Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Pavê: confira 47 receitas rápidas e deliciosas

Das receitas tradicionais às mais criativas, o pavê faz sucesso e tem um preparo fácil.

PUBLICADO: 20/07/2021

Formado basicamente por camadas de creme e bolacha, o pavê é um clássico brasileiro. Mesmo sendo uma receita tradicional das festas de fim de ano, cai bem em qualquer época e já tem a cara do almoço em família, né? Como o preparo é super prático, você pode brincar com várias possibilidades e deixar do jeitinho que gosta. Para te ajudar, separamos 47 receitas de pavê. Tem opções para todos os gostos, então é só escolher a sua e se deliciar.


Pavê clássico

Estas são receitas tradicionais de pavê, com camadas de creme e biscoitos. Na maioria dos casos, o preparo não chega a durar nem 30 minutos, porém é preciso esperar a sobremesa firmar e esfriar, antes de servir. Por isso, vale a dica: o ideal é fazer com antecedência e já guardar na geladeira.

pave de chocolate

1. Pavê de Chocolate: feito com Leite Moça, Nescau, creme de leite e amido de milho, esse pavê é super prático. Os biscoitos champanhe formam as outras camadas e raspas de chocolate meio amargo dão o toque final.
2. Pavê Moça: com Leite Moça, creme de leite, biscoito champanhe e chocolate meio amargo, não tem como errar com essa receita, né? O preparo das camadas só leva 15 minutos e, para dar aquele toque especial, você pode umedecer as bolachas no vermute, licor de cacau ou no leite aquecido com açúcar e canela em pau.
3. Pavê dos Frades: o destaque fica por conta de uma grossa camada de creme feito à base de chocolate em pó, acompanhada de pedaços de chocolate picado. Tudo isso entre dois andares de biscoito champanhe e finalizado com uma cobertura de merengue, preparada em menos de 10 minutos.
4. Pavê de Brigadeiro Cremoso: com certeza deve estar na lista dos favoritos da criançada e é uma ótima pedida para um aniversário em casa! Essa receita intercala camadas de biscoito champanhe, umedecido no leite Ninho, com as de brigadeiro de Nescau. Polvilhado em cima, o granulado dá o toque final.
5. Pavê Rápido: aqui, o creme é feito com chocolate meio amargo picado e leite condensado. Os biscoitos também são usados em pedaços, mas o diferencial é que são regados com suco de laranja e acompanham gomos da fruta.
6. Pavê refrescante de microondas: com essa receita, você aprende como fazer – no microondas – tanto o creme branco, como o de chocolate. O toque especial da sobremesa fica por conta do abacaxi em calda e do rum, que podem ser acrescentados no momento de montar o prato.
7. Pavê Diplomata: gosta daquela crocância na sobremesa? Então esse é o preparo ideal! O creme branco é combinado com castanhas caramelizadas e, no lugar dos biscoitos champanhe, são utilizadas bolachas nesfit umedecidas com licor de cacau. No topo? Tem mais uma camada crocante, claro!


Pavê com chocolates e biscoitos especiais

Quer fugir um pouco do pavê clássico de sempre? Então usar chocolates e biscoitos especiais é uma ótima alternativa. Assim, você incrementa o sabor da receita e ainda pode surpreender aqueles que irão comer.

