Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

32 receitas com carne de porco, do tutu à feijoada

Aprenda algumas receitas deliciosas usando carne suína, utilizando várias partes do porco

Os porcos foram alguns dos primeiros animais a serem domesticados e criados pelos humanos para consumo. Ao longo dos séculos, sua carne se tornou muito apreciada e presente em diversas culinárias do mundo inteiro, desde a norte-americana até a japonesa, passando, claro, pelo Brasil.

Pelo seu sabor marcante e sua riqueza nutricional, com alto teor de vitaminas do complexo B, responsáveis por regular as funções cerebrais, fósforo e ferro, apresentamos 32 receitas com carne de porco para diversas ocasiões e paladares, a começar por um clássico absoluto do Brasil: a feijoada.


Receitas com carne de porco

Feijoada Completa

1. Feijoada Completa: não podíamos fazer uma lista de receitas com carne de porco sem incluir esse clássico. Aqui você encontra o passo a passo explicadinho para fazer uma feijoada com tudo que tem direito.

Ingredientes

  • 200 g de costela suína defumada cortada em pedaços
  • 250 g de carne-seca, em pedaços
  • meia orelha de porco cortada em pedaços
  • meio pé de porco, em pedaços (200 g)
  • meio rabo de porco cortado em pedaços (100 g)
  • 1 pedaço de lombo suíno defumado, em cubos (300 g)
  • 2 xícaras (chá) de feijão-preto (350 g)
  • 7 xícaras (chá) de água (1,4 litro)
  • meia xícara (chá) de bacon picado (130 g)
  • 1 gomo de paio, em rodelas
  • 2 cebolas médias picadas
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 sachês de MAGGI® Tempero & Sabor Feijão
  • 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

Modo de preparo

1. Na véspera, lave bem a costela, a carne-seca, a orelha, o pé, o rabo de porco e o lombo, e deixe de molho por 24 horas na geladeira, trocando a água no mínimo 4 vezes.
2. Escolha o feijão e deixe de molho por 2 horas. Em uma panela de pressão, coloque o feijão, cubra com a água e cozinhe, em fogo médio, por 25 minutos, após começar a fervura.
3. Enquanto isso, escalde as carnes: em uma panela grande, coloque 5 litros de água e leve ao fogo alto para ferver. Junte as carnes e cozinhe por 15 minutos.
4. Despreze a água, corte a carne-seca em pedaços menores e transfira todas as carnes para uma panela de pressão.
5. Cubra com 2 litros de água e cozinhe em fogo alto, após abrir fervura, por cerca de 20 minutos, ou até que as carnes estejam macias.
6. Em uma panela média, refogue o bacon e o paio em fogo alto por 5 minutos, ou até que dourem. Adicione a cebola e o alho, e refogue por mais 5 minutos.
7. Acrescente 1 concha dos grãos de feijão cozidos e amasse delicadamente. Polvilhe com o MAGGI Tempero & Sabor Feijão e misture bem.
8. Volte para a panela de pressão, junte as carnes com metade do caldo de cozimento e o cheiro-verde, e cozinhe em fogo médio por 10 minutos, ou até encorpar.
9. Sirva acompanhado de arroz branco, couve e farofa.

