Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Receitas de Salada: 56 ideias para colorir suas refeições

Confira diferentes tipos de receitas de salada para uma refeição ainda mais completa e saborosa.

Já se foi o tempo em que as receitas de saladas eram vistas como chatas ou sem sabor. Seja como entrada ou prato principal, as saladas chegaram para ficar.

Então, separamos receitas de saladas fáceis e saudáveis para você aproveitar ao máximo os produtos frescos da estação. Elas são nutritivas, sem perder a variedade deliciosa de texturas.

Independente se você está procurando uma salada de fruta para a sobremesa ou uma salada tropical para o verão, esta lista tem opção para todos os gostos.


Receitas de salada verde

Dentre as mais tradicionais e práticas, as receitas de salada verde aproveitam as texturas das verduras para um prato leve e saboroso.

1. Salada de Abobrinha com Hortelã: a junção da hortelã, do queijo branco e da castanha de caju nessa salada dão a crocância e refrescância de uma refeição completa.
2. Salada Verde com Presunto Cru: nessa receita, sirva a alface, o agrião, a rúcula e o presunto em uma saladeira e espalhe o molho vinagrete por cima.
3. Salada de Couve de Bruxelas com Molho de Mostarda: a couve de Bruxelas ganha um sabor especial com o molho de mostarda dijon, uma ótima dica para inovar nas suas saladas.
4. Salada de Folhas com Figo e Molho de Queijo: uma outra ideia é combinar a alface e a rúcula com figos, queijo parmesão e mel., para dar um toque mais adocicado.
5. Salada de Escarola: quem gosta de escarola não pode deixar de provar essa salada. Os tomates e as azeitonas deixam o prato ainda melhor.
6. Salada de Almeirão: o almeirão tem um sabor forte, que é arrematado com a cebola, a salsa e a cebolinha.
7. Salada de Rúcula Especial: nessa receita de salada, a rúcula é acompanhada pela típica carambola. O queijo cottage e a pimenta rosa finalizam o prato.
8. Salada de Agrião e Palmito: com apenas dois passos, você faz essa salada super simples e saborosa. O segredo está no tempero.
9. Salada Verde com Maggi da Horta: uma ideia para compor as receitas de salada verde é combiná-las com outras texturas. Além de alface, rúcula e agrião, nessa possibilidade ainda tem o Maggi da Horta Mix de Grãos e Sementes com Cebola, para dar crocância e destaque à receita.
10. Trouxinha de Alface (Embrulhadinho Veloz): para quem procura um jeito diferente de apresentar sua salada verde, a trouxinha é uma opção criativa. O recheio cremoso de queijo branco e tomate é uma combinação deliciosa.


Receitas de saladas de legumes

11. Salada com Legumes Assados: além de misturar texturas, entre folhas e legumes, nas suas receitas de salada, você pode inovar nos modos de preparo, Essa proposta traz beterraba, cenoura, cebola e batata assadas.
12. Salada Colorida com Trio de Molhos: uma simples salada de pimentão, cenoura e tomate pode se tornar um prato incrível com diversos molhos. Aqui, trouxemos três opções diferentes para você escolher sua preferida.
13. Salada Morna de Legumes: os legumes no forno ou a vapor são deliciosos. Além de ficarem bem molinhos, eles concentram mais o sabor dos temperos.
14. Legumes Refogados: para um jantar em família, experimente refogar pimentões, berinjela, cebola, abobrinha com o Maggi Tempero e Sabor Legumes.
15. Legumes Refrescantes: uma ótima opção para o verão, a salada de legumes pode ser refrigerada por alguns minutos para ficar refrescante. Essa receita ainda traz o sabor cítrico do limão para fechar o prato.
16. Salada de Tomate: apesar de ser uma fruta, a fama do tomate como legume é indiscutível. Por isso, ele não poderia ficar de fora da nossa lista. Uma das receitas de salada mais tradicionais.
17. Salada de Chuchu: um dos legumes mais versáteis, o chuchu pode ser preparado de várias formas. Nessa versão, ele é fatiado e desidratado, para dar mais crocância à salada.
18. Salada Caprese: a salada típica italiana tomate caqui, queijo muçarela de búfala e manjericão ao molho de MAGGI Fondor com orégano, vinagre e azeite.
19. Salada de Vegetais: além de trazer a mistura de vários legumes deliciosos, essa receita fica completa com a cremosidade do Iogurte Nestlé. Você vai amar!
20. Salada Verde com Maggi Da Horta: por que não combinar sua salada verde com alguns legumes? A rúcula e o alface servem de base para a mistura deliciosa de pepino, tomate e palmito.


