Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Receitas com farinha de arroz: 25 pratos salgados e doces

Confira 25 receitas com farinha de arroz para aproveitar todos os nutrientes desse ingrediente, desde pratos principais até sobremesas.

Deixar sua alimentação mais nutritiva não é nenhum bicho de sete cabeças: algumas mudanças simples já fazem toda a diferença. Por exemplo, preparar receitas com farinha de arroz, em vez de farinha de trigo, é uma forma fácil de incluir mais vitaminas, minerais, proteínas e fibras na sua dieta.

Além disso, a farinha de arroz não contém glúten, sendo um ótimo substituto da farinha de trigo para pessoas que desejam ou precisam cortar essa proteína da alimentação, mas não querem abrir mão de pratos deliciosos.

Neste artigo, veja 25 receitas com farinha de arroz para montar um cardápio semanal nutritivo.


Benefícios da farinha de arroz

A farinha de arroz, além de ser versátil, também contém quantidades significativas de nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais. Abaixo, veja os diferenciais dessa farinha sem glúten:

  • É rica em vitaminas e minerais: a farinha de arroz possui diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, sendo especialmente rica em vitamina B6, vitamina C e zinco.
  • Tem uma alta quantidade de fibras: fazer receitas com farinha de arroz é uma forma simples de aumentar a ingestão diária de fibras, compostos que controlam a glicemia, diminuem o nível de colesterol ruim no sangue, promovem a saciedade e melhoram o trânsito intestinal.
  • É uma fonte de proteínas: a farinha de arroz possui quantidades significativas de proteínas, nutrientes que participam de diversos processos metabólicos. Vale ressaltar que a farinha de arroz integral possui uma quantidade ainda maior de fibras, vitaminas, minerais e proteínas do que a farinha de arroz branco.
  • Não contém glúten: um dos maiores benefícios da farinha de arroz é o fato dela não conter glúten, sendo liberada para celíacos e alérgicos ou intolerantes a esse composto. Assim, as receitas com farinha de arroz são ótimas opções para quem quer ou precisa seguir uma dieta celíaca.

Receitas com farinha de arroz

Abaixo, confira dezenas de receitas com farinha de arroz para deixar sua alimentação mais nutritiva:

Bolos com farinha de arroz

Bolo de Chocolate Sem Glúten

1. Bolo de Fubá sem Glúten: esse bolo simples é liberado para celíacos, intolerantes e alérgicos ao glúten, podendo ser preparado para um lanche da tarde inclusivo.
2. Bolo de Chocolate Sem Glúten: com uma cobertura de chocolate incrível de Chocolate em Pó Nestlé Dois Frades, esse bolo conquista chocólatras de todas as idades.
3. Bolo de Chocolate com Banana de Caneca: em vez da tradicional farinha de trigo, você pode fazer essa receita com farinha de arroz e de coco, que trazem mais vitaminas ao bolo de caneca.
4. Bolo Sem Glúten de Maçã e Nozes com Aveia: essa é uma receita deliciosa para quem quer diminuir ou zerar o consumo de açúcar, pois é adoçada naturalmente com maçãs e uvas-passas.
5. Bolo de Banana e Quinoa Sem Leite: esse bolo diferente com quinoa e farinha de arroz é bastante rico em fibras, nutrientes que promovem o bom funcionamento do intestino.
6. Muffin de Maçã, Canela e Castanha-do-Pará sem Glúten: preparados em porções individuais, esses minibolos fofinhos e aromáticos fazem sucesso na lancheira das crianças.
7. Muffin Sem Glúten de Aveia com Abobrinha: o muffin salgado é uma alternativa saborosa para um lanche da tarde diferente, principalmente nessa receita com farinha de arroz integral e Farelo de Aveia Orgânica Nestlé.

Pães com farinha de arroz

Pão de Aveia Sem Glúten e Sem Lactose

8. Pão de Aveia Sem Glúten e Sem Lactose: esse pão rápido fica pronto em apenas 30 minutos, sendo uma opção prática para um café da manhã sem glúten.
9. Pão Australiano Sem Glúten: o pão australiano fica mais nutritivo nessa receita com farinha de arroz e farinha de linhaça, que é adoçada com mel e açúcar mascavo.
10. Pão Recheado Sem Glúten: para variar o pão do dia a dia, prepare essa versão recheada com presunto, queijo e azeitonas-verdes, que transforma o pão fofinho em um lanche completo.
11. Pão Básico Sem Glúten: essa receita com farinha de arroz, polvilho doce e batata cozida fica mais gostosa quando saboreada com uma geleia caseira, como a Geleia de Frutas Vermelhas com Zero-Cal.

