Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Colomba Pascal: pão doce ou bolo de Páscoa? Veja receitas irresistíveis!

Colomba Pascal: de chocolate, de fruta, bolo de Páscoa, pão doce, sua origem e muito mais! Veja as melhores receitas de colombas pascais!

PUBLICADO: 24/03/2021

A Páscoa vem e a colomba pascal aparece! Frutas cristalizadas ou gotas de chocolate? O tradicional pão doce italiano tem várias versões, mas nem sempre foi assim. Inclusive, tem muita gente que o confunde com o panetone. E, detalhe, reza a lenda que a colomba pascal teria salvo uma cidade inteira nos tempos medievais.

Fato é que essa delícia conquistou o gosto dos brasileiros e figura entre as principais comidas no Domingo de Páscoa. Vem com a gente e descubra tudo sobre o pão doce pascal:


A origem da colomba pascal

Será que um doce é capaz de parar uma guerra? Pois a colomba pascal impediu que uma cidade fosse destruída (bom, isso é o que diz a lenda). Na Idade Média, século VI, os lombardos (povo germânico), governados pelo rei Alboino, invadiram vários territórios vizinhos ao reino da Lombardia.

Ao conquistarem a cidade de Pavia, o Rei Alboino pretendia queimá-la. No entanto, um padeiro local presenteou o soberano com um pão doce em formato de pomba, e a cidade foi salva. Tudo isso em plena véspera da Páscoa de 572.

A colomba pascal é um pão doce valente! Se a lenda é verdade ou não, isso é o de menos. O que sabemos é que a Itália é a terra das massas, uma mais deliciosa que a outra. E que tal umas sugestões à la mamma mia para o almoço de Páscoa?

Salmão em Crosta de Massa Folhada

 

Espaguete à Putanesca

 

Macarrão Integral ao Molho de Limão, Parmesão e Manjericão

Colomba pascal: nome, significado e formato

Em italiano, colomba pascal significa a pomba da Páscoa. O nome se deve justamente por causa da lenda do padeiro que salvou a cidade de Pavia. Não é à toa que o pão doce milenar, de origem italiana, simboliza a paz. O sabor e o tradicional formato de pomba combinaram muito bem com o sentido da Páscoa, tornando-se um dos principais símbolos da data.

Pomba: o símbolo da paz
Você sabe por que a pomba branca representa a paz? O pássaro aparece em citações religiosas, como mensageiro da paz e também é associado ao Espírito Santo.


Colomba pascal ou panetone?

Por fora, uma cobertura de dar água na boca com frutas cristalizadas ou gotas de chocolates; por dentro, uma surpresa deliciosa. Descrição essa que poderia se referir à colomba pascal ou ao panetone. E agora, qual a diferença?

A base da receita é a mesma: manteiga, açúcar, farinha, ovo, água e fermento. Só que o pão doce italiano é mais úmido, e, para isso, usa-se mais água, manteiga e açúcar do que no pão natalino.

Outro detalhe: a colomba pascal tradicional tem cobertura de calda feita de açúcar, com amêndoas e raspas de laranjas. Já o panetone, teoricamente, não tem cobertura – embora hoje existam versões com camadas na superfície, como os trufados.

Vamos comparar as versões tradicionais de cada um:

  • Colomba pascal: cobertura; massa leve e bem úmida; raspas de laranja ou laranja cristalizada e amêndoas; formato de pomba; apelido: pão pascal. Aproveite e dê um pulinho na nossa super dica sobre calda de açúcar.
  • Panetone:sem cobertura; massa mais pesada; frutas cristalizadas ou gotas de chocolate; pode ser recheado; formato mais alto e arredondado; apelido: pão natalino.

Mas, os tempos mudaram e as tradições também. É possível encontrar colomba pascal sem o formato de pomba, e com recheio: chocolate, mousse, avelã e diversos outros sabores. O que acaba dificultando ainda mais a diferenciação entre colomba e panetone.


Colomba pascal é bolo de Páscoa?

Apesar da colomba pascal ser um pão doce, muitas pessoas a consideram como um bolo de Páscoa. Ok, sem radicalismo, pode ser também. Mas só para constar: a colomba pascal tradicional é feita com fermento natural ou biológico, o que a caracteriza como pão. Os bolos são preparados com fermento químico.

Fermentos à parte, o que importa é celebrar essa data tão especial. Então, vale a pena sempre ter opções para se deliciar na Páscoa – ou, melhor ainda, o ano todo. Veja:

Bolo Gelado de Frutas com Coco

 

Bolo de Nozes

Colomba pascal no Domingo de Páscoa: receitas de pão doce e sobremesas

Quem nunca comeu colomba pascal no Domingo de Páscoa? É tradicionalíssimo encerrar as comemorações com essa delícia. Mas, cá entre nós, não precisa seguir essa regra à risca – afinal, o pão doce em formato de pomba surgiu na véspera da Páscoa. Então, sem problemas: pode saborear a colomba dias antes da Semana Santa ou até mesmo depois.

E, aproveitando o embalo da colomba pascal, confira a nossa imperdível foodlist de sobremesas de Páscoa! E, a seguir, 5 receitas deliciosas de pão doce:

Bolo da Cacau

 

Pão Doce com Goiabada

Agora é hora de se preparar para essa data tão especial que é a Páscoa e com essas receitas a sobremesa está garantida! Além disso, aqui no nosso site tem mais de 4000 receitas deliciosas, você pode aproveitar nossas Foodlists ou criar uma para salvar suas receitas mais queridas.


Perguntas frequentes

  • Qual a diferença entre panetone e colomba pascal?

    A colomba pascal tem cobertura e leva apenas laranja cristalizada e amêndoas; já o panetone não tem cobertura, pode usar frutas cristalizadas ou gotas de chocolate. No entanto, hoje existe uma grande variedade de colomba pascal, inclusive com recheio.

  • Qual é o significado da colomba pascal?

    A colomba pascal simboliza a paz. Isso porque uma lenda diz que certo rei não destruiu uma cidade por causa desse pão doce oferecido por um padeiro, bem na véspera da Páscoa.

  • Qual o formato da colomba pascal?

    A colomba pascal tradicional tem o formato de pomba. Mas, hoje é possível encontrar formatos mais arredondados, que lembram até “ovos deitados”.


Fontes:

https://paladar.estadao.com.br/noticias/comida,saiba-como-e-feita-a-colomba-pascal-nao-nao-e-panetone,70002796259

https://pt.wikipedia.org/wiki/Albo%C3%ADno

https://super.abril.com.br/historia/por-que-a-pomba-branca-e-o-simbolo-da-paz