1. Costelinha de Porco com Batatas: suco de limão, MAGGI Caldo Bacon, extrato de tomate e batata-bolinha são alguns dos elementos que acompanham essa deliciosa receita de costelinha suína.
2. Costelinhas de Porco com Quirera: a quirera nada mais é que uma parte do milho extraída durante o processamento do cereal, mais especificamente sua parte externa e o gérmen de milho. Este farelo é rico em fibras, potássio, cálcio e fósforo. Aqui, ele vem para reforçar esta receita com carne de porco.
3. Costelinha de Porco com Molho Barbecue: normalmente utilizado com carnes bovinas, o molho de churrasco também cai bem nas receitas com carne de porco.
4. Lentilha com Costelinha de Porco e Linguiça: outra variação do prato clássico, com lentilha cozida com MAGGI Caldo Bacon e linguiça.
5. Lombo Dourado com Abacaxi: as frutas cítricas caem bem com carne de porco, mas o abacaxi é um queridinho, pois além da acidez, ela também possui uma doçura que casa muito bem com o sabor do lombo suíno.
6. Kassler: essa receita com carne de porco tem origem alemã e consiste basicamente em uma carne defumada. Neste caso, foi utilizada a bisteca, servida com batatas.
7. Costelinha Frita: antes de levar a costelinha suína à frigideira com óleo fervente, tempere-a com MAGGI Gril e suco de limão para deixar o sabor marcante.
8. Lombo Recheado na Airfryer: uma receita de lombo de porco temperado com molho feito com MAGGI Fondor, vinho branco seco e recheado com nozes e farinha de mandioca. Pronto em 90 minutos na Airfryer, sem necessidade de óleo ou frituras.
9. Bife de Lombo ao Forno: aqui, o lombo é envolvido por papel-alumínio e levado ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Essa receita de carne de porco fica com uma textura macia e gostosa graças ao tempero de vinho branco, MAGGI Gril, cebola e mostarda.
10. Mungunzá Salgado: prato típico das festas juninas nordestinas, o mungunzá (ou canjica em alguns estados) existe em versões doces e salgadas. E também pode ser uma receita com carne de porco. Aqui, ensinamos uma deliciosa versão com milho, bacon, paio e costelinha defumada.
11. Sanduíche de Lombo e Creme de Milho: um sanduíche ideal para lanches em dias ensolarados. Feito com lombo de porco, alecrim, MAGGI Fondor, margarina light, Leite MOLICO em Pó e NESTLÉ Creme de Leite.
12. Cassoulet à Moda Brasileira: essa receita de carne de porco é considerada uma espécie de primo da feijoada, feita com feijão branco, ao invés do preto. De origem francesa, as proteínas que são as estrelas do prato são suínas: lombo de porco e linguiça calabresa.
13. Cozido com Mandioca e Linguiça: para dar um up no cozido de carne vermelha (recomendamos o acém em cubos), nada como uma boa linguiça suína.
14. Costelinha com Quibebe (Quibebe Mineiro): esse prato de origem africana consiste em um purê de abóbora acompanhado por alguma proteína. Neste caso, recomendamos a costelinha de porco.

16. Empadão Goiano: uma receita com carne de porco completa e deliciosa, que rende 12 porções. Leva os ingredientes habituais de um empadão (como a azeitona), além de linguiça e lombo suíno. É o prato ideal para aquele almoço de domingo.

Ingredientes

Recheio

  • meia colher (sopa) de óleo
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 gomo de linguiça fresca tipo toscana
  • 100 g de lombo de porco em cubos pequenos
  • 100 g de filé de frango em cubos pequenos
  • 1 colher (chá) de açafrão da terra (cúrcuma)
  • 1 cebola picada grosseiramente
  • 1 tomate grande bem maduro, sem pele e sem sementes, picado
  • meia xícara (chá) de água
  • 1 tablete de MAGGI® Caldo Legumes

Massa

  • 200 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • meia colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de água

Montagem

  • 100 g de queijo meia cura em fatias
  • 5 azeitonas verdes picadas
  • 2 ovos cozidos em rodelas
  • gema para pincelar
  • 1 xícara (chá) de guariroba aferventada e cortada em rodelas aferventada e cortada em rodelas

Modo de preparo

Recheio

1. Em uma panela aqueça o óleo e refogue o alho.
2. Junte a linguiça (sem pele e esfarelada) e o lombo e refogue.
3. Acrescente o frango e a cúrcuma e deixe dourar bem.
4. Junte a cebola, o tomate, o tablete de MAGGI Caldo esfarelado e a água quente e deixe cozinhar até que tudo esteja macio. Reserve (deve estar úmido).

Massa

5. Em um recipiente misture todos os ingredientes e junte aos poucos a água morna.
6. Amasse bem com as mãos até obter uma massa lisa e maleável.
7. Cubra com plástico-filme e deixe descansar por 1 hora.

Montagem

8. Sobre uma superfície polvilhada com farinha, abra 2/3 da massa com espessura um pouco mais grossa que a massa de pastel.
9. Forre com esta massa o fundo e as bordas de uma forma redonda (22cm de diâmetro), coloque o recheio reservado, intercalando com o queijo, as azeitonas e as rodelas de ovo cozido, e cubra todos com as rodelas de guariroba.
10. Abra o restante da massa sobre uma superfície e cubra o empadão fechando bem as bordas.
11. Pincele com a gema e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até que esteja dourado.
12. Sirva a seguir.

