Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Ganache: 32 Receitas para arrasar nas sobremesas

A mistura de chocolate com creme de leite é utilizada em doces e sobremesas sensacionais em todo o mundo

A mistura de chocolate com creme de leite é utilizada em doces e sobremesas sensacionais em todo o mundo

Surgida na França durante o século XIX, a ganache como conhecemos hoje tem uma história divertida: um renomado chefe francês, ao preparar uma sobremesa, pede ao seu assistente que esquente o creme de leite e derreta o chocolate. Confuso, o assistente faz ambos em conjunto e o chefe, ao perceber o erro, o chama de “ganache” (que era um termo pejorativo francês para indicar uma pessoa tonta ou estúpida). No entanto, ao provar a combinação inusitada, o chefe percebe que essa mistura é deliciosa e adota a sobremesa. O nome ganache, por sua vez, fica como um lembrete ao assistente confuso. Sabendo disso, que tal conhecer algumas receitas com ganache, como essa de coberturas para bolo?


Receita de Ganache

Ingredientes

  • 300 g de Chocolate ao Leite GAROTO®
  • 1 lata de NESTLÉ® Creme de Leite

Modo de Preparo

Em um recipiente, derreta o Chocolate ao Leite GAROTO® em banho-maria e misture o Creme de Leite NESTLÉ até obter um creme homogêneo.

Dica: É possível fazer um ganache branco delicioso ao substituir o chocolate ao leite por chocolate branco; ou ainda, caso seja de sua preferência, utilizar chocolate meio amargo para um ganache de chocolate amargo.


