Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Lasanha: 16 receitas para o almoço de domingo

Receitas, dicas e curiosidades sobre esse prato clássico do almoço de domingo

Massa, queijos, molhos e inúmeras opções de recheios. Monte tudo isso em forma de camadas e estará pronto um dos pratos mais querido pelos brasileiros: a lasanha. Seja no almoço de domingo ou em uma refeição casual, há inúmeras maneiras de como fazer lasanha. Neste artigo, vamos conhecer sua história, dicas de preparo, 15 receitas de lasanha, e muito mais.


Lasanha: história e curiosidades

Se perguntarmos a dez pessoas qual a origem da lasanha, possivelmente as nove, ou mesmo as dez, irão responder que ela vem da Itália. Mas não é bem assim. Apesar do prato ser tradicional na Itália, seu nascimento vem de outro lugar e outra época. Pelo menos é o que aponta uma linha de pensamento.

Nesse caso, seu berço seria a Grécia Antiga, há muito tempo. O termo lasanha, inclusive, é derivado da palavra grega laganon, que é considerada a primeira forma de massa.

O laganon não era exatamente a lasanha como a conhecemos hoje em dia: apesar de ser composto por camadas de massa, ele tinha molho, mas não recheio. Portanto, o mais provável é que o nome do prato tenha vindo do método com que ele é feito, não exatamente dos ingredientes com os quais era preparado.

Mas e a lasanha tradicional como conhecemos hoje nasceu na Itália, confere? É bem provável que sim. A lasanha da forma quase atual originou-se na Itália, na cidade de Nápoles, durante a Idade Média. Dizemos na “forma quase atual” porque ainda não havia molho de tomate, já que o tomate só chegou na Europa levado por Cristóvão Colombo no século XVI.

Com o tomate, o prato acabou evoluindo para a tradicional lasanha de Nápoles chamada “Lasagna di Carnevale”, preparada com linguiça local, almôndegas fritas, ovos cozidos, ricota ou mussarela e ragú napolitano (do qual você pode conferir uma variação aqui).

Com o passar dos anos, a lasanha foi recebendo influências dos locais por onde passava, sofrendo alterações na forma de fazer e nos sabores incorporados. Mas uma coisa permaneceu praticamente inalterada: a forma de montá-la, ou seja, em camadas.


16 receitas de lasanha de dar água na boca

lasanha com recheio de legumes

1. Lasanha de Espinafre;
2. Lasanha à Bolonhesa;
3. Lasanha de Bacalhau;
4. Lasanha Suculenta de Frango;
5. Lasanha com Recheio de Legumes;
6. Lasanha Sem Glúten;
7. Lasanha à Bolonhesa Saborosa;
8. Lasanha de Abobrinha;
9. Lasanha Vegana de Berinjela;
10. Lasanha de Vegetais à Bolonhesa;
11. Lasanha de Panqueca com Brócolis e Molho Branco;
12. Moussaká (Lasanha de Berinjela);
13. Lasanha com Molho Branco de Couve-Flor e Molho à Bolonhesa com Abóbora;
14. Lasanha Integral com Molho Branco de Cogumelos;
15. Lasanha de Berinjela na Airfryer.
16. Lasanha Vegana de Berinjela.


Como montar as camadas da lasanha

Vamos pegar como exemplo uma lasanha tradicional – mas, é claro que é apenas um modelo, podendo variar a depender da receita.

Primeiro, certifique-se de ter todos os três elementos dispostos à sua frente antes de começar:

Com isso em mãos:

1. Para começar: opte por usar mais camadas. Claro que você não vai precisar exagerar, mas o ideal é pelo menos cinco.
2. Espalhe uma camada uniforme de molho à bolonhesa sobre a base de um prato refratário;
3. Em seguida, coloque uma única camada de folhas de massa por cima. Pode ser que exista a necessidade de quebrar algumas das folhas em pedaços menores para garantir que caibam no refratário;
4. Em seguida, espalhe uma camada de molho branco (ou bechamel) e repita o processo até que os dois molhos se esgotem.
5. Finalize com uma camada de molho à bolonhesa ou branco – o que sobrar – e polvilhe com queijo (parmesão, cheddar ou algum outro de sua preferência).

Ah, sim: é importante tomar cuidado para não ser muito generoso com as camadas de molho, ou será uma verdadeira bagunça na hora de servir.


Como fazer a lasanha perfeita

Fique atento ao tempo de cozimento

Em caso de erro, neste caso é melhor pecar pela falta do que pelo excesso. Uma lasanha que passou do ponto não pode ser salva; por outro lado, uma lasanha mal assada pode simplesmente voltar ao forno por mais tempo.

Existem muitos fatores que podem influenciar o tempo de cozimento: tamanho da panela, número de camadas, massa fresca vs. massa seca e se o molho estava quente, em temperatura ambiente ou frio quando as camadas foram formadas. A lasanha está pronta quando a parte superior fica bem dourada e com bordas bem definidas.

Capriche no molho

Além da massa e do recheio, outro componente importantíssimo em uma lasanha é o molho. Ele pode ser o diferencial entre sucesso e fracasso. Por isso, é importante saber, pelo menos, como fazer um molho básico de tomate e também o molho branco.

Escolha o refratário certo

Escolher o refratário certo é importante para o preparo da lasanha? A resposta é sim. E o ideal é que a lasanha seja feita em um refratário de vidro, já que, embora ele não aqueça tão rapidamente ou conduza o calor tão bem quanto o metal, ele distribui melhor o calor.

O vidro ainda permanecerá aquecido por mais tempo depois de sair do forno e não reage com os ingredientes da receita.

Deixe a lasanha descansar

A gente compreende que é difícil não servir a lasanha imediatamente após ela sair do forno, mas o ideal é deixá-la descansar por pelo menos 15 minutos. Por dois principais motivos:

1. Com a lasanha extremamente quente, você certamente queimará cada uma de suas papilas gustativas, fazendo com que as próximas mordidas da lasanha tenham um gosto de arrependimento.
2. Deixar a lasanha descansar é a chave para servir com sucesso. Pois, se ela estiver muito quente, é bem provável que ela se desmonte inteira e vire uma bagunça no prato.

Com todas as informações, é só botar a mão na massa (literalmente) e fazer uma lasanha maravilhosa. Escolha sua receita, separe os ingredientes, junte tudo em camadas e seja feliz.

Além das receitas de lasanha, você pode encontrar no site Receitas Nestlé mais 4 mil outras opções de preparos de vários alimentos, que foram cuidadosamente selecionados pelos nossos especialistas.


Perguntas frequentes

  • Qual a origem da lasanha?

    Apesar do senso comum apontar para a Itália, relatos dão conta de que ela teria nascido muito antes, na Grécia Antiga.

  • Quais são os ingredientes básicos de uma lasanha?

    Uma lasanha é um prato formado em camadas que conta, pelo menos em sua forma tradicional, com massa, queijos, molhos e proteínas.

  • Como montar uma lasanha?

    O ideal é começar fazendo uma camada de molho, para ajudar a massa a cozinhar. Depois, coloque uma camada de massa e na sequência o recheio da sua lasanha. Vá repetindo esta ordem até a altura desejada e finalize com uma última camada de molho. Coloque queijos fatiados ou ralados por cima.

  • O que fazer quando a lasanha fica seca?

    Deixar a lasanha por tempo demais no forno a deixa seca. Uma dica é cobrir ela com papel alumínio nos 20 primeiros minutos; depois, você pode retirar o papel e deixar ela dourar.

Fontes:

https://www.tablesidenyc.com/news-item/lasagna-history-facts-how-did-classic-lasagna-come-to-east-village-new-york-ny/

https://mitaliakitchen.com/the-story-of-lasagna/

https://viaverdimiami.com/the-history-of-lasagna/

https://foodfuntravel.com/when-was-lasagna-invented-where-did-lasagna-originate/

https://www.deliciousmagazine.co.uk/how-to-layer-a-lasagne/

https://www.realsimple.com/food-recipes/cooking-tips-techniques/how-to-make-lasagna

https://www.allrecipes.com/article/5-pro-tips-making-best-lasagna/

https://www.mashed.com/151022/mistakes-everyone-makes-when-making-lasagna/

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?