sabe quem vai adorar essa receita? A criançada, é claro. E fica perfeito para servir nas festinhas de aniversário. As porções pequenas são fáceis de fazer e vão encantar os pequeninos. E eles não serão os únicos – os adultos que estiverem presentes no evento também não resistirão a essa delícia.
11. Creminho de Milho com Hamburguinho Saboroso (Supercreme de Milho com Hambúrguer Power): e se estamos falando de festa, dá para usar a criatividade e servir um lanche bem mais especial. O creminho de milho vai fazer o hambúrguer ganhar um sabor super diferenciado e deixar os convidados impressionados. E a hora de comer também pode ser transformada em um momento de diversão: monte um caracol com o mini hambúrguer, usando a palha do milho limpa e um palito.
12. Mini Cheeseburguer de Festa: para quem gosta do sabor caseiro de verdade, essa receita é perfeita. A massa também é preparada em casa e depois ganha o recheio de carne e queijo. Os mini cheeseburgers são assados no forno e podem ser servidos ainda quentinhos com o queijo derretido por dentro, dando cremosidade ao sanduíche.
13. Hamburguinho Levinho: se a opção é servir um lanchinho bem saudável na festa, esse hambúrguer é ideal. O pão é integral e a carne, preparada com aveia e azeite. O sanduíche é consumido com um creme espetacular de batata-doce e a alface junto com o tomate dão o toque final especial.
14. Mini Hambúrguer de Carne e Ervas: quem disse que hambúrguer só pode ser servido com pão? Ele também é uma ótima opção para servir no almoço ou jantar, com os acompanhamentos que você preferir. Pode ser com arroz integral, tomate e ervilhas ou macarrão de abóbora e abobrinha.


Hambúrguer vegetariano

Receitas de hambúrguer caseiro: hambúrguer de grão de bico

15. Hambúrguer de Grão-de-Bico: os vegetarianos podem – e devem – se deliciar com um bom hambúrguer; é por isso que trouxemos variações especiais para que eles não fiquem só na vontade. Esse é feito com grão-de-bico, proteína de soja, tapioca, queijo cheddar e patê de creme de leite. Cebola e alface completam a receita.
16. Mini-Hambúrguer de Berinjela com Creme de Batata-doce (Speed Burguer): até quem não é vegetariano vai querer experimentar esse prato. A berinjela é assada no forno com azeite e depois triturada junto com a cebola. A cevadinha, a farinha de trigo e a aveia vão formar os hambúrgueres temperados com pimenta-do-reino, orégano, sal e cheiro-verde.
17. Hambúrguer de Soja: esse hambúrguer é para quem não dispensa um alimento cheio de fibras, já que a soja é rica nesse carboidrato – sem contar o sabor que ela dá a qualquer receita. O pão que combina perfeitamente com esse hambúrguer é o sírio.
18. Hambúrguer de Ricota e Brócolis: a suavidade característica da ricota dá leveza ao hambúrguer feito também com aveia. Já o brócolis é um vegetal super delicioso e saudável. Você pode fazer um baita sanduichão – ou servir em mini pão de hambúrguer, caso esteja recebendo convidados.
19. Hambúrguer de Grãos e Vegetais: essa receita leva ingredientes como couve-flor, grão-de-bico e quinoa. E agora, prepare-se para se surpreender: aqui também vai cogumelos refogados com shoyu. Para arrematar, esse sanduíche perfeito tem pão sem glúten e “maionese” de mandioquinha. Fala a verdade, você esperava um hambúrguer tão perfeito como esse? Agora, coloque a mão na massa, ou melhor, no hambúrguer, e delicie-se.
20. Hambúrguer de Lentilha e Abobrinha: esse é para variar qualquer refeição. Assado no forno, fica muito macio, do tipo que derrete na boca na hora de comer. A aveia e o ovo ajudam a deixar o hambúrguer firme, e os temperos ficam por conta do alho, cebola e cebolinha. No almoço, lanche ou jantar, escolha o seu momento de saborear essa maravilha.
21. Hambúrguer Vegetariano de Aveia e Quinoa: esses dois cereais vão deixar o hambúrguer rico em fibras e proteínas: além de muito gostosos, ainda vão te trazer saúde e bem-estar. E tem nutrição também no gergelim incorporado à receita. Além disso, se você gosta de comida apimentada, essa tem pimenta dedo-de-moça. Vai ficar uma delícia.


Hambúrguer das nações

Receitas de hambúrguer caseiro: hambúrguer caseiro com toque mexicano

22. Hambúrguer Caseiro com Toque Brasileiro: esse é praticamente um churrasco. Feito com acém e alcatra, ainda tem queijo coalho grelhado. E, se a gente está falando em churrasco, vamos deixar o hambúrguer ainda mais com essa aparência: faça o sanduíche com molho vinagrete e sirva em mini pães, para dar mais charme.
23. Hambúrguer Caseiro com Toque Argentino: a rivalidade entre brasileiros e argentinos fica só lá no futebol mesmo; quando o assunto é hambúrguer, esses dois povos concordam com cada ingrediente apresentado. Use creme de cebola, queijo mozarela, chimichurri e um mix de folhas e faça amigos em qualquer país.
24. Hambúrguer Caseiro com Toque Mexicano: O guacamole, típica do México, é feito com abacate – fruta nativa de lá mesmo, e que nós brasileiros amamos. Na hora de montar, faça com mini pães e acrescente nachos, que vão valorizar ainda mais o guacamole. Aqui também as carnes para o hambúrguer são acém e alcatra. Bom demais!
25. Hambúrguer Caseiro com Toque Alemão: esqueça todo o rancor que você guarda desde o fatídico 7x1 e pense que estará comendo um dos melhores hambúrgueres que já experimentou. O queijo emmental colocado sobre a carne grelhada vai se derreter e te fazer criar novas e boas memórias com os alemães.