pave serenata de amor

8. Pavê Serenata de Amor: essa sobremesa fica linda para ser servida em uma taça ou em outro recipiente de vidro! Os bombons serenata de amor, colocados entre as camadas de creme branco, no lugar do biscoito, são usados também como decoração. No topo, uma camada generosa de chocolate meio amargo deixa a sobremesa ainda mais atrativa.
9. Pavê Ice Negresco: bem geladinha, essa é uma receita ideal para aquele dia mais quente, quem sabe até para ser a sobremesa do churrasco de domingo. É preparada com biscoito wafer, sorvete de flocos e leite condensado. Para finalizar, uma calda morna de chocolate por cima de tudo.
10. Pavê Galak: aqui, o pavê ganha uma nova proposta. O creme tradicional é incrementado com pedaços de chocolate branco, que são adicionados à mistura ainda morna. Além disso, no lugar dos biscoitos, é utilizado bolo de chocolate pronto e esfarelado.
11. Pavê Bicolor de Bono Chocolate: esse é o clássico pavê com camadas intercaladas de creme branco e merengue de chocolate. Porém, a surpresa na receita fica por conta dos biscoitos Bono, inteiros e picados, que garantem o diferencial.
12. Pavê Calipso: com o creme base clássico, os biscoitos Calipso, regados com uma mistura de licor de cacau e água, são o destaque da receita. Além disso, uma camada de cerejas em calda picadas acrescenta frescor à receita.
13. Pavê de Chocolate Garoto: esse é aquele prato “chocolatudo”. O creme é feito com 200g de chocolate meio amargo derretido e as camadas são intercaladas com biscoitos champanhe, que podem ser molhados no rum. Para servir, é só caprichar no granulado.
14. Pavê Galak com morango: a receita é preparada com a bebida Galak, raspas do chocolate, biscoitos de maisena Tostines e 300g de morango. Além de muito saborosa, a sobremesa fica linda quando servida – e, pelas cores, pode ser uma boa opção para o Natal ou aquela data mais romântica.
15. Pavê Cremoso: essa receita mistura o amado brigadeiro, que já é a cara do brasileiro, com o toque especial dos biscoitos Tostines maisena. A montagem é finalizada com granulado.
16. Pavê Sensação: combinando chocolate meio amargo com morangos, essa receita é irresistível para os fãs da dupla. Aqui, o creme é feito rapidamente no liquidificador, à base de leite condensado, creme de leite e morangos.
17. Pavê de Chandelle: se você não quer ter o trabalho de fazer o creme, esse pavê se encaixa perfeitamente: aqui, o chandelle ocupa esse lugar. Para completar, um purê de damasco e bolo de laranja dão um sabor especial.
18. Pavê de Coco com Biscoito São Luiz: nesta receita, o creme branco é incrementado com leite de coco e coco ralado, enquanto a montagem é feita com biscoito São Luiz maisena.
19. Pavê de Morango Moça: com um creme feito com Nesquik e leite Ninho, essa receita usa bolo esfarelado no lugar dos biscoitos e é finalizada com coco ralado. Ou seja, é um combo saboroso!


Pavê com frutas

As frutas trazem um frescor às receitas, e podem ajudar a balancear o sabor adocicado, estejam em pedaços, em calda ou secas. Confere só algumas ideias.

