Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Mousse Perfeita: Manual com 40 Receitas de mousse e mais

Manual de Mousse Perfeita: Aprenda a história desse prato, suas origens e curiosidades, além de receitas de mousse incríveis.

Aveludada, levinha e extremamente saborosa: essa é a mousse. Apesar de suas raízes francesas, essa sobremesa “trocou” a Torre Eiffel pelo Cristo Redentor há muito tempo e já se sente em casa no Brasil. Aqui, ela ganhou ares tropicais e novos sabores, como o popular Mousse de Limão. E sim, apesar de muitas pessoas chamarem a mousse no masculino, a forma correta é no feminino, ok?

Então, pensando em toda a história, versatilidade e sabor desse prato, decidimos preparar um manual da mousse para você ficar por dentro de tudo. De quebra, separamos 40 receitas para você fazer em casa. Vem com a gente!


Mousse: o que é

É uma palavra francesa, que significa espuma. E, nesse caso, o nome casa super bem: afinal de contas, a mousse – que pode ser salgada ou doce – tem mesmo a consistência de uma espuma densa. Normalmente, ela é feita com claras de ovos batidas, mas é claro que há outras maneiras de prepará-la.

Apesar de ser famosa como sobremesa, a mousse pode ser salgada, sendo preparada com aves, foie gras, peixes ou mariscos, para ser consumida como primeiro prato ou entrada leve.


História, origem e curiosidades da mousse

Como deve-se imaginar, a mousse teve origem na França. Algumas teorias falam que seu surgimento deu-se entre os séculos XVIII e XIX, enquanto outras remetem ao século XX.

A primeira afirma que a mousse não era exatamente essa que conhecemos hoje em dia, mas sim uma espécie de "mousse congelada" que aparecia nos livros de receitas da época, mais parecida com sorvete ou pudim gelado. Seguiram-se mousses com sabor de frutas e textura delicada. Não demorou para a mousse de chocolate aparecer e se tornar a receita mais famosa, principalmente a partir dos anos 1960, quando passou a ser servida em restaurantes americanos e britânicos.


Mousse: 40 receitas de dar água na boca

Como acabamos de ver, a mousse de chocolate é a mais famosa dentre todas. Por isso, vamos começar a nossa lista com variações dessa receita. Mas não vamos parar por aí: temos receitas para todos. Vem com a gente!


Mousses com chocolate

Mousse Perfeita: mousse de chocolate ao leite

1.Mousse de Cacau e Tâmaras
2.Torta Mousse Nescau
3.Mousse de Chocolate Zero
4.Mousse de Chocolate ao Leite
5.Mousse de Chocolate Branco
6.Mousse Bicolor de Nescau Duo
7.Mousse Clássica de Chocolate
8.Mousse de Morango com Chocolate
9.Mousse de Chocolate ao Leite Garoto
10.Mousse de Chocolate Amargo com Caramel Beurre Salé


Mousses com frutas

Mousse Perfeita: Mousse de Manga

11.Mousse de Manga
12.Mousse de Goiaba
13.Mousse de Cereja
14.Mousse de Morango
15.Mousse de Pitanga
16.Mousse de Uva-verde
17.Mousse de Abacate
18.Mousse de Acerola com Calda
19.Mousse de Pera com Calda de Hortelã
20.Mousse de Uva com Capim-santo
21.Mousse de Damasco Moça
22.Mousse de Abacaxi
23.Mousse de Leite Moça e Purê de Morango
24.Mousse de Maracujá com Suco
25.Mousse de Morango com Vanilla
26.Mousse de Abacaxi com Hortelã
27.Mousse de Framboesa com KIT KAT Branco
28.Mousse de Frutas Silvestres
29.Mousse de Manga com Pistache Sem Glúten
30.Mousse de Limão


Outros tipos de mousse

Mousse Perfeita: Mousse de café

31.Mousse de Café
32.Mousse de Coco com Purê de Morango
33.Mousse Mesclado
34.Mousse de Iogurte Grego
35.Torta Mousse Pão de Mel e Damasco
36.Mousse Funcional
37.Torta Mousse Diplomata
38.Mousse de Cappuccino Classic
39.Mousse de Nescafé com Caramelo Cremoso
40.Torta de Chocolate com Mousse de Erva-cidreira

Uau, quanta mousse! Seja como estrela principal da sobremesa ou em uma torta, a mousse é uma delícia, não acha? E levinha do jeito que é, dá sempre vontade de comer mais e mais.


