Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

30 receitas com berinjela ao forno para refeições saudáveis

Com essas receitas com berinjela ao forno, você pode fazer desde aperitivo até prato principal e deixar suas refeições mais saudáveis e saborosas.

A berinjela é um alimento bem conhecido entre as pessoas que querem regular os níveis de colesterol no sangue, já que seu potencial para o tratamento do colesterol é estudado há décadas. Além disso, ela contém ferro, fósforo, manganês, cobre, zinco, vitamina B e outros nutrientes.

Além de nutritivas, as receitas com berinjela ao forno são deliciosas e podem ser servidas como aperitivos, entradas, lanches ou pratos principais. Por isso, confira a seguir 30 receitas com berinjela ao forno.


Receitas com berinjela ao forno: aperitivos e entradas

Berinjela a Milanesa de Forno

1. Berinjela Recheada servida com Vinagrete de Hortelã: com frango, ricota e pasta de gergelim, o recheio dessa receita de berinjela no forno é delicioso. É uma boa opção para servir como entrada.
2. Berinjelas Recheadas: essa receita de berinjela no forno é saborosa e nutritiva. O legume é cortado ao meio para receber o recheio de purê de tomate, requeijão e queijo.
3. Berinjelas Recheadas com Frango: para incrementar a receita anterior, adicione duas xícaras de peito de frango cozido e desfiado. Polvilhe orégano antes de levar ao forno para deixar o aroma incrível. Sirva com Arroz com Ervas.
4. Berinjelas Recheadas Maggi: muito saborosas e práticas, essas berinjelas recheadas são feitas com carne moída, polpa de berinjela e tomate. Na hora de levar ao forno, polvilhe queijo ralado e regue com o azeite.
5. Berinjelas Recheadas com Carne-seca: que tal fazer a receita anterior com carne-seca desfiada e dessalgada? É uma versão deliciosa e bem diferente.
6. Berinjela Recheada: essa receita de berinjela no forno é feita com proteína de soja, cebola, alho, tomate, queijo branco e ervas aromáticas. Coloque uma folhinha de alface para decorar o prato e deixe a refeição perfeita.
7. Berinjela Recheada com Grão-de-bico: outra maneira saborosa de preparar a receita de berinjela no forno anterior é substituir a proteína de soja por grão-de-bico refogado. Veja uma dica de como preparar esse recheio na receita de Postas de Bacalhau com Refogado de Grão-de-bico.
8. Enroladinho de Legumes Recheado: deliciosos, os enroladinhos são feitos com abobrinha e berinjela, sendo recheados com tomates, manjericão e queijo branco. Podem ser servidos como aperitivo em diversos eventos.
9. Antepasto Fácil: uma opção de entrada deliciosa e nutritiva. As berinjelas, os pimentões e as cebolas são levados ao forno e depois misturados ao molho com castanha-de-caju.
10. Salada Mediterrânea: para fazer essa salada diferente, misture macarrão cozido e legumes assados, adicione azeitonas e manjericão e leve à geladeira por cerca de 2 horas.
11. Salada Mediterrânea com Penne: outra maneira interessante de preparar a receita com berinjela ao forno anterior é substituir o macarrão parafuso pelo penne, que também combina com saladas.
12. Salada com Antepasto de Abobrinha e Berinjela: a abobrinha, as berinjelas, o pimentão e as cebolas são temperadas e levadas ao forno. Depois de prontas, adicione alface-americana, agrião e radicchio ao prato e sirva com pão italiano.
13. Berinjela à Milanesa de Forno: essa berinjela empanada e assada é uma ótima opção para servir como aperitivo à tarde.