Receitas de saladas de carne

21. Salada de Frango com Melão e Lima da Pérsia: em uma perfeita mistura de sabores, nessa salada você tem o salgado do frango, o doce de melão e o toque cítrico da Lima da Pérsia. Para finalizar, um molho à base de iogurte e mel.
22. Salada de Batata-doce Rústica, Frango Grelhado, Feijão-branco e Molho de Abacate: para quem gosta de saladas mediterrâneas, essa receita é uma ótima escolha. Ela ainda é finalizada com um delicioso molho de abacate.
23. Salada Waldorf com Atum: essa receita tradicional, com molho de Iogurte Nestlé Natural Integral e azeitonas, é elegante e rica em sabores.
24. Salada de Batata com Bacalhau e Grão-de-Bico: uma salada com raízes portuguesas, essa salada de batata traz o bacalhau como proteína. Aproveite para finalizar com azeite.
25. Salada de Frango Thai com Mango Chutney: outra opção com frango é essa salada com purê de manga. As tiras de frango são servidas com molho de gengibre e limão, e cobertas com sementes de abóbora torradas.
26. Salada de Folhas com Atum: a tônica dessa salada é a facilidade. Basta misturar os ingredientes e aproveitar com um delicioso molho de azeite e limão.
27. Salada de Grão-de-Bico com Camarão: o camarão é um ingrediente muito versátil e combina com diversas receitas. Nessa salada, não é diferente. Você pode optar por servi-la quente ou fria.
28. Salada Rápida de Camarão: quem disse que salada não pode ser prato principal? Nessa opção de Salada de camarão com salsão e molho de Nestlé Creme de Leite e gengibre, a cremosidade será a estrela da noite.
29. Salada de Carne: para o café da tarde ou jantar, esta salada com carne, tomate e pimentão fica perfeita com torradas de pão sírio. Você ainda pode finalizar com um fio de azeite para dar mais sabor.
30. Salada de Batata com Atum: salada de batata não tem erro. O Nestlé Creme de Leite garante a cremosidade necessária para esse acompanhamento.
31. Salada Tropical: para deixar suas receitas de salada mais refrescantes, você pode apostar em frutas como laranja, melão e abacaxi. Nessa proposta, o abacaxi vem ao lado das folhas e do peito de peru. Para finalizar, um molho delicioso com Iogurte Nestlé.
32. Salada de Atum ao Creme de Beterraba (Salada Turbinado): com uma apresentação linda em copinhos, essa salada é temperada com molho cremoso de beterraba e Iogurte Nestlé, que funciona muito em molhos de salada.
33. Salada Agridoce: o contraste de sabores pode ser um ótimo aliado nas receitas de salada. Nessa salada de alface americana, cebola roxa, manga e frango em tiras, o molho de vinagre balsâmico, azeite, Maggi Fondor, mel e gergelim contrasta perfeitamente com o doce da manga.
34. Salada de Frango e Legumes: essa receita de salada é super rápida e prática, sem deixar a proteína de lado. Para acompanhar o frango, misture a batata, as vagens, a cenoura, a ervilha, a cebola e a maçã com o tempero de Maggi Fondor, azeite e suco de limão.
35. Salada de Cevadinha com Carne: combine crocância com um músculo desfiado nessa proposta de salada de cevadinha. Depois é só colocar para gelar e servir.
36. Salada de Frango ao Curry: além da combinação de frango com uvas, essa proposta de salada inova no sabor com o curry. A mistura de especiarias vai deixar sua refeição mais saborosa.


