Prato com risoto de limão-siciliano com crosta de parmesão.

Ingredientes

Arroz arbóreo: o principal ingrediente dos risotos

Aprenda a usar o arroz arbóreo na preparação de 29 receitas de risoto deliciosas!

Se você é fã de um bom risoto, já deve ter se perguntado por que o prato não é feito com o tradicional arroz agulhinha – aquele que consumimos todos os dias acompanhado de feijão. Para preparar receitas com arroz que precisam de mais cremosidade, como o arroz doce, o cereal mais indicado é o arroz arbóreo, que é um pouco maior do que o que estamos acostumados e contém mais amido em sua composição. Entenda mais sobre o ingrediente e conheça receitas de risoto para variar todos os dias!


Arroz arbóreo: qual é a origem?

O arroz arbóreo é o arroz mais tradicional da culinária italiana, país de origem do risoto. Entretanto, registros históricos indicam que o ingrediente chegou à região da Sicília por meio dos povos sarracenos e, logo em seguida, se difundiu por todo o país por meio do risoto.

No Brasil, o cereal se popularizou com a chegada dos imigrantes italianos, e, com a miscigenação, surgiram novas formas de fazer risoto – e olha que somos muito bons em inovar com a culinária alheia! No dia a dia, ainda preferimos o agulhinha, que permite a preparação daquele arroz soltinho de que tanto gostamos. Mas, quando o assunto são receitas cremosas, a alta concentração de amido na composição do arroz arbóreo faz com que ele seja considerado o top 1.

Qual a diferença entre arroz arbóreo e arroz branco?

Esses tipos de arroz possuem diferenças tanto em sua aparência como na composição. Enquanto o arroz branco, ou agulhinha, é mais estreito e bem clarinho, o arroz arbóreo é maior, um pouco mais grosso e possui uma coloração perolada. Além disso, depois de cozidos, os dois ingredientes geram resultados diferentes: o agulhinha fica mais soltinho e o arbóreo, mais cremoso.

Quando dizemos que o arbóreo é mais cremoso, isso não quer dizer que ele seja papado – até porque, se você gostar, também dá para deixar o agulhinha com essa consistência. Por ter mais amido em sua composição, mesmo al dente, é possível preparar receitas deliciosamente cremosas utilizando o arroz arbóreo.


Arroz arbóreo: receitas de risoto

Dá para fazer risoto de quase tudo, mas os mais tradicionais são os feitos com carne, frango, frutos do mar e cogumelos. E, apesar da receita original ser preparada com arroz arbóreo, caso não tenha o ingrediente em casa, você pode prepará-lo com o agulhinha e adicionar um pouquinho de Nestlé® Creme de Leite para dar aquela cremosidade que a gente gosta!

Risoto de carne

Prato rústico marrom com risoto de funghi decorado com cebolinha.

1. Risoto de Carne e Rúcula: nesta receita, o filé mignon refogado com pimenta-do-reino e Maggi® Caldo em Pó Carne é combinado com folhas frescas de rúcula e arroz arbóreo cozido com vinho branco. Uma delícia!

Você também pode preparar risoto de carne utilizando outros cortes e combinando outros ingredientes. Aqui vão algumas sugestões, mas você pode deixar a criatividade rolar solta na hora do preparo!

2. Risoto de Carne Desfiada e Azeitonas
3. Risoto de Carne com Alho-poró
4. Risoto de Abóbora e Carne Seca
5. Risoto Integral de Coxão Mole
6. Risoto de Hortelã, Cheiro Verde e Caldo de Carne
7. Risoto de Berinjela e Caldo de Carne

Risoto de frango

8. Risoto delicioso de Frango: o risoto de arroz arbóreo é preparado com peito de frango desfiado, cubinhos de presunto e um toque de manteiga. Para equilibrar o prato e dar aquela acidez gostosa, o frango e o arroz são temperados com limão e um pouquinho de vinho branco.

Risoto com embutidos

Prato branco com risoto à la piemontese, com champignon, presunto e queijo.

9. Risoto à La Piemontese: preparado com presunto picadinho, champignon fatiado e queijo parmesão ralado, o risoto à la piamontese tem cremosidade em dose dupla com a união do arroz arbóreo e do Nestlé® Creme de Leite.