Receitas com berinjela ao forno: pratos principais

Moussaká (Lasanha de Berinjela)

14. Lasanha com Recheio de Legumes: nessa receita, a berinjela ganha a companhia da cebola, da abobrinha, dos pimentões, do alho, do tomate e do manjericão, além dos queijos que gratinam no forno.
15. Lasanha de Vegetais à Bolonhesa: essa lasanha é uma boa opção para quem segue uma dieta especial com restrição de lactose. É feita com abobrinha, berinjela e molho bolonhesa com creme de leite zero lactose.
16. Lasanha de Vegetais com Frango: dá para fazer uma variação da receita anterior para quem não consome glúten. Basta trocar a carne moída por frango desfiado e usar um Molho Branco Sem Glúten.
17. Lasanha Vegana de Berinjela: preparado com molho de tomate e molho branco, esse é um prato prático e delicioso que conquista veganos e não veganos.
18. Moussaka (Lasanha de Berinjela): o queijo derretido deixa essa receita com um sabor único e uma textura maravilhosa, então não economize nesse ingrediente.
19. Moussaka Vegetariano: para tornar a receita anterior vegetariana, basta tirar a carne moída do molho. Se quiser, adicione tiras de cenoura refogadas e outros legumes de sua preferência.
20. Lombo Temperado com Caponata Mista: a berinjela entra na caponata, que é feita também com pimentões, cebolas, uvas-passas e azeitonas. É uma receita com berinjela ao forno especial, ótima para ocasiões festivas.
21. Ratatouille (Legumes Assados): muito saboroso, esse ratatouille é feito com abobrinha, berinjela, tomates, pimentões, alecrim, manjericão, cebola e alho. Depois de montar, leve a receita ao forno por cerca de 30 minutos e saboreie.
22. Berinjela à Parmegiana: é um prato delicioso. O queijo derrete no forno e o purê de tomate dá sabor e cor ao prato. Bastam duas berinjelas para fazer essa receita e deixar o almoço ou jantar saudável muito mais gostoso.
23. Canelone de Berinjela e Ricota: primeiro, refogue a berinjela até ficar bem macia. Depois, faça os rolinhos de lasanha e recheie com berinjela, ricota e queijo parmesão.
24. Caçarolinha de Ovo com Tomate e Berinjela: essa receita com berinjela ao forno é bem fácil de fazer. Comece pelo crocante de pão e depois vá para o molho de tomate com berinjela.
25. Berinjela à Italiana: quase um escondidinho de berinjela. A cebola e a berinjela são refogadas juntas para realçar o sabor, já o orégano entra no final para deixar o aroma delicioso.


Receitas com berinjela ao forno: lanches

Torta de Berinjela

26. Ciabatta com Legumes ao Pesto: é um sanduíche delicioso e muito saudável. As ciabattas são recheadas com berinjela, abobrinha e tomate, enquanto o pesto traz os sabores da ricota e do manjericão.
27. Torta de Berinjela Especial: essa receita com berinjela ao forno cai bem em eventos especiais, como Páscoa, Natal e festas. A massa fica bem molhadinha e o sabor, inigualável.
28. Torta de Berinjela: essa receita com berinjela ao forno é ideal para quem gosta de uma massa de torta sequinha, mas macia. Feita no liquidificador, ela pode fazer parte de festas ou refeições rotineiras.
29. Bolo de Berinjela: muito saboroso, esse bolo é feito com camadas de berinjelas empanadas, molho de tomate, ovos e muçarela.
30. Pizza Integral com Recheio de Berinjela, Ricota e Mozarela: uma refeição leve, saudável e deliciosa, ótima para oferecer às crianças.

Quanta coisa gostosa dá para fazer com berinjela! Com todas essas opções, fica muito mais fácil variar o cardápio. Para ver milhares de outros pratos, acesse o site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Como escolher berinjela?

    Na hora de comprar berinjelas, dê preferência àquelas que estão firmes e com a casca bem lustrosa, sem manchas ou machucados.

  • O que fazer para tirar o amargor da berinjela?

    A melhor forma de evitar que as berinjelas fiquem amargas ou escuras é deixá-las de molho na água por um tempo.

  • Qual é a melhor maneira de comer berinjela?

    Existem vários jeitos de comer berinjela, como crua, cozida ou assada. Esse vegetal ainda pode virar torta, lasanha, sanduíche, bolo, salada e muitos outros pratos.

  • Quais são os benefícios da berinjela?

    A berinjela é muito saudável, pois contém ferro, fósforo, manganês, cobre, zinco e vitamina B. Além disso, estudos mostram que a berinjela pode ajudar no tratamento do colesterol alto.

    Fontes

    http://www.poscardio.ufrj.br/images/documentos/tese_Mauara.pdf

pixel