Dicas para a mousse perfeita


Mousse de chocolate: qual chocolate escolher?

É uma questão de gosto, mas muitos especialistas recomendam o uso de chocolate amargo, com 62% a 70% de cacau. Se você vai servir a mousse pura – sem adição de creme ou frutas – e adora o sabor do chocolate meio amargo, sua mousse ficará perfeita com 70%. Caso vá colocar uma camada de frutas e/ou chantilly, adicione açúcar ou use um chocolate 62%.


Prepare-se

A mousse é uma receita que requer alguns cuidados, mas não é nada complexo. A lista de ingredientes é bastante curta e o método, simples.

Antes de começar, leia a receita por inteiro e pegue todos os utensílios e eletrodomésticos de que vai precisar (uma espátula de silicone ajuda muito). Em seguida, separe os ingredientes, começando pelos mais sensíveis à temperatura. Aí é só questão de misturar para combinar. De verdade.


Ingredientes

A mousse é composta por apenas alguns tipos de ingrediente, sendo os principais a base, o aerador e o espessante (que é opcional, dependendo da receita).

A base de uma receita de mousse é o que a gente considera o sabor principal. Pode ser chocolate, frutas, café, um creme como pudim ou creme inglês.

Que tal dicas de como usar melhor a base?

Se você escolheu fazer uma mousse de chocolate, é provável que o chocolate sozinho seja sua base. Se a mousse é de fruta, a base pode ser um purê dessa fruta. Para outros sabores – como baunilha, café ou caramelo – você geralmente começa com uma base de creme, a que depois acrescenta o sabor desejado.

As receitas de mousse sempre contêm pelo menos um aerador, ou seja, aquele ingrediente que vai deixar sua mousse aerada. Os mais comuns e estáveis em temperatura ambiente costumam ser:

  • Ovos inteiros e/ou gemas de ovo;
  • Chantilly;
  • Clara de ovo, geralmente na forma de merengue, batida com o adoçante ou uma parte dele. Como é menos estável, só deve ser batida pouco antes de misturar a mousse.

Por fim, o espessante, que tradicionalmente é a gelatina. A quantidade de gelatina pode ser alterada, dependendo da textura desejada. Algumas receitas, geralmente, aquelas que usam chocolate como base, não levam nenhum espessante, uma vez que ele engrossa por conta própria sob refrigeração


Deixe esfriar

Uma vez pronta, a mousse deve ser colocada na geladeira por um tempo entre 15 e 30 minutos antes de ser servida. Se você está fazendo uma mousse em camadas, cada uma delas precisa esfriar antes de ser adicionada à outra. O mesmo vale se você for usar a mousse em um bolo: a mousse deve endurecer antes que você possa desenformar e terminar o bolo.

Se você ainda procura mais receitas de mousse ou de outros inúmeros pratos, acesse Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Qual é a origem da mousse?

    A mousse é um prato nascido na França. A palavra mousse significa espuma, em francês, e tem a ver com a consistência do prato.

  • Quais são os ingredientes básicos de uma mousse?

    Os ingredientes variam de receita para receita, mas, basicamente, uma mousse é feita dobrando aeradores em uma base. Esses aeradores podem ser chantilly, merengue ou uma combinação dos dois. Vários alimentos podem ser usados como base: chocolate derretido, purê ou coalhada de frutas e até um creme preparado. Além disso, algumas receitas levam gelatina, que ajuda a endurecer a mousse. Porém, mousses de chocolate não precisam de nenhum espessante, pois esse ingrediente ajuda na firmeza do prato.

  • Só existe mousse de chocolate?

    Não. Existem mousses de incontáveis sabores, inclusive salgadas.

  • Qual é o melhor chocolate para fazer uma mousse?

    Não existe o chocolate certo ou errado, mas especialistas recomendam o chocolate amargo. Porém, se esse tipo não é do seu gosto, você pode alterá-lo sem problemas.

Fontes:

https://bakewithshivesh.com/tips-for-the-perfect-mousse/

https://www.britannica.com/topic/mousse

https://www.tasteatlas.com/mousse

https://www.capegazette.com/article/chocolate-mousse-mom/156688

https://www.simplyrecipes.com/recipes/chocolate_mousse/

https://food52.com/blog/15633-everything-you-need-to-know-to-make-mousse

https://www.foodservicenews.com.br/mousse-revelado-seu-grande-valor/

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?