Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Leite: aprenda a fazer 46 receitas com essa delícia

Além de ser uma delícia, o leite é super versátil, podendo ser consumido puro ou como ingrediente em receitas. Saiba como fazer algumas delas.

Pense em um alimento que pode ser consumido puro e em receitas de bebidas, doces e salgados. Pensou? Bem, se sua resposta foi leite, você está certo. Claro que existem outros ingredientes com essas características, mas difícil mesmo é encontrar outro com a mesma versatilidade e volume de consumo.

Com o leite, você pode fazer desde um simples Purê de Batata com Alho até um Pudim de Leite Condensado MOÇA. O leite é assim. Por conta disso, preparamos este artigo para você ficar por dentro de tudo que envolve essa delícia, com direito a 46 receitas para fazer em casa.

O setor movimenta cerca de R$80 bilhões por ano, segundo a Embrapa Gado de Leite. De acordo com o Anuário do Leite 2020, o Brasil é o quarto maior produtor de leite do mundo. O documento também traz que, entre 1998 e 2018, a produção mundial desse alimento aumentou em 339 milhões de toneladas, um crescimento de 62% no período.


Benefícios do leite para saúde

Que o leite é uma delícia, isso é pouco discutível. Mas e a sua importância para a saúde? De uns anos para cá, o leite ganhou uma fama de vilão da alimentação. Mas será que isso é verdade? Não, a história não é bem assim.

O leite é rico em nutrientes, como o cálcio, ferro, vitaminas e muitos outros. Além disso, ele traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. Vamos conhecer alguns deles:

Desenvolvimento ósseo e crescimento
Por conta de sua riqueza em cálcio, o leite pode atuar na densidade óssea e crescimento em crianças, além de reduzir o risco de fraturas na infância. Contudo, é importante citar que os efeitos benéficos surgem até determinada quantidade ingerida por dia, fato que pode ser justificado pela capacidade do organismo em eliminar os excessos que não serão aproveitados pelo corpo.

Saúde óssea e dentária
Não é só para as crianças que o leite é benéfico. Para se ter uma ideia, uma xícara de leite contém quase 30% das necessidades diárias de cálcio para adultos. Ele também possui potássio e magnésio, minerais importantes para dentes e ossos saudáveis.

Além disso, o leite é rico em Vitamina D, sendo que uma xícara de leite fortificado contém cerca de 15% da quantidade diária recomendada. Essa vitamina desempenha muitas funções no nosso corpo, incluindo a promoção da absorção de cálcio e mineralização óssea.

Aleitamento Materno
Não se pode esquecer de mencionar a importância do leite materno para o desenvolvimento do bebê! É aconselhável por nutricionistas a alimentação exclusiva com o leite materno até os 6 meses de idade, isso porque o leite humano tem todos os nutrientes que o bebê necessita para o seu desenvolvimento, contando com microbiota importante para o crescimento saudável, anticorpos passados através do leite, da mãe para o filho e muitas vitaminas presentes que são necessárias no combate a algumas doenças comuns na infância.

É claro que, como qualquer alimento, o leite também tem seus lados negativos. Porém, não é esse vilão que alguns costumam pintar. A recomendação é sempre ter o acompanhamento de um profissional da saúde qualificado para te orientar da melhor forma possível e de maneira individualizada!

Que tal agora se aprenderemos algumas receitas com essa delícia? Separamos uma lista com 46 pratos que levam leite em seu preparo. Tem para todo gosto.


Receitas que levam leite


Salgadas

Fondue de 3 Queijos

Bebidas


Doces


Sem lactose

Seja em uma bebida, em pratos mais elaborados ou até mesmo puro, o leite vai bem em vários momentos. Para ver essas e outras mais de 4 mil receitas, acesse Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • O leite é saudável?

    Sim. Além do cálcio, o leite é rico em vários outros nutrientes e vitaminas. Ele também traz inúmeros benefícios para a saúde, como fortalecimento ósseo e da saúde do coração, além de ajudar no desenvolvimento das crianças.

  • Beber leite é ruim?

    A resposta é: depende. Em volumes elevados, o leite pode fazer mal à nossa saúde. Em quantidades razoáveis, desde que você não tenha intolerância à lactose, o leite faz bem.

Fontes:

https://www.healthline.com/health/is-milk-bad-for-you#composition

https://www.healthline.com/nutrition/milk-benefits#TOC_TITLE_HDR_3

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=50&p_secao=14

https://www.calendariobr.com.br/dia-internacional-do-leite#.YLD3VKhKjIU

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/53722784/comportamento-do-mercado-de-leite-no-brasil-reflete-desajuste-entre-oferta-e-demanda

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1124722/anuario-leite-2020-leite-de-vacas-felizes

https://agroemdia.com.br/2020/09/10/embrapa-anuario-leite-2020-aponta-as-tendencias-do-setor/

https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-50636322

https://agroemdia.com.br/wp-content/uploads/2020/09/AnuarioLEITE2020.pdf

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?