E não é só com presunto que dá para preparar um risoto delicioso: outros embutidos também caem super bem! Nossa sugestão são estas receitas de risoto de arroz arbóreo com peito de peru e gorgonzola:

10. Risoto de Laranja e Peito de Peru
11. Risoto Requintado com Presunto e Gorgonzola

Risoto de camarão e frutos do mar

Prato branco com risoto de frutos do mar, com camarões e mexilhões em cima.

12. Risoto de Camarão e Aspargos: se quiser surpreender a galera preparando um risoto de arroz arbóreo diferente, que tal servir esta receita com recheio de camarão dourado com azeite, aspargos e raspas de limão?

Além do camarão, que ainda pode ser combinado com outros ingredientes, também é possível utilizar mais frutos do mar e peixes para preparar uma receita deliciosa de arroz arbóreo cozido!

13. Risoto de Camarão e Rúcula
14. Risoto de Mariscos
15. Risoto de Aspargos com Bacalhau
16. Risoto Expresso de Palmito e Atum


Risoto vegetariano

Os vegetarianos também podem saborear uma receita deliciosa de risoto sem utilizar nenhum tipo de carne! Abaixo, separamos receitas de arroz arbóreo cozido com cogumelos, legumes e até outros cereais – que é para ter bastante variedade!

17. Arancini: se depois de preparar tantas receitas sobrar risoto na geladeira, você pode utilizar a massa e preparar este bolinho de risoto com recheio de muçarela. Fica delicioso!

Risoto de cogumelos

Panela azul com risoto cremoso com tomate decorado com manjericão.

18. Risoto de Funghi, Tomatinhos e Sálvia: o funghi é o cogumelo mais utilizado na preparação de risotos feitos – e não é por menos! Sua textura macia e seu sabor intenso harmonizam perfeitamente com o arroz arbóreo. Aqui, à receita foram adicionados os tomatinhos-cereja e um pouco de sálvia.

19. Risoto Napolitano: mas outros tipos de cogumelo também são uma boa pedida! Nesta receita, utilizamos o cogumelo champignon acompanhado de parmesão ralado e um copo de Nestlé® Requeijão Tradicional.

Veja mais uma opção de risoto com champignon!

20. Risoto Cremoso com Champignon, Cenoura, Ervilha e Abobrinha.

Risoto de legumes

Como o arroz arbóreo é um ingrediente neutro, é possível inovar nas preparações e criar deliciosas versões vegetarianas da receita, com os mais variados tipos de legumes e temperos. Veja mais!

Panela com risoto cremoso vegetariano com brócolis e cenoura.

21. Risoto de Abobrinha: nesta receita, o arroz arbóreo é combinado com queijo parmesão e abobrinha italiana ralada. Para deixar o prato ainda mais cremoso, finalizamos com manteiga e 1 potinho de Iogurte Nestlé® Natural Integral.

22. Risoto de Beterraba com Caramelo de Balsâmico: se quiser preparar uma versão mais sofisticada da receita, que tal este risoto de arroz arbóreo com redução de vinagre balsâmico, crispie de alho-poró e flores comestíveis? 

Confira mais opções de risoto vegetariano!

23. Risoto de Legumes com Cúrcuma
24. Risoto de Quinoa com Limão Siciliano
25. Risoto Vegetariano Integral com Linhaça e Brócolis
26. Risoto de Tomate Seco e Escarola
27. Risoto de Cenoura, Pimentão e Manjericão Nutren Senior
28. Risoto Fácil de Espinafre
29. Risoto de Limão-siciliano com Crocante de Parmesão

E se quiser uma refeição completa, com entrada e risoto como prato principal, sugerimos servir uma salada de folhas frescas e uma boa taça de vinho branco – mas limonada caprichada também está valendo!

Perguntas frequentes

Que tipo de prato dá para fazer com arroz arbóreo?

Por ter mais amido em sua composição do que outros tipos de arroz, o ingrediente é frequentemente utilizado na preparação de pratos cremosos, como risoto e arroz doce.

Qual é a diferença entre arroz agulhinha e arroz arbóreo?

O arroz arbóreo possui uma cor perolada e é mais cremoso do que o agulhinha, o que faz dele a escolha ideal para pratos que exigem cremosidade.

Pode fazer risoto com arroz comum?

Claro! Mas para obter a consistência cremosa característica do prato, adicione um pouco de requeijão ou creme de leite quando o arroz estiver al dente.

Nutricionista

#CHAMANUTRI

Converse com uma nutricionista e tire as suas dúvidas (É de graça!)

X