Receitas com ganache

Receitas com Ganache: Cheesecake de Chocolate com Biscoito Calipso

1. Bolo Brownie com Brigadeiro de Cacau: esse bolo de brownie é coberto com uma ganache leve e deliciosa, e é uma ótima pedida para os amantes do sabor concentrado de chocolate.
2. Bolo de Coco e Ganache de Capuccino: a leveza desse bolo é complementada pela textura crocante do coco. Já a mistura do doce com o levemente amargo que o ganache de capuccino traz, irá surpreender na hora de servir.
3. Bolo de Limão com Recheio de Ganache e Baba de Moça: as camadas de ganache intercaladas com baba de moça nesse bolo com massa de limão formam uma combinação incrível.
4. Tortinhas de Ganache de Chocolate Zero: ideal para quem não pode ou não quer consumir açúcar, essas tortinhas trazem a textura crocante do biscoito Nesfit de cereais e da castanha de caju, que se misturam com a maciez do ganache zero açúcar.
5. Bolo Especial de Chocolate: recheado e coberto com ganache, esse bolo de chocolate é ideal para quem acha que chocolate nunca é demais.
6. Taça de Frutas com Ganache Refrescante: uma sobremesa leve e refrescante com um toque doce de ganache, essa taça de frutas contém kiwi, uvas e morangos picados, com raspas de limão e gengibre ralado.
7. Torta Mousse de Macadâmia e Chocolate: essa receita irá te surpreender com o mousse de macadâmias e o inesquecível ganache de maracujá.
8. Brownie com Creme Trufado de Avelã: esse brownie – que mistura a ganache de chocolate branco com a ganache de chocolate ao leite e creme de avelãs – é uma explosão de sabores doces e deliciosos.
9. Cheesecake de Chocolate com Biscoito Calipso: essa cheesecake fácil de fazer leva biscoito calipso e ganache de chocolate meio amargo.
10. Torta de Ninho com Gotas de Chocolate: a massa de biscoito Negresco, com recheio de Leite Ninho, gotas de chocolate e cobertura de ganache, formam uma combinação agradável aos olhos e ao paladar.
11. Bolo Kit Kat com Frutas Vermelhas: esse bolo, perfeito para festas, é feito com uma massa fofa, recheada com ganache e decorada com frutas vermelhas e tabletes de Kit Kat.
12. Bolo Suíço de Ameixa e Chocolate: a massa, repleta de ameixas em calda, em conjunto com a cobertura de ganache, se unem num sabor doce e textura macia.
13. Naked Cake com Ganache de Cacau: esse bolo simples é feito com uma ganache de chocolate em pó e açúcar demerara, o que torna a ganache mais leve e mais indicada para servir de cobertura.
14. Bolo Três Leites com Ganache de Chocolate Branco: esse bolo que leva leite de coco, leite Moça e creme de leite, é coberto por uma ganache branca feita com chocolate Galak.
15. Cupcake Baton: a massa amanteigada desse cupcake serve como base para a cobertura de ganache com tabletes de chocolate Baton.
16. Torta de Biscoito Nesfit de Cacau e Cereais com Ganache: os biscoitos Nesfit utilizados na massa adicionam crocância e textura ao recheio de ganache dessa torta.
17. Bombom de Travessa com Frutas: esse bombom preparado em uma travessa é feito com creme de baunilha e coberto com ganache de chocolate ao leite. Perfeito para um almoço em família!
18. Rolinhos de Tapioca com Banana e Ganache Tropical: esses rolinhos versáteis são feitos com coco, banana e ganache de maracujá, para você se deliciar com a diversidade de sabores.
19. Mini Tortas de Negresco, Chocolate e Morango: receita super simples, é ótima caso você tenha um pouco de ganache sobrando. Basta cobrir algumas bolachas de Negresco com ganache de chocolate e morangos picados.
20. Copinhos de Biscoito Calipso e Caramelo: copinhos com a base de biscoito Calipso, feitos com ganache de chocolate e recheados com caramelo. Super simples de fazer – e comer!
21. Baby Cake de Churros: mini bolinhos sabor churros, feitos com doce de leite e cobertos com canela e ganache branco.
22. Fatia Doce de Brownie, Caramelo e Cookie Nescau: essas camadas de brownie, caramelo, ganache branca e Cookie Nescau, servidas em pequenas porções, irão conquistar qualquer um que ame doces.
23. Luna de Chocolate e Mousse de Limão Siciliano: uma sobremesa elaborada, que combina o sabor do ganache meio amargo de avelã com um mousse de limão siciliano, num um pão-de-ló de chocolate em formato de lua.
24. Pão de Mel de Colher: servido em potinhos, esse pão de mel é uma receita prática e simples de fazer. Intercalando as camadas de massa, doce de leite e ganache dentro do pote, você obtém uma boa apresentação para essa sobremesa saborosa.
25. Pavlova de Chocolate e Framboesas: essa receita australiana consiste em um suspiro coberto com ganache e decorado com creme de leite, framboesas frescas e uma folhinha de hortelã. É uma sobremesa leve e gostosa.
26. Torta de Caramelo e Chocolate: feita com uma massa escura de chocolate, recheio de caramelo e cobertura de ganache de chocolate meio amargo, essa torta é uma sobremesa interessante para variar o cardápio.
27. Mini Ovo de Colher com Ganache e KitKat: ideal para a páscoa, esse ovo de colher é super recheado com ganache e coberto com tabletes de Kit Kat, para dar uma textura mais divertida.
28. Sorvete de Passatempo Recheado: esse sorvete caseiro feito com ganache, leite Moça e biscoito Passatempo é uma boa pedida para os dias quentes.
29. Bombom da Camila: nessa receita que rendeu até um episódio da Chocolateria Garoto, os bombons são recheados com um ganache de chocolate ao leite.
30. Bolo Trufado de Chocolate ao Leite: rico no sabor de chocolate, esse bolo trufado é recheado e coberto com um ganache que leva conhaque em seu preparo, para um sabor mais encorpado e delicioso.
31. Cone Trufado com Recheio de Passatempo Coberto: as casquinhas para sorvete são recheadas com ganache de chocolate ao leite, cobertas com chocolate e decoradas com pedacinhos de biscoito passatempo. Versáteis, podem ser adaptadas para agradar diferentes gostos.
32. Bombom Trufado de Limão: Esse bombom recheado com um ganache branco de limão com rum é uma sobremesa surpreendente e muito saborosa.

Como foi possível observar nessas receitas, o ganache é um doce que pode ser feito das mais diversas formas: desde o ganache tradicional de chocolate ao leite; aos ganache de chocolate em pó, ganache branco e ganache meio amargo; chegando a receitas mais surpreendentes, como ganache de maracujá, limão, ou rum.

Apesar de ser utilizado em muitas receitas, o ganache é muito comum na cobertura e recheio de bolos – o site Receitas Nestlé possui um programa com dicas para o bolo perfeito! Nele você pode conferir uma receita deliciosa de Bolo Frapê, com cobertura de ganache meio amargo com conhaque, e inúmeras outras sobremesas entre as mais de 4000 receitas que você encontra no site!


Perguntas frequentes

  • Como conservar o ganache?

    Você pode conservar o ganache na geladeira. Caso ele seja feito com creme de leite fresco, o ganache dura até 4 dias; e, caso o creme de leite seja de caixinha, o ganache dura até 6 dias.

  • O que fazer com a ganache endurecida?

    Caso sua ganache tenha endurecido, o ideal é dividir metade e esquentar no microondas até que derreta e depois misturar com o resto da ganache endurecida, para que ambas as partes alcancem um equilíbrio em sua temperatura.

Fontes:

https://www.bakepedia.com/baking-encyclopedia/ganache/

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?