Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

62 receitas com batata para inovar na cozinha todos os dias

Gosta de batata e quer variar de vez em quando? Conheça 62 receitas com batata para inovar em todas as refeições!

A batata é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha. Talvez seja esse o motivo de ela ser tão popular na mesa dos brasileiros. Seja como acompanhamento ou prato principal, em pratos doces ou salgados, a batata é sempre bem-vinda para dar seu toque todo especial à refeição. Pensando na variedade de possibilidades que esse alimento oferece, nós preparamos uma seleção de 72 receitas com batata. Durante a leitura, você vai encontrar uma diversidade de preparos que certamente vão trazer muito sabor para o seu almoço ou jantar!


Receitas com batata cozida

Batata Sauté

É impossível falar de receitas com batata sem falar de batata cozida! Essa é uma das formas mais versáteis de preparar esse ingrediente. Confira abaixo algumas deliciosas opções de receitas com batata cozida.

1. Ajiaco: o ajiaco é uma deliciosa receita com batata típica da Colômbia. Feita com batatas cozidas, cenoura e carne, o ajiaco traz um toque internacional à uma combinação muito conhecida dos brasileiros.
2. Batata Delícia: quem gosta de saborear a batata como a estrela do prato vai adorar essa receita! Feita com batata cozida e temperada com MAGGI MEU SEGREDO, a Batata Delícia cai bem como entrada ou prato principal!
3. Batata Sauté: simples e saborosa, essa receita com batata é um ótimo acompanhamento para pratos principais! Superfácil de fazer, basta cozinhar as batatas até ficarem macias e depois saltear na manteiga até criar aquela casquinha dourada.
4. Batatas à Grega: se você é do time que gosta de uva passa na comida, aposto que vai adorar essa receita com batata! As batatas à grega são cozidas e servidas acompanhadas de ervilha, cenoura, pimentão, e um molho de creme de leite gratinado com parmesão.
5. Carne Moída com Batatas: para quem gosta de uma boa carne, essa receita com batata é uma ótima opção para acompanhar o tradicional arroz e feijão. É só refogar a carne com legumes e deixar cozinhar com as batatas até que elas fiquem macias.
6. Batata Expressa: se você precisa de um acompanhamento para o seu prato principal, essa receita com batata pode ser uma ótima opção, pois ela é um coringa da cozinha! Basta cozinhar as batatas, temperar com MAGGI MEU SEGREDO e servir com cebolinha.
7. Batatas ao Funghi: feita com cogumelo funghi, batatas cozidas e molho branco gratinado com queijo muçarela, essa receita com batata é um excelente prato principal para quem procura uma refeição saborosa e vegetariana.
8. Batatas Aromáticas: se você gosta de bacon, vai entender por que esse prato se chama Batatas Aromáticas! Feita com bacon frito na própria gordura e com batatas cozidas temperadas com alecrim e MAGGI Caldo, essa receita com batata é saborosa e prática.
9. Mandioquinha e Batatas Salteadas: essa combinação superprática e nutritiva vai trazer muito mais sabor e saúde para a sua refeição! Dessa vez, as batatas vêm temperadas com MAGGI MEU SEGREDO e acompanhadas da mandioquinha.
10. Batata Calabresa: essa receita com batata é uma ótima opção para quem está em busca de um acompanhamento fácil e delicioso. Feita com batatas pirulito cozidas com casca e temperadas com azeite e especiarias, a batata calabresa é servida fria.
11. Carne de Panela com Batata e Cebola: feita com batatas cozidas na pressão acompanhadas de carne e cebola, essa receita com batata é a cara da comidinha da vovó.
12. Batata em Conserva: se você gosta de conservas, essa receita com batata é uma ótima opção de acompanhamento! Para fazer, basta cozinhar as batatas, adicionar as especiarias e deixar descansando na geladeira por dois dias.


Receitas de batata frita

Batata Frita com Fondor

Agora você não precisa mais esperar ir a um fast-food ou restaurante para comer aquela batata frita deliciosa e sequinha! Confira algumas deliciosas receitas de batata frita para fazer em casa.

