Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Doces com coco: 45 receitas para adoçar seu dia

De um simples beijinho a receitas mais elaboradas, o coco vai bem no preparo de inúmeros doces e sobremesas

Beijinho, Queijadinha, Bolo Toalha Felpuda, Bom Bocado... Hummm. São tantas receitas de doces com coco que podemos fazer. De simples docinhos a tortas mais elaboradas, o coco é bastante utilizado na confeitaria. Com sabor e textura marcantes, esse ingrediente com certeza não passa despercebido.

O coco é um fruto super versátil. A sua polpa branca e macia, além de poder ser consumida in natura (é só raspar com a colher e mandar ver) dá origem a vários produtos. Ela pode, por exemplo, ser fatiada, raspada ou ralada. A polpa de coco seca, por exemplo, é geralmente ralada ou raspada e usada em diversos pratos, como os que vimos aqui. E esse coco ralado pode ainda depois ser moído e virar farinha de coco. Da polpa também saem o leite de coco, ingrediente de muitos doces e molhos, e do óleo de coco.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 45 receitas de doces com coco para adoçar seu dia, além de um guia com alguns dos benefícios que o coco pode trazer para nossa saúde. Vamos lá!


45 receitas doces com coco

Doces com coco: torta de coco e banana

1. Coquinhos Doces Nestlé;
2. Torta de Coco;
3. Flan de Coco;
4. Cocada de Corte;
5. Pudim de Coco;
6. Torta de Coco e Banana;
7. Nuvem de Coco;
8. Beijinho de Coco;
9. Taça de Coco com Goiaba;
10. Pavê de Coco com Biscoito São Luiz;
11. Bolo Gelado com Coco;
12. Muffin de Banana com Coco;
13. Tacinha com Creme de Coco e Manga;
14. Pudim de Laranja e Coco;
15. Cookies de Coco;
16. Pavê de Abacaxi e Coco;
17. Laranja com Creme de Coco;
18. Docinho de Coco com Ninho Levinho;
19. Bolo Gelado Tropical;
20. Maria Mole Especial;
21. Bom-Bocado de Mandioca e Coco de Micro-Ondas;
22. Manjar de Coco com 2 Opções de Calda;
23. Brigadeiro de Coco Queimado;
24. Biscoito de Cheerios e Coco;
25. Cheesecake de Creme com Calda de Doce de Abóbora com Coco;
26. Quindim Cremoso;
27. Tacinha de Frutas com Gelatina de Água de Coco;
28. Cookie Prestígio com Merengue de Coco;
29. Fudge de Tostines Coco e Mochaccino Canela;
30. Biscoitinho de Banana e Coco sem Açúcar, sem Glúten e sem Lactose;
31. Tacinhas de Abacaxi e Coco;
32. Cocada de Colher;
33. Pavê de Ameixa e Coco;
34. Sorvete de Coco e Nozes com Caramelo;
35. Tapioca Clássica com Leite Moça e Coco Fresco;
36. Bolo Gelado Molico;
37. Cocada de Colher de Micro-ondas;
38. Tapioca com Recheio de Creme de Vanilla com Coco;
39. Pão Recheado com Coco;
40. Cocadinhas de Forno de Maracujá;
41. Quindim Moça;
42. Beijinho de Leite em pó Molico;
43. Baba de Moça;
44. Bolo Toalha Felpuda;
45. Queijadinha

Várias dessas receitas com coco utilizam merengues ou marshmallows, e se você quiser dicas para fazer os dois perfeitamente, pode conferir o nosso guia Como Fazer Merengue e Marshmallow. Outra dica maravilhosa é saber Como Congelar Doces e Massa de Bolo. Afinal de contas, ninguém vai querer deixar suas delícias estragarem.


Coco: benefícios para saúde

Vale lembrar que estamos falando de sua forma natural e que, ao preparar um doce ou uma sobremesa, esses benefícios sofrem alteração.

1. Altamente nutritivo

Ao contrário de muitas outras frutas que são ricas em carboidratos, os cocos fornecem principalmente gordura.

Eles possuem bastantes proteínas, minerais importantes e algumas vitaminas do complexo B. Por outro lado, não são uma fonte tão significativa de outras vitaminas.

Os minerais contidos no coco estão envolvidos em muitas funções do corpo. Os cocos são especialmente ricos em manganês, essencial para a saúde óssea, diminuição de dores associadas às doenças inflamatórias e funcionamento normal do sistema nervoso central. Eles também são ricos em ferro, que ajuda a formar os glóbulos vermelhos, e selênio, um importante antioxidante que protege suas células.

2. Pode promover o controle de açúcar no sangue

O coco tem baixo teor de carboidratos e é rico em fibras e gordura, por isso pode ajudar a estabilizar o nível de açúcar no sangue. O alto teor de fibras da carne do coco também pode retardar a digestão e melhorar a resistência à insulina, o que também ajuda a regular a glicemia.

3. Contém poderosos antioxidantes

A polpa do coco ainda é rica em antioxidantes, esses compostos que ajudam a evitar que os radicais livres se tornem um problema de saúde ao se ligarem com as nossas células saudáveis e oxidá-las. O coco, por exemplo, tem antioxidantes capazes de prevenir a oxidação do colesterol LDL (ruim), dificultando a formação de placas nas artérias e, assim, reduzindo o risco de doenças do coração. É bom esse tal de coco, hein?

4. Fácil de adicionar à sua dieta

Além de ter todos esses benefícios já citados, o coco ainda facilita a sua dieta. Seja em flocos ou raspado, o coco confere um sabor agradável a pratos doces e salgados. Sua textura e sabor funcionam bem em guisados ​​de peixe, pratos de arroz ou até mesmo em camarões empanados.

O coco ralado é ótimo para assar e adiciona um toque de doçura e umidade naturais a biscoitos, muffins e pães rápidos. Já uma pitada de coco cru adiciona alguma textura e sabor tropical à farinha de aveia.

Quem quer evitar o glúten, pode substituir a farinha de trigo pela farinha de coco, além de ser uma farinha mais rica em nutrientes e proteínas comparadas com as farinhas básicas da rotina de cozinha. Mas aqui fica um alerta, para receitas de pães e bolos, ela pode não ser uma melhor opção, já que absorve muita água, podendo alterar sabor e estrutura desses pratos.

Além disso, o óleo de coco é uma deliciosa gordura estável ao calor que pode ser usada para assar, refogar ou assar.

Se você tinha alguma dúvida de que o coco é bom para você, com certeza não tem mais. Além de prático, esse fruto versátil é uma delícia.

Para mais receitas com coco e inúmeros outros alimentos, acesse o site Receitas Nestlé. Lá você encontra mais de 4 mil receitas separadas pelos nossos especialistas. É prato para todos os gostos!


Perguntas frequentes

  • O coco é saudável?

    Sim. O coco, em suas diversas formas de consumo, é rico em nutrientes e vitaminas.

  • Como o coco pode ser consumido?

    Você pode consumir a carne ou polpa branca crua que existe dentro de um coco. Em sua forma processada, você geralmente a encontra fatiada, raspada ou ralada. Do coco, também se extrai o leite e as natas. Além de tudo isso, ainda há o óleo de coco, que é extraído da carne.

  • Quais receitas posso preparar com o coco?

    São inúmeras. O coco é um dos alimentos mais versáteis que existem. De preparos salgados a doces, usando todas as suas formas de consumo, há diversas receitas deliciosas.

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/coconut-nutrition#TOC_TITLE_HDR_7

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?