Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Antepasto: saiba tudo sobre caponata, tapenade e muito mais

Tradicional entrada italiana, existem inúmeras receitas de antepasto, servidas sempre antes do prato principal.

Uma boa refeição italiana, para ser considerada completa, tem que ser composta por vários pratos. E o responsável por abrir essa degustação é o antipasti – ou antepasto, em português. Seja uma Salada, uma Sopa ou mesmo um salame, existem várias opções de receitas de antepasto. Nesse artigo, vamos entender do que se trata, sua história, tipos, receitas e muito mais sobre esses alimentos.

Pensando nisso, que tal se a gente fizesse um guia do brigadeiro para tirar todas as dúvidas que cercam essa delícia? Pois bem, fizemos, e você confere agora mesmo. Vem com a gente!


Antepasto: o que é, origem e curiosidades

Antes de tudo, precisamos entender o que é um antepasto: é uma espécie de entrada, e significa literalmente “antes da refeição”. Como já dissemos, vários pratos podem ser classificados como antepastos, como queijos, salames, bruschettas e muito mais. Mas como (e onde) se originou esse prato?

Como você deve imaginar, a origem do antepasto está ligada à Itália. Mais precisamente, à Itália medieval.

Comidas doces e salgadas, como nozes açucaradas e presunto fatiado, eram responsáveis por abrir o paladar nas refeições. Com o passar do tempo e a evolução da culinária italiana, o antepasto ganhou a forma de muitos novos pratos.

Mas independente dos ingredientes usados nas receitas de antepasto, o objetivo é sempre o mesmo: preparar os convidados para os muitos pratos que se seguem em uma refeição tradicional italiana.


Tipos de antepasto

O antepasto, conforme já dito, pode ser inúmeros pratos, mas na Itália, seu local de origem, os antepastos variam de região para região. Vamos conhecer um pouco mais a seguir:

Norte da Itália: nessa região, há uma certa influência alemã nos elementos do antepasto. Pense em queijos amanteigados, como o gorgonzola; cebolas balsâmicas doces e crocantes; e fatias de mortadela finamente picadas. Outra especialidade local são as carnes curadas, sendo o prosciutto de Parma o destaque.

Itália Central: O queijo pecorino romano duro de Roma, a bruschetta de Florença e o rico e colorido pomodorini ripieni são os principais tipos de antepasto que você encontra por aqui.

Sul da Itália: Nessa região, destaca-se a deliciosa burrata, um queijo cremoso feito de muçarela e creme. Por causa do clima quente, as azeitonas dessa região são consideradas as melhores.

Sicília: A Sicília é praticamente um caso à parte. Ela combina o clima perfeito do sul da Itália com as influências culinárias do continente, além dos frutos do mar frescos da costa da ilha. Os principais antepastos são passas, alho doce, alcaparras, berinjela, alcachofra e ervas.


Receitas de antepasto

Bruschettas

Antepasto: bruschettas de queijo brie e uva

A bruschetta é o antepasto mais conhecido pelos brasileiros. A receita de bruschetta consiste basicamente em um pãozinho torrado com cobertura. Você pode torná-la tão simples ou elaborada quanto desejar. A base é composta por pão tostado com azeite de oliva; o resto, fica a cargo de sua criatividade. Para facilitar a sua vida, deixamos aqui algumas receitas de bruschetta deliciosas:

Tapenade

Antepasto: bolinho bacalhau com tapenade

A tapenade é uma pasta macia feita de azeitonas, alcaparras e anchovas, com uma variedade de aromas como alho, mostarda, manjericão e salsa. Ela pode ser preparada com azeitonas pretas ou verdes. Além disso, algumas versões desafiam a consistência pastosa e, em vez disso, optam por uma textura mais robusta.