Receitas de saladas de grãos

37. Salada de Soja com Molho de Abacate e Castanha-do-Pará (Salada Magnífica): as saladas de grãos ficam lindas e crocantes. Nesse mix de sabores e texturas, o molho de abacate fica magnífico.
38. Salada de Soja: outra proposta com a soja é acrescentá-la à salada verde. O tomate-cereja e o queijo parmesão servem para a finalização do prato.
39. Salada de Feijão Branco: para quem ama feijão branco, essa salada é a escolha perfeita. Ele é acompanhado por tomate, salsa e agrião.
40. Salada de Feijão: em uma versão diferente do famoso arroz e feijão, aqui o feijão faz parte da salada. Basta caprichar no tempero e servir.
41. Saladinha de Grãos com Molho Fresco de Tomate e Pimentão: para dar mais sabor a essa salada de grãos cozidos, o molho de tomate e pimentão pode ser acrescentado na hora de servir.
42. Salada de Quinoa: além de ficar linda no prato, essa salada de quinoa é super incrementada e saborosa. É feita com páprica, cenoura, tomate e alface temperada com Maggi Fondor.
43. Salada de Cevadinha: os grãos são famosos por dar mais saciedade ao comer. Para uma refeição completa, essa salada de cevadinha traz cebola roxa, pepino, coentro, damasco, limão, alface e Maggi Fondor.
44. Salada de Edamame: para sair do tradicional, aposte nessa salada de edamame. Ela fica ainda mais saborosa com o molho de limão.
45. Salada de Milho-verde e Pequi: o milho verde não precisa ser usado somente nas sobremesas tradicionais. Nessa proposta, ele vem acompanhado pelo pequi, que dá um sabor diferente à salada. Para finalizar, o molho de mostarda dá um contraste incrível entre os ingredientes.


Receitas de saladas de frutas

46. Salada de Frutas com Creme de Damasco: que a salada de frutas é uma ótima sobremesa, isso todo mundo sabe. Nessa versão, além dela, nós temos a adição de outras duas: um crumble de castanhas e um creme de Leite Moça Light com damasco.
47. Salada Quente de Frutas: nem só de refrescância se faz a salada de frutas. Nessa opção deliciosa, a banana e a maçã são aquecidas com chocolate em pó no microondas.
48. Salada de Frutas Nesfit: uma ótima ideia para o café da manhã ou café da tarde, essa salada de frutas tem a adição do cereal, que a deixa ainda mais rica em nutrientes.
49. Salada de Frutas com Chocolate: outra mistura gostosa é o sabor de frutas com chocolate. Para essa receita, use amido de milho, Nutren Kids Chocolate e raspas da casca de limão.
50. Salada de Frutas Refrescante: as frutas cítricas com iogurte viram uma espécie de sorvete na boca. O abacaxi é o responsável por deixar essa receita refrescante.
51. Salada de Frutas na Casquinha Integral (Fortaleza de Frutas): nessa receita, o que vale é a criatividade. Você pode prepará-la para as crianças ou para alguma festa, todos vão querer repetir.
52. Creme de Limão com Salada de Frutas: essa receita, além de rápida, rende bastante. Em 10 minutos, você conseguirá a sobremesa perfeita para servir toda a família.


Molhos para receitas de salada

Para deixar suas receitas de salada ainda mais saborosas, separamos uma lista de molhos diferentes que vão te dar água na boca.

53. Molho Rosê: esse é um dos molhos mais famosos e leva apenas Nestlé Creme de leite, ketchup, sal, mostarda, molho inglês e salsa.
54. Molho Vinagrete Balsâmico: se você quer dar um sabor mais agridoce à salada, esse é o molho ideal. O aceto balsâmico é super sofisticado e acentua os sabores do prato.
55. Molho Mostarda e Gergelim: outro clássico é o molho mostarda, que aqui vem acompanhado do gergelim torrado.
56. Molho Honey: já imaginou misturar mostarda e mel? Esse molho delicioso abre o paladar e deixa qualquer salada deliciosa.


Explore nossas sugestões e escolha a sua receita de salada preferida! Se você quiser complementar suas refeições, acesse o site Receitas Nestlé. São milhares de ideias incríveis, com molhos, complementos, sobremesas e tudo o que você precisar!


Perguntas frequentes

  • O que comprar para saladas?

    Na hora de preparar sua salada, o segredo é deixar a imaginação solta. Você pode começar pelo que mais gosta entre legumes e verduras. Depois, pode se aventurar mais. Misture texturas e sabores. Também aposte em molhos diferentes para dar mais sabor à sua receita de salada.

  • Quais são os tipos de saladas?

    Existem milhares de tipos de salada: cruas, verdes, saladas de fruta, cozidas, com proteína, com grãos.

  • Quais as melhores folhas para saladas?

    Todas as verduras contêm fibras, antioxidantes, nutrientes e minerais. Então não são quais, mas a quantidade a ser ingerida. No geral, a maioria das pessoas não ingere a quantidade necessária de folhas, portanto foque nisso. Você ainda pode dar uma atenção especial às folhagens mais escuras, como couve e agrião, que possuem mais antioxidantes e fibras.

Fontes:

https://nutricamillabaffa.com.br/blog/beneficios-das-folhas-verde-escuras

pixel