pave de leite ninho com morango

20. Pavê de Leite Ninho com Morango: essa combinação deliciosa ganhou muita popularidade na confeitaria nos últimos tempos. Aqui, as camadas do creme de Ninho são intercaladas com biscoitos de maisena e frutas.
21. Pavê Floresta Negra, com Cerejas: feita com creme de chocolate, chantilly e cerejas, essa sobremesa tem tudo para ficar muito atrativa após a montagem – além de ser muito saborosa. Incluindo o tempo de cozimento e espera, o preparo dura 90 minutos.
22. Pavê de Festa: um creme de baunilha com nozes trituradas, intercalado com biscoito champanhe e recheio de abacaxi com damasco. Super especial, né? Para decorar, você também pode usar pêssegos, physalis e folhas de hortelã.
23. Pavê Café Au Lait: um pavê dedicado especialmente aos fãs de café. O creme é feito com Leite Moça, amido, duas gemas e café ao leite. Depois, é intercalado com camadas de bolo de laranja esfarelado. Para cobrir, é só preparar uma geleia de maracujá e decorar com gomos de laranja e pêssegos em calda fatiados.
24. Pavê de Uvas e Baunilha: uma boa sobremesa para ser montada em taças pequenas. Aqui, o creme branco é posto primeiro, seguido pelos biscoitos. Depois, você acrescenta o segundo creme, feito com suco de uva integral, cobre com uvas em pedaços e finaliza com a calda de uva.
25. Pavê com Creme de Maracujá e de Chocolate com Pêssego: essa é aquela sobremesa para deixar todo mundo encantado! A montagem é feita com uma base de 9 biscoitos champanhe, cobertos pelo creme de chocolate com pêssegos. Depois, mais biscoitos são colocados no sentido da camada anterior e cobertos com o creme de maracujá. Uma terceira camada de bolachas é feita, finalizada com os dois cremes e decorada com frutas e açúcar de confeiteiro.
26. Pavê de Ameixa e Coco: aqui, os biscoitos champanhe ganham um novo sabor ao serem umedecidos na calda de ameixa misturada com rum. Já o tradicional creme branco é coberto pelas ameixas picadas e pelo coco ralado, que compõem um sabor único.
27. Pavê de Chocolate e Morangos: essa receita conta com camadas de creme de chocolate, biscoitos Tostines e morangos. A finalização é feita com chocolate meio amargo derretido e misturado com creme de leite, o que realça o sabor do prato.
28. Pavê de Abacaxi e Coco: além do abacaxi e do coco, que são intercalados com as camadas de biscoitos e creme, o diferencial dessa receita é a cobertura de marshmallow. Feita rapidamente com claras e açúcar, pode também ser decorada com as frutas.
29. Pavê de Pêssego: nessa receita, os biscoitos são umedecidos na calda dos pêssegos, que, depois de picados, formam uma camada com o creme branco. A decoração é feita com raspas de chocolate e fatias da fruta.
30. Pavê de Maçã: o diferencial dessa receita são os biscoitos Tostines Maçã e Canela, que acompanham as fatias de maçã na camada montada em cima do creme branco. Para finalizar, é só polvilhar canela e decorar com a fruta.
31. Pavê de Limão: super prático e saboroso, o pavê de limão é feito com o suco e as raspas da fruta, que dão sabor ao creme feito com Leite Moça e creme de leite. As camadas são intercaladas com biscoito champanhe. E a melhor parte: o preparo leva só 15 minutos!
32. Pavê de Limão e Coco: o creme de limão aqui é feito apenas com leite condensado, o suco e as raspas da fruta. Biscoitos Tostines são usados nas camadas alternadas e, na decoração, o toque surpresa: coco ralado e cerejas.
33. Pavê de Maracujá: para preparar o creme de maracujá, você só vai usar três ingredientes: Leite Moça, suco da fruta e creme de leite. Depois, é só alternar com camadas de biscoito champanhe e decorar com chocolate branco picado.
34. Pavê de Damasco: para fazer, é só aferventar e bater 200g de damasco no liquidificador; depois, misturar com leite condensado e intercalar esse creme com camadas de biscoito champanhe, umedecidas em licor de apricot.
35. Pavê de Chocolate e Frutas: aqui, um creme de Leite Moça, leite Ninho, chocolate em pó e amido de milho é intercalado com biscoitos champanhe. As frutas, como uva, cereja e manga, são a cobertura dessa sobremesa.
36. Pavê de Chocolate e Damasco: esse pavê é formado por camadas de creme de chocolate meio amargo e purê de damascos, fervidos na água e batidos no liquidificador. A base, assim como as outras camadas que seriam de bolachas, é feita com bolo esfarelado.
37. Pavê Classic de Maracujá: camadas de creme de maracujá e de creme de chocolate, junto com os biscoitos champanhe, formam um contraste de sabores. Essa mistura do doce com a leve acidez é finalizada com raspas de chocolate.
38. Pavê de Chocolate com Pêssego: essa dica é especial para quem segue uma dieta com restrição de leite. Aqui, tanto o recheio, como a massa que substitui as bolachas são feitos com Nesfit Bebida Sabor Natural. O chocolate utilizado também deve ser sem leite, e é complementado pelo sabor do pêssego em calda.
39. Pavê com creme de leite, chocolate e morango: com Kit Kat Dark no lugar dos biscoitos, essa receita também usa o creme branco e o de chocolate. Os morangos fazem parte da camada do meio e o resultado final, claro, é de dar água na boca!
40. Pavê de Tangerina com Chocolate: o creme, que contrasta com os biscoitos de maisena, é feito com Moça de Colher, creme de leite, suco de tangerina e raspas da fruta. Para decorar, é só usar raspas de chocolate meio amargo e gomos de tangerina.
41. Pavê Fit de Dark Chocolate com Morango: como o nome já diz, esse é um pavê mais leve. O creme é feito com leite, amido de milho e Nutren Beauty Dark Chocolate. Os morangos formam a camada do meio, e a taça é decorada com nozes trituradas e pedaços da fruta.