Hambúrguer sem carne vermelha

Receitas de hambúrguer caseiro: hambúrguer de saint peter

26. Hambúrguer de Saint Peter: o Saint Peter nada mais é que um peixe de água doce, na verdade é a tilápia vermelha. Para tudo: hambúrguer feito com peixe? É isso mesmo. Essa é uma variação surpreendente e mega deliciosa da receita. O Saint Peter é grelhado e servido com molho de mostarda e ervas finas ou tártaro. Chique, né?
27. Hambúrguer Saudável de Frango: depois do peixe, outra variação maravilhosa do hambúrguer é o feito com frango, ideal para quem não consome carne vermelha. A maciez do frango aqui vai se unir à crocância de amêndoas trituradas, que também dão um toque adocicado incrível ao hambúrguer.


Hambúrguer diferente

28. Hambúrguer de carne de bode: este os nordestinos conhecem bem demais. É muito famoso em um evento chamado de Festa do Bode Rei, na cidade de Cabaceiras, na Paraíba. Os cortes de carne usados para a receita são o pernil e a paleta. A carne moída é temperada com sal e tempero de ervas. Aí, é só montar o sanduíche adicionando saladas e molhos de sua preferência.
29. Hambúrguer de carne seca: por falar no Nordeste, eis aqui mais uma receita vinda dessa região e que fica deliciosa no preparo do hambúrguer. Ela é triturada para compor a receita. E preste atenção nessa dica: faça um molho de rapadura para adicionar à montagem do sanduíche. Ah, não sabe fazer? É simples: pegue 60 gramas de açúcar cristal, 40 gramas de rapadura ralada, 1 colher (sopa) de molho de soja, 1 cebola em tirinhas. O açúcar e a rapadura vão juntos ao fogo baixo para formar um caramelo, e depois são inseridos o molho de soja e a cebola. Deixe o molho engrossar e sirva com o hambúrguer.


Cheeseburguer

Receitas de hambúrguer caseiro: cheeseburguer

30. Cheeseburguer da Garotada: a carne de hambúrguer ganha ainda mais sabor com acompanhamentos que surpreendem e deixam o sanduíche bem robusto. Nessa receita você vai usar, por exemplo, queijo cheddar e cenoura. E se você pensou que era impossível ficar mais gostoso, enganou-se: coloque catchup, mostarda e maionese na hora de comer e vai descobrir que o que é bom pode sim melhorar.
31. Cheeseburguer: o hambúrguer caseiro com carne moída ganha um sabor diferenciado com o tempero Maggi Equilibrium Creme de Cebola. Use queijo prato e mozarela fatiados na hora em que ainda estiver fritando a carne, para que derretam. Na hora de montar o sanduíche as bordas de queijo derretido vão fazer você comer com os olhos.
32. Cheese-egg: uma ótima alternativa é usar as duas receitas anteriores de cheeseburguer e transformá-lo em um cheese-egg (ou X-Egg). É muito fácil fazer essa variação: basta acrescentar um ovo aos demais ingredientes da receita e está pronto. De preferência, frite o ovo com uma pitada de Maggi Fondor. Vai ficar irresistível.
33. Cheese-bacon: essa é outra variação perfeita do cheeseburguer. O bacon é uma das maravilhas da culinária do mundo. E se tem uma combinação ideal para ele é o hambúrguer. Se preferir, você também pode pegar as receitas acima e adicionar 100 gramas de bacon fatiado frito. A sua receita de X-Bacon (como também se escreve) vai ficar completa.
34. Cheese-salada: também temos variação de cheeseburguer para os amantes da salada. Alface, tomate e picles dão um sabor incrível a qualquer receita de cheeseburguer. Deguste com um Patê de Rosbife e Picles. Você vai se surpreender comcomo essa receita vai ficar maravilhosa.

As receitas de hambúrguer são uma surpresa atrás da outra. Cada forma de fazer fica ainda mais gostosa. E as saladas e molhos então? Hummm! Uma verdadeira delícia para ser servida nas festinhas com os amigos, da criançada, comer nos lanches de fim de semana ou até no almoço e jantar do dia a dia. Aproveite cada uma das receitas e surpreenda! Para mais receitas, acesse o site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Posso congelar carne de hambúrguer caseiro?

    Coloque o hambúrguer em sacos de congelamento, sempre de 3 em 3. Congelados, eles têm validade de até 3 meses. Para consumir depois, tire do freezer ou congelador pelo menos uma hora antes de comer e depois frite, asse ou grelhe.

  • O que eu faço para o hambúrguer não encolher?

    Durante o cozimento o hambúrguer acaba encolhendo um pouco, porque perde água. O segredo é fazê-los um pouco maiores que os pães e quando eles estiverem prontos, ficarão na medida certa para servir.

  • Como deixar o hambúrguer no ponto?

    Se vai fazer frito no óleo, assado no forno ou grelhado, a dica é virar a cada um minuto até ficar no ponto.

  • Posso fazer hambúrguer sem usar carne vermelha?

    Há diversas variações do hambúrguer, inclusive temos receitas para os vegetarianos. Você também pode fazer com frango ou Saint Peter.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?