13. Batata Frita Crocante: se você gosta de batata frita sequinha e crocante, essa receita foi feita para você! Clique e confira o passo a passo.
14. Batata Frita com Fondor: para quem não gosta de bagunça na hora de cozinhar, mas não abre mão de uma refeição saborosa, essa receita de batata frita é uma ótima opção! Basta fritar a batata pré-cozida e temperar com MAGGI Fondor.
15. Batata Frita no Forno: se você gosta de batata frita, mas não gosta de fritura, nós temos a versão assada da batata palito. Essa receita é deliciosa e muito mais saudável!
16. Chips de Batata: já para quem gosta da versão tradicional das batatas chips, nós também temos a receita! É prática e deliciosa!


Receitas com batata assada

Gratinado de Frango com Batata e Maggi Creme de Cebola

Falando em versatilidade, não poderíamos deixar de citar as receitas com batata assada! Seja como prato principal, entrada ou acompanhamento, as batatas assadas caem como uma luva em receitas com legumes, verduras e carnes!

17. Mix de Batatas: para os fãs de receitas com batatas, nada melhor do que um mix de batata-doce e batata inglesa assadas com azeite, alho e alecrim.
18. Batata Assada com Recheio de Frango Cremoso: falando em receitas com batata assada, não poderia faltar a batata recheada! Assadas no forno acompanhadas de brócolis e frango, com molho de creme de leite e requeijão, as batatas não poderiam ficar mais deliciosas!
19. Batatas Bravas com Molho Picante: deliciosa e apimentada, essa receita com batata é uma ótima opção para quem procura um acompanhamento marcante para o prato principal!
20. Batatas Gratinadas: se você está à procura de uma entrada simples e elegante, essa receita traz a simplicidade da batata acompanhada com a sofisticação do vinho branco.
21. Batatas Natalinas: essa receita com batata não pode faltar na ceia de Natal, mas cai bem o ano todo! Saborosa e simples de fazer, basta misturar a batata cozida com os outros ingredientes e, depois de modelar com um saco de confeitar, levar ao forno por 25 minutos.
22. Mini Baked Potato: seja para fazer para as crianças, ou como entrada em um jantar, essa receita de mini batata recheada é uma delícia!
23. Batatas ao Forno Maggi: simples e saborosa, essa receita com batata é uma ótima opção para quem está em busca de um prato principal prático!
24. Batatas Rústicas: prática e gostosa, a Batata Rústica dispensa apresentações! Para fazer essa receita com batata, basta cortar todos os ingredientes e colocá-los para assar com especiarias.
25. Batatas Laminadas: essa receita com batatas laminadas temperadas com manteiga e molho de requeijão é fácil de fazer e super saborosa!
26. Batatas Gratinadas 1,2,3: para fazer essa receita com batata, você só precisa fatiar e cozinhar as batatas e depois levar para gratinar com um molho de requeijão feito com creme de leite e queijo parmesão.
27. Batatas ao Forno com Fricassê Zero Lactose: nessa receita com batata, o ingrediente principal vem acompanhado de um fricassê de frango feito com ingredientes zero lactose para que os intolerantes possam comer sem medo. É delicioso e superfácil de fazer!
28. Batatas de Forno: para quem gosta de sentir a batata como sabor predominante na receita, as batatas de forno são uma ótima opção de preparo! Para fazer, basta besuntar a batata com manteiga temperada e levar ao forno por alguns minutos até cozinhar por dentro.
29. Batata Gratinada na Travessa: temperada com noz-moscada, pimenta do reino e coberta com molho branco de Creme de Leite NESTLÉ, essa receita de batata gratinada é saborosa e rápida.
30. Gratinado de Batata, Frango e Creme de Cebola: essa receita com batata é uma versão diferente da típica batata gratinada. Dessa vez, em vez de o molho vir por cima dos demais ingredientes, a batata e o frango são misturados no creme de cebola e só depois levados ao forno.
31. Fraldinha assada com batatas e minicebola: para quem gosta de carne, vale a pena experimentar essa receita com batatas assadas e minicebola.
32. Batata Rústica com Ketchup Caseiro: fácil de fazer, essa receita de batata rústica com ketchup caseiro cai superbem como acompanhamento para carnes e lanches.
33. Gratinado de Batata e Frango: se você está em busca de um prato principal delicioso, esse gratinado de frango e batata pode ser uma boa opção! Dessa vez, o gratinado é feito com purê de batatas, frango empanado e um ingrediente que confere à receita uma crocância e um sabor especiais: as amêndoas.