Pavê temático para o Natal, Páscoa ou São João

Alguns ingredientes já têm a cara de determinadas festas do ano, né? Para você inovar nas sobremesas, mas manter aquele toque tradicional de cada época, preparamos essa lista de pavês temáticos.


Natal

pave de panetone moca doce de leite coco e abacaxi

42. Pavê de Panettone de Doce de leite: com uma proposta mais refrescante, esse pavê também tem uma base de Panetone, regada com calda de abacaxi. A camada de creme branco é incrementada com pedaços de abacaxi em calda e, para finalizar, é só polvilhar coco ralado no topo.
43. Pavê de Panetone de Churros: essa é uma forma de sair do esperado! Com o sabor já diferenciado do panetone, que ocupa o lugar dos biscoitos, a receita usa um creme de chocolate e outro de doce de leite. Uma boa para surpreender os convidados!
44. Pavê de Panetone e Frutas: se você está em busca de algo simples, mas diferenciado, essa receita é a ideal. Uma camada de panetone desfiado, uma de creme branco, uma de frutas e uma de geleia; depois disso, é só levar à geladeira e esperar. Tranquilo, né?


Páscoa

ovo pave de colher

45. Ovo Pavê de colher: esse é um jeito diferente de servir o pavê, que é montado dentro de uma casca de ovo de Páscoa. O creme branco recebe um toque de baunilha e os biscoitos champanhe são umedecidos em uma mistura de licor de chocolate com leite Ninho. Já a 3ª camada é formada por uma geleia caseira de frutas vermelhas. Uma receita para conquistar todo mundo, né?


Festa Junina

pave de tapioca

46. Pavê de Tapioca: a tapioca faz sucesso e pode ser uma boa pedida para as festas juninas. Aqui, as camadas têm como recheio uvas, maçã e manga. No topo, uma geleia de manga. O creme de tapioca é feito com leite de coco, Leite Moça e leite Ninho.
47. Pavê de Tapioca e Frutas Tropicais: essa receita se parece com a última, mas tem uma proposta mais leve. O creme não leva leite condensado e é incrementado com Nutren Senior. O sabor especial fica por conta das frutas.

Com tantas opções, é só escolher a que mais te agrada, separar os ingredientes e colocar a mão na massa!

Outras receitas de aperitivos, lanches, pratos principais, bebidas, sobremesas e muito mais estão disponíveis no site Receitas Nestlé. Acesse-o, e solte sua imaginação na cozinha.


Perguntas Frequentes

  • Posso substituir o biscoito champanhe no pavê?

    Sim. Embora o biscoito champanhe seja o mais tradicional, por seu sabor adocicado e leveza, você pode utilizar a bolacha que preferir, como a maisena.

  • Posso substituir o líquido em que vou molhar o biscoito?

    Sim. Algumas receitas indicam que você utilize rum ou licor para molhar os biscoitos; porém, se desejar, pode umedecer em leite ou no suco de alguma fruta, se combinar.

  • Tenho que seguir o tempo de espera indicado na receita?

    O ideal é que sim. Esse tempo é calculado para que todos os cremes possam firmar ou endurecer – assim, quando você for servir a sobremesa, ela não estará mole demais, nem correrá o risco de desmoronar no prato.