Enquanto tapenades clássicas utilizam apenas ingredientes primários, você pode ser criativo com sua escolha de peixes, ervas e especiarias. Veja essa opção:

Caponata

Antepasto: caponata de legumes na airfryer

A caponata é um prato vegetariano, com origem siciliana, de berinjelas, tomates, passas, alcaparras e pinhões. Costuma ser servido com uma ciabatta torrada. Experimente esse sabor italiano com essas receitas de caponata:

Outros tipos de antepasto

Antepasto: antepasto facil

Como já vimos, há inúmeras opções de antepasto para você servir, por exemplo, como aperitivo antes de uma refeição, acompanhando alguma bebida. Confira mais algumas receitas de entrada a seguir:

Saladas

Antepasto: salada com antepasto de abobrinha e berinjela

Muita gente tem por hábito começar a refeição com uma salada. Aliás, é um ótimo hábito: quem come uma salada antes da refeição fica mais saciado e consegue ser mais moderado na hora de saborear o prato principal. Por isso, vamos deixar algumas receitas de salada perfeitas para servirem de entrada da sua refeição:


Como funciona um menu italiano

Primi: A seção para primi é onde seu prato principal começa, mas não termina. Os itens nesta categoria provavelmente incluem massas de todos os formatos, tamanhos e nomes. Os primi costumam constituir a maior parte do menu.

Secondi: Os “segundos” são, normalmente, os pratos de carne e peixe que poderiam ser considerados um prato principal; mas geralmente são apenas proteínas e não são substanciais o suficiente para serem considerados uma refeição por conta própria

Contorni: Se você gosta de bolinhos de polenta e aspargos, vai encontrá-los na seção contorni do cardápio. Ele é uma espécie de acompanhamento; itens comuns incluem vegetais fritos, batatas fritas ou saladas. Eles servem como um recheio para a sua refeição, semelhante a uma extensa lista de aperitivos – mas é importante observar que são servidos após o segundo prato.

Dolce: É nesse momento que entra a sobremesa, como um delicioso Tiramissú com Creme de Ricota.


Antepasto combina com...

Antepasto: farfalle com ragu de carne

Agora, sim! Você já sabe o que é antepasto, sua história, quais são seus tipos e, principalmente, como fazer antepastos deliciosos. Que tal separar aquele bom vinho e preparar uma noite à italiana?

Além disso, no site Receitas Nestlé você encontra mais de quatro mil receitas de vários tipos de alimentos.


Perguntas frequentes

  • O que é antepasto?

    Antepasto nada mais é do que uma espécie de entrada – tanto que seu nome significa literalmente "antes da refeição". Alguns antepastos principais são queijos, salames, bruschettas e muito mais.

  • Quais alimentos podem ser considerados antepasto?

    As opções são inúmeras. Desde um simples salame a uma caponata ou tapenade. Na Itália, a depender da região em que se encontre, diferentes opções de antepasto podem ser encontradas.

  • Em que momento é servido o antepasto?

    Como o próprio nome já diz, é algo que vem antes da pasta – ou seja, em um menu completo italiano, antes do prato principal.

Fontes:

https://www.healthyfood.com/advice/what-is-antipasto/

https://thegardeningcook.com/antipasto-platter-tips-entertaining-in-style/

https://www.gricosrestaurant.com/italian-roots/antipasto-or-antipasti-the-making-of-an-italian-tradition/

https://www.greatitalianchefs.com/features/traditional-italian-antipasti

https://chefin.com.au/dictionary/antipasto/

https://www.walksofitaly.com/blog/food-and-wine/dining-in-italy-italian-menu

http://partaste.com/understanding-italian-menu/

https://toscanaslc.com/blog/antipasto-the-art-of-beginnings/#:~:text=The%20history%20of%20antipasto%20is,form%20of%20many%20new%20dishes.

https://shop.diforti.com/the-origins-of-antipasti/

https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2015/jul/29/how-to-cook-perfect-caponata-felicity-cloake

https://www.bbcgoodfood.com/recipes/caponata

https://www.escoffieronline.com/what-is-tapenade/

https://www.bbc.co.uk/food/tapenade

https://www.fromthegrapevine.com/israeli-kitchen/what-is-bruschetta

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?