Receitas com Batata: Purê

Purê de Batata com Carne Moída Maggi

O purê não poderia ficar de fora da nossa seleção de receitas com batata! Tradicionalmente francês, ele ganhou a mesa e o coração dos brasileiros! Confira abaixo algumas versões dessa receita deliciosa:

34. Purê de Batatas ao Creme: essa é a versão tradicional do purê de batatas (batatas cozidas e amassadas misturadas com creme de leite). Confira o modo de preparo clicando no link.
35. Purê de Batata Cremoso: a versão tradicional dessa vez vem acompanhada de manteiga e MAGGI Fondor, que incrementam o sabor do purê.
36. Purê de Batatas com Alho: feita no liquidificador, nessa receita, as batatas ganham a companhia do alho e da pimenta do reino para adicionar um toque picante ao seu sabor suave.
37. Purê de Batatas Rústico: para quem gosta de sentir os pedaços da batata dentro do purê, essa receita de purê de batatas rústico pode ser uma ótima opção!
38. Purê de Batatas e Brócolis: essa versão de purê de batatas ganha o reforço do brócolis! Essa combinação é finalizada com uma camada gratinada de queijo parmesão.
39. Purê de Batata com Carne Moída Maggi: essa receita de purê é uma releitura da tradicional receita na forma de um escondidinho. A batata vem acompanhada de um refogado de carne coberto por uma camada generosa de queijo parmesão gratinado.
40. Purê de batata Duquese: essa versão do purê de batatas vai ao forno com uma modelagem feita no saco de confeitar.


Receitas com Batata: Saladas

Salada de Batata com Atum

Além de compor os pratos principais, as batatas também são bem-vindas nas entradas, como as saladas. Confira abaixo algumas receitas de salada com batata:

41. Salada de Batata com Atum: se você gosta de peixes de sabor marcante, vale a pena experimentar essa receita com batata! Nela, o atum vem acompanhado de batatas cozidas com limão, cebola e Creme de Leite NESTLÉ.
42. Salada de Batata com Ovos: para quem gosta de ovos ou está à procura de uma receita de salada vegetariana, a salada de batata com ovos pode ser uma boa opção!
43. Salada de Batata com Atum e Cenoura: o atum está de volta nessa receita com salada, mas dessa vez, vem acompanhado da cenoura. Juntos, eles formam uma prática e deliciosa salada.
44. Salada de Batata com Bacalhau e Grão-de-Bico: como opção de entrada para o almoço ou jantar, trazemos essa salada de batatas que vem acompanhada de bacalhau, grão de bico e palmito e azeitonas.
45. Salada de Batata Cremosa: a tradicional salada de batata agora somada a alguns ingredientes especiais, como vagem, cenoura, cebola e cheiro verde. Esses ingredientes são adicionados à salada em um molho cremoso feito de Creme de Leite NESTLÉ.


Receitas com batata: Pão de Batata

Pão de Batata

O pão de batata também não poderia ficar de fora dessa lista de receitas com batata! Tão versátil quanto seu ingrediente principal, o pão de batata pode ser assado no forno, na chapa ou na frigideira quente.

46. Pão de Batata com Muçarela: feita com batatas cozidas, leite, ovos e farinha de trigo e recheio de muçarela, essa receita com batata cai bem no café da manhã ou lanche da tarde.


Receitas com batata: Batata Rosti

Batata Rosti de Queijo

Típica da Suíça, a batata rosti é uma receita com batata ralada assada na frigideira e recheada com ingredientes salgados. Confira abaixo algumas versões desse prato:

47. Batata Rosti de Queijo: feita com batatas raladas, creme de cebola, queijo parmesão e pimenta do reino, essa receita de batata rosti é uma ótima opção de almoço ou jantar.
48. Batata Rosti à Maggi: essa receita de batata rosti é recheada com queijo suíço e temperada com MAGGI Caldo Bacon e pimenta-do-reino.
49. Batata Rosti com Peito de Peru e muçarela: nessa versão da batata rosti, o recheio é feito com peito de peru picado, muçarela ralada, alho-poró e cebola.
50. Batata Rosti com Queijo Gruyère: para essa receita, a batata rosti ganha a companhia do queijo tipo gruyère, tradicional suíço.