Pizzas com farinha de arroz

Pizza de Frango com Legumes Sem Glúten

12. Massa de Pizza Sem Glúten: para fazer uma pizza liberada para os celíacos e pessoas que não ingerem glúten, você pode preparar essa massa de pizza com farinha de arroz e polvilho doce.
13. Pizza Slim Molico: rápida e prática, a massa dessa pizza sem glúten é feita com couve-flor, frango desfiado e farinha de arroz, sendo uma opção altamente proteica para o jantar.
14. Pizza de Frango com Legumes Sem Glúten: o recheio turbinado, com tomate, brócolis, cebola e queijo mussarela, é o grande diferencial dessa pizza de farinha de arroz.

Panquecas com farinha de arroz

Mini Pancake de Aveia Sem Glúten com Geleia de Abacaxi

15. Mini Pancake de Aveia Sem Glúten com Geleia de Abacaxi: essa receita com farinha de arroz e Farelo de Aveia Orgânica Nestlé deixa as panquecas fofinhas, perfeitas para o café da manhã.
16. Mini Pancakes sem Glúten com Geleia de Morango: sofisticadas e deliciosas, essas panquecas são finalizadas com um morango inteiro, que deixa o lanche mais refrescante.
17. Panquequinhas de Banana e Coco, Sem Açúcar e Sem Glúten: as rodelas de banana e morango são ingredientes fundamentais dessa receita nutritiva.

Outras receitas com farinha de arroz

Nhoque de Batata-doce e Molico Vegetal com Molho de Tomate

18. Beliscão sem Glúten: a massa sem glúten desse doce tradicional é feita com farinha de arroz, Nestlé Creme de Leite, açúcar, fécula de batata e manteiga, sendo recheada com a clássica goiabada.
19. Nhoque de Batata-doce e Molico Vegetal com Molho de Tomate: esse prato completo é perfeito para um almoço em família, pois encanta pessoas de todas as idades.
20. Macarrão Sem Glúten: para completar a refeição, você pode servir esse macarrão caseiro com um molho sem glúten, como o Molho da Mama, preparado com tomates e Maggi Caldo Carne.
21. Lasanha Sem Glúten: essa receita com farinha de arroz, fécula de batata e mandioquinha fica muito cremosa com os molhos bolonhesa e branco, sendo uma opção de lasanha sem glúten única.
22. Torta de Maçã Sem Glúten: essa sobremesa sofisticada pode ser servida em uma ocasião especial, uma vez que seu recheio de maçãs verdes impressiona os convidados.
23. Queijadinha Sem Glúten: para demonstrar aos seus amigos que as receitas sem glúten podem ser deliciosas, prepare essa queijadinha de Leite Moça com queijo minas meia cura.
24. Empadinhas de Palmito Sem Glúten: nessa receita com farinha de arroz saborosa, o recheio caprichado é a grande estrela, levando palmito, ervilhas, azeitonas e extrato de tomate.
25. Pão de Mel Sem Ovo e Sem Lactose: essa é uma opção interessante para um café da tarde inclusivo, pois não contém lactose ou glúten e não leva ovos.

Para diversificar o cardápio semanal, confira mais Receitas Sem Glúten no site Receitas Nestlé, como:

Além dessas receitas especiais, você encontra mais pratos para toda a família no site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Como fazer bolo com farinha de arroz?

    Para fazer esse tipo de bolo sem glúten, você deve substituir a farinha de trigo pela farinha de arroz, e, se for necessário, adicionar outros ingredientes, de acordo com a receita, como fécula de batata e farinha de coco. Algumas opções são: Bolo de Fubá sem Glúten, Bolo Sem Glúten de Maçã e Nozes com Aveia e Bolo de Chocolate Sem Glúten.

  • Quais são as receitas com farinha de arroz?

    A farinha de arroz é um ingrediente versátil que pode substituir a farinha de trigo em diversas receitas, tanto salgadas quanto doces. Assim, com a farinha de arroz você pode fazer Pizza de Frango com Legumes Sem Glúten, Lasanha Sem Glúten, Macarrão Sem Glúten, Queijadinha Sem Glúten, Torta de Maçã Sem Glúten e muito mais.

  • Como fazer pão com farinha de arroz?

    Existem diversas receitas de pão com farinha de arroz, como o Pão Australiano Sem Glúten, o Pão de Aveia Sem Glúten e Sem Lactose, o Pão Básico Sem Glúten e o Pão Recheado Sem Glúten. É só escolher a sua favorita e colocar a mão na massa.

    Fontes

    https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/conheca-4-beneficios-da-farinha-de-arroz/

    https://www.livestrong.com/article/283135-what-are-the-health-benefits-of-rice-flour/

pixel