1. Espetinhos Suínos com Maggi Toque Defumado: receita ideal para churrascos, com o lombo cortado em cubinhos e acompanhado por bacon, cebolas e pimentões.
2. Picadinho Suíno com Cerveja Preta: o delicioso picadinho com a presença forte da carne suína, temperada com cerveja preta, que acentua ainda mais os sabores do prato.
3. Lombo Dourado: deliciosa receita de lombo temperado com limão, MAGGI Gril, manteiga, laranja, açúcar, damasco, Iogurte NESTLÉ Natural Integral, Leite Líquido NINHO Forti+ Integral e hortelã.
4. Panceta de Forno: nessa receita, a barriga do porco, com pele, assada no forno e depois pururucada, que é o processo de fritura do couro do porno até ficar extremamente crocante. Uma delícia.
5. Lombo Suíno com Molho de Chimichurri: uma receita de lombo suíno temperado com chimichurri, azeite e MAGGI MEU SEGREDO Refoga.
6. Udon com Lombo Suíno: este macarrão grosso é uma receita com carne de porco clássica da cultura japonesa e é preparado com bastante caldo. Traz vários acompanhamentos. Aqui, sugerimos carne de porco, além de ovos, cogumelos e vegetais variados.
7. Polenta Mole com Ragú de Linguiça: um prato clássico da culinária sulista, com origem italiana, fica ainda mais gostoso com um picado de linguiça bem suculento.
8. Canjiquinha: também conhecido como curau e popular em sua versão doce, aqui ele vira uma receita com carne de porco. Nessa canjica salgada, a costela de porco é a principal estrela do prato.
9. Iscas de Filé Mignon Suíno: você sabia que, assim como a carne bovina, o porco também tem seu filé mignon? Este corte nobre e super macio é ideal para fazer iscas aceboladas.
10. Dobradinha: outra receita de porco popular, a dobradinha nada mais é que o bucho do porco cozido, acompanhado de feijão-branco. Uma delícia da culinária de Minas Gerais.
11. Bisteca com Molho de Laranja: a bisteca suína é acompanhada de quantidades generosas de gomos de laranjas, além de seu suco, mostarda, MAGGI MEU SEGREDO Refoga, pimenta-do-reino, azeite e cebolinha-verde. Lembre de tirar as sementes e a pele da laranja para não deixar sabor amargo na receita.
12. Linguiça Acebolada ao Vinho: calabresa assada com cebolas, vinho tinto e MAGGI Tempero e Sabor Carnes. Um prato simples e saboroso.
13. Mignon Suíno Recheado com Tâmaras ao Molho Cremoso de Vinho: filé mignon suíno temperado com MAGGI Caldo de Bacon, alecrim e manjericão recheado com tâmaras ao molho de vinho e NESTLÉ Creme de Leite.
14. Lombo Suíno Agridoce: o trunfo aqui é o molho agridoce que acompanha o lombo de porco, com inspiração oriental. Leva vinagre branco, ketchup, açúcar, amido de milho e gergelim preto.
15. Bife a Rolê de Alcatra Suína: O bife suíno é cortado em tiras finas e enrolados, temperado com MAGGI Toque Defumado e recheado com cenoura, cebola, pimentão, linguiça paio e bacon.
16. Tutu de Feijão: clássico da culinária típica brasileira, trata-se da mistura de feijão e alguma farinha. Geralmente, os feijões mais usados são o fradinho ou o mulatinho, enquanto as farinhas mais populares são as de mandioca ou de milho. Em relação ao porco, aqui é usada a linguiça suína.

Como vimos, a carne suína é bem versátil e pode muito bem brilhar na sua mesa. Receita com carne de porco é o que não falta. E se quiser encontrar aquele acompanhamento perfeito para o seu prato principal, é só acessar o site Receitas Nestlé e explorar milhares de opções testadas e aprovadas.


Perguntas Frequentes

  • Quais são os benefícios da carne de porco?

    É uma carne rica em vitaminas B12, B6, Fósforo, Ferro, Zinco e Selênio, nutrientes importantes para o sangue, cérebro e outras partes do corpo.

  • Como fazer carne de porco?

    Depende do prato que você quer servir. Ela pode ser feita assada no forno, cozida na panela de pressão com verduras e legumes ou simplesmente frita. Também pode ser feita no churrasco ou como espetinho de carne.

  • Qual parte da carne de porco é a mais saudável?

    Geralmente, o lombo é um corte mais magro do porco, ou seja, se você estiver em uma dieta que evita gordura, é a parte ideal a ser usada. Só é preciso tomar cuidado na hora de cozinhá-la, já que sem a gordura, a carne do porco pode ressecar muito facilmente.

  • Quais são os tipos de cortes da carne de porco?

    Tem a barriga, que é a parte mais suculenta e com sabor marcantes do corpo; o lombo, localizado na parte inicial da perna do porco; a costela; o bacon, que são camadas da pele do porco curadas e defumadas; e o pernil, geralmente consumido no fim do ano.

    Referências

    https://www.healthline.com/nutrition/foods/pork https://www.suinoculturaindustrial.com.br/imprensa/carne-suina-vermelha-ou-branca/20110311-182057-v869

pixel