Receitas com Batata: Sopas e Cremes

Creminho de Batata e Agrião

Para quem gosta de sopas e cremes, nós preparamos algumas deliciosas receitas com batata. E as crianças não poderiam ficar de fora.

51. Sopa de Couve com Batata: feita com couve picada, batatas raladas e bacon, essa sopa é uma ótima opção de receita fácil e gostosa.
52. Sopa da Vovó: essa receita com batata traz uma releitura da clássica sopa das vovós. Ela é feita com batatas, cebola, agrião e alho. Simples e muito saborosa.
53. Sopa Creme de Batata: fácil de fazer e super saboroso, esse creme é feito com batatas cozidas com leite e manteiga. Depois de cozinhar os ingredientes, basta batê-los no liquidificador e depois levar ao fogo novamente.
54. Creminho de Batata e Agrião: esse creminho de batata é feito com alho poró, carne moída, cebola e azeite. É uma boa pedida para as crianças.


Receitas com batata: Nhoque

Salada de Nhoque Dourado com Rúcula, Tomates, Erva-doce e Lentilhas

 

Se você não gosta de comprar a massa pronta, aprenda a fazer o nhoque em casa. Além de aprender a fazer essa receita com batata, nós também vamos te ensinar a fazer o molho de tomate que acompanha o prato. Confira abaixo:

55. Nhoque ao Molho de Tomate: essa receita com batata é um nhoque super prático feito com manteiga e queijo parmesão e coberto com molho de tomate caseiro.
56. Nhoque Verde: nessa receita, o nhoque de batatas vem acompanhado de espinafre cozido, espremido e picado. O molho é composto de tomates e temperos deliciosos.
57. Salada de Nhoque Dourado: essa receita com batata traz uma combinação deliciosa de várias folhas e temperos. Entre os ingredientes estão: rúcula, lentilha, tomates e erva-doce. Todos esses alimentos são cobertos por um saboroso molho pesto.


Receitas com batata: doces

Mousse de Cereja

 

Para você ver como esse tubérculo é versátil mesmo, separamos umas receitas de doces feitos tanto com batata como com fécula de batata.

58. Bolo de Batata com Iogurte: acredite ou não, mas a batata tradicional também pode ser usada em receitas doces! Nessa receita, o bolo é feito com batata inglesa, ovos, limão e castanha-do-pará e cobertura de iogurte NESTLÉ Natural Integral.
59. Rosca de Mandioquinha: ao substituir a mandioquinha pela batata, o sabor da massa fica mais discreto, o que dá mais opções de acompanhamento, como uma deliciosa Geleia de Frutas Vermelhas com Zero-Cal.
60. Suflê Romeu e Julieta Sem Glúten: uma sobremesa leve e gostosa, com fécula de batata, creme de leite e, claro, goiabada.
61. Rocambole de Chocolate e Coco: um doce tradicional em uma combinação que não tem como não agradar: chocolate e coco. A fécula de batata substitui a farinha para garantir que a receita não tenha glúten.
62. Mousse de Cereja: uma opção refrescante, gostosa e também sem glúten, graças à fécula de batata.

Agora que você já conhece essa variedade de receitas com batata, chegou o momento de escolher a sua receita favorita e colocar a mão na massa!

Se você gostou dessas dicas e quer conhecer mais receitas como essas, não deixe de conferir sempre as novidades aqui no site Receitas Nestlé!


Perguntas frequentes:

Qual a melhor batata para fazer batata frita?

A batata Asterix é recomendada para fazer fritas por ser mais sequinha que as demais espécies de batata. Mas é possível fazer batata frita com a batata comum (inglesa).

Como saber se a batata está cozida?

Depois de deixar na água fervendo por alguns minutos, insira uma faca ou um garfo na batata. Se o talher entrar e sair com facilidade, então a batata está cozida.

Posso colocar a batata do purê para cozinhar na água fria?

Sim! Quando a batata é colocada na água fria, o processo de cozimento do legume ocorre de maneira mais lenta, o que permite que o interior cozinhe antes de haver algum